• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Iron Maiden

Vou dar um Bump aqui, pra comentar algo quie o Gabil disse.

É incrível como o Iron tem tantas músicas que falam de guerra mas eles conseguem dar uma abordagem renovada a cada uma delas. The Aftermath, por exemplo, que é do X-Factor, é baseada no filme "Apocalypse Now".

E caso alguém não tenha visto...

TOP 10 IRON MAIDEN



1 - PHANTOM OF THE OPERA

Algumas bandas têm suas melhores idéias no começo da carreira. O primeiro disco do Maiden é simplesmente sensacional, do começo ao fim. Além de ser um dos melhores discos da banda, é um verdadeiro marco. O metal realmente começou a amadurecer ali, e quem não conhece esse disco não se pode considerar um verdadeiro conhecedor do bom heavy metal. Phantom Of The Opera é o ápice desse ábum. É uma das músicas mais bate-cabeça de todos os tempos. Tem um riff perfeito, criativo e empolgante. Apesar de não ter toda a complexidade de alguns trabalhos posteriores, é de um nível impressionante para uma banda em seu primeiro disco. A progressão é impecável, cada parte supera a anterior, e quando a música volta para o tema principal, a força que ela alcança é impressionante. As guitarras são absurdamente nervosas e a cozinha mais ainda, porém a melodia não perde a beleza nem por um segundo. O solo da parte lenta, por exemplo, é um dos mais belos de toda a história do metal. E quando há uma pausa e a música vai crescendo do zero, assumindo um andamento "militar", é absolutamente empolgante. Simplesmente perfeita. Melhor música do Iron Maiden.

2- HALLOWED BE THY NAME

O The Number Of The Beast é considerado por alguns o disco onde o Maiden concretizou seu estilo. Na verdade, eu acho que foi nessa música que isso aconteceu. Desde as harmônicas do começo até a releitura do tema principal durante o solo, o estilo da banda está impregnado em cada nota, e se mostra forte como nunca. A letra também é excelente. Letras em primeira pessoa são raras entre as composições da banda, ainda mais uma introspectiva e honesta como essa. Certas bandas que gostam de escrever letras sobre guerreiros e espadas mágicas podiam aprender uma coisa ou duas com essa música.

3- ACES HIGH

Eu disse um dia que o Steve Harris sabe das coisas, pois Aces High é a melhor maneira de abrir um disco. Além de ser a música mais rápida da banda, ela casa perfeitamente com o tema (aliás, guerra é o tema mais recorrente entre as músicas do Maiden). Os solos são incríveis, e o jeito como eles se encaixam na música é perfeito. Outro exemplo de progressão bem trabalhada, a música é empolgante do começo ao fim, não perde o pique por um segundo sequer.

4- ALEXANDER THE GREAT

Amado por alguns, repudiado por outros (inclusive por membros da banda), o Somewhere In Time divide opiniões. Pra mim, os sintetizadores não atrapalham nem um pouco. Mas eu escolhi essa música por ser a melhor das músicas "épicas" do Maiden. Grandiosa como o personagem-título e incrivelmente bela, ela também é um marco por conter elementos progressivos, uma característica que o Iron vem explorando ultimamente, mas não com tanta competência.

5- STILL LIFE

Em toda a carreira do Iron maiden, só há um solo introdutório mais bonito que o de Still Life: é o de The Loneliness Of The Long Distance Runner (hm, bom, talvez o de Deja Vu entre na disputa, mas eu estou divagando). Mas em termos gerais, Still Life que chegou ao Top 10, e com uma colocação de louvor. É talvez aí que comece a entrar mais o meu gosto e menos a análise, mas é inegável que essa música é incrível. Também achei que estava na hora de incluir algo do Piece Of Mind, e essa é a minha música preferida do disco.

6- THE CLAIRVOYANT

O Seventh Son Of A Seventh Son é um dos meus discos preferidos, mas pelo conjunto da obra. Analisando individualmente, The Clarvoyant é a música que mais consegue igualar a força das melhores composições da banda. O tema principal é simplesmente inesquecível.

7- TWO MINUTES TO MIDNIGHT

Chegou a hora de repetir um disco, por mais que eu queira ficar nessa putaria de uma música de cada disco até o final :lol: Falando sério, Two Minutes To Midnight foi por muito tempo a minha música preferida do Iron Maiden. Vocês podem observar que ela caiu bastante no meu conceito, mas ainda merece figurar nessa lista, ainda mais agora que ela já descambou de vez pro gosto pessoal. :mrgreen:

8- TO TAME A LAND

É hora de repetir de novo. A segunda melhor música do Piece of Mind, é também segunda melhor música "épica" do Iron. Ganha pontos suficientes pra figurar no Top 10 por ter a letra baseada em Duna, um livro muito foda.

9- BE QUICK OR BE DEAD

A única do Fear Of The Dark que acabou no top 10, entrou mais por causa do perfeito casamento entre letra e instrumental. Ambos são agressivos, diretos e incisivos. A letra é de um cinismo e relevância em seu protesto que faz qualquer letra de Punk parecer uma redação de escola. E o instrumental é porrada na cabeça!

10- PURGATORY

Não entendo porque tanta gente fala tão mal do Killers. Tá certo, tem discos muito melhores, mas Purgatory, uma música meio perdida lá pro fim do disco, é simplesmente animal! Não é nenhuma pérola de complexidade, mas é puro heavy metal, do melhor.


Menções honrosas:

Transylvania, Losfer Words e Gengis Khan, por serem músicas instrumentais simplesmente incríveis. Queria muito incluir alguma instrumental no top 10, mas não deu.

The Clansman, por ser a melhor música da fase Bailey, e uma das únicas onde a voz dele não estragou o resultado final.

Powerslave, por ser macabra, pesada e ter uma letra excelente.

The Number Of The Beast, por ser uma espécie de hino, e por mostrar como os fanáticos religiosos são estúpidos, condenando uma letra tão idiota que chega até a ser engraçada.

Seventh Son Of A Seventh Son, pelos muitos solos de vários minutos.

Tailgunner, por ser a única coisa que presta do No Prayer For The Dying.

Affraid To Shoot Strangers, por ser linda em todos os aspectos.

Fear Of The Dark, por empolgar no show como nenhuma outra.

The Nomad, que pra mim, é a melhor música do Brave New World. Alguns podem discordar - muitos gostam de Blood Brothers, ou de Out Of The Silent Planet. Realmente, são músicas incríveis, mas The Nomad é a que mais tem "cara" de Iron Maiden. Ela figura entre as maiores músicas "épicas" da história da banda. O casamento entre letra e melodia é novamente perfeito. Toda ela tem um clima meio "arábico", totalmente coerente. Foi ouvindo essa música que eu senti pela primeira vez que o Iron tinha "voltado".
 
Verdade mesmo cara!

É incrivel porque todas as bandas que tratam muito sobre um mesmo cd se tornam chatas e repetitivas.... rhapsody..... :roll:

os caras manjam mesmo fazer letras e melodias porque abordam aspectos muito diferentes...é dicil alguem abordar o aspecto psicologico da guerra no ser humano como os caras do Iron.

Mas eu ate entendo porque, além de eles serem geniais, nao se tornam chatos. Porque as musicas sobre guerra estão espalhadas ao longo da discografia da banda, não tudo num disco só. Talvez seja isso que possibilita uma mudança tão grande dentro do proprio tema, afinal em cada época o compositor/letrista/criador entendo o mundo, ve as coisas, pensa de um forma diferente.

Bom, vou colocar meu top 10 aqui tb...

--------------------------------------------------------------------------------------

Bom, acho que Iron realmente é uma banda que merece um top 10. Primeiro porque a diversidade da produção é enorme e segundo porque quase tudo é coisa de qualidade :mrgreen:
É incrivel como uma banda pode suportar o peso de tantos anos sem perder o rumo, sempre fazendo coisa de qualidade, mesmo com seus altos e baixos.
Mas estamos aqui para analisarmos os pontos altos né? :mrgreen:

TOP 10

1- PHANTOM OF THE OPERA

images


Não poderia ser diferente. Simplismente foi a primeira musica marcante do Iron, um riff que definiu um estilo todo. A letra é sensacional, baseada no filme analogo e que tb pode ser entendida como falando do proprio fantasma que temos dentro de nós, da parte da nossa mente que nos perturba e nos desperta temor. Mas pra mim o mais impressionante é que a musica mistura algo sinistro com empolgação. A levada toda da musica e a retomada ao tema é espetacular.
Detalhe: é o melhor Eddie de todos.

2 - THE NUMBER OF THE BEAST

single.03.02.numof.gif


Alguns podem estar pensando que começarei falando aqui que foi a musica "que marcou época porque chocou o publico e bla bla bla bla", nao. O que vou falar aqui é que essa musica marcou a consolidação de um dos maiores cantores e front-man que ja existiram. Sim, sim Mr. Dickinson! :twisted:
Apresenta um dos riffs mais criativos feitos pela banda e q realmente marcou.
Alem disso é uma musica, das muitas, ótima trilha de filme( pra quem nao sabe é inspirada no filme "A profecia II").

3 - HALLOWED BE THY NAME

Hallowed-Be-Thy-Name.gif


O que eu posso dizer dessa musica é que ela é realmente hipnotizante, envolvente, estupenda e foi feita num momento de grande inspiração. É incrivel a capacidade de te levar realmente aquele corredor em direção a morte.
Me lembro quando era bem mais novo e "descobri" o que significava aquela letra, eu fiquei perplexo um bom tempo. Arrisco ate dizer que é uma das melhores letras feitas pela banda, assim como um dos melhores nomes para uma musica. Chocante.

4 - THE TROOPER

single.04.02.trooper.gif


O que me fascina nessa musica é a originalidade que emana. Claro, a guerra sempre esteve presente nas tematicas do Iron, mas nao da forma que se fala nessa musica. O ar de desespero do soldado tomando a ultima ação possivel é demais! O ritmo de "marcha acelerado" da musica casa perfeitamente com a letra e proporciona todo um ambiente. Fantastico!
Pra quem nao sabe trata de uma guerra(esqueci o nome) entre ingleses e russos, na qual a cavalaria inglesa toma uma ação suicida se projetando contra a tropa russa.
Detalhe: é o segundo Eddie que eu mais gosto! :twisted:

5 - ACES HIGH

single.05.02.acesh.gif


Uma musica belissima em sua complexidade! Tem varias partes totalmente diferentes mas que quando juntas se encaixam perfeitamente!!! Incrivel, uma grande obra de arte. Além de abordar novamente o tema de guerra, porém dessa vez uma batalha aerea entra a RAF(inglaterra) e a luftwafe(alemanha).

Calma ai, posso definir mais sinteticamente tudo isso: é a musica mais bem feita e trabalhada do Iron.

6 - BE QUICK OR BE DEAD

single.10.01.bequick.gif


Mais um exemplo de encaixe perfeito entre letra e musica. Algo frenetico e louco. Essa musica eu considero uma das musicas mais "Porradas" do Iron, aquele riff com hammers no inicial( tema principal) mata a pau. É o tipo de musica que deixa vc cansado depois de escutar.
Concordo em duas coisas com o V:
É uma das melhores letras de sobre corrupção e politica q eu ja ouvi.
O Harris realmente sabe como iniciar um album hehehe. Na verdade é a musica mais rapida que o Iron gravou, né nao?

7 - WASTED YEARS

single.07.01.wasyrs.gif

Resolvi escolher essa musica como representante do album "Somewhere in time", q é ótimo por sinal. Acho que ela define muito bem toda a questão de desejos, tempo de vida, imensidão etc. propoe uma melodia meia nostalgica e distante quando fala do tempo. Muito boa!

8 - 2 MINUTES TO MIDNIGHT

single.05.01.2mind.gif


Um espirito de rebeldia, descontente proporciona uma visão apocaliptica do mundo. Desilusão é a palavra certa?
É isso que me vem a cabeça quando escuto essa musica: furia.

9 - RUN TO THE HILLS

single.03.01.runhill.gif


Mais guerra hehehe. Gosto bastante dessa musica por falar novamente sobre esse tema mas de algo diferente: genocidio. Guerra entre os "brancos" e os "peles-vermelha". O ritmo da bateria soa como algo meio tribal, ritualistico, o refrão é um dos que eu mais gosto e o Dickinson, pra variar, detona com os agudos!


10 - RUNNING FREE

single.01.01.rnfree.gif


Ta, eu sei tem musicas muito mais bem feitas e tal...e dai? :mrgreen: Essa musica é muito legal, contagiante. Da vontade de sair pulando como idiota ou entao pegar o carro, comprar umas cervejas e sair por ai! Totalmente rock in roll!

Algumas considerações a se fazer a respeito do Iron:

- Uma banda que fala muito, realmente mmmmuito sobre um terma e consegue nao desgasta-lo, pois aborda de formas diferentes, com contextos diferentes esse tema: GUERRA. isso é incrivel, como eles conseguiram fazer tanta coisa diferente centrando-se na questão de conflitos e tal???

- Quando os caras dão pra fazer letras sombrias nao tem pra ninguem, são realmente coisas que te abalam. Eles nao partem para o lado mais "farofa" da coisa, tipos os black metal que tem por ai. Falam de algo q realmente assusta: a nossa mente, as coisas q temos capacidade de fazer, nossos instintos e tudo aquilo q reprimimos e derrepente vem a tona como algo explosivo.

- Todos os Eddies são demais. Na boa, nao é facil para uma banda se consolidar com a musica e talz, muito menos fazer um personagem criado em decorrencia da propria banda para representa-la ficar tão famoso! É impressionante o carisma desse personagem! 8O

--------------------------------------------------------------------------------------

Ta bom agora V? :lol:
 
Agora sim. :mrgreen:

Mas a música mais rápida deles é mesmo Aces High. Be Quick é ligeiramente mais lenta.
 
Eu tiro Aces High :P

Ok, enquanto a velocidade em si pode ate ser mais rapida, mas "Be quick or be dead" é mais PORRADA, no sentido literal da coisa! Parece que a cada compasso vc ta tomando um murro na cara e um chute nos bagos.
 
Dois Top 10 fabulosos. Vou preparar o meu cuidadosamente e postar aqui depois. Valeu a surpresa de ver Purgatory, uma música animal de um disco fabuloso (e como o V disse meiomal falado) que é muito pouco citada. Se eu fosse escolher uma música do álbum, no entanto, ficaria com Gengis Khan ou Murdes in the Rue Morgue, que me cativam ainda mais.
 
Isso! a palavra certa é violenta, tipo sangrenta mesmo! poderia se dizer raivosa mesmo.

Ja "Aces high' nao trata disso, é outro enfoque: algo mais excitante, tendo em vista a proximidade com a morte no ares saca? aquela coisa de adrenalina mesmo, o medo da morte.

Em "Be quick or be dead" nao a preocupação com a morte, apenas preocupação em ferir, abalar.
 
Eu quase coloquei Gengis Khan, sabia? Foi por muito pouco.

E eu sei uma música que o Faramir vai colocar no Top 10 dele. "The Prophecy" :obiggraz:
 
Faramir of Ithilien disse:
Dois Top 10 fabulosos. Vou preparar o meu cuidadosamente e postar aqui depois. Valeu a surpresa de ver Purgatory, uma música animal de um disco fabuloso (e como o V disse meiomal falado) que é muito pouco citada. Se eu fosse escolher uma música do álbum, no entanto, ficaria com Gengis Khan ou Murdes in the Rue Morgue, que me cativam ainda mais.

Po, valew Farofa, nao é pra tanto :mrgreen:

Quero só ver o seu!

Bom...eu como bom fã de Edgar Alan Poe nao pude deixar de considerar Murdes in the rue Morgue...Killers e Wrathchild tb entraram nas possibilidades...mas po, tive que optar por outras musicas e acabei deixando o killers de lado, droga! :x

Talvez eu posso fazer uma segunda versão do top 10...trocando "running Free" e "run to the hills" por Killers e Wrathchild!

Isso!
 
Os instrumentais do Iron Maiden são excelentes, se torna dificil escolher apenas um, mas Gengis Khan supera os outros ligeiramente.

Acertou V, eu adoro essa música!! Ela tem uma melodia muito bonita, especialmente a parte vocal e um ritmo variado. Outra música do Seventh Son of a Seventh que eu eu colocarei será The Clairvoyant, tema inesquecivel (como o V disse), solo magnífico.

O tédio foi embora, vou escutar todos os meus CDs do Iron para fazer um julgamento preciso.
 
Acabo de perceber que não entende pitombas de IM...

Qdo arranjar minha placa de som eu vou ouvir td que conseguir :mrgreen:
 
P*rra! Vcs são f*da! Agora eu vou ter que escutar aki minha coleção do Iron pra fazer o meu top 10!

Por poucas bandas eu me daria esse trabalho, mas uma banda que representa a cena Heavy Metal com tanto brilho e força como o Maiden merece o esforço. Muita gente pode meter o pau no Iron na fase com o Blaze e tal, mas eu garanto que é uma das poucas bandas, senão a única que sempre foi fiel ao seu estilo.

Hj eu tenho uma porrada de coisas pra fazer, mas assim que sobrar um tempo vou elaborar meu top 10 e postar aki! :twisted:

UP THE IRONS!!!!
 
É, realmente esqueci de uma musica. Tudo bem, nao entraria no meu top 10, mas com certeza merece ser citada:

Bring Your Daughter To The Slaughter

Olha isso que phoda:

daughter.jpg


ou

Single-BringyourdaughterG.jpg


Eu tinha me esquecido desse Eddie! muito bem feito.
 
Vc sabia que essa música ia sair num album solo do Dickinson, mas ele "cedeu" ela pro Maiden?
 
Sério?!?! putz, mas foi feita junto com toda a banda, mais alguem sem ser ele ou o cara fez sozinho mesmo.

Po, ela tem a cara de Iron, completamente.
 
Meu Top 10:

1 - Hallowed Be Thy Name

O que dizer dessa faixa? Simplismente a música mais perfeita que o Maiden já compôs em toda a sua
carreira, o que não é pouco tempo. A música tem o poder de te passar o que o personagem esta
sentindo mesmo sem ver a letra. Alias, a letra, sim, esse é o grande diferencial dessa música, como
o Gabil comentou, ela é de te deixar perplexo, é incrivel como ela consegue te passar exatamente
como se sente um condenado no corredor da morte, e o titulo "Santificado seja vosso nome" é
sensacional, assim como a ultima parte da música, que não possui refrão, aonde "Hallowed Be Thy
Name" é entoado de maneira fantastica. Vale falar tambem dos riffs fantasticos dessa música,
rapidos e "grudentos", o riff principal não sai da sua cabeça de jeito nenhum!

2 - Aces High

Quem não se pega cantarolando junto com o cd no refrão dessa música? Essa faixa é um dos grandes
marcos do Heavy Metal com certeza. Essa sim quem nunca ouviu não pode se dizer um apreciador do
Metal, V! :D Essa faixa tem muito da pegada do Iron Maiden, é daquelas que você só precisa de 2
segundos para saber que é Aces High, é a segunda melhor do Iron com certeza.

3 - Phantom Of The Opera

Essa faixa tem um riff de guitarra frenético que te hipnotiza e prende muito a sua atenção,
derepente o tempo quebra e a levada muda completamente, e depois denovo e entra o solo. Essa
música é extremamente true metal, ela é menos pesada se comparada as demais músicas do Iron Maiden
mas não deixa de ser uma faixa linda, com solos maravilhosos, nota 100!!!

4 - The Number Of The Beast

Um dos hinos do Maiden e uma das suas músicas mais polemicas. Me lembro que eu colocava essa música
no ultimo volume quando menor, para provocar meus vizinhos evangélicos :twisted:. Mas como o V
mesmo disse, a letra chega a ser engraçada de tão ridícula, só mesmo esses fanáticos para meter
o pau. A passagem do livro "Apocalipse" da Biblia recitado no incio da faixa é de arrepiar, os
riffs de guitarra nessa música são matadores e o solo é perfeito. 666 THE NUMBER OF THE BEAST!!!


5 - Run To The Hills

Uma das coisas que mais me agrada no Iron Maiden são seus refrões empolgantes e aquele ritmo
"alegre", empolgante que as músicas trazem. Se tratando de refão empolgante, não há melhor
representante do que Run To The Hills. Essa é aquela que você grita o refrão a plenos pulmões até
a exaustão.


6 - Fear Of The Dark

Essa é uma daquelas músicas que dispensa comentários. É o hino do Iron Maiden, até quem não é
fã de metal sabe que do que se trata. A progressão musical nessa faixa é alucinante, e não tem
como não agitar no refrão. Uma das músicas mais bonitas de se ver ao vivo, não só do Iron Maiden
mas do Heavy Metal em geral é Fear Of The Dark. Os solos são maravilhosos, desde o mais lento até
o solo rápido, e o mais lindo de tudo é aquele riffzinho que vem depois do solo, metal pra kralho!


7 - Wasting Love

Ta bom, é farofa, mas e daí? A letra é do Bruce, e não do Harris como é de costume no Iron Maiden,
mas é uma música muito boa. Foi um hit quando saiu o play "Fear of the Dark", ultimo album do Iron
com o Bruce antes da fase Blaze. As guitarras dobradas na introdução são lendarias, o refrão é
cativante e o solo muito bonito. Essa música merece lugar no meu top 10 com certeza!

8- Bring Your Daughter To The Slaughter

É incrivel a malignidade com que Bruce canta essa música, a voz dele é perversa nas partes mais
"faladas". Essa música tem uma levada de bateria muito legal, e um solinho que atrai mais pela
base que faz um acompanhamento muito bom do que pelo solo em sim, no final o conjunto é nota 10.

9 - The Trooper

O riff da intodução é demais! Alias todos os riffs da guitarra solo são animais. Essa música é meia
diferente do estilo tradicional do Iron, mas é isso o que a torna tão singular. Apesar de todas
as diferenças quando chega no refrão você sabe que se trata de Iron Maiden. O vocal me lembra o
Led, aquela levada mais Rock N'Roll. Excelente faixa que não pode faltar na sua playlist! :wink:

10 - Man On The Edge

Todo santo fã do Iron Maiden odeia o Blaze, salvo alguns menos conservadores. Eu já gosto muito
do vocal do Bailey (Baleia :mrgreen) e essa com certeza é a faixa mais legal que ele gravou com
o Iron. Os riffs de guitarra são muito legais e o refrão "Falling Down" combina muito bem com a
voz dele, não é aquilo de querer imitar o Bruce, essa música tem um estilo bem dele, e é por isso
que essa música merece destaque.

Pena que são só 10 pois eu ainda ia citar "Can I Play With Madness", "The Clairvoyant" e "Seventh
Son Of The Seventh Son".
Bom, se esse fórum existisse a uns dois anos atrás eu teria feito uma análise muito melhor, na
época eu era fã assíduo do Maiden, hoje escuto muito periodicamente, mas não perdi o apreço pela
donzela de ferro. Não reparem na qualidade das análises pois fiz as pressas para postar aqui! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo