• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo ficou pensativo...

na minha opinião frodo não teve seu coração mudado, pra mim o anel não chegou a corrempê-lo.

Claro que corrompeu! Ele não quis arremessar o Anel na cratera. Talvez a ausência física do Anel da Terra-Média tenha aliviado o poder que o Um exercia sobre Frodo, amenizando a cobiça do hobbit. Acho que uma mudança psicológica tão poderosa quanto a ocorrida na Montanha da Perdição deixaria seqüelas para sempre no comportamento dele.
 
Claro que corrompeu! Ele não quis arremessar o Anel na cratera. Talvez a ausência física do Anel da Terra-Média tenha aliviado o poder que o Um exercia sobre Frodo, amenizando a cobiça do hobbit. Acho que uma mudança psicológica tão poderosa quanto a ocorrida na Montanha da Perdição deixaria seqüelas para sempre no comportamento dele.

Eu já penso diferente. Não acho q o anel o tenha corrompido, do contrário, ele seria para sempre meio "mau". Acredito q naquela hora q ele não quis jogar o Anel, foi mais uma força de "medida desesperada" (tipo última chance)que o Anel exerceu sobre ele na tentativa de não ser destruído... Aliás, se ele tivesse sido corrompido, não acho q os Elfos o levariam embora com eles.

^_^
 
Acho que eles estão se referindo a essência de Frodo, não ao fato dele estar dominado no fim da jornada. =]

Sendo assim, temos que a essência do Hobbit, apesar de mudada, não foi corrompida, denegrida, apenas maculada.

Abraços.
 
Sim... eu entendi o que quiseram dizer. Essa "essência Hobbit" de ser é ótima na minha opinião! =]
 
Sim, desculpe Myran, quando postei teu post devia estar engatilhado, eu estava lendo o do Kainof, mas, claro, perfeitamente, é essa essência. =]

Abraços.
 
Acredito que nosso amável Frodo, teria ficado pensativo por ter visto como é o mundo fora do Condado, vendo corrupção, maldade, morte desgraça e guerra, pra começar ele era a peça chave da guerra do anel, um fardo enorme pra quem não está familiarizado com os horrores da guerra, aliás, uma guerra da qual muitos não escaparam e morreram, agora pensem se inocentes tivessem morrido no seu lugar, se você tivesse falhado quantos sofreriam com as injurias do senhor do escuro e seus servidores...Acredito que Frodo Endureceu com a guerra, amadureceu com a resposabilidade que foi confiada à ele...
 
Sendo assim, temos que a essência do Hobbit, apesar de mudada, não foi corrompida, denegrida, apenas maculada.

É, diferença elementar. Acho que é mais por aí mesmo.

Acredito que nosso amável Frodo, teria ficado pensativo por ter visto como é o mundo fora do Condado, vendo corrupção, maldade, morte desgraça e guerra

Será que ele não ficou decepcionado com a inércia do hobbits perante um perigo tão devastador quanto aquele? A atenção deles estava voltada somente para o seu amado Condado, enquanto o resto se estrepava. Sei lá, uma deaprovação pelos hobbits serem tão ingênuos e a alienados.
 
Exato, vejo desta forma também.
Quando trata-se da alienação do Condado, temos uma crítica, e que podemos analogamente (ao analisar o autor da obra) identificar essa crítica ao próprio habitante dos cenários ingleses, sabemos que Tolkien depreciava a idéia de "progresso" (o que o coloca, olha lá Kainof, contra a "mentalidade do século XX =]) com cunho totalmente devastador, o paradigma galileano em si, devastar para progredir, e que também depreciava o comodismo do povo inglês que habitava os locais devastados pela difusão da indústria, e dos novos meios e moldes da econômia mundial.

Abraços.
 
Sobre a corrupção de Frodo pelo Anel: claro que ele foi corrompido.

Vários seres que simplesmente viram o Um (como Sméagol, Boromir...) despertaram sua cobiça por ele, e TODOS que o tocaram, mesmo que por apenas alguns segundos (com excessão de Bombadil, claro - mas, por favor, não comecem a discutir sobre o Tom aqui) despertaram tal cobiça. Porque Frodo, que o carregou por mais de um ano, seria seria diferente?

Ser corrompido não é se tornar uma má pessoa, é apenas cobiçar o Anel para si, se viciar no Um. Vejam Bilbo, ele foi abertamente corrompido pelo Anel e não se tornou mal.

Frodo merece a admiração de todos por ter suportado tanto tempo às tentações do Um Anel, mas no fim sucumbiu, não aguentou mais a pressão, e provou ter sido corrompido ao se negar a destruir um Um. E se não fosse o acidente com Gollum, o Anel estaria nas mãos de Sauron uma hora dessas e o mundo dos homens teria sucumbido.
 
Concordo.

Frodo só tem crétitos à receber, por tanto sofrimento que passou e assim mesmo continuar sem um hobbit bom. Mas sua angustia, por ter passdo por tudo isso ainda era grande, por isso ele ficou pensativo, diferente, mais introspectivo.

Até mesmo seu corpo sofreu. Contando a facada que ele levou no Topo do Vento. A cicatriz ficará para sempre e ele não será mais o mesmo.
 
Todos os fatores comtribuiram para que Frodo terminase assim.Ele carregou um fardo que seria pesado para qualquer um, imaginem para um simples hobbit, e tem tambem o ferimento que o rei bruxo lhe fez no Topo do Vento, o ataque do troll em Moria, além de sua longa jornada para destruir o Um Anel.Como se pode ver, motivos não faltavam para o pequeno Bolseiro desanimar.
 
Acho que o anel tb marcou frodo de forma que ele cresceu...
Ele deixou de ser uma "criança" e virou um adulto, assumiu uma grande responsabilidade (cuidar do anel). O anel tb influenciou, em alguns momentos frodo passou a n mais reconhecer o lugar, e a si mesmo...
 
Exato, foi isso que coloquei como maculado, dizer que foi simplesmente "corrompido", seria colocar que acabou por alterando-se, isso ocorreu, mas não por exemplo, no sentido como Gollum o fora.

Abraços.
 
No final das contas, acho que ele simplesmente amadureceu, assim como Bilbo também após sua aventura, mas é claro que o caso de Frodo foi bem mais "traumatizante", além, é claro, da maldita ferida que ele ganhou no topo do vento, que, se comparada com as outras, foi a pior.
Em relação à discussão se ele foi ou não corrompido pelo Anel, acredito que foi sim. Ele não ficou mau, mas foi corrompido, assim como Bilbo. Boromir também foi corrompido, mas depois arrependeu-se, certo?
 
Será que ele não ficou decepcionado com a inércia do hobbits perante um perigo tão devastador quanto aquele? A atenção deles estava voltada somente para o seu amado Condado, enquanto o resto se estrepava. Sei lá, uma deaprovação pelos hobbits serem tão ingênuos e a alienados.

Não acho que Frodo desaprova os hobbits. Os hobbits são assim, eles têm essa 'pureza', e Frodo sabe disso e lutou pra defender isso. Só que ele mudou com tudo o que ele passou e não poderia mais viver no Condado da mesma forma que antes, ele não tinha mais essa 'pureza'.

Acho que a frase que ele diz pro Sam nos Portos resume bem o que ele estava sentindo. Ele diz que o Condado tinha que ser salvo, e foi salvo, mas não pra ele. Acho que ele tinha consciência de que pra ele nada poderia ser como era antes.
 
Mesmo porque os hobbits nem tinham conhecimento do que acontecia, desde o início, graças aos guardiões que patrulhavam suas fronteiras. Só quando os guardiões sairam de lá e eles começaram a ver a verdade e, ainda no final, no expurgo do condado, que a gente pode ver que eles reagem, mesmo que de forma bem tímida.
 
sabemos que Tolkien depreciava a idéia de "progresso" (o que o coloca, olha lá Kainof, contra a "mentalidade do século XX =]) com cunho totalmente devastador, o paradigma galileano em si, devastar para progredir, e que também depreciava o comodismo do povo inglês que habitava os locais devastados pela difusão da indústria, e dos novos meios e moldes da econômia mundial.

:yep:
Isso se fazia latente numa apologia a placidez. Contudo, Tolkien descreve o Condado (Inglaterra?) como um local edenizado, calmo, tranqüilo e de felicidade. E era essa ingenuidade, esse apreço pela simplicidade que fazia do Condado esse lugar tão especial. Apesar de uma crítica análoga, o nacionalismo, de forte representatividade no período, o faz defender sua pátria, representando como um lugar belo.

Vejam Bilbo, ele foi abertamente corrompido pelo Anel e não se tornou mal.

Apesar de ter passado menos tempo do que Bilbo na presença do Anel, Frodo foi exposto a efeitos de Poder muito mais extremos do que Bilbo, por isso, acho que sua "mácula" (como definiu o Aracáno) tenha sido maior.

Ele carregou um fardo que seria pesado para qualquer um, imaginem para um simples hobbit

Mas um fardo que apenas um hobbit seria capaz de suportar.

Em relação à discussão se ele foi ou não corrompido pelo Anel, acredito que foi sim. Ele não ficou mau, mas foi corrompido, assim como Bilbo. Boromir também foi corrompido, mas depois arrependeu-se, certo?

É que o termo corrupção/corrompido sugere um efeito irremediável, oposto do que aconteceu. Ao menos é o que eu acho...

Não acho que Frodo desaprova os hobbits. Os hobbits são assim, eles têm essa 'pureza', e Frodo sabe disso e lutou pra defender isso. Só que ele mudou com tudo o que ele passou e não poderia mais viver no Condado da mesma forma que antes, ele não tinha mais essa 'pureza'.

Apesar de desaprovar a alienação dos hobbits, não acredito que Frodo ame menos a eles ou ao Condado, mas apenas uma pequena mágoa por não se darem conta de que o mundo é bem maior do que eles supõem.

Mesmo quando Saruman ataca o Condado, fazendo finalmente os efeitos da Guerra do Anel chegar ao Condado, eles só reconhecem as façanhas de quem salvou o Condado, desconsiderando Frodo, por exemplo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo