• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Have you ever heard about LINUX....

• Criador do tópico Criador do tópico Sercelda
  • Data de Criação Data de Criação

Sercelda

Usuário
Isto mesmo, num Thread sobre Informática não poderíamos incluir fora o nosso tão famoso Linux..

Primeiro um flash muuuuito bom, mas muito bom mesmo.. é o Steve... deixe ele contar algumas coisas para vocês :wink:

Mas este tópico pode servir para duas coisas..

1o. Qual distro você usa e porque?

2o. Tem alguma dúvida? Pergunte, se eu ou alguém souber tenho certeza de que responderão (mas antes não se esqueça de ler o MAN :twisted: )

Respondendo a primeira.

Eu uso o único e grande:

slackware.gif

Por que?

Simples.. porque ele é simples. Nada de pacotes escondidos onde você nem imagina, nada de serviços inuteis tomando o precioso tempo do seu processador, tudo automatizado.. tudo do jeito que eu quero, foi uma das grandes invenções no último século!

Estou com a 8.1, embora meus dedos estão coçando para atualizar para a 9 :)

Eu sou louco para aprender a mexer em Linux.

Tem um amigo meu que saca muito bem, ele tambem usa o Slackware só que nao tem tempo para me ensinar, e aprender com o Slack logo de cara nem dá!

Vou ter que começar com o conectiva mesmo!
Mesmo assim é dificil!

Humm conectiva? Não poderia ser outra não?

Eu sugiro Mandrake.. é uma ótima distro para se começar no mundo Linux...

Na faculdade os computadores rodam em Ruindows e Linux (Red hat?). Acho os dois bons, mas os paus que o Ruindows dá eu sei consertar (ou não.... mas pelo menos já os conheço). Os do linux eu tenho que chamar o administrador e me desespero.... tem de digitar demais!!!

Não só já ouvi falar, como uso desde 1998 (ou algo assim...)

Uso no momento a RedHat 8.0. E sempre usei Conectiva e RedHat, então não posso realmente julgar as outras distribuições.

uso o rh 8.0
pq? pq tá instalado....
agora sério, pq gosto do redhat.
pq gosto do rh? nunca me pergutaram pq gosto do windows... gosto e acabou!

Na boa, Linux não é algo que eu queira ter em casa pra uso diário. Tem horas que eu simplesmente não tenho paciência de ficar lendo 18 MB de arquivos texto e configurando 415 . CONF ou outros só pra conseguir configurar true color no meu PC. Antes que reclamem: foi um exemplo exagerado, claro, mas quem já usou Linux sabe que hora ou outra cai numa situação dessas.

Como servidor Web ou de rede ou de impressão, é mais do que ok. Mas na boa, um administrador de rede que gasta o mesmo tempo configurando e tirando os exploits de um linux qualquer consegue deixar um servidor Win bem redondinho também.

O fato é: não adiante querer entochar Linux em todo mundo e todo lugar: não se adequa. Depende muito de estratégia e política de empresa, dentre outras coisas. O Linux em si é gratuito, mas o suporte dele por profissionais especialiados é muito caro, bem como o treinamento de funcionários. Claro que esse problema desaparece se os funcionários em si não utilizam o Linux mas apenas dois ou três administradores.

Mas é logicamente um problema muito além do "gosto" ou "desgosto".

P.S. eu também só uso RH e conectiva (na boa, não tenho interesse em conhecer outros "flavors")

tipo, como o gato gordo disse acima, o problema do lnx é configuração.
Po, instalar win modem nakilo é uma tarefa tortuosa.
acho que não serve pra por em Personal computer, soh em servers ou algo do gênero..
Se eu tenho instalado?
tive durante 2 anos. Usava o Conectiva.

Eu sinceramente quero instalar o Linux numa máquina pessoal minha. Não por que eu ache melhor. Os "linuxes" que usei davam mais pau que esse WinMe que estou usando. Mas justamente pq eu quero aprender e entender como funciona o Linux, para o dia em que eu não tiver escolha e tiver que usar isso, já saber lidar com ele.

Nessas condições, vocês que já usam, por favor, poderiam me indicar um bom pra isso ?

E principalmente, como funciona, exatamente, o sistema de partições para ter Win e Linux numa mesma máquina ? Se algum de vcs puder me ajudar, grazze !

Uso Red Hat 8 e, pela minha experiência, não fiquei muito tempo pra configurar vídeo, som, rede... A única coisa que, até agora, demorei mais pra configurar foi o Apache + PHP + MySQL, que acho que demoraria o mesmo tempo no Windows, pois a configuração é idêntica, já tive que configurar um server rodando em Windows e tive praticamente os mesmos problemas e dificuldades.

Agora, o que estou em dúvida é em como fazer funcionar um joystick MS-Sidewinder USB no Linux. Li muita coisa mas não achei uma informação simples e rápida que me pudesse ajudar. De fato, isto é muito chato no Linux ainda. Se alguém puder ajudar, ficaria grato. :mrgreen:

Comparado com as versões anteriores do Red Hat, muita coisa mudou, e pra melhor. Muita coisa ficou mais fácil e simples de configurar e, discordando de muitos, acho que um dia o Linux será tão bom para usuários caseiros quanto para servers.

Eu duvido muito, justamente pq um dos pilares do Linux é a "configurabilidade" e ser "personal compiled", quando você torna algo mais user frindly implica necessariamente em tolher alguma liberdade de configuração - o sistema escolhe e configura e não você mesmo.

E o ponto mais fraco, fraquíssimo, diga-se de passagem, do Linux, são os âmbientes gráficos, mais especificamente a integração ambiente gráfico/kernel, que ainda vai ser problema por muito e muitos anos.

Eu andei fazendo umas pesquisas sobre TCO (total cost of ownership) que são valores anuais gastos pra se manter um servidor em diversas áreas (redes, impressão, arquivos, web e segurança) e dependendo da fonte existe uma vantagem por volta de 10% pra um ou pra outro (Win/Linux) mas com todos concordando (inclusive Microsfot) que um web server Linux é mais em conta anualmente (por volta de 6 a 10%) e a maioria concordando que um servidor Wind em média é mais em conta nas outras 4 áreas.

Deriel disse:
Eu duvido muito, justamente pq um dos pilares do Linux é a "configurabilidade" e ser "personal compiled", quando você torna algo mais user frindly implica necessariamente em tolher alguma liberdade de configuração - o sistema escolhe e configura e não você mesmo.

E o ponto mais fraco, fraquíssimo, diga-se de passagem, do Linux, são os âmbientes gráficos, mais especificamente a integração ambiente gráfico/kernel, que ainda vai ser problema por muito e muitos anos.

Concordo que essa integração kernel/XWindows não seja lá essas coisas, mas tem muita gente envolvida no desenvolvimento do X e acho que o Linux vai acabar seguindo o mesmo caminho do DOS - Windows 3.11 - Windows 95. E, com isso, vai acabar aparecendo distribuições Linux que "escondem" a "configurabilidade" e a característica de "personal compiled". Eu mesmo não fico mais compilando pacotes no Linux - desde o começo deste ano, só compilei um programa.

E, não concordo muito com críticas pela parte gráfica... Só pra se ter uma idéia, alguns filmes possuem efeitos especiais que foram feitos no Linux. Titanic é um dos filmes que me lembro.

Rousoku disse:
Eu sinceramente quero instalar o Linux numa máquina pessoal minha. Não por que eu ache melhor. Os "linuxes" que usei davam mais pau que esse WinMe que estou usando. Mas justamente pq eu quero aprender e entender como funciona o Linux, para o dia em que eu não tiver escolha e tiver que usar isso, já saber lidar com ele.

Isto é incrível! Linux que dá mais pau que WinMe. :mrgreen:

Rousoku disse:
Nessas condições, vocês que já usam, por favor, poderiam me indicar um bom pra isso ?

E principalmente, como funciona, exatamente, o sistema de partições para ter Win e Linux numa mesma máquina ? Se algum de vcs puder me ajudar, grazze !

Eu indicaria o Red Hat 8... Independente da distribuição, procure sempre instalar a versão mais atual - eu não recomendaria instalar o Red Hat 6.2, por exemplo.

Com relação às partições, para rodar Win e Linux numa mesma máquina, é recomendável ter duas partições (pelo menos): uma para o Windows (FAT ou NTFS) e uma para o Linux (ext). Se você já tem o Windows instalado e quer instalar o Linux sem perder seus dados, pode tentar usar um programa que faz o particionamento sem perdas, como o Partition Magic...

Durante a instalação do Linux, você terá a opção de criar um disco de boot para o Linux e/ou criar um menu de boot especial (Lilo ou GRUB), que lhe possibilita selecionar entre Linux ou Windows durante a inicialização da máquina.

Hobbit_de_Cueca disse:
E, não concordo muito com críticas pela parte gráfica... Só pra se ter uma idéia, alguns filmes possuem efeitos especiais que foram feitos no Linux. Titanic é um dos filmes que me lembro.

Não confunda "aplicativos gráficos" com "ambientes gráficos" ;) Garanto procê que um aplicativo como o maya não precisa dum KDE pra rodar.

Deriel disse:
Hobbit_de_Cueca disse:

Não confunda "aplicativos gráficos" com "ambientes gráficos" ;) Garanto procê que um aplicativo como o maya não precisa dum KDE pra rodar.

Ok, meu exemplo foi muito infeliz... Vou colocar uns screenshots de ambientes gráficos aqui, mais para vocês comentarem e compararem com o Windows e outros sistemas:

http://uug.byu.edu/view_screenshot.php?id=85
http://uug.byu.edu/view_screenshot.php?id=67
http://uug.byu.edu/view_screenshot.php?id=61
http://uug.byu.edu/view_screenshot.php?id=57

Boa parte disto já vem junto com certas distribuições.

Mais exemplos? http://uug.clubs.byu.edu/screenshots/screenshot_tylerl0.jpg?index=10

Lá, dá pra ver também Linux só em modo texto e acho que outros sistemas Unix-like.

Mas dêem suas opiniões tumbém! :D

Nah, eu nem tava falando da "carinha" deles, tava falando da estabilidade e usabilidade mesmo. Carinha qq designer consegue fazer uma decente.

Sobre o ambiente gráfico eu sou muito mais gnome ou windowsmaker do que qualquer Windows da vida.. e realmente nunca experimentei nenhuma "instabilidade" num x bem configurado.

Sobre a usabilidade eu acho que é muito mais questão de costume. Quem está acostumado com Windows vai estranhar um pouco, principalmente as teclas de atalhos que são diferentes, mas eu garanto que quem se dedicar um pouco vai gostar tão ou mais do que seu Win XP, eu sou prova viva 8-)

Mas x não é ambiente de trabalho (excluindo ferramentas gráficas), tudo em Linux é feito no console, pelo menos tudo que é útil. :mrgreen:

Mas a principal briga do Linux não é para desktop, se bem que IMHO isso é uma consequência, e sim para servers, neste aspecto é irrefutável que SOs IXs são muito mais estáveis que os MS. Tanto é que a política da MS não é buscar a hegemonia nos serves.. eles estão muito mais para aplicações, wireless, e outros sistemas em ambientes não computacionais (videogames, forno microondas, etc).

Essa é a importância do Linux... Por isso que eu acho que todos deveriam ao menos conhecer este sistema. Uns odeiam outros amam, pelo menos não há indiferença :obiggraz:

Então Hobbit_de_Cueca, nunca instalei nenhum Joystick, mas vou procurar saber mais, se conseguir alguma coisa eu posto aqui :)

Estabilidade? Bom, eu não vejo problema nenhum na estabilidade do Gnome, estou há 5 anos usando, não só no meu computador, como também em outros computadores na universidade e onde trabalho, todos com configurações das mais diferentes possíveis e imagináveis executando aplicações diversas. O KDE já sei que tem muita gente reclamando e também não recomendaria.

Quanto à usabilidade, só por curiosidade, você conhece o termo pelos trabalhos na área de IHC (Interfaces Humano-Computador)? :D O termo que você se referiria, então, não seria "ambiente gráfico" e sim, interface. E, aí sim há problemas de interface mas o Linux está evoluindo e acabando com eles, como citei antes: por exemplo, os itens que precisam ser configurados "na unha" são extremamente raros e, na imensa maioria das vezes, são úteis apenas para usuários experientes (não-domésticos). Duvido que um usuário doméstico vai querer configurar um servidor de FTP, usar o Pine para ler emails e o VI para escrever um texto.

Ainda, considero que os screenshots dão uma boa idéia de como o Linux está ficando parecido com o Windows - e isso na sua aparência padrão (o quarto link que postei é uma das configurações de janelas que você pode escolher usar com o Gnome, bastando abrir um programinha que vem já o acompanha). E, também, dá pra ver alguns aplicativos do Linux sem nenhuma maquiagem de designer algum: no segundo link dá pra ver o Mozzila (navegador de internet) e o OpenOffice (similar o MS-Office). Garanto que todos os aplicativos abertos têm essa aparência a partir do instante em que você instala o Linux, não há truques de design neles (nos aplicativos).

Comparando com o Windows, o Linux já possui vários aplicativos idênticos em funcionalidade e interface: navegador de arquivos, navegador Web, editor de texto, calculadora, jogos (paciência e campo minado :D )... Eu digo idêntico mesmo, que um usuário que sabe usar o aplicativo do Windows vai conseguir usar o do Linux tranquilamente. Até os nomes dos menus/opções e os atalhos são os mesmos (Ctrl+C, Ctrl+V, F1).

Se tomarmos o Windows 98/Me/NT/XP como "bons" exemplos de usabilidade, então as novas versões do Linux e seus programas não estão muito atrás.

Na verdade pro meu gosto o Linux tá ficando muito parecido com o Windows.. ainda bem que só estamos falando do visual... :obiggraz:

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
Back