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Jean-Baptiste Lully
Jean-Baptiste Lully nasceu em Florença, Itália, em 28 de Novembro de 1632, batizado como Giovanni Battista Lulli. Era filho de um moleiro com pouca ligação com a música. Quando tinha 14 anos, foi contratado por Roger de Loraine (Cavaleiro de Guise) para ir a Paris ensinar italiano a sua sobrinha, Mademoiselle de Montpensier, prima de Luis XIV e filha do Duque de Orleans. Lá envolveu-se com a música e a corte.
Casou-se com Madeleine Lambert, filha do compositor Michel Lambert, naturalizando-se francês com o nome de Jean-Baptiste Lully. Entrou na corte de Luiz XIV como violinista do conjunto de cordas. Formou o grupo 24 Violons du Roi, primeiro conjunto especialmente criado para fins de concertos regulares para animar os balés da corte.
Em 1661 foi nomeado para o posto de compositor oficial do rei. No ano seguinte tornou-se mestre de música da família real. Recebeu um alvará para criar a Academie Royale de Musique, que mais tarde viria a ser a Grand Opera.
Lully também organizou as arcadas dos instrumentos de corda numa mesma direção, dando fim à tremenda confusão de arcos cada um em uma direção. Foi o criador da ópera francesa. Introduziu a ouverture française, as chamadas aberturas em modelo luliano, utilizadas por vários compositores de ópera e oratório. Uma peça exclusivamente instrumental em duas partes. A primeira em estilo homorítmico, lenta, majestosa, com ritmo ponteado persistente. A segunda mais rápida, contrapontística, ou começando pelo menos em estilo fugado, e um desfecho lento.
Na corte de Luis XIV o balé ganhou impulso, até porque o monarca gostava de se exibir dançando. Lully então desenvolveu a importância cênica da ópera, levando as bailarinas para o palco.
Cena do filme "Le Roi Danse" (Gérard Corbiau). O Rei dançando!
Introduziu o minueto e danças mais rápidas, modificando o estilo das danças na ópera francesa e aumentando o papel da orquestra para o acompanhamento do ballet e execução da abertura francesa. Evoluiu a suíte barroca para o concerto e a ópera. Criou assim o gênero comédia-ballet, com números dramáticos e dançantes para apresentar na corte. O primeiro foi O Burguês Fidalgo de Moliére, de quem foi o compositor preferido e parceiro.
Criou também, junto com o poeta Philippe Quinault, a forma tragédias líricas, fusão do "Ballet de cour" com a tragédia clássica de Corneille e Racine, cujo um dos elementos principais era a exaltação do Rei da França. Considerado por muitos como o criador da batuta pelo seguinte episódio: certa vez, comandando sua orquestra de cordas, esforçava-se para manter o andamento de certa passagem cujo ritmo estava descontrolado. Parou de tocar e passou a bater ferozmente no chão com sua bengala (ele era coxo). Pronto: estava inventada a batuta. Um desses golpes contundiu violentamente seu pé durante a execução de um Te Deum. Morreu de septicemia 15 dias depois, em 22/03/1687.
Principais obras
Compôs a música de cena de peças como Le Mariage Forcé (1664) e Le Bourgeois Gentilhomme(1670), peças de Molière.
Criou a pastoral Le Temple de La Paix(1685) em parceria com o libretista Philippe Quinault.
Criou também as óperas:
- Alceste ou Le Triomphe d'Alcide (1674)
- Atys (1676)
- Thésée (1675)
- Amadis de Gaula (1684)
- Roland (1685)
- Acis et Galatée (1686)
Para ouvir.
Te Deum (LWV 55 ) - I
Te Deum (LWV 55 ) - II
Te Deum (LWV 55 ) - III
Te Deum (LWV 55 ) - IV
Les Folies d'Espagne (Adoro essa!)
Site sobre este compositor (em francês):
www.sitelully.free.fr/
Também tem umas imagens legais que anexei.
Quem mais gosta? Quais as obras preferidas de vocês?
Biografia retirada daqui.
Anexos
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