• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Garoto de 6 anos tentando cursar faculdade

Tirar a infância do garoto pra quê? Pra ele ser um adulto deprimido?
Tem coisas realmente importantes que nós só temos a oportunidade de aprender e fazer na infância (como comer trevos! :dente: ).
É horrível imaginar um garoto de 6 anos tendo que passar por tudo o que nós passamos com a faculdade.
 
Balbo Bolseiro disse:
Eu não vejo qual é a diferença de ter sido a 200 ou 5000 anos atrás, mas o que você disse está certo (Mozart não era alcoólatra, a propósito). Uns superam as dificuldades, outros se degeneram.

Balbo... você está desconsiderando um negócio importante: a escolha tem de ser do garoto.

Claro que a abertura de caminhos para ele é importante, mas quanto será que é escolha dele próprio ou que ele PENSA que é escolha dele?

Tipo, hoje em dia as pessoas escolhem caminhos para "ser feliz" que normalmente implicam em "ter sucesso". Isso todo mundo sabe, né? Mas então... quando tentamos aplicar a nós mesmos: conseguimos ver o mesmo tipo de obscessão que diagnosticamos no resto do mundo?

Eu por exemplo... volta e meia me pego "poxa, a lara já é professora no ITA e a patty no mackenzie", como se O CAMINHO de minhas amigas tenha de ser efetivamente bom também para mim. Não é muito diferente de pessoas que ficam amargas porque o resto dos amigos casou e só fulano ficou para solteirão, percebe?

Mas voltando ao garoto...

Pode ser que ele seja um autista, como outro prodígio com memória fotográfica que apareceu num documentário semana passada, Pode ser que ele seja como Rainman, e fique feliz no seu mundo, ou pode ser que ele queira ter ligações com as pessoas, como o menino que ganhou o jogo do colégio e até conheceu George Bush (não que isso seja coisa boa, mas...)

Imagine que ele seja apenas Rainman. Então que ótimo porque independente de conseguir se relacionar com as pessoas, ele está fazendo o que gosta. E mesmo que elas fiquem "enchendo o saco" ele não se conecta e não liga para a amolação, e por isso ele não vai se "encher" da coisa que gosta, por causa de outro fator que não tem nada a ver com a atividade que escolheu. (como a pessoa que diz que gosta de cantar, mas que desiste por conta da tietagem, ou da pessoa que gosta de algo mas que fica "entediado" quando vira "rotina")

Mas e se a inteligência dele foi a forma que descobriu para atrair atenção e simpatia das pessoas? A admiração e amor das pessoas? (incluindo pai e mãe)

Entenda que em termos emocionais, somos todos bebês: tentamos desde que nascemos chamar atenção, no começo para sobrevivência, e depois com o desenvolvimento do afetivo/emotivo... bem, também para sobrevivência porque aprendemos a "precisar" amar e ser amado, cuidar e ser protegido, e isto é essencial para a sobrevivência de animais sociais (elefantes, gorilas, etc).

*****

Então estamos falando de um menino prodigioso. Se no mundo moderno, tornou-se obrigação da sociedade proteger crianças "comuns", carente e marginalizadas, para que desabrochem e sejam "úteis" por muitos anos, no caso dos prodígios então seria lícito nos omitirmos porque que ele tem uma "vantagem" em relação aos outros? (Violência doméstica, é menos pior quando acontece dentro de uma família rica?)

Chamo atenção para esse cuidado é necessário, para que o dom realmente seja uma benção e não uma maldição para A VIDA DO PRÓPRIO INDIVÍDUO. Pois decerto que ganhamos muito com Mozart, mas e o próprio Mozart?

Sim, ganhou a imortalidade fama eterna... mas era isso mesmo o que Mozart queria, ou o que ele PENSOU que queria?
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Quem leu as duas reportagens inteiras pôde ver:
Apesar de todo o seu possível dom ele é ainda uma criança normal que brinca com os amigos e as vezes esquece de fazer as tarefas de casa.

Só quem é muito próximo pode dizer se o garoto estuda livros de medicina por diversão ou puro interesse ou existe um pouco de forçação de barra sobre ele.

Ele disse também que "Quero ser médico para curar as pessoas" é algo exatamente igual grande parte das crianças quando tratam de qual profissão querem seguir quando ficarem maiores, seja bombeiro, policial ou qualquer outra coisa, mas ele está podendo ter a oportunidade de já começar a trilhar o caminho para realizar isso, ao contrário das outras crianças que no máximo sonham com a profissão. Pode ser que ele siga a profissão e se torne feliz ou então como a maioria das crianças, acabe mudando de idéia e mais tarde mude de profissão (o que me parece meio difícil). O grande problema é a maturidade que ele vai ter quando finalmente puder utilizar seu conhecimento em uma profissão. Em alguma hora vai acabar essa aparente noção de brincadeira que ele tem de tudo que está acontecendo. Não é possivel também jogar muitas responsabilidades em cima de uma pessoa tão jovem e os melhores profissionais são os que assumem as maiores responsabilidades e isso já deve começar na faculdade.

O garoto nem chegou na "aborrecência" ainda, aí sim tudo pode ser imprevisível.
 
Última edição:
concordo q seja imprevisível como ele será, talvez ele vire um louco psicopata que assassine todas as pessoas que assistiram as conferências dele, depois se disfarce de médico na Austrália e descubra uma cura para a gripe aviária, então ele curaria as pessoas para depois matá-las.
Acho que fui específico demais...
 
A parte da brincadeira é interessante você levantar Metz... na verdade é legal quando aquele momento da criança onde há união do divertimento, o prazer às responsabilidades do trabalho. (como quando um menino fica orgulhoso por ajudar a segurar a mesa para o pai consertar, e isso não mais acontece quando ficamos grandes e achamos um saco ter de ajudar a consertar a mesa com o pai)
 
Shantideva disse:
Se ele é inteleigente hoje, vai continuar sendo aos 18.

Debatível, tem vários estudos que dizem que a genialidade ocorre em idades bem prematuras (~21 anos). Se ele perdesse 5 anos de pesquisa, poderia ser uma grande perda pra humanidade até.
 
Meu deus.. pra que fzer a criatura perder anos de experiências normais com pessoas da sua idade?
Ótimo que ele seja um gênio.. mais acho que certas coisas tem seu tempo..
 
Ele não é genio... pra falar a verdade ehe eh uma mutação *BLUUM! X MEN!*
Ele não tem a habilidade de perder informações (esquecer) como qualquer outro ser humano, por isso ele se lembra do que ele fez no dia 3/04/00 como se fosse ontem (mesmo ontem eu ja me esqueci!). Ele é um genio, não porque tem uma lógica fantastica, mas simplesmente porque não consegue esquecer as coisas! Sinceramente... não sei se eu gostaria de ter esse "dom".
 
The_King_Arthas disse:
Se ele perdesse 5 anos de pesquisa, poderia ser uma grande perda pra humanidade até.

Como vc conseguiu ser tão insensível para com o próprio garoto? Parece que vc pensa nele como um objeto que se usa para benefício próprio! Não nego que seria um perda, mas pedra maior será ele perder a alegri da infância e ir direto para a idade adulta. Por mais que ele seja um gênio, ainda assim ele é uma criança e deveria viver como uma.
 
Se ele quiser ser.

Ninguem aqui nem sequer conhece o muleque pra saber o q q vai fazer ele feliz ou não. É meio genérico demais ficar discutindo isso.
 
Pelas chamadas, ele não é um gênio. Ele não é um super-sabe-tudo. Ele apenas tem boa memória.

Ele decorou o assunto, foi lá, fez conferência. Eu te faço uma conferência de bem mais de 40 minutos sobre Senhor dos Anéis, e isso não significa que eu tenha alguma idéia do que seja uma batalha ou sequer um dia de viagem a pé.

Ele só tem boa memória, lembra bem do que leu. Só isso.
 
Sano disse:
Como vc conseguiu ser tão insensível para com o próprio garoto? Parece que vc pensa nele como um objeto que se usa para benefício próprio! Não nego que seria um perda, mas pedra maior será ele perder a alegri da infância e ir direto para a idade adulta. Por mais que ele seja um gênio, ainda assim ele é uma criança e deveria viver como uma.

Cara, ele não vai conseguir viver como uma criança normal de forma alguma.
 
E vc acha q eu não sei disso? Eu disse q toda criança deveria viver como uma criança, não que isso aconteça muitas vezes.
 
Sano disse:
E vc acha q eu não sei disso? Eu disse q toda criança deveria viver como uma criança, não que isso aconteça muitas vezes.

Então qual seu ponto? Deixe ele tentar e não conseguir viver como uma criança?
Além do que, tem uma boa chance do menino querer isso para ele, mesmo que não saiba todas as conseqüências disso. Muitos jogam fora a adolescencia para entrar numa universidade muito boa.
 
Nego tb esquece que tem pessoas que gostam de estudar.....Não é essa imagem demonizada e diabolica que temos aqui onde estudar é a pior coisa do mundo, matar aula é uma conquista e tudo mais.....
Se o muleque se diverte aprendendo e passando adiante nessas palestras aí, não sei pq isso faria dele infeliz.....Ou q seria uma situação pior do que ele ficar na rua soltando pipa ou brincando com pião....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo