1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf era o Maiar/Istari mais poderoso?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Olórin o Sábio, 8 Jan 2014.

  1. Olórin o Sábio

    Olórin o Sábio Usuário

    Antes de tudo só quero dizer que já li quase todas as obras principais do J.R.R Tolkien, incluindo o Silmarillion e só não li O Senhor dos anéis a sociedade do anel e o Retorno do rei rsrs eu digo "não li" pois meu livro antiguíssimo foi perdido e não lembro muito.


    Como cita no Silmarillion, que quando a floresta verde começou a virar a floresta das trevas foram enviados os Istari ou magos e cita que Curunír ou Saruman era o mais velho e o primeiro a chegar na Terra Média, porem era menos íntimo com os elfos e Elrond. Pg 381~382

    Mas logo no início do livro, cita Olórin ou Gandalf como o mais sábio entre os Maiar no qual dava varios conselhos aos outros, deixando os tristes felizes ou algo do tipo.

    Chegando nessa conclusão parece que Gandalf foi pensado primeiro do que Curunír tornando-o mais poderoso? Pois ele é um dos primeiros Maiar citados e Curunír não é citado nisso.
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Bem, em primeiro lugar, é Maia e Istar no singular. Maiar e Istari são plural.

    Inicialmente, Saruman era mais poderoso que Gandalf. No entanto, a exemplo de Morgoth e Sauron, acabou dissipando seu poder em suas obras, ficando enfraquecido. Creio que podemos afirmar que, no final do Senhor dos Anéis, Gandalf havia se tornado mais poderoso.

    Creio que o fato de Gandalf ter sido citado antes é apenas por causa da sua importância na história, não existindo correlação entre ordem de aparência e poder. Além disso, cabe lembrar que há Maiar bem mais poderosos que os dois, como Eonwë, Ossë e Sauron.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Olórin o Sábio

    Olórin o Sábio Usuário

    Sauron não era bem um Maia, ele foi corrompido e mesmo assim Morgoth dito tanto como poderoso levou vários cascudos de Tulkas que era um Vala BEM menos poderoso, Eru pensou primeiro em Melkor como sendo mais poderoso, mas o mesmo levou porradas do Tulkas.



    E mais uma dúvida, porque Sauron era mais poderoso e foi expulso pelo conselho branco de Dol Guldur? Acredito que o principal destaque no conselho branco foi Gandalf que foi decisivo, se ele era mais sábio porque não mais poderoso? Mesmo sendo o Cinzento não quer dizer que ele tinha um Fána menos poderoso que o de Saruman o Branco.
     
    Última edição: 8 Jan 2014
  4. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    O fato dele ter sido corrompido não o torna menos Maia, visto que sua essência espiritual, digamos assim, não foi afetada.

    Bem, é importante notar que naquela época era mais vantajoso para Sauron retirar-se de Dol Guldur, a fim de se reestabelecer em Mordor. Além disso, não é porque Sauron era mais poderoso que ele ganha TODAS as lutas contra um adversário menos poderoso, né. As coisas não são simples assim. Como você notou, Melkor, no auge do seu poder, levou um pau de Tulkas, Sam derrotou Laracna, o próprio Sauron foi morto por Elendil e Gil-galad, etc. Por fim, Sauron, ao ser expulso de Dol Guldur, estava sem o Um Anel, onde ele havia depositado grande parte de seu poder.

    E um último detalhe: Saruman e Gandalf, enquanto o Cinzento, usavam hröar e não fánar.
     
  5. Olórin o Sábio

    Olórin o Sábio Usuário

    Perdoe-me o equivoco, errei ali e comentei como "O cinzento" mas na verdade eu quis dizer o Branco!

    Dizendo assim, Fána é um corpo menos limitado, mas digamos que Saruman não usava nem mais de 5% seus poderes e sempre se ocupava em saber sobre o Um Anel, já Gandalf estivera em batalhas e fora uma das cabeças mais importantes no assalto a Dol Guldur, e enfrentou um Balrog um servo de Morgoth que pra mim era apenas pouco menos poderoso que Sauron mas muito menos sábio e inteligente, porém um Balrog é um servo de Morgoth, e como Morgoth criava tudo do contra, Elfos~Orcs, eu cito Maia~Balrogs (seres BEM menos sábios), e digo que Sauron antes de ter feito o anel seria menos poderoso que esses Maiar e ele não era tão sábio assim como eles por ter sido muito alterado por ser um servo de Melkor/Morgoth, tornando-o menos sábio assim como Melkor que era considerado o mais poderoso por Eru se mostrou menos.
     
  6. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Assim, ó: poder e diferente de sabedoria. Morgoth era o Ainu mais poderoso (isso é citado por Tolkien diversas vezes) e se mostrou de uma falta de sabedoria tremenda. Gandalf, muito menos poderoso que Sauron, se mostrou mais sábio. E assim vai.

    E Eru não "considera" as coisas. Ele sabe das coisas, afinal, ele é o Criador.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar