• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influências linguísticas de Tolkien

NIMRODEL

Usuário
Desculpem se o q eu perguntar for uma tremenda bobagem, mas é q eu notei q a escrita de alguns nomes de personagens do Professor , principalmente os nomes dos Valar e Maiar lembram muito os nomes das divindades do candomblé brasileiro. Eu ñ sou muito boa em pronuncia mas andei dando umas olhadas nos tópicos q tratam disto e parece q a pronuncia tmb é muito parecida. Eu sei q o professor baseou muito da sua obra na cultura nórdica, mas ele morou na Africa do sul de onde os africanos trouxeram sua cultura para o Brasil e é claro suas divindades. Esta coincidência fonetica tem proscedência ou eu estou tendo divagações loucas?????
 
Já houve discussão alusiva a isso nesse tópico, mas é só impressão.

 
Desculpem se o q eu perguntar for uma tremenda bobagem, mas é q eu notei q a escrita de alguns nomes de personagens do Professor , principalmente os nomes dos Valar e Maiar lembram muito os nomes das divindades do candomblé brasileiro. Eu ñ sou muito boa em pronuncia mas andei dando umas olhadas nos tópicos q tratam disto e parece q a pronuncia tmb é muito parecida. Eu sei q o professor baseou muito da sua obra na cultura nórdica, mas ele morou na Africa do sul de onde os africanos trouxeram sua cultura para o Brasil e é claro suas divindades. Esta coincidência fonetica tem proscedência ou eu estou tendo divagações loucas?????
Eu concordo e como colei nesse post no link abaixo tenho meus motivos pra crer que não se trata de puras coincidências não.


Colando o material aqui que é abundante pra facilitar:
Nunca pensei nisso, fez um pouco de sentido até.
Sim, faz, completamente... Inclusive tem o detalhe interessante de que o Ilúvatar da mitologia iorubá dos Orixás, Olorum/Olorun, tem como símbolo o branco e o nome parecido com o nome valinoriano de Gandalf, Olórin.

Esse detalhezinho curioso foi comentado pelo Jason Fisher recentemente e por mim mesmo, anos atrás na Mailing list da Valinor/Calaquendi embora a menção direta ao Olórin eu tenha deixado de fora, mesmo pensando nela (por motivos óbvios na ocasião, já que eu estava pondo os panos quentes numa pseudo-flame war e não queria desviar o assunto pra ponto potencialmente contencioso e polêmico).

A analogia entre Oxalá e Manwë, por exemplo, é tremendamente na cara em termos de função, não é de admirar, já que ambos são comparados a São Miguel Arcanjo ( alguns o sincretizam com Jesus Cristo ( Umbanda), lembrando a crença aludida por Tolkien no Contos Inacabados de que Manwë teria encarnado como Gandalf ( ou seja, o paralelo ocorre até nessa perspectiva).

Página legal sobre o Arcanjo Miguel

It was believed by many of the 'Faithful' that 'Gandalf' was the last appearance of Manwë himself... But I think it was not so... To the overthrow of Morgoth he sent his herald Eonwë. To the defeat of Sauron would he not then send some lesser (but mighty) spirit of the angelic people, one coeval and equal, doubtless, with Sauron in their beginnings, but not more? Olórin was his name. But of Olórin we shall never know more than he revealed in Gandalf.

Obatala in Yoruba religion[edit]
In Ile Ife: the dying and rising god[edit]


Praying Obatala priests in their temple inIle-Ife
According to mythical stories Obatala is the eldest of all orisha and was granted authority to create the earth. Before he could return to heaven and report to Olodumare however, his rival Oduduwa (also called Oduwa, Oodua, Odudua or Eleduwa) and younger brother usurped his position by taking the satchel and created in his stead the earth on the Primeval Ocean. A great feud ensued between the two that is re-enacted every year in the Itapa festival in Ile Ife, Nigeria. Ultimately, Oduduwa and his sons were able to rule with Obatala's reluctant consent.

Mesmo assim acho que vc iria gostar de dar uma bizolhada nisso daí Kabral:

Oromë, Tilion e o Deus de Chifres celta

Nem tudo que deixa de ser literal no Tolkien , necessariamente, perde sua relevância simbólica. Túrin pode não ter o seu beijo no Beleg descrito textualmente ( repare que o texto final não é incompatível com a noção de que ele possa ter ocorrido) mas o catatonismo traumático pós-evento tomou o seu lugar e foi tão grave que teve que ser curado com mágica a la Taliesin curando Merlin na mitologia celta. Pro bom entendedor...

Do mesmo jeito, em vários sentidos, Yavanna ( e sua irmã Vána) continuaram vinculadas a Oromë de um modo abstrato e mais simbólico ( explicado no texto acima) e , aparentemente, essa ligação entre eles tinha conexão com as identidades de Tom Bombadil e Goldberry, no sentido metafísico do termo.

attachment.php


attachment.php


Não preciso te dizer que Exú, o orixá mensageiro entre esse mundo e o outro e símbolo de fertilidade, faz o papel correspondente do Deus de Chifres céltico que corresponde ao Oromë. Oxóssi e Ossain também são paralelos a ele.

Também não deixa de ser interessante, coisa que até Jason Fisher notou que o nome de Gandalf , Olórin, seja tão similar ao "Eru Ilúvatar" dos mitos iorubás, Olorun, que é associado à cor branca.

Eu acho que Tolkien, no mínimo, ia achar muito interessante uma mitologia que continha uma noção de deuses menores, guardiães-regentes do Mundo Material, coexistindo com um Deus Onipotente Criador do Universo como acontece nesses mitos africanos. Ainda mais quando foi sincretizada com o cristianismo como aconteceu aqui no Brasil.Não é de se descartar a hipótese de que esse layout básico e algumas idéias possam ter influenciado alguns desdobramentos do Legendarium do Tolkien.

Inclusive, ao que parece, o termo Olorin EXISTE na lingua iorubá, significando "Cantor" ( epa:sabia::sacou: ( Canção dos Ainur , anyone?)), e está, muito provavelmente, etimologicamente conectada a Olorum ( e está: Olorin é o "Dono" da Canção-Olorun é o "Dono" do Céu mas, sem dúvida, o Deus Criador também é um Cantor/Portador da Palavra divina na mitologia iorubá (Ifá, meio correspondente ao Eä de Tolkien*)

Olorin -- [pronounced olowrhin]
is the Yoruba word for singer. A word we use often to describe our favorite singers & gist about their songs. The word olorin is a fusion of two words : orin & oli. Orin is the Yoruba word for song & oli is the Yoruba word for owner of. Of course oli is never used alone but always joined with the word it's describing. For example : Olorin [the owner of the song], Olorun [the owner of the sky : God], Olododo[the owner of truth] etc.


*Ifá. Is the word of Olodumare encompassing all knowledge of things past, present and future. It is sometimes used interchangeably as the name for the orisha deity Orunmila. Orunmila (Ela) is the orisha of wisdom and knowledge, who created the system and method for accessing the knowledge of Ifa ; and so during the ritual of divination a "client" is said to "consult Ifà". *D'afa or more appropriately Ifa dida, is the name of the divination ritual itself where one accesses specific verses in the Odu Ifá (the Yoruba sacred texts) given to the diviner through arrangements of the sacred palm nuts cast in divination.

OLÓRÍ – Chefe.


OLORIN - Cantor.


OLÓRÓ - Venenoso.


OLORUM - Senhor dos céus, Deus judaico e cristão. Deus Supremo. Entidade suprema, força maior, que está acima de todos os Orixás.

Falando aqui do tema principal do tópico: Tolkien não ia gostar nadica de nada de ver a mitologia do Legendarium usada como template direto pra uma variante de neo-paganismo contemporâneo, mas ele próprio disse, no Silmarillion, que os Valar originaram as crenças pagãs nos deuses pré-cristãos.

Então, qualquer credo que reverencie alguma dessas entidades por outro nome se refere a algum dos Valar sem precisar usar os nomes de Tolkien e ele, sem dúvida, preferiria que continuasse assim.[/quote[
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo