1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)

Tópico em 'Hogwarts' iniciado por Lucas_Deschain, 5 Nov 2010.

  1. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]A vida na rua dos Alfeneiros, nº 4 não é nada divertida para Harry Potter, um garoto que tem uma cicatriz em forma de raio na testa e mora no armário sob a escada na casa de seus tios e seu primo, Duda Dursley, que o incomodam e tratam-no como se fosse escória. Porém essa vida cinzenta, sofrida e sem graça está prestes a mudar quando eventos estranhos começam a acontecer: bandos de corujas sobrevoando as cercanias, gatos pelos muros e calçadas, cartas misteriosas e enigmáticas endereçadas a ele, pessoas com capas compridas andando pelas ruas etc.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro da série, que se tornou uma verdadeira febre, consagrando o pequeno bruxo a fama mundial e engordando a conta bancária da autora, J.K. Rowling, que recentemente foi eleita a mulher mais influente da Inglaterra.
    [/align]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Rachel

    Rachel Usuário

    Este é com certeza o meu preferido dos 7 livros da série. Ele é mágico, cheio de idéias fantásticas, aventuras e lugares q me levaram às nuvens qdo li.
    Aliás, acho q o livro tbm é mágico, qdo me deram p ler estava com um problema sério de concentração; não conseguia ler um livro inteiro, me perdia, lia de novo... até desistir. Li Harry Potter e a Pedra Filosofal em 3 dias, entre uma aula e outra, qdo parava no sinal aproveitava p dar uma lidinha. Amei !!:grinlove:
     
  3. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Eu ainda ensaio para começar a ler a série, apesar de já ter visto os filmes... quem sabe essa série do Meia não me incentive!
     
  4. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Apesar dos pesares e das opiniões extremistas de ambas as vertentes, creio que vale a pena ler sim.
     
  5. Jacques Austerlitz

    Jacques Austerlitz (Rodrigo)

    Li os sete livros um atrás do outro, em três semanas. Imersão absoluta.
     
  6. imported_Capitu

    imported_Capitu Usuário

    Foi o principal responsável pelo meu vício em leitura, principalmente do gênero fantasi. Então eu vou ter pela série um carinho eterno.
    Lembro de ter lido esse emprestado da minha prima que ganhou de aniversário (isso há 8 anos..rsrs). Fiquei tão viciada que fui comprando livro por livro e pagava uma nota, por que ainda eram lançmentos, hoje tá baratinho, uma otima oportunidade para quem não leu.
     
  7. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Boas lembranças esse livro traz. Eu já lia bastante, mas não literatura fantástica, pegava livros antigos nas bibliotecas, mas ao ler HP (emprestado de uma amiga), algo em mim mudou, descobri um novo mundo, do qual nunca mais sai! HP sempre será meu livro Nº 1 e o guardarei sempre, como o Tio Patinhas faz com a sua Moedinha Nº 1!
     
  8. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Quando vi o último filme ontem, fui tomada por um sentimento nostálgico... quando me dei conta de que não havia mais filmes para esperar, não pensei duas vezes e comecei a reler a série. Li os primeiros livros antes do lançamento do primeiro filme, quando era criança. Do terceiro livro em diante eu já esperava ansiosamente pelo próximo livro. Sete anos esperando.

    Dez anos depois eu percebo que a escrita não é lá grande coisa mesmo, mas e daí? Peguei pra ler um pouco antes de dormir e descobri que tinha lido 70 páginas. A primeira leitura dos livros foi tão prazerosa pra mim que quase não importa o fato de eu ter ficado mais exigente com minhas leituras no passar dos anos, sempre vou gostar de revisitar Hogwarts.

    O bom é que agora posso reparar nos detalhes e nas pistas sobre a história que a Rowling deixou já nos primeiros livros.
     
  9. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Também estou relendo a série, Penny!
    Ontem comecei "O Prisioneiro de Azkaban".

    :sim:
    Também achei isso legal.
    Só me incomoda um pouco a tradução, com palavras e expressões que eu achei, podiam ser diferentes.
    Não li o original, mas tem certas coisas que faz a gente pensar: impossível que a autora escreveu isso assim. =/
     
  10. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Então, Clara, também notei isso. Tem certas coisas que nem precisa ler no original pra saber que estão erradas, notei várias frases mal construídas, que em português mesmo nem existiriam... também notei alguns erros de revisão... enfim. O jeito é tentar encontrar os livros originais.

    Quanto aos detalhes, uma coisa que eu posso citar que é mencionada nesse livro é o fato de que Harry tinha a impressão de que Snape podia ler pensamentos, por exemplo. A autora insere muitos detalhes desse tipo que acabam sendo relevadores posteriormente.
     
  11. Tayana

    Tayana Usuário

    Li tudinho tbm. E confesso que tbm me ajudou muito a ser mais firme na leitura e adoro esse livro da série.
     
  12. Heberus Stormblade

    Heberus Stormblade Paz e Amor

    Considera-se que a narração do livro é feita levando em conta a perspectiva do Harry para com o mundo? Estou tentando concluir se é o Harry ou a J.K. que foram "um pouco" gordofóbicos. Jamais vi tanto nojo contido na descrição das cenas de um personagem com estoque preventivo de gordura como nas que envolvia o primo do Harry.
     
  13. Antes dessa porcaria de politicamente correto, o que se vê hoje como ofensa era apenas parte do todo. A gordura do Duda é apenas o reflexo da forma mimada com que foi criado pelos pais, representa sua ganância de ter "tudo que merece, do bom e do melhor" fala do próprio pai dele no livro, inclusive. Um paralelo interessante a magreza anormal do próprio Harry. Eu entendi isso assim que li a anos e anos atrás. Isso fica mais evidente quando ele cresce e passa a nao ser apenas "gordo" e sim possuir músculos e porte para fazer parte de alguma equipe esportiva (que não lembro qual é). Ele também é sempre o líder de seu grupo de amigos, por ser o mais forte.
    Vale lembrar que no fim da serie ele é o personagem que mais surpeende por querer tratar o primo como gente, quebrando o estigma total da própria família e essa acusação de "gordofobia".
    Há o pai dele também, e dia Guida, e lembramos que na mente dos Dursley eles são o exemplo de normalidade e exemplo de família ideal conservadora e média alta.
    Talvez em certo grau haja uma crítica velada aos exageros que o sobrepeso em decoŕrencia da ma criação dos pais, é para a maioria das pessoas, do ponto de vista de saúde mesmo. Mas falar sobre gordofobia num universo onde temos Neville Longbottom, que mostra que o estereótipo é uma besteira e um erro, chega a ser procurar pelo em ovo. Harry nunca superstimou ou nao gostou de Neville por isso, e nunca se referiu a ele como a Duda, a acusação é inválida.

    Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
     

Compartilhar