• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Irmão Urso (Brother Bear, 2003)

Gildor

Usuário
irmaourso_03.jpg


Sinopse: Após ter seu pai morto por um urso, um jovem nativo-americano parte em busca de vingança. Mas o próprio é magicamente transformado em urso, aprendendo importantes valores.

Trilha sonora de Phil Collins
Dublagem: Selton Mello, Marco Nanini e Luiz Fernando Guimarães ( :lol: )

Crítica do Pablo Villaça (5 estrelas)
Em anúncio recente, a Disney revelou que irá encerrar (ao menos temporariamente) as atividades de seu estúdio de animação tradicional (ou seja: 2D), já que os resultados nas bilheterias não têm sido satisfatórios – ao contrário das produções em 3D realizadas pela Pixar. O que o estúdio responsável por clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Fantasia e O Rei Leão parece não ter percebido é que o problema não reside na técnica adotada para criar os filmes, mas sim na qualidade de seus projetos. Toy Story 2, Monstros S.A. e Procurando Nemo não se tornaram fenômenos comerciais por terem sido realizados em 3D, mas sim porque respeitavam o público ao narrar histórias inteligentes e divertidas. Atribuir o fracasso de Atlantis: O Reino Perdido à sua técnica é como responsabilizar o diretor de fotografia de Débi e Lóide 2 pela tragédia que aquele longa representa.

Mesmo que a decisão da Disney seja revertida (e estou certo de que será), o fato é que as animações lançadas anualmente pelo estúdio farão falta – e este belo Irmão Urso é prova disso. Dirigido pelos estreantes Aaron Blaise e Robert Walker, o filme se passa na pré-história e conta a história de Kenai, um adolescente que está prestes a passar por uma importante cerimônia de sua aldeia e durante a qual receberá seu totem pessoal (um símbolo de que se tornou um Homem). Porém, depois de descobrir que seu totem é um Urso que representa o Amor, o rapaz fica chateado, já que se torna alvo das gozações de um de seus irmãos, Denahi, enquanto o mais velho da família, Sitka, procura convencê-lo de que Amor é algo tão importante quanto Sabedoria ou Valentia. Quando Sitka é morto ao tentar defender os irmãos de um urso, Kenai resolve matar o animal – um crime grave para sua tribo e pelo qual o jovem recebe um estranho castigo, sendo transformado na criatura. O problema é que agora é Denahi quem decide se vingar, já que julga que o caçula foi morto pelo mesmo urso – e Kenai dá início a uma longa e perigosa jornada para tentar reverter o encantamento.

Um dos elementos mais curiosos de Irmão Urso é a drástica mudança no tom da narrativa a partir do segundo ato: inicialmente, o filme se revela sombrio, triste e pesado, podendo até mesmo incomodar algumas das crianças mais jovens. No entanto, assim que o protagonista se transforma em urso, o próprio esquema de cores da produção é alterado, e a história se torna incrivelmente mais leve e divertida (aliás, até mesmo a razão de aspecto do longa muda - de 1.66:1 para 2.35:1 -, permitindo que o espectador 'respire' melhor). E é claro que, a partir daí, o protagonista conhece uma série de personagens engraçadinhos que farão grande sucesso com as crianças (e com os adultos também, por que não?). Entre estes personagens, encontra-se Koda, um adorável ursinho que se torna companheiro de Kenai e pede que este o acompanhe até uma certa 'corrida do salmão'. ('Quando eu encontro um caçador, fico muito macho!', gaba-se o divertido ursinho.)

Sempre experientes em sugerir violência sem, necessariamente, colocá-la na tela, os animadores da Disney fazem mais um trabalho excepcional e repleto de preciosismos, como na cena em que um personagem, frustrado por algum motivo, caminha nervosamente de um lado para outro, e na belíssima seqüência que ilustra a transformação de Kenai (a fluidez das cores é espantosa). Da mesma forma, a dupla de diretores imprime maior tensão nas seqüências em que o herói enfrenta algum perigo através do interessante recurso de simular uma forte movimentação de câmera – algo comum nas produções de ação, mas raro em animações.

E é óbvio que, como toda produção Disney, Irmão Urso aproveita para lançar algumas lições que os pais podem discutir posteriormente com seus filhos, como o preconceito (Homens e Ursos se odeiam) e a importância de se aceitar as diferenças entre as pessoas. Além disso, Kenai é o típico herói das animações do estúdio, já que se sente deslocado entre os amigos e a família e sente necessidade de provar seu valor para estes. Bacana, também, é perceber que o filme não possui vilões: Denahi não é um sujeito ruim; apenas toma uma decisão equivocada em função da própria raiva (outro bom tópico para discussões).

Contando com a boa dublagem de Selton Mello (que, assim como em A Nova Onda do Imperador, empresta sua voz a um personagem que precisa se transformar em animal para reconhecer os próprios erros), Irmão Urso combina comédia e drama de forma eficiente – e muitos dos risos provocados pelo filme se devem ao ótimo trabalho de Luis Fernando Guimarães e Marco Nanin, que conferem dinamismo e irreverência à dupla de alces que cruza o caminho do herói.

É uma pena, portanto, que o estúdio criado por Walt Disney e seu irmão Roy tenha optado por desprezar a animação tradicional justamente depois de realizar mais um excelente trabalho neste formato. E se o nível das produções em 3D da Disney for semelhante ao de Dinossauro (primeira grande tentativa da empresa neste sentido), aposto que o estúdio perceberá seu equívoco mais cedo do que o imaginado.


Observação: Não deixe de conferir a divertida cena que surge depois dos créditos finais.
 
Eu quero muito assistir este desenho, apesar de achar q as últimas aventuras da Disney não foram tão bem sucedidas...

Como Atlantis, por exemplo, q eu vi o trailer e não fiquei nem um pouco instigada em ir assistir; diferente dos desenhos produzidos pela Pixar, como Monstros S.A., Vida de inseto e Procurando nemo, q pelo contrário, adorei todos...

Apesar de tudo, acho q dessa vez a Disney acertou na jogada e acho q Irmão urso é uma boa pedida....

Andei lendo sobre um lançamento da Disney para as férias de julho de 2004 - ''Home on the Range'', é sobre um grupo de vacas q vivem numa fazenda e q só aprontam, acho q esse tbém vai ser bem divertido!!!!
 
Eu vi "Irmão Urso". :D

Eu assisti dublado, porque a única sala legendada fica a milhas daqui de casa. Então, sobrou a versão dublada... que é muito boa! Luis Fernando Guimarães está impagável como o alce Esqueci-o-Nome e Marco Nanini também está muito bem como o outro alce. Com certeza, a melhor piada do filme foi a disputa de "O que é o que é?" deles. 'Árvore'. :lol:

Sendo bem descontraído, mas com algumas cenas mais "menos leves" o filme foi bem divertido e eu gostei.
 
Nossa, tomara mesmo que revertam esse planejamento, porque é muito idiota desperdiçar uma grande forma de arte sem razão plausível. :(

Quanto a esse filme, realmente num vejo muito mais que uma diversãozinha legal, porque ele tá muito naqueles moldes que acarretaram essa decisão da Disney.
 
eu to levando fe neste filme.
e achei a critica bem "pe no chao".
To muito afim de ver e levar meu sobrinho...

e achei lamentavel essa decisao da empresa em se voltar para o 3d. qualquer um ve q o problema nao eh esse e sim nos moldes que ela formou e nao quer se desgrudar. Talvez o motivo da pausa real seja reestruturacao, mudanca de pessoal. Parar para pensar q caminhos tomar, e nao algo tao drastico como desistir do 2d :?


--------------------
banner_shirley.gif


Hanukkah is the festival of lights,
Instead of one day of presents, we have eight crazy nights.
 
Essa crítica do Pablo e do jornal O Globo me deixaram ansioso pra ver esse filme (apesar das críticas negativas lá fora). Adoro os desenhos da Disney, e é realmente uma pena que ela deixe esse estilo de lado. Mas quando o Pablo falou que o problema está na qualidade, a primeira coisa que veio a minha cabeça foi A Viagem de Chihiro. É um desenho fenomenal com uma história incrível, e mesmo com o hype com o Oscar foi um fracasso de bilheteria nos EUA (apesar de que no Japão bateu vários recordes recordes).

Mesmo assim, foi uma desistência muito rápida.
 
Podem ir ver sim... é bom de mais! Estilo, um dos melhors desenhos 2D da Dysnei....

Apresenta alem de sequencias de animaçoes fantasticas, a linguagem de desenho aplicada a cinematografica em varios quadros de ediçao tensa. E as panoramicas estao absurdamente boas...

E os Alces realmente, sao hilarios...
 
Recomendo esse filme, eh muito interessante, e além de tudo, divertiro...

Mas, a unica coisa que eu não gostei foram as músicas...as traduções ficaram estremamente evangélicas e colonas...
 
Muito lindinho o filme. os alces sem dúvida arrebentam, o Luiz Fernando está fantastico como voz de alce. Perda total no mamute é fantastico de engraçado.
É uma pena se a Disney realmente acabr com os desenhos em 2D, esse estava ótimo.
 
Meu ex chefe e amigo, mandou um email pra lista de animadores, que achei válido colocar aqui.

Segundo o falecido Disney, em alguns dos seus depoimentos, ele sempre evitou fazer filmes para o público adolecente. A justificativa é que este público passa por uma fase da vida que os torna "contra" o que é popular. É a fase da busca de uma indentificação pessoal, das tribos, etc...

Disney sempre fez seus filmes para a turma chamada "pais e filhos". Ou
seja um filme para o público infantil assistir junto com pais. Isto força o
filme a ter uma dupla leitura que é muito bem definida no livro "Ilusions of Live", quando fala da parte de roteiros.

Segundo Disney, a produção de um desenho animado é muito cara para se dar ao luxo de ser feita para agradar um nicho pequeno de mercado. Ela precisa ser popular e consequentemente terá o seu menor público entre os adolescentes.

Este conceito de "parar de produzir desenho animado" não é nem de longe uma coisa nova.

O Caldeirão Negro da Disney (quem se lembra disto), foi o maior fracasso
da história da produção de desenhos animados da Disney. Tão grande, que o estúdio interrompeu por cerca de 10 anos a produção de desenhos animados, voltando a tona, literamente, com a Pequena Sereia.

Caldeirão Negro, Atlantis, Planeta do Tesouro cometem os mesmos erros: tentam fugir do formato consagrado da Disney e se perdem. No caso da Disney (para desenho animado), mais valeria o ditato que diz "Em time que esta ganhando não se mexe."

Todo mundo que conheço que assistiu Irmão Urso, adorou. A fórmula esta ai mais de 50 anos.

Eu estou prevendo que a Disney deverá entrar em uma fase igual a do
tempo do Caldeirão Negro. Deverá ficar uns 10 anos sem fazer 2D, até que o público fique com saudades. Bem fez o Roy em pedir demissão. Alias, alguém sabe quantas cópias o DVD da Branca de Neve, produzido em 1937, vendeu quando foi relançado?


espero q tenha respondido algumas dúvidas ^.^, pois pra mim respondeu várias...


--------------------------
banner_shirley.gif


Hanukkah is the festival of lights,
Instead of one day of presents, we have eight crazy nights.
 
Não só respondeu dúvidas quanto me deixou por dentro do babado, Bachalorete... Acho mesmo uma pena eles irem pro 3d, eu odeio 3d... Não é possível que alguém ache que tem a magia que tem fantasia, feito a mão... Não sei, pode ser bobeira minha, já que em questões artísticas eu sou meio medieval, mas não acredito em arte feita em computador. Claro, fica mais perfeito... Mas sei lá...

E como tá dito neste e-mail que você colou aqui, se tava dando certo até hoje pra que mudar? Irmão Urso é uma gracinha, não é totalmente infantil, é bem feito. E além de tudo deve ser mais fácil de fazer.

Bom, tenho que lembrar que eu não entendo nada de cinema... Estou só falando como uma pessoa que gosta de assistir filme às vezes comendo pipoca e tomando coca cola geladinha! ^^
 
Assisti ontem com minha irmazinha ( 18 aninhos ) e A D O R E I ......... ta bom q tem algumas musicas meio piegas, mas o filme é ótimo, os alces idiotas realmente sao F*DAS, muito engraçados.........e o ursinho Koda me arrancou altas risadas......cara muito bom, pena que a Disney está fechando os estúdios 2D por enquanto.......

Destaque para: "Meu nome não é guri, é K OOOO D AAAAA ! " muito bom mesmo........me senti um meninaum no cinema. :mrgreen:
 
Eu também ví essa semana e amei!
Me diverti muito :mrgreen:

As piadas são ótimas e os personagens cativantes. Realmente me impressionou o fato de não haver vilões! E foi um grande alívio tb. Só não achei nenhuma cópia legendada, então não deu para ver como ficou a trilha do Phil Collins... :|
 
Bachelorette disse:
então não deu para ver como ficou a trilha do Phil Collins... :|

Eu consegui ver legendado e escutar as musicas originais... Phil Collins e Tina Turner. :mrgreen:

E ja ganhei a trilha sonora de natal tb... boa de mais. :obiggraz:


Ei... mas ue? Mas tipo.. oq tem de novo em se dizer q o problema nao e da tecnica aplicada mas sim da competencia de contextializaçao dos desenhos? :?

Tipo.. ta meio claro ai q a preguiça ta imperando, to e sentindo q a Dysnei ta sentindo q 2D da muito mais trabalho se sa gasta muito mais grana em animadores do q desenhos em 3D...

Rola uma desculpa e pronto.. cabou. Se acha q eles se abalariam com os fracasos ocrridos... q como ja foi visto ja rolou no passado?? Tsc...

É é... o custo beneficio ta falando mais alto ai... num tem nada haver diretamente com o sucesso desses desenhos.
 
fui assistir esse filme com meu irmaozinho e adorei! pena q a disney vai encerrar temporariamente as animaçoes tradicionais, eu mesmo prefiro as animaçoes em 2D, apesar de ter gostado de nemo...e concordo tb c/ a pessima tentiva de animação 3D da Disney Dinossauro, meu proprio irmaozinho odiou esse desenho...
 
Ah, eu ainda não vi esse filme, mas eu quero ver, parece ser muito fofinho... Mas na minha "querida" cidade ele ainda não chegou...
 
Eu tive a sorte de ver nos cinemas, com 7 ou 8 anos, clássicos da Disney como A Bela e a Fera, Aladdin e Rei Leão. Mas não posso dizer que Irmão Urso está abaixo desses filmes, a qualidade dele é inegável, é impressionante como a Disney sabe fazer desenhos bem feitos. E quero ouvir a trilha em inglês, em português ficou um tanto quanto piegas.
 
Eu gostei MUITO desse filme! Acho que ele meio que resgatou os clássicos da Disney que não apareceiam desde Mulan!
Eu gostei muito!
A dublagem ficou perfeita!
É isso que eu amo na IDsney!
Beijos
Lu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo