• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Justiça chilena ordena exumação de restos do poeta Pablo Neruda

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
[h=2]Pedido de exumação foi feito por Partido Comunista do Chile.
Suspeita é de que poeta tenha sido envenenado, e não morrido de câncer.[/h]
Os restos do poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda, morto em 1973, vão ser exumados, determinou um juiz que investiga sua morte no Chile. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pela fundação que administra a obra do artista.
"Há alguns dias, a Fundação Pablo Neruda foi informada da resolução do juiz Mario Carroza, que determina a exumação do corpo de Pablo Neruda, sepultado junto a Matilde Urrutia [sua mulher] em Isla Negra", afirma um comunicado da Fundação Pablo Neruda.

Os restos do poeta estão enterrados em sua casa em Isla Negra, no litoral chileno, a 120 km a oeste de Santiago, ao lado de Matilde. Ser enterrado junto com ela era um desejo de Neruda, cuja morte foi atribuída a um câncer.

O comunicado informa que, após uma reunião com o diretor do Serviço Médico Legal chileno, Patricio Bustos, foi definido o procedimento que seria realizado durante a exumação "em uma data que ainda será definida".

A fundação espera que a exumação dos restos do artista seja realizada "com o maior respeito e cuidado possíveis" e que "contribua para esclarecer as dúvidas que possam existir a respeito da morte do poeta".

A investigação sobre a morte de Neruda foi aberta em 2012, após uma denúncia de que o poeta teria sido assassinado, enviada pelo Partido Comunista do Chile. Neruda integrava o partido. A denúncia foi registrada após o motorista de Neruda, Manuel Araya, declarar publicamente que o escritor havia sido envenenado por agentes da ditadura de Pinochet quando estava internado em uma clínica de Santiago para se tratar de um câncer.


Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1971, morreu no dia 23 de setembro de 1973. Oficialmente, o seu falecimento foi divulgado como tendo sido causado pelo agravamento de um câncer de próstata. A fundação que leva seu nome negou as acusações de homicídio e defende a tese de que Neruda teria morrido devido à doença.

Fonte: G1
 
Do informativo do Meio de hoje:

"Um estudo que analisou os restos mortais do poeta e diplomata chileno Pablo Neruda (1904-1973) revelou que ele foi assassinado por envenenamento. A informação foi divulgada pelo sobrinho do escritor Rodolfo Reyes nesta segunda-feira. Oficialmente, o ganhador do Nobel de Literatura em 1971 havia morrido de câncer de prosta, mas sempre houve especulações por ele ter falecido 12 dias após o golpe comandado pelo general Augusto Pinochet. Neruda era muito próximo do presidente Salvador Allende, deposto e assassinado pelos militares. Os testes apontaram a presença da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, em grande quantidade no organismo do poeta, um indicação do envenenamento. (Globo)"
 
O estudo sobre a causa da morte elucida tudo, mas infelizmente a rigor não deixa ninguém surpreso, ainda mais em se tratando da ditadura Pinochet.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo