1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Kurt Vonnegut

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Sorel, 10 Fev 2009.

1. Sorel

Sorel Usuário

Alguém aqui conhece, já leu, gosta, odeia?

É um autor que eu conheci meio que sem querer, quando estava louco por distopias futuristas e correndo que nem um maluco atrás de We, do Yevgeny Zamyatin (livro que, infelizmente, NÃO EXISTE no Brasil, grump!). Acabei desistindo de procurar e comprei o We na Amazon e, eis que, uma semana depois, surge no meu e-mail uma recomendação de Player Piano, do Kurt Vonnegut. Algum tempo passa e eu resolvo dar uma chance à sorte e comprar o livro. Me apaixonei. Depois dele comprei Cat's Cradle e Slaughterhouse-five.
    O cara é GENIAL. Os livros dele são muito engraçados, irônicos, o estilo dele é original. É uma pena que ele seja praticamente um desconhecido no Brasil (talvez pela falta de traduções...).

RECOMENDO a todos.

Slaughterhouse-Five é um dos melhores livros que eu já li na vida. O perene "so it goes" que acompanha, em todo o livro, qualquer referência à morte é um recurso linguístico MUITO poderoso. Com essa simples frase, ele faz com que o livro fale uma coisa, mas a mensagem é completamente contrária. Nós lemos "a", mas sentimos "b". Isso é uma das coisas mais difíceis, acredito eu, de se fazer quando se escreve.
    Sempre que se fala em morte, lê-se "So it goes".
    Quando ele usa o "so it goes", frase que antes sempre apareceu junto a morte de pessoas, sucedendo a frase "The champagne was dead. So it goes" (O champagne estava sem gás. A vida continua...), percebemos que tudo está tão banalizado que a "morte" do champagne se equipara ao massacre de Dresden...
    Um puta livro (com o perdão do inevitável palavrão) sobre a idiotice humana.

Cat's Cradle é outra pérola, um livro mais leve, mas tão irônico e sarcástico quanto Slaughterhouse-Five.

Enfim, alguém mais gosta, ou pelo menos conhece?

2. Anica

Anica Usuário

Eu só conheço o Slaughterhouse-Five. Achei bem bom, mas não sei, acho que não li na época certa e provavelmente terei que dar uma segunda chance para o livro :|

3. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

Taí um livro que eu nunca li, apesar de ter comprado a edição de bolso dele há quase um ano e nunca ter tirado da estante.

4. Pamterinha

Pamterinha Usuário

onde posso achar o livro Cats Cradle na versão português?
    tô querendo muito, mas não encontro na net...será q tem em alguma livraria?:lendo:

5. Anica

Anica Usuário

A edição da record que saiu parece ser beeeeem antiga, e pelo visto não saiu edição nova. Não achei no estante virtual, mas tem um cara vendendo no mercado livre -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88395849-cama-de-gato-kurt-vonnegut-livro-brinde-gratuito-_JM

6. Dwarf

Dwarf Usuário

eu tenho a versao em portug muito antiga.... q nao sabia q inha aqui em casa ate me emprestarem a em ingle....

A minha ex sogra adorava ele... entao ja li bastante, o Douglas Adms se inspirou muito nele.

7. imported_Wilson

to lendo o "Café da Manhã dos Campeões", primeiro dele que eu leio. é genial! o cara atira suas sátiras para tudo que é lado e tem horas que você não sabe se devia rir ou chorar com o que ele escreve... humor negro de primeira linha.

8. clandestini

clandestini Cylon ou

Estou com o Matadouro 5 para ler aqui em casa, daqui cinco livros da minha lista de leituras ele será lido...

9. imported_Wilson

Terminei de ler Matadouro 5 também, mas Café-da-Manhã dos Campeões ainda é melhor.

10. imported_Faye

imported_Faye Usuário

Só li Matadouro 5 dele. Por puro acaso...
    E gostei bastante do livro.

Aliás... aquela história de quarta dimensão e tal me ajudou na faculdade. (De engenharia O.O) Em álgebra linear (que não está entre as matérias mais fáceis da grade curricular, acreditem em mim). Tipo... me ajudou a abstrair n-ésimas dimensões (que é a melhor maneira de entender a matéria, na minha opinião, ao invés de fazer tudo mecanicamente).

Mas nem sabia que Vonnegut tinha outras obras. Vou ver se arranjo alguma...

11. clandestini

clandestini Cylon ou

Estou lendo Matadouro 5 e estou encantada.

A frase que ele usa incessantemente no livro e que marca uma ironia cruel é Coisas da vida. Mulheres cozidas na guerra: coisas da vida; vela de gordura de judeu: coisas da vida; degradação: coisas da vida.

Simplesmente genial. Agradeço todos os dias à um amigo querido por ter indicado!

12. Anica

Anica Usuário

em inglês é "and so it goes". marcou tanto que tenho usado em conversas hoje em dia, o chato é que meio que só quem leu que entende o que de fato quero dizer ¬¬'

13. alrob

alrob Usuário

Já li e realmente, MUITO BOM!! O primeiro que li foi Slaughterhouse-Five (em português: Matadouro 5, L&PM).

O So it goes ficou marcado, a tradução mais recente da expressão é "Coisas da vida", e realmente combina!

Agora, o motivo por que comprei o livro:
    1º) Sátira da guerra / Da sociedade
    2º) O trecho em alemão que tem no livro (1 página apenas), MUITO BOM!

-- Vale lembrar que S5, é baseado nas experiências reais que o Vonnegut teve quando estava na guerra! Isso torna o livro muito mais sinistro.

Aí eu me pergunto, esse louco realmente foi pra guerra? :rofl:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Kurt Vonnegut

14. Excluído044

Excluído044 Banned

Ainda lendo Café da manhã dos campeões e adorando. Essa cara era um gênio.

15. Pips

Pips Old School.

Finalmente peguei Matadouro 5 e vamos ver como que é. Foi fortemente indicado pelo Lourença Mutarelli.

16. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Compartilhar