• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Karatê

Ben Kenobi

Aprendendo com um
Karatê
O caratê (português brasileiro) ou karaté (português europeu) (em japonês, karate, ou, karate-dō, "caminho da mão vazia"), é uma arte marcial desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca".
O karatê é uma forma de budo ( caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.
• Kihon ("fundamentos") é o estudo dos movimentos básicos.
• Kata ("forma", "padrão") é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
• Kumite ("encontro de mãos") é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.
A principal característica do karate é o uso de três movimentos básicos: chutes, empurrões e golpes de braço. Além de ser muito eficaz na autodefesa, o karate é considerado uma modalidade de esporte competitivo.
O nível de habilidade é demonstrado pelas diferentes cores das faixas que são adquiridas, a partir da perfeita execução de exercícios pré-determinados (kata). Estes exercícios devem ser feitos com concentração e harmonia. A primeira faixa é a branca (heian shodan) e a última é a preta.
Além de ser um excelente meio de autodefesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.
O caratê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de Okinawa-te ("mão de Okinawa"). Os estilos de caratê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
O karate moderno nasceu na época em que o finado Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), então líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da Educação do Japão, em maio de 1922 a conduzir apresentações de karate em Tóquio. A nova arte foi recebida entusiasticamente e foi introduzida em várias universidades, onde criou raízes e começou a florescer.
Devido ao fato do karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.
Como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o caratê fez a sua transição para o karate-do no início do século XX. O do em karatê-do significa caminho, palavra que é análoga ao familiar conceito de tao. Como foi adotado na moderna cultura japonesa, o caratê está imbuído de certos elementos do zen budismo, sendo que a prática do caratê algumas vezes é chamada de “zen em movimento”. As aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação. Também a repetição de movimentos como a executada no kata, é consistente com a meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e velocidade, mesmo em condições adversas. A influência do zen nesta arte marcial depende muito da interpretação de cada instrutor.
A modernização e sistematização do caratê no Japão também incluiu a adoção do uniforme branco (quimono ou karategi) e de faixas coloridas indicadoras do estágio alcançado pelo aluno, ambos criados e popularizados por [Jigoro Kano], fundador do [judô]. Fotos de antigos praticantes de caratê de Okinawa mostram os mestres em roupas do dia-a-dia.
Os resultados esperados pelos grandes Mestres de Karate são os seguintes: a) controle de suas emoções, b) controle de seu corpo, c) melhoria de suas virtudes de convívio social, d) paz de espírito.
O karate-do não tem propósito de formar lutadores, mas sim cidadãos honrados. Não busca desenvolver a força bruta, mas a inteligência. Não trabalha a ferocidade ou os meios de subjugar, mas as qualidades que fazem a pessoa merecer a manter a consideração pública.
Quem apóia o karate-do não está apoiando uma luta, mas apoiando um instrumento de melhoria da sociedade tanto no que toca à sua saúde física como no que toca à sua saúde mental pelo combate ao stress e pelo desenvolvimento das relações pessoais estáveis.
Graduação
O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ("classe") e Dan ("grau") , foi criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo.
A graduação no caratê é importante para indicar o nível de experiência dos praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação os caratecas usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo mas como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.
Abaixo as cores de graduação do estilo tradicional Shotokan, como um exemplo da progressão de graduação no caratê:
• Branca (7º kyu)
• Amarela (6º Kyu)
• vermelho (5º Kyu)
• laranja (4º Kyu)
• verde (3º Kyu)
• roxa (2º Kyu)
• marrom (1ºKyu)
• Preta (1º Dan até 9º)

karate%201.png


Estilos

No caratê há um grande número de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são Shotokan, a escola Shotokai, Shorin-ryu, Goju-ryu, Uechi Ryu e Shito-ryu. Todos eles criados na primeira metade do século XX. O Kyokushin ("verdade final") é outro estilo muito popular, apesar de mais recente. Além desses, existem: Shobayashi, Matsubayashi-ryu, Kobayashi-ryu, Matsumura Seito e Matsumura Motobu. Desses se originaram estilos como Chito-ryu, Shorinji-ryu (Kempo) e Shorei-ryu. Outros estilos importantes incluem o Seido, Shudokan, Shukokai, Isshin-ryu e Shindo-jinen-ryu. Alguns mestres do caratê criaram estilos que são a combinação de vários estilos, como o JIKC (Japanese International Karate Center) ou o Kata shubu do ryu.
O karate esportivo
Nos últimos anos, foram formuladas regras de combate simulado para se evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o karate como um esporte competitivo. O karate de torneio é um jogo de reflexos que exige "timing", velocidade, técnica, estratégia, camaradagem e controle, onde prevalecem HONRA, LEALDADE e SENSO DE COMPROMISSO.

Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato. Embora seja muito excitante de assistir, o torneio de karate é considerado, pela maioria dos mestres, como um degrau e não como o objetivo principal no desenvolvimento do karate-ka.

Nos anos 50, as universidades no Japão começaram a promover competições de karate. O 1º Campeonato Mundial de Karate foi realizado em 1970 em Tóquio,Japão, com a participação de 33 países e, desde então, cada campeonato mundial tem sido promovido de dois em dois anos. Em 2002, o 16º Campeonato Mundial realizado em Madri/Espanha teve a participação de 84 paises.

O karatê tem se espalhado rapidamente, não apenas entre as gerações mais novas como um esporte para melhorar a força, mas tem se tornado um meio popular de exercício para homens e mulheres de meia-idade para manter a forma. Um número crescente de academias de karatê tem aberto e mantido turmas para crianças.


LFischer1300.jpg


Vocabulário(algumas palavras em japonês,usada no Karatê)

• Dan: nível de faixas pretas
• Kyu: nível de faixas abaixo da preta
• Hajimê: começar
• Yoko: lateral
• Mawashi: semi-círculo
• Mae: frontal
• Kamaê: colocar-se em posição
• Kiai: união da respiração com a voz, momento em que se liberta o máximo de força e velocidade
• Kihon: trabalho de todas as técnicas de deslocação
• Hantai: dar meia-volta
• Seizá: em posição para a saudação
• Yamé: parar
• Yoi: posição de espera , pronto para trabalhar
• Keri ou Gueri: chute
• Zuke: soco
• Uke: defesa
• Shuto: golpe com a mão aberta
• Shotei: golpe com a palma da mão
• Empi: golpe com o cotovelo
• Hiza: golpe com o joelho
• Cacato: golpe com o calcanhar
• Hantei: decisão pela votação dos árbitros auxiliares de uma luta empatada
• Hiki-Waki: empate
• Nokachi: vitória
• Shiro: competidor de branco, ainda usado em competições da FPKI e da CBKI
• Aka: competidor de vermelho
• Ao: competidor de azul
• Dachi: posição das pernas
• Tobi: golpe pulando
• Moto no ichi: posição inicial
• Shodan: primeiro (1º)
• Nidan: segundo (2º)
• Sandan: terceiro (3º)
• Yondan: quarto (4º)
• Godan: quinto (5º)
• Nanandan: sétimo (7º)
• Nihon: duplo
• Sanbon: triplo
• Yonbon: quádruplo
• Gohon: quíntuplo

Eu pratiquei Karatê durante 2 anos passei por 3 faixas, não me recordo qual era meu estilo.Sempre fui muito ligado a luta.Eu parei na 3° faixa porque perdi o dia do exame para passar de faixa e acabei perdendo a vontade.Eu saia 5 minutos antes da aula e ia pro karatê, a aula era na minha escola mesmo.
Eu recomendo esse esporte por ser mais leve comparado ao kung fu, as minhas aulas eram assim: começava com oração,aquecimento,daí treinava os golpes mais simples e depois passávamos a decorar o kata(seqüência de golpes) e nas sextas tínhamos combates, as lutas eram mais leves do que no kung fu, não podia acertar o rosto nem os famosos “golpes baixos”.
A luta consistia em 3 “round” cada um valendo um ponto.

Quem praticar ou que queira me corrigir posta ae.
O pessoal que luta tá meio ausente por aqui.
 
Gostei bastante do Post!! Também já fui praticante de Karate, pratiquei desde os 8 anos de idade até por volta dos 13. O estilo que praticava é o Kenyu-Ryu (que não consta no seu post). O que eu me lembro dos meus tempos de Karate é que ele foi trazido para o Brasil pelo Sensei Akio Yokoyama, residente em Belo-Horizonte na época em que treinava.

Das minha aulas, me recordo que começavamos pelo aquecimento, passámos por golpes ou sequêncas de golpes estipuladas pelo Sensei, treinávamos um pouco de katas e as vezes fazíamos kumitês. Tenho muita vontade de voutar a praticar, mas infelizmente grande parte da filosofia em torno desta arte marcial se perdeu em minha cidade.

Atualmente pratico Aikido, com um Sensei que valoriza muito a filosofia da arte e não deixa a desejar em suas aulas em termos técnicos. Como podem perceber, valorizo muito as tradições!!
 
Muito bom post.
Volte a praticar.
Desenvolva sua mente e corpo.
Não importa qual seja o estilo de luta.
É preciso haver uma integra de corpo e alma a arte.
Parte primeiro do coração.
E você, pelo visto já tem o embrião principal.
Desenvolva-o.

Até mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo