• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

KRAUTROCK: Progressivo Alemão

Progger58

Usuário
Krautrock é a palavra pela qual é normalmente conhecido o típico rock progressivo alemão, mas esse termo, na verdade, agrupa estilos de música os mais diversos, porém com duas coisas em comum: a origem e a época. Alemanha, anos 60 e 70.

Consta que a palavra teria sido cunhada pelo guitarrista alemão Manuel Göttsching (Ash Ra Tempel), segundo esta explicação, que encontrei alhures:

"Na segunda guerra os americanos começam a criar apelidos para designar os aliados e inimigos, normalmente comparando-os (pejorativamente) com legumes, frutas, verduras, etc. Os alemães foram batizados com o termo "couve-flor".

Demonstrando um senso de humor acima da média, Manuel Göttsching (guitarrista, integrante da banda alemã Ash Ra Tempel) criou o termo "Rock Couve-Flor" para designar o estranho som que eles estavam fazendo no início dos anos 70 na Alemanha. Como uma das designações de couve-flor em alemão é Kraut, estava criado o termo Krautrock. Esta pelo menos é uma das versões que nós podemos concluir"​

Sob a denominação KRAUTROCK, normalmente caraterizada por uma verdadeira doideira no que concerne à exploração dos extremos do experimentalismo, encontram-se agrupados, na verdade, vários estilos de música, desde o progressivo alemão experimental, jazz-rock, world music, space rock, eletrônica, enfim, praticamente tudo que se fazia de experimental na Alemanha na época acima referida.

Algumas bandas normalmente citadas como representantes dessa interessante vertente são o Amon Düül (I & II), Can, Faust, Krokodil, Kraan, Birth Control, Jane, Ash Ra Tempel (a.k.a. Ashra Tempel), Gila, Grobschnitt, Guru Guru, Embryo, Popol Vuh, Chicken Bones, Rufus Zuphall, Novalis, Eden, Pell Mell, Ramses, Satin Whale, Rebekka, Triumvirat, Tritonus, Epidaurus, Eloy, dentre outras, juntamente com aquelas mais tipicamente eletrônicas, tais como Tangerine Dream, Kraftwerk, Neu!, Cluster, Klaus Schulze, etc.

E alguém há de perguntar: por que o rock progressivo alemão soa assim tão diferente do tradicional prog inglês, por exemplo? Estudiosos do assunto apontam fundamentalmente o fator histórico, o fato da Alemanha ter sido a grande derrotada na 2ª Guerra Mundial e que justamente por isso aqueles jovens alemãs do final dos anos 60, quando eclodiu toda aquela revolução cultural na Europa, eram movidos por sentimentos um tanto diferentes do restante dos jovens europeus, já que eles, os germânicos, cresceram sob a pecha da vergonha pelo que sua geração anterior causara à humanidade. O Valdir Montanari, em seu livro Rock Progressivo, aborda esse aspecto nos seguintes termos, citando partes de matéria escrita por André Mauro e Breno Ninini, na revista Rock Show nº 2:

"Ora, devemos lembrar, antes de mais nada, que a Alemanha e o Japão foram os grandes derrotados na segunda Guerra Mundial. As feridas custaram a cicatrizar. Ambos se atiraram compulsivamente ao trabalho - os japoneses para exorcisarem os horrores atômicos, os boches para esquecerem os genocídios nazistas - afinal, em seu caso, a humilhação do fracasso somou-se à vergonha pelos crimes contra a humanidade.

Além disso, a Alemanha emergiu do conflito dividida, como um dos palcos principais da Guerra Fria. Que tal ser joven num país que vive em ritmo de usina e se assemelha a um paiol, onde o fósforo aceso descuidadosamente pode mandar tudo pelos ares?"​

Seria essa, então, a explicação (deveras razoável) para o fato dos jovens alemães terem também absorvido o rock progressivo com apetite tão voraz, mas à sua maneira, ao seu estilo, com muito mais experimentalismo que suas congêneres de outras plagas.

Saudações progressivas,
Demétrio.
 
Sabia que Kreftwerk tinha algo a mais do que o normal do que seus conteporâneos americanos e ingleses. :think:

Mas poxa, legal, não sabia disso, Progger58. :D
À respeito do livro "Rock Progressivo", você poderia me indicar a editora? Fiquei interessado. É bom o livro?
 
Hum..é bom esse livro sim..mas prefiro o Do Jeferson Araujo..é muito mais hilario.

E não conhecia essa banda de prog, de alemão só me lembro do Can e do Eloy......
 
Mas o Progressivo alemão é grande até, o lance é que é desconhecido, mas no Krautrock temos bandas fantásticas como o Can e o Neu!... esse segundo banda de ex-membros do Kraftwerk se eu não me engano.

Uma banda que eu quero conhecer agora é o Faust.
 
Não, Dwain, Krautrock não é nome de nenhuma banda, e sim a palavra pela qual é normalmente designado o típico prog alemão, conforme está explicado lá no primeiro post, ok? ;-)

Saudações,
Demétrio.
 
Maldita preguiça de ler....:wall:.Maldita preguiça... :wall:

Desculpe-me progerr :oops: .

Proxima vez irei ler com mais atenção. :ahn?:
 
Não sou muito entendido em Rock Prog, muito menos em KRAUTROCK, mas existe uma grande diferença entre um país e outro? Quero dizer, no estilo de composição?
 
Existe sim, Krebain. E é bom que seja assim, de outra forma ficaria muito sem graça ver que todas as bandas dos demais países seriam meras cópias das inglesas, não é verdade?

Portanto, é muito bom constatar que o progressivo italiano tem sua assinatura própria, o espanhol também (adoro essas duas vertentes), o alemão idem, o francês, e até algumas bandas prog sul-americanas também têm sua identidade própria.

Mais recentemente uma vertente que vem se destacando bastante é a do chamado progressivo escandinavo, com bandas que se caracterizam por uma sonoridade mais sombria, meio gótica, que também considero bastante interessante.

Saudações,
Demétrio.
 
Última edição:
Faust eh otimo.

Outra banda legal que pode ser classificada como Krautrock eh Amon Duul
 
Progressivo Alemão

Fly Pan,

Faust e Amon Düül são realmente excelentes. Caso você não conheça ainda o CAN, acho que vale a pena você dar uma checada, inclusive estou sabendo que a discografia dessa banda está disponível em edição remasterizada, o que aliás me deixou deveras curioso, pois os cd's que eu tenho ainda são as edições normais.

Demétrio.
 
Já que o assunto é Prog Rock alemão, deixa eu recomendar esse disco aqui:

TRIUMVIRAT - Spartacus
spartacus.jpg


Herdei da velha coleção de vinil do meu pai. É uma aula galera...
 
Muita gente considera esse Spartacus o melhor disco da carreira do Triumvirat. O disco é realmente sensacional, mas eu pessoalmente acho o Illusions on a Double Dimple ainda melhor.

B000068QEM.01._SCLZZZZZZZ_.jpg


A verdade é que são duas obras belíssimas, e embora muita gente ainda insista em chamar o Triumvirat de "cópia alemã do ELP", eu ainda considero a obra do Triumvirat melhor que a do ELP.

Saudações,
Demétrio.
 
Re: Progressivo Alemão

Progger58 disse:
Fly Pan,

Faust e Amon Düül são realmente excelentes. Caso você não conheça ainda o CAN, acho que vale a pena você dar uma checada, inclusive estou sabendo que a discografia dessa banda está disponível em edição remasterizada, o que aliás me deixou deveras curioso, pois os cd's que eu tenho ainda são as edições normais.

Demétrio.

Can eh simplesmente orgasmico. Tenho Tago Mago, Ege Bamyasi, Future Days e Soon Over Babaluma da discografia deles.

"Halleluwah" do Tago Mago da razao a existencia de musica.
 
Valeu Progger,
Isso é que é aula de história!!!, e também sobre legumes que agente ouve,hehehe
 
Progger58 disse:
Muita gente considera esse Spartacus o melhor disco da carreira do Triumvirat. O disco é realmente sensacional, mas eu pessoalmente acho o Illusions on a Double Dimple ainda melhor.

B000068QEM.01._SCLZZZZZZZ_.jpg


A verdade é que são duas obras belíssimas, e embora muita gente ainda insista em chamar o Triumvirat de "cópia alemã do ELP", eu ainda considero a obra do Triumvirat melhor que a do ELP.

Saudações,
Demétrio.

Progger, essa banda é muito boa mesmo, mas eu só conheço o Spartacus. Você (que manja de Rock Progressivo) podia abrir um tópico do Triumvirat e mandar umas informações pra galera conhecer mais, porque o disco que eu conheço é bom mesmo e vale a pena conferir.
icon_wink.gif
 
he he ... eu não gosto muito de Triumvirat, acho a banda meio sem sal. O primeiro deles ate que é mais bacana, mas ... eu nunca fui um grande fã do que se costuma chamar rock clássico. ELP é legal, embora eu goste ainda mais de Le Orme, mas não de Triumvirat.

De qualquer forma, não se trata de uma banda de Krautrock ... se bem que, as vezes, o termo Krautrock é usado em um contexto mais genérico pra se referir as bandas de Rock Progressivo alemãs ... esse lance de nomeclatura de estilos é sempre meio complicado =p
 
Krautrock é o melhor subgenero do Rock Progressivo....Eu não sei por que mas toda banda que eu escuto desse subgenero eu me amarro! Neu!, Faust, Amon Düül II, Can..... e outras mais ai....
Fiz até uma camiseta, linda por sinal! que ta neste mesmo link
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo