• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo ficou pensativo...

Acredito que tenha sido pela influencia do Um sobre ele, tanto que ele chega a hesitar. Mas depois ele deve ter percebido que iria sentir saudades daquilo tudo, afinal ele queria aventuras, e conseguiu uma BEM grande.
 
A questão também, não é de Frodo ter se tornado pensativo, mas os quatro hobbits voltaram muito mais maduros da Guerra do Anel, pois sofreram muito, se alegraram muito, viram que o mundo não era aquela alegria do Condado, que havia guerra, maldade, e sentiram pelas mortes de amigos "inesperados" como Boromir e Théoden.
Eles amadureceram muito.
E Frodo sofreu muito, carregou um fardo capaz de corroer o mais nobre dos elfos, se carregado por tanto tempo, e na direção da escuridão que o criou.
E suas feridas não cicatrizariam mais....
 
Sim, todos os hobbits voltaram para casa muito mais maduros e experientes (Merry e Pipin mais altos tambem), mas Frodo, creio eu, foi o que sentiu o maior efeito disso, já que sua carga foi maior, não obstante, San tambem foi em direção á sombra, e carregou o anel por uma certa distância, além é claro, de estar sempre amparando o Sr. Bolseiro.
 
Smawise foi essencial, e de "meio-sábio", "simplório", nada tinha seu coração.
Foi realmente uma das personagens necessárias à conclusão da história, sem ele teríamos tido rumos muito diferentes.
 
Mesmo porque os hobbits nem tinham conhecimento do que acontecia, desde o início, graças aos guardiões que patrulhavam suas fronteiras. Só quando os guardiões sairam de lá e eles começaram a ver a verdade e, ainda no final, no expurgo do condado, que a gente pode ver que eles reagem, mesmo que de forma bem tímida.

O Expurgo é onde a gente consegue ver bem a mudança que ocorreu com os hobbits. Todos os quatro voltam mudados e eles não aceitam o que está ocorrendo no Condado e sob a liderança deles que todos os hobbits reagem.

Apesar de desaprovar a alienação dos hobbits, não acredito que Frodo ame menos a eles ou ao Condado, mas apenas uma pequena mágoa por não se darem conta de que o mundo é bem maior do que eles supõem.

Mesmo quando Saruman ataca o Condado, fazendo finalmente os efeitos da Guerra do Anel chegar ao Condado, eles só reconhecem as façanhas de quem salvou o Condado, desconsiderando Frodo, por exemplo.

Verdade, Pippin e Merry que ficam famosos por salvar o Condado e pode ser que Frodo apenas fique sentido por não ter reconhecimento mas ainda não acho que ele desaprove a alienação do povo do Condado por que isso faz parte deles, eles não se preocupam com coisas grandes que possam estar acontecendo, eles gostam de ter uma vida simples.
 
Última edição:
Não seria uma desaprovação, mas seria possível analisar analogamente uma crítica à sociedade inglesa da primeira metade do século XX.
 
O facto de ter perdido o anel da maneira como Frodo tinha perdido(praticamente gollum tirou o anel de frodo pela força) e depois conjugado com todos os acontecimentos depois do anel ser destruido abateu bastante com Frodo e nao acho que podemos afirmar que foi por isto ou por aquilo, mas sim pelo conjunto de coisas que aconteceram, no plural.

Frodo tambem estava pensativo, mas acho que o sentimento que ardia mais dentro dele era a tristeza.
Pelo rumo que as coisas tinham ocorrido...

É coisa para abater qualquer um e não apenas frodo Baggins
 
Creio que a colocação de "pensativo" se refere ao fato de que, ao fim de todas as coisas, Frodo percebe que aquela jornada na qual ele havia embarcado não possuía uma "jornada de volta", e que mesmo tendo "salvo" o Condado, não havia salvo-o para ele mesmo, e nem mesmo salvo sua permanência em Endor.
As feridas não se curavam, e tudo que houve, como bem colocou Riku, culminou nesse entristecimento, desgosto por continuar uma antiga vida que não mais existe.

Abraços.
 
No final das contas, acho que só nos momentos em que Tolkien destaca no livro a "apatia" de Frodo, ou seja, quando ele passa perto do Topo do Vento e, salvo engano, quando passa perto do rio onde os Nazgûls tomaram um "caldo", é que se pode dizer que há um motivo especial para ele se sentir mal, o que, obviamente, é a ferida causada pelo Rei Bruxo.
No mais, esse estado pensativo dele é simplesmente o resultado da soma de todos os fatores já mencionados aqui.
Até mais!
 
acho q já devem ter dito isso, mas frodo nao é o único q ficou desse jeito após a jornada. creio, q uma viagem tão grande quanto essa, e uma missão tbm tão grande, tenha-o feito refletir diversas coisas. se vc levar em consideração q ele carregou anel, guiou sam (e vice-versa) por uma terra q ele nao conhecia, e q teve de se aliar com o adversário (gollun) para poder completar a jornada, isso é um fardo, nao só desgastante, mas tbm emocional.
ele viu batalhas e tudo mais, para alguém q estava acustumado apenas com a quietude do condado. e, sem contar q ele tbm viu o próprio condado sendo destruido, com todas as pessoas q ele amava. e isso, duas vezes! (uma no Espelho da Galadriel, e outro nos capitulos finais do Retorno do Rei, q se nao me engano se chama o Expurgo do Condado).
bem, isso acabou fazendo-o perceber q a vida é mais séria do q é. assim, como os outros hobbits tbm perceberam, pois nao podemos esquecer de pippin e merry, q apenas aprontavam...

ps. Frodo se tornou meio "emo" :lol:
sem preconceito...
 
E Frodo, ao fim da jornada, já era um senhor de meia-idade, totalmente diferente do Frodo "forever young" do PJ. Ele não tinha família, apenas Bilbo, havia terminado o Livro Vermelho do Marco Ocidental e ainda sofria com os ferimentos deixados pelo Um e pela adaga Morgul. Mentalmente, Frodo já se cansara da T-m mais rápido do que Bilbo.
 
Se Frodo tivesse voltado da jornada e não tivesse mudado é que seria preocupante.
Durante a jornada ele e toda a comitiva passaram por momentos que jamais poderiam se esquecer. Frodo aprendeu a dar valor a coisas simples, como sua casa, as comilanças hobbits, sua cama e principalmente à AMIZADE. Ele aprendeu com seres muito mais sábios do que ele (Elring, Galadriel e Gandalf, em especial), conheceu Tom Bombadil (isso causaria mudanças em mim), enfrentou o maior mal que havia na TM e sobreviveu a ele. Tornou-se um pouco elfo, humano e mais hobbit do que qualquer outro hobbit. Frodo conheceu Gollum e Sméagol e viu no que poderia se transformar (futuro horrendo e assustador pra qualquer um).
Se Frodo fosse o mesmo Frodo depois disso tudo, eu seria a mesma de antes da leitura do SdA. E não sou.
 
bem colocado, ele viu sua imagem futura refletida naquela criatura...
ainda nao havia pensado nisso, parabéns...
 
pode ser que Frodo apenas fique sentido por não ter reconhecimento mas ainda não acho que ele desaprove a alienação do povo do Condado por que isso faz parte deles, eles não se preocupam com coisas grandes que possam estar acontecendo, eles gostam de ter uma vida simples.

Exatamente por ver que esse era o "jeito" dos hobbits, que eles não mudariam, que ele desaprovaria. Frodo mudou (a Peonia resumiu bem isso), ele viu que era necessária atitude, que era preciso buscar coragem onde não havia nehuma esperança para mudar, que alguém precisava se levantar. E isso era o que os hobbits não fizeram, nem mesmo para proteger sua terra.

E Frodo, ao fim da jornada, já era um senhor de meia-idade, totalmente diferente do Frodo "forever young" do PJ.

Se não me engano, ele tinha mais de 50 anos quando abandonou o Condado.
 
E Frodo, ao fim da jornada, já era um senhor de meia-idade, totalmente diferente do Frodo "forever young" do PJ.

Tinha 51. Mas não era propriamente senhor de meia-idade. Por duas razões importantes, e passo a explicar:

1 - 50 anos para um Hobbit não é o mesmo que 50 anos para um humano. Em termos de envelhecimento seria algo equivalente a um adulto a entrar nos 40, talvez menos. Não se esqueça, por exemplo, que os Hobbits só entravam na idade adulta aos 33.

2 - Frodo guardava o Um Anel. Apesar de não o usar frequentemente, era o suficiente para que este retardasse o seu envelhecimento, algo que acontecia a todos os portadores mortais. Tanto que é comentado no livro que os seus vizinhos e amigos estranhavam como Frodo apesar dos seus 50 anos continuava a parecer um jovem hobbit acabado de entrar na fase adulta (aos 33, precisamente na mesma altura em que lhe foi confiado o Anel). Frodo no cinema ficou jovem demais, mas talvez não tanto assim...
 
então, provavelmente frodo envelheceu muito após terminar sua missao com o anel assim como aconteceu com o proprio Bilbo, nao é mesmo?
 
Uma referência: ver dois amigos serem engolidos por uma árvore e não ter a menor noção do que fazer... Creio que foi um dos momentos de maior fragilidade de Frodo. Penso que todos somos meio eufóricos quando jovens e, é uma euforia que se transforma em outras atitudes com o tempo, como por exemplo, reflexão. Não é porque não possamos voltar a ser como antes, ou que se tenha um olhar crítico sobre o que antes aprovávamos, apenas tomamos gosto por novas formas de usar nossa energia. Parece, para mim, que é o caso de Frodo. Não creio que Frodo estivesse com problemas para deixar Sam. Há um momento em que o outro (um amigo) nos conhece tão bem que nos sentimos revelados, sem a necessidade de comunicação e até da presença, tal a intimidade (caso de Frodo e Sam).
 
Com relação a idade, sim, assim como bem explicado pelo amigo 10º, para os Hobbits cinquenta anos não era meia-idade, e ainda temos o efeito do Anel em jogo.

E, além disso, temos a questão visual; nos filmes de Peter Jackson optou por aquela figura dos Hobbits, joviais, belos, porém, temos também dentre as obras dos ilustradores de Tolkien, como John Howe, Ted Nasmith, a figura do Hobbit sempre pitoresca, de tons severos, com aparência rústica, envelhecido, seguindo em parte as descrições dos livros.

Abraços.
 
Frodo mudou simplesmente ( se é que posso dizer que isso é simples), pois voltou da jornada com feridas que nunca cicatrizariam, desde feridas físicas, como a sofrida no topo do vento, até feridas piores e muito mais profundas. Acredito que as suas principais reflexões estariam ligadas ao fato de que seu "mundo caiu", nada era tão simples como ele havia idealizado e más lembranças pra sempre o atormentariam, ele viu a maldade nos outros, mas o que foi mais surpreendente foi que ele viu a maldade perto dele senão nele quando esteve portando o anel.
Resumindo, ele conheceu uma maldade tão grande que a felicidade que ele encontrava agora no condado não era mais suficiente para ele, talvez nem a que ele encontrasse em Valinor seria suficiente, mas aí eu acredito que ele estaria mais interessado em paz (sentir-se desligado desse mundo coplexo e cheio de maldade) do que em felicidade (como sempre Frodo abriu mão da sua vida, da sua felicidade, pelos outros, talvez pq ambas estivessem muito ligadas).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo