• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf... O Negro?

Eu estava com a idéia desse tópico já faz um tempo, mas estava meio esquecida no meu conturbado cérebro. Porém, o tópico da Buliwyf ("O teria acontecido se Galadriel...") me fez lembrar desse assunto, pois é um tópico na mesma linha.

E aí vem a pergunta:

(SdA, p. 63 (nova impressão), Livro I, cap. II ("A sombra do passado"):

"(...) — Mas tenho tão pouco dessas coisas! Você é sábio e poderoso. Você não ficaria com o Anel? (...)"

O que aconteceria se Gandalf, indagado por Frodo como acima, responderia, em vez da história conhecida, "Sim. Tudo bem, me passe o Anel."? Estaria surgindo aí um "Gandalf, o Negro"? O que vocês acham?
 
A mesma coisa que eu disse.....
porém Gandalf teria mais chances de vencer em uma batalha contra Sauron, por ser um Maia tb
Mas o Anel é feito por Sauron, e só ele pode usá-lo com um propósito desejado e der certo.....ou seja.... Sauron dominaria o Um
Ou então gandalf viraria sim, Gandalf, O Negro..... :| :|
 
Ele se tornaria um tirano, e um grande tirano que realmente rivalizaria com Sauron, podendo tomar-lhe o poder e se tornar o grande tirano de Arda. Ele era de grande poder e de enorme sabedoria sobre Arda. Sim, ele realmente poderia tomar o lugar de Sauron, pois ele conseguiria desvirtuar qualquer ataque contra ele feito pelo Sauron ou pelos seus servos.

Sobre Galadriel, está lá. :mrgreen:
 
Concordo com o fato de que Gandalf teria mais chances, mas não apenas "O Negro". Na verdade ele teria todas as cores como Saruman desejou.(Probleminha para os Valar).

Na verdade não é "da" Bulywif, é "do" Buliwyf, erro este que já está rponatemnte perdoado, meu caro Olórin!!


Buliwyf, orgulhoso filho de Hygilliak, amigo dos anões, ferreiro vermelho.
 
Aconteceria a mesma coisa do que com a Galadriel... apesar do Gandalf ter mais chances de confrontar Sauron...
 
Eu até concordo que Gandalf viraria um tirano ou coisa parecida, mas não seria automático, como no momento que colocasse o anel no dedo.
Ele é um maia que luta contra Sauron e pela paz na Terra Média. Ele com o anel no dedo iria confrontar-se com o anel, até futuramente ser corrompido... Não penso que ele se entregaria facilmente.
 
Tem uma carta em que Tolkien descreve o que ocorreria. Se não me engano é a 246. Vou procurar e posto ela.

EDITADO

Êi-la: :)

Dos outros poderia-se esperar que só Gandalf fosse capaz de enfrentá-lo - sendo emissário dos Poderes e uma criatura da mesma ordem, um espírito imortal que tem uma forma física visível. No “Espelho de Galadriel”, 1381, parece que Galadriel pensava-se capaz de controlar o Anel e suplantar o Senhor do Escuro. Se fosse, então também eram os outros guardiães dos Três, especialmente Elrond. Mas esta é outra questão. Era parte do artifício essencial do Anel encher as mentes com imaginações de poder supremo. Mas este o Grande tinha considerado bem e tinha rejeitado, como é visto nas palavras de Elrond ao Conselho. O rejeição de Galadriel da tentação foi fundada em pensamento e resolução prévios. Em todo caso Elrond ou Galadriel teriam procedido na política agora adotada por Sauron: eles teriam construído um império com grandes e absolutamente servis generais e exércitos e máquinas de guerra, até que eles pudessem desafiar Sauron e destruí-lo à força. Confrontação com Sauron sozinho, sem ajuda, cara a cara não era considerada. Pode-se imaginar a cena em que Gandalf, digamos, fosse colocado em tal posição. Seria um equilíbrio delicado. Em um lado a verdadeira submissão do Anel à Sauron; no outro força superior porque Sauron não estava de fato de posse, e talvez também porque ele estivesse mais fraco pela longa corrupção e despêndio de vontade dominando inferiores. Se Gandalf fosse o vencedor, o resultado teria sido para Sauron igual à destruição do Anel; este teria sido destruído para ele, levado para sempre dele. Mas o Anel e todos seus trabalhos teriam resistido. Este teria sido o mestre no final.
Gandalf como o Senhor do Anel teria sido muito pior que Sauron. Ele teria permanecido “correto”, mas correto em seu ponto de vista. Ele teria continuado a governar e ordenar coisas para o “bem”, e o benefício de seus assuntos de acordo com sua sabedoria (que era e teria permanecido grande).

[O rascunho termina aqui. Na margem Tolkien escreveu: “Assim enquanto Sauron multiplicava [palavra ilegível] mal, ele deixou o “bem” claramente distinguível dele. Gandalf teria feito o bem detestável e teria parecido com o mau.”]

O link:

http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=587&Pag=3
 
Buliwyf disse:
Na verdade não é "da" Bulywif, é "do" Buliwyf, erro este que já está rponatemnte perdoado, meu caro Olórin!!

Depois que eu vi com mais atenção seu perfil é que eu reparei meu engano. Mil desculpas, caro anão! :mrgreen:

Ah, achei muito interessante esse rascunho de Tolkien, Ringil. E me parece que Gandalf com o Um Anel seria uma realidade ainda mais sombria do que eu pensava.
 
Mas que o velho Gandalf é forte, isso é indiscutível...Como o próprio Tolkien cita na carta, talvez só Gandalf tivesse chance de vencê-lo em seu próprio jogo, mas o preço seria alto demais... :eek: :disgusti: :twisted: :roll:


Buliwyf, filho de Hygilliak, amigo dos anões...
 
Buliwyf disse:
Mas que o velho Gandalf é forte, isso é indiscutível...Como o próprio Tolkien cita na carta, talvez só Gandalf tivesse chance de vencê-lo em seu próprio jogo, mas o preço seria alto demais... :eek: :disgusti: :twisted: :roll:


Buliwyf, filho de Hygilliak, amigo dos anões...

Gandalf era forte sim, como todo ainur é forte, mas sua força maior residia na sabedoria.

Gandalf temia ter que confrontar Sauron, pois ele sabia que Sauron era um dos mais poderosos dos Maiar.
Nos Contos Inacabados, você vê que Olórin não queria assumir a missão, porque ele temia Sauron, e foi exatamente por isso que Manwë quis que Olórin fosse seu escolhido.

(note-se novamente que os maiar de Aüle sempre foram péssimas escolhas....hehehehe....Sauron...Saruman... :roll: )
 
Sim.....mas sem o Anel Sauron estava mais fraco....muito mais fraco....e apesar de ter recuperado grande parte de sua força, não se sabe ao certo se Gandalf conseguiria enfrentá-lo e vencê-lo, usando seu Anel.
 
As pessoas sempre tendem a encarar 'Poder' como 'Força Física'. Sauron temia, talvez mais do que a força de Sauron, ter um destino como o de Sauron. O Poder, o controle, corrompe, influencia.

Gandalf usuaria o Um, o Poder de Sauron, pra tentar trazer o bem completo ao mundo, mas o bem sob a sua própria ótima, basicamente uma anulação da vontade de cada um em prol da vontade de Gandalf.
 
De fato, a observação do Deriel está corretamente fundamentada nas raízes da psicologia. O ser humano(homem, já que todos os Elfos teriam partido e os anões se enfiado no coração das montanhas do planeta), este ser humano é pleno de contradições provocadas desde quando este toma consciência de sí mesmo(Paraíso Perdido de Freud). Sendo Gandalf dententor de tal poder ele realmente tentaria aplicar sua visão ao resto de Arda, em detrimento da vontade de todos os outros...O fim seria o mesmo por outros meios...



Buliwyf
 
Gandalf se tornaria um tirano. É isso que seria terrível, pois ele baniria o que ele via como o mal só sob sua ótica. Ele acabaria por impor a sua vontade aos outros. Dessa forma ele faria com que o mal e o bem se confundissem, pois continuaria sendo justo e tentaria beneficiar os povos da TM. Mas ao mesmo tempo seria um tirano, um cerceador da liberdade. Assim terminaria o limite clarto entre o bem e e o mal que existia com Sauron. Pois este em sua tentativa de dominar a TM polarizou as pessoas entre os seus aliados e seus inimigos. E assim indentificou o seu lado como o mal e o outro como o bom, independendo das ações de cada lado. Mas Gandalf tornaria o lado bom corrompido, e assim não distingüível do mau. É por isso que ele seria ainda pior que Sauron.

P.S. Essa foi a mensagem mais mal escrita da minha vida.
 
Gandalf se tornaria um tirano. É isso que seria terrível, pois ele baniria o que ele via como o mal só sob sua ótica. Ele acabaria por impor a sua vontade aos outros. Dessa forma ele faria com que o mal e o bem se confundissem, pois continuaria sendo justo e tentaria beneficiar os povos da TM. Mas ao mesmo tempo seria um tirano, um cerceador da liberdade. Assim terminaria o limite clarto entre o bem e e o mal que existia com Sauron. Pois este em sua tentativa de dominar a TM polarizou as pessoas entre os seus aliados e seus inimigos. E assim indentificou o seu lado como o mal e o outro como o bom, independendo das ações de cada lado. Mas Gandalf tornaria o lado bom corrompido, e assim não distingüível do mau. É por isso que ele seria ainda pior que Sauron.

P.S. Essa foi a mensagem mais mau escrita da minha vida.

mal escrita nada, vc disse tudo... gandalf realmente usaria o anel para o bem, soh q bom de acordo com o ponto de vista dele.... como disse o ringil ele acabaria confundindo o mal com o bem... o seria algo muito perigoso...
 
gandalf tentaria usar o anel para o bem mas no fim ele só faria o mel,com certeza se gandalf pegasse o anel ele poderia vencer sauron e se colocaria no lugar dele no começo gandalf resistiria mais no fim ele seria como sauron,ele seria um novo senhor do escuro.
 
Não é bem assim. Gandalf não seria mau como Sauron foi, e por isso seria pior. O Anel tornaria ele um tirano, mas não um adorador de Morgoth.
 
Não sei... talvez Gandalf fosse como Sauron. bastaria os homens e elfos se recusarem a obedecer ele... e tb, é muito mais fácil dominar orcs do que homens ou elfos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo