1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Geograficamente os Pântanos Mortos pertenciam a...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elessar Hyarmen, 21 Out 2012.

1. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Hoje pela manha estive dando uma olhada no mapa da Terra media e surgiu a curiosidade de saber a quem pertencia os Pântanos Mortos, se a Gondor ou a Mordor.

Questiono isso independente dos acontecimentos da Guerra da Ultima Aliança. Depois daquela catástrofe com os homens e orcs nos pântanos, podemos dizer que essa região passou para os domínios de Mordor? Ou seria um território neutro?

• Ótimo Ótimo x 1
  2. Turgon

Turgon 孫 悟空

Eu acredito que continuou com o domínio de Gondor, mas sem habitantes no local, sendo intocável e permanecendo como um marco da guerra ali ocorrida.

• Gostei! Gostei! x 2
  3. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Eu acho que, com a aproximação da Guerra do Anel, os Pântanos passaram a pertencer efetivamente aos dominios de Sauron (assim como Ithilien).

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Fefe_Helena

Fefe_Helena Who's that girl

Gondor passa por um processo de regressão de território com o final da segunda era...e acredito que que os pantanos também são do dominio de Mordor...

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Turgon

Turgon 孫 悟空

Mas é um domínio relativo esse de Mordor que vocês estão comentando. Sauron não chega a utilizar os pântanos como base ou algo do tipo. O mesmo valendo para Gondor, que a princípio tinha posse do local.

6. Fefe_Helena

Não lembro do livro citar sobre de quêm é a posse do pantano. Especulo que seja de Mordor porque lá teve o cenário das ultimas batalhas na segunda era com a ultima aliançaentre elfos e homens...

7. Eu, como leigo, vejo os Dead Marshes como uma zona neutra. Me parece uma área esquecida, sem importância, temida até... Smeagol estava pouco se lixando pro perigo.

• Gostei! Gostei! x 1
  8. Fefe_Helena

acho que an importancia dela vem na questao geologica. Para se chegar á Mordor indo pelos pantanos é muito mais rapido, como o proprio Smeagol disse. Temida em parte condordo por ser um local de dificil locomoçao, quem não souber o caminho, acaba se perdendo feio no labirinto que o pantano se torna...

9. Na verdade não creio que seja fácil de se perder, aparentemente é um vale, só que com pântanos, não tem erro, é só olhar pro Mount Doom e desviar onde precisar, e não "seguir as luzes"

10. Ragnaros.

Ragnaros. Usuário

Eu tenho um pensamento parecido com o seu. Acho que os Pântanos se convertem num conceito de "Terras de Ninguém", mas que se formaram (creio) em razão da influência necromântica-metafísica que Sauron exercia sobre o próprio Solo, a própria terra. Acho que é parecido com esta análise:

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 3
  11. Fefe_Helena

la deve ter alguma coisa enfeitiçando a sua percepçao...se não os proprios Orcs usariam essa passagem não acha?

12. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

além disso, tem sempre o perigo de você pisar em um lugar que não deveria...

• Gostei! Gostei! x 2
  13. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Os pântanos podiam ser considerados como área de fronteira porosa para aqueles que governavam Mordor. Os soldados orcs de Sauron preferiam patrulhar o caminho ao redor do pântano do que entrar nele e os Nazgul o patrulhavam por cima fazendo vista grossa.

Por sinal durante a época da construção da torre de vigilância em Mordor pelo reino dos homens poderíamos considerá-la como uma das fronteiras do reino porque os homens nos dias antigos costumavam subir em barcos pelo rio e fazer explorações acima das quedas de Rauros e realizar até mesmo algum comércio. Em havendo ruínas de construções acima da área das cataratas (de onde a água vinha e que originava o pântano) ele ficava sob a guarda de quem efetivamente governava tanto o rio quanto Mordor. Em outras palavras, Gondor possuiu as duas áreas (rio e Mordor) por um tempo e o pântano estava entre elas.

Quer dizer, depende também da época e do que consideramos como poder de governo na prática.

Posteriormente Sauron assume a terra de Mordor e apenas o rio fica nas mãos dos Gondorianos tornando os pântanos uma área de disputa pouco interessante, devastada e menos vigiada para ambos os governos Sauron e Gondor.

Por isso, geopoliticamente falando e pelo histórico de ser disputado por uma batalha numa época que o pântano não existia, ele foi considerado no futuro uma parte da linha vermelha entre dois exércitos e que todos se afastaram e fugiram para não serem esmagados entre as duas forças que se enfrentavam.

Última edição: 22 Out 2012
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Anna De Courcey

Anna De Courcey Usuário

Malévolo! É a melhor definição para o Pantano dos Mortos. O que reside ali, eu gosto de pensar nesta visão de "Umbral" também. Pode até ser que Sauron seja o responsável por mantê-los ali ou eles estejam ali buscando vingança e vigilância a Sauron afinal os enviados dele não passavam pelo Pantanos.

15. Dantalian

Dantalian Assassin

Também acho que é literalmente, uma terra morta e de ninguém, podendo ser considerada uma zona neutra, que não recebia atenção de ninguem. E eu acho que é um dos motivos que foi o caminho escolhido por Smeagol.

16. Anna De Courcey

Anna De Courcey Usuário

Na verdade acho que ninguem queria se lembrar daquele lugar.

17. Placebo

Placebo O Bonitão das Tapiocas

Geograficamente pertence a Gondor, mas até a queda final de sauron tornou-se "terra de ninguém".

18. Anna De Courcey

Anna De Courcey Usuário

Imagino se com a queda de Sauron os fantasmas, corpos e o pantano desapareceram e voltaram a ser um lugar prospero ....

19. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

Após a queda de Sauron, os gondorianos mantiveram toda a região (incluindo Mordor até o Mar Nurnen) sob seus estandartes. O que não significa que eles tivessem o poder para purificar aquela terra que, com a diminuição do sangue real do Norte e o crescente retorno de Sauron, a região de Dagorlad transformou-se nos Pântanos Mortos.

Sendo que, através das artes do Senhor do Escuro, espíritos foram enviados para assumir a aparência de homens e elfos de Lindon para atrair viajantes incautos e patrulheiros que se aventurassem por aquela região.

• Gostei! Gostei! x 3
  20. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Penso que eram almas de homens, elfos e de espíritos que assumiam formas "órquicas" aprisionadas ali por algum encanto de Sauron.

.

Compartilhar