• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Geograficamente os Pântanos Mortos pertenciam a...

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Hoje pela manha estive dando uma olhada no mapa da Terra media e surgiu a curiosidade de saber a quem pertencia os Pântanos Mortos, se a Gondor ou a Mordor.

Questiono isso independente dos acontecimentos da Guerra da Ultima Aliança. Depois daquela catástrofe com os homens e orcs nos pântanos, podemos dizer que essa região passou para os domínios de Mordor? Ou seria um território neutro?
 
Eu acho que, com a aproximação da Guerra do Anel, os Pântanos passaram a pertencer efetivamente aos dominios de Sauron (assim como Ithilien).
 
Gondor passa por um processo de regressão de território com o final da segunda era...e acredito que que os pantanos também são do dominio de Mordor...
 
Mas é um domínio relativo esse de Mordor que vocês estão comentando. Sauron não chega a utilizar os pântanos como base ou algo do tipo. O mesmo valendo para Gondor, que a princípio tinha posse do local.
 
Não lembro do livro citar sobre de quêm é a posse do pantano. Especulo que seja de Mordor porque lá teve o cenário das ultimas batalhas na segunda era com a ultima aliançaentre elfos e homens...
 
acho que an importancia dela vem na questao geologica. Para se chegar á Mordor indo pelos pantanos é muito mais rapido, como o proprio Smeagol disse. Temida em parte condordo por ser um local de dificil locomoçao, quem não souber o caminho, acaba se perdendo feio no labirinto que o pantano se torna...
 
Na verdade não creio que seja fácil de se perder, aparentemente é um vale, só que com pântanos, não tem erro, é só olhar pro Mount Doom e desviar onde precisar, e não "seguir as luzes"
 
Eu, como leigo, vejo os Dead Marshes como uma zona neutra. Me parece uma área esquecida, sem importância, temida até... Smeagol estava pouco se lixando pro perigo.

Eu tenho um pensamento parecido com o seu. Acho que os Pântanos se convertem num conceito de "Terras de Ninguém", mas que se formaram (creio) em razão da influência necromântica-metafísica que Sauron exercia sobre o próprio Solo, a própria terra. Acho que é parecido com esta análise:

Cara, tinha debatido um pouco o que seriam essas "coisas" presentes nos pântanos, e realmente, me parece que seriam entidades espirituais, um legado da brutalidade, da carnificina e da mortandade sem precedentes ocorrido naquele local, ou quem sabe um ato de "escarnio" por parte de Sauron, haja vista que os mortos ali tombados encontravam-se próximo à esfera de influência de Sauron, e ele que dominava espectros ou escravizava espíritos, poderia estar utilizando-se desse conceito para criar esse mega cenário de morte (lembrar que Sauron usa espectros para criar ilusões), uma forma de "aparentemente" dizer: o sacrifício de tantos fora em vão, a guerra travada fora supérflua e os que aqui jazem irão ser torturados e destronados por todo o sempre.

deadmarshes.jpg


amdir.jpg


Um cenário de morte e devastação como um (me parece) paralelo do que Tolkien vivenciou na 1ª grande guerra:

Dead-marshes.jpg


vide:

passendale.jpg


Agora não sei porque sempre me pareceu que o cenário espiritual-tormento das almas escravizadas e torturadas por Sauron sempre me remeteu aquele conceito espírita do Umbral, só que numa escala adulterada, uma decorrência da "falsificação" do conceito do "domínio de Mandos" que eu citei no meu último post:

umbral.jpg


Dead_marshes_smaller-930.jpg
 
la deve ter alguma coisa enfeitiçando a sua percepçao...se não os proprios Orcs usariam essa passagem não acha?
 
Os pântanos podiam ser considerados como área de fronteira porosa para aqueles que governavam Mordor. Os soldados orcs de Sauron preferiam patrulhar o caminho ao redor do pântano do que entrar nele e os Nazgul o patrulhavam por cima fazendo vista grossa.

Por sinal durante a época da construção da torre de vigilância em Mordor pelo reino dos homens poderíamos considerá-la como uma das fronteiras do reino porque os homens nos dias antigos costumavam subir em barcos pelo rio e fazer explorações acima das quedas de Rauros e realizar até mesmo algum comércio. Em havendo ruínas de construções acima da área das cataratas (de onde a água vinha e que originava o pântano) ele ficava sob a guarda de quem efetivamente governava tanto o rio quanto Mordor. Em outras palavras, Gondor possuiu as duas áreas (rio e Mordor) por um tempo e o pântano estava entre elas.

Quer dizer, depende também da época e do que consideramos como poder de governo na prática.

Posteriormente Sauron assume a terra de Mordor e apenas o rio fica nas mãos dos Gondorianos tornando os pântanos uma área de disputa pouco interessante, devastada e menos vigiada para ambos os governos Sauron e Gondor.

Por isso, geopoliticamente falando e pelo histórico de ser disputado por uma batalha numa época que o pântano não existia, ele foi considerado no futuro uma parte da linha vermelha entre dois exércitos e que todos se afastaram e fugiram para não serem esmagados entre as duas forças que se enfrentavam.
 
Última edição:
Malévolo! É a melhor definição para o Pantano dos Mortos. O que reside ali, eu gosto de pensar nesta visão de "Umbral" também. Pode até ser que Sauron seja o responsável por mantê-los ali ou eles estejam ali buscando vingança e vigilância a Sauron afinal os enviados dele não passavam pelo Pantanos.
 
Também acho que é literalmente, uma terra morta e de ninguém, podendo ser considerada uma zona neutra, que não recebia atenção de ninguem. E eu acho que é um dos motivos que foi o caminho escolhido por Smeagol.
 
Geograficamente pertence a Gondor, mas até a queda final de sauron tornou-se "terra de ninguém".
 
Após a queda de Sauron, os gondorianos mantiveram toda a região (incluindo Mordor até o Mar Nurnen) sob seus estandartes. O que não significa que eles tivessem o poder para purificar aquela terra que, com a diminuição do sangue real do Norte e o crescente retorno de Sauron, a região de Dagorlad transformou-se nos Pântanos Mortos.

Sendo que, através das artes do Senhor do Escuro, espíritos foram enviados para assumir a aparência de homens e elfos de Lindon para atrair viajantes incautos e patrulheiros que se aventurassem por aquela região.
 
.

Penso que eram almas de homens, elfos e de espíritos que assumiam formas "órquicas" aprisionadas ali por algum encanto de Sauron.

.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo