Mas o fato de Mandos ser o unico em Arda com o poder de reter o espirito apos a morte eh relatado na obra, eu lembro de uma discussao parecida com essa fonte ahahah.
E aih tambem depende da definicao de necromancia que voce quer.
1 - No universo Tolkien ela nao bate muito bem com o que tem de costume nos universos de RPG. Os dados que o Legendarium te da nao permitem tracar um perfil certo do que era considerado magia ou necromancia na obra de Tolkien, essas fatores servem para mostrar a misticidade da obra... voce pode chegar em denominadores comuns, mas ainda assim, uma visao diferente destes denominadores pode ser igualmente plausivel (falei dificl agora
). Anyway, isso eh uma questao que fica em pauta pra quase todo sempre, igual origem dos orcs e asas de balrog.
2 - E o termo Necromante eh utilizado apenas n'O Hobbit se nao me engano. Que como foi o primeiro livro publicado, com tematica mais infatil, e na epoca, nao diretamente ligado ao legendarium como um todo (isso ainda era soh na cabeca do mestre)... alguns desses elementos que sao expostos n'O Hobbit, o caso do necromante por exemplo, podem ser substituidos ou destacardados pelos conceitos mais maduros e trabalhados do resto do Legendarium.
Eu lembro que tinha uma discussao, mostrando que certos "conceitos" passados n'O Hobbit poderiam ser "minimizados" por causa da forma como o livro foi escrito.
Quanto ao pantano, eu vejo da seguinte forma:
Geograficamente ele deveria pertencer a Gondor, mas por ser a area que era nao interessava nenhuma das partes, nao era utilizada/visada.
Do ponto de vista de Mordor: deslocar tropas num pantano eh dificil, Sauron tinha outras rotas mais faceis ali perto... e o caminho nem precisava ser patrulhado/vigiado, tambem por esse motivo.
Ja do ponto de vista de Gondor: era um local de agouro, das batalhas que ali aconteceram.. sem falar que eh um pantano e eh dificil o acesso, etc
et al. Volto a enfatizar o fato de ser um local de agouro, principalmente para os humanos, nao ha porque manter uma vigia ali perto se nao apresenta um perigo de vinda do inimigo muito grande e ainda eh assombrado pelas batalhas passadas em que muitos morreram.