• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf é mais que humano??

Tarim

Já fui Ulmo, o Grande! Agora diminui...
Eu queria saber se GAndalf é mais que Humano.Um amigo me disse que ele era um Maia????Será que ele é tão poderoso quanto Sauron, ja que Sauron tambem e um Maia, sera????????? :o?:
 
Tipo, ele era um maiar da raça dos ainur, ele encarno com esse corpo humano e é chamado de istari, mas É BEM MAIS q um humano
 
Ora vejamos:

Gandalf não era de maneira nenhuma um humano. Um humano não possuí magia, poder sub-criativo digamos, pelo menos como Gandalf demonstrou possuír por várias ocasiões. É também fácil observar que Gandalf não morria, tendo vivido cerca de 2000 anos na Terra-Média sem se alterar, tirando um ligeiro envelhecimento que se fazia sentir ao longo dos tempos. Isto torna explicito que Gandalf não era humano, sem hipótese nenhuma.

Gandalf era na realidade um Maia, de nome Olórin, escolhido pelos Valar Manwë e Varda para fazer parte dos Istarí, um Ordem que tinha a missão de vir para a Terra-Média auxiliar através da sabedoria e astúcia os povos da Terra-Média, fazer com que estes se unissem na luta contra o Senhor das Trevas, sem que para isso os pressionassem e obrigassem, sem que para isso usassem demonstrações do seu poder. É também dito que Olória era o mais sábio de todos os Maiar, e isso podemos observar ao longo da trilogia O Senhor dos Anéis.

No entanto, não ibstante a sua sabedoria, Olórin não era o mais poderoso dos Maiar, embora provávelmente estivesse entre os de maior nobreza; nem era sequer o mais poderoso dos Istari - este lugar pertencia a Curunír, Saruman o Branco, também um Maiar. E não era de maneira nenhuma mais poderoso que Sauron. Inclusive Gandalf afirma que temia o Senhor das Trevas, e aliás, esta foi uma das razões porque ele foi preferido pelos Valar: estes não queriam cometer o mesmo erro de anteriormente, em que se revelaram em toda a sua força e esplendor, provocando temor entre os Quendi e desfigurando irremediávelmente Arda. Queriam antes usar a astúcia, sabedoria e inteligência em toda a sua essência, e nisto Olórin era o Maiar mais adequado.
 
Sim, sem dúvida. Eu tive isso em conta quando escrevi o post acima: falei de Gandalf o Cinzento principalmente, pois Gandalf o Branco foi um caso completamente diferente, sendo que após este depor Saruman se tornou no mais poderoso dos Istarí.
 
Acho que já estamos falando de outro assunto mas...

Poder de telepatia? Você não estaria falando sobre o uso dos palantir?

Tenho uma duvida... aqueles tronos, o da visão e audição... que poder estava neles para que quem sentasse no trono lá tivesse esses sentidos ampliados?
 
J. R. R. Tolkien em Ósanwë-kenta Investigação acerca da Comunicação por Pensamento (resumo da discussão de Pengolodh) disse:
"Os Homens têm a mesma aptidão dos Quendi, mas ela em si é mais fraca, e é mais fraca em ação devido à força do hröa, sobre o qual a maioria dos homens tem pouco controle pela vontade"

Mith, todas as raças tem a capacidade da "transmissão de pensamento", mas umas sõa mais evoluídas e dominam esse poder e outras, como os homens por exemplo que tem um curto tempo sobre a terra e não o suficiente para dominar o Osanwë, pois não dominam o próprio hröa nesse intermédio, mas todo sámar tem capacidade para tal e pode ter havido algum mortal que chegou a aprender.

Abertura" é o estado simples ou natural (indo) de uma mente que não está de outra forma ocupada (Nota 2). Na "Arda Não-Desfigurada" (isto é, em condições ideais livres do mal) a abertura seria o estado natural. Apesar de tudo, qualquer mente pode ser fechada (pahta). Isto requer um ato de vontade consciente: Negação (avanir). Pode ser feito contra C, contra C e alguns outros, ou ser um isolamento total voltado para a "privacidade" (aquapahtie).

Claramente Morgoth, e depois Sauron usaram desse artifício para ter informações para seus usos, pq apesar de ngm conseguir "invadir uma mente", esse sáma pode ser iludido a se abrir e dessa forma ter o sanwë explorado. Isso com certeza foi usado contra os homens pelo Senhor do Escuro.
 
Mith disse:
Décimo, depois que Gandalf tirou o poder de Saruman em Orthanc, no capítulo A Voz de Saruman, em As Duas Torres , ele passou a ser o mais poderoso dos Istari (seria bom destacar isso).

Só uma dúvida;quando Saruman se intitula o de Muitas cores, ele mesmo não se exclui da ordem?
Se não , quem determina a posição de cada um na ordem? 8O
 
Não é Turin nem Tuor, mas Huor, e ali não é magia nem telepatia, é pura e simples sabedoria misturada com uma grande esperança e mesmo assim uma concessão rara de Eru Ilúvatar aos homens e elfos que por si mesmos não possuem conhecimento da Música, logo não poderiam saber do futuro.
 
Acho que em nenhum momento um humano demonstrou sinais de magia sem o intermédio de um objeto(anel, palantir) ou de um ser maior(valar, maiar etc...)Mas pensando nisso, como é que os homens do ponente conseguiram magia nos palantir e nos tronos do amon hen???? :o?:
 
Ulmo disse:
Acho que em nenhum momento um humano demonstrou sinais de magia sem o intermédio de um objeto(anel, palantir) ou de um ser maior(valar, maiar etc...)Mas pensando nisso, como é que os homens do ponente conseguiram magia nos palantir e nos tronos do amon hen???? :o?:

Beorn apresentou... :mrgreen:
 
Se não me engano, os Palantíri foram feitos por Fëanor e dado aos hoemns de Númenor pelos Elfos de Tol Eressëa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo