1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Forças Armadas Desamparadas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Omykron, 18 Out 2007.

  1. Omykron

    Omykron far above

    CRISE AÉREA: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando, por falta recursos para compra de peças

    Aparato de países vizinhos já preocupa a FAB

    Em audiência na Câmara, comandante relata problemas da Força, que está atrás de outras, como a da Venezuela

    Geralda Doca



    BRASÍLIA. O comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito, pediu ajuda dos parlamentares para reforçar o orçamento da FAB. Em audiência a portas fechadas na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Saito disse, segundo relato dos deputados, que das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando. Outras 220 estão nos parques de manutenção, e 232 no chão nas unidades militares por falta de recursos para compra de peças. Ele lembrou que o tempo de vida útil da frota é de 20 anos, mas há aviões voando com mais de 30 anos.

    Ao apresentar a situação da FAB, o brigadeiro fez uma comparação com o aparato aéreo dos países vizinhos da América do Sul. Segundo um parlamentar, Saito mostrou a ofensiva armamentista do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Com a compra dos aviões caças da Rússia, a força aérea venezuelana teria superado o Brasil em poderio ofensivo.

    No levantamento da FAB, o Brasil aparece ainda em terceiro lugar nesse quesito. O Peru é o primeiro, mas já está sendo desbancado pela Venezuela. O país de Chávez já é o primeiro na frota de helicópteros de ataque.

    - Enquanto o Chile é o campeão quando se trata de mísseis, o Brasil não tem nada - contou um parlamentar.

    - Isso mostra que o Brasil está numa situação desconfortável em relação aos seus vizinhos, que têm dimensões geográficas, economias e população muito menores - destacou o vice-presidente da Comissão, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB).

    - Ele (Saito) colocou a situação atual e pediu apoio para aumentar os recursos a fim de avançar no processo de modernização. Vamos começar a trabalhar no orçamento nos próximos dias - disse o deputado Nilson Mourão (PT-AC). Segundo o comandante, os recursos previstos no orçamento de 2008 não são suficientes para garantir o cumprimento do cronograma de reaparelhamento da Força, que começou em 2000 e somente deverá ser concluído em 2012. E a segunda etapa, prevista para iniciar no próximo ano, somente deverá ficar pronta em 2019. Saito se queixou dos recursos insuficientes nos anos anteriores.

    No início da apresentação, Saito falou da tarefa da FAB de zelar pela defesa do país e pela segurança do controle do espaço aéreo.

    Um decreto presidencial fixa as normas de utilização dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as autoridades com essas prerrogativas estão o presidente da República, seu vice, presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, ministros de Estado e ocupantes de cargos públicos com status de ministro, além dos comandantes das Forças Armadas.

    Segundo o decreto, sempre que possível, a aeronave deverá ser compartilhada por mais de uma autoridade. Na solicitação do avião, os interessados devem encaminhar à Aeronáutica os dados da viagem e o número de acompanhantes. Motivos de segurança e emergência médica têm prioridade. Em seguida estão viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente.
     
  2. Curunír

    Curunír Usuário

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Bom, pra mim não é novidade, desde os meus tempos de milico a coisa já tava preta por lá.

    Aliás, não é muito melhor na marinha. Os navios são em sua maioria da década de 70. Casca remendada e conteúdo um pouco mais moderno, porém comparado a de outros países, ultrapassado. E não conheço previsão de comprarem/fabricarem novos.

    O nosso militarismo é uma ficção... Não me prolongarei pois esse assunto me cansa.
     
  3. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    É complicado. Ao mesmo tempo que é um setor importante e estratégico, não há dinheiro pra todos... eu fico me perguntando se o governo aumentasse os repasses pras Forças Armadas, o que não teria de gente reclamando :lol:

    É a velha história do cobertor curto, puxa de um lado, puxa do outro e nunca consegue tapar tudo.
     
  4. Omykron

    Omykron far above

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    A situação é menos pior no exercito, ruim na aeronáutica, calamitosa na marinha.

    não existe cobertur curto com soberania nacional tisf. ou você tem, ou você não tem.

    Devido ao pensamento revanchista que perdura até hoje no planalto, não espero mudanças antes de todos estarem mortos, sepultados, e descansando em "paz".

    Infelizmente, ainda vamos ter uma F.A. ridícula, comparando com países vizinhos.
     
  5. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Concordo que soberania é importante, mas vai tirar dinheiro da onde? Da saúde? Da educação? Ou criar outro imposto pra isso? Não venha falar que se roubassem menos teria dinheiro e etc etc etc. :lol:


    Ps. eu li no Diário, lá no Amizade, que você tá nervoso hoje, não me xingue!!
     
  6. Omykron

    Omykron far above

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    planejamento. o contigenciamento de recursos é atualmente o maior vilão das F.A. tisf. A maior prova foi exposta no acidente do GOL sobre a amazonia. Radares com problemas, frequencias de comunicação inoperantes, falta de pessoal para monitorar o trafego... A situação deve ser ainda pior no quesito patrulha marítima e de fronteiras.

    Desde o governo FH, os militares se contentam com migalhas, enquanto não gastam o dinheiro que deveria ser gasto.

    Isso sem contar a atitude sem pé nem cabeça do governo de utilizar os aviões do GTE (Grupamento de Transporte Especial), que deveria oferecer transporte apenas aos chefes de estado (presidente, vice-pre, e seus sucessores). Hoje em dia ocorre todo o tipo de transporte de "otoridades", já que não faltam ministros no brasil.
    e Ai do avião do GTE que não estiver 100%. Hoje em dia formam pouquíssimos pilotos na AFA em pirassununga, pouquíssimos controladores em Guaratingueta... imagina então a situação nas outras F.A.?

    E o cobertor curto não existe mesmo. Uma F.A. sucateada e desmoralizada não ajuda em nada, só piora, já que ela não consegue nem manter os quartéis para os militares.
    Em algumas regiões do Brasil, só quem atua são as F.A., que faz a integração de famílias e grupos sociais no interior da amazonia, ajuda humanitária para regiões calamitosas...tudo serviço de soberania nacional.

    Eu lembro que em algum lugar eu li que o gasto atual do Brasil com as F.A. não chega a 2% do PIB, enquanto o mínimo desejável, seria de 5%.

    seu.... seu....


    bobão! :tongue:
     
  7. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Bota o Neto lá.
     
  8. Omykron

    Omykron far above

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    :ahn?:
     
  9. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Tropa de Elite.
     
  10. Omykron

    Omykron far above

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    só o cap. Nascimento da jeito nesse país...
     
  11. miharu

    miharu Wild~

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Eu que sou filhote de milico sei disso bem...Eles reclamam demais dessa falta de bom senso no gasto do dinheiro público. Sempre dizem que por defenderem o país deveriam ganhar mais.
     
  12. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Eu acho que o brasil deveria sim investir mais tanto na marinha como no exército como na aeronáutica, afinal tendo governates como Hugo Chávez e Evo morales por perto sei lá o que pode acontecer esse loucos ai, nesse caso acho arriscado as defesas militares brasileiras serem tão fracas niguém sabe o que pode vir principalmente de Hugo Cháve. No entanto reforço que TRanto o atual governo com os anteriores deveriam investir sempr nas Forças armadas assim teriamos mais conforto e segurança...mas niguém fez e se fez foi muito pouco precisa-se de mais, mas num pais omo o brasil historicamente defasado onde falta,m dinheiro pra tudo investir nas forças armadas é complicado, ou sej aestamos numa sinuca.
     
    Última edição: 18 Out 2007
  13. Omykron

    Omykron far above

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    não precisa nem ir no ambito soldo miharu. eu sei que é baixissimo o salário de qualquer militar, mas o problema se agrava mais ainda quando se vai aos quartéis, aonde não se tem o básico para trabalhar..
     
  14. miharu

    miharu Wild~

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    É. Eles reclamam de falta de coisas muito básicas. Teve uma época em que trabalhavam meio-expediente porque precisavam econimizar COMIDA no quartel.
    Eu fiquei chocada! E outro dia eu ouvi um deles falando que faltou material, básico para treinamento de tiros, foi de doer...
     
  15. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    Quando der merda é só a gente chamar o BOPE

    O capitão nascimento vai dar 10 segundos pra esses fanfarrões
     
    Última edição: 19 Out 2007
  16. Elminster

    Elminster Usuário

    Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

    É realmente preocupante, geralmente em Engenharia aeronáutica o pessoal quer ir mesmo para o setor privado em vez do militar, acho que deve ser semelhante em outros cursos de aviação.
     
  17. elielsantos

    elielsantos Banned

    É estarrecedor o descaso político com os meios de defesa brasileiros. Um país das dimensôes do Brasil com meios obsoletos como os das forças armadas é inadmissível na atual conjuntura política sul-americana. Caças de interçepção (F-5) obsoletos e, quando modernizados, o são lentamente e sem nenhuma vontade política de promover uma rápida melhora do quadro. Caças de ataque (AMX) à espera do início da modernização. Caças mirrage 2000 ultrapassados diante da nova ameaça venezuelana- os moderníssimos Su-30 russos. Diante de tudo isto, fica a pergunta para aqueles que preocupam-se com a saberania de nossa nação: como deixaram que nossas forças armadas chegassem ao atual estado? Como, com tantas riquezas a defender, deixaram a guarda das mesmas (forças armadas) chegarem ao estado crítico em que se encontram, sem nenhum poder de dissuadir nem a seus pequenos vizinhos, veja lá uma potencia de médio porte. ACORDA, BRASIL!!! ATÉ QUANDO O GIGANTE FICARÁ ADORMECIDO?

    Blog do Autor:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    .
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  18. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Culpa dos 20 anos de ditadura militar. Eles vão pagar 100 anos por isso.

    Aquela música "Apesar de vc" do Chico parece uma premonição do futuro.

    Outro motivo é q a America do sul é o mais pacífico dos continentes. Ultima guerra faz mais de 150 anos... entre Bolivia e Equador.
     
  19. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Mas se o Brasil quer uma cadeira de Segurança na ONU tem que ter as forças armadas em ótimo esatdo. Tava lendo ontem a Superinteressante e tem uma reportagem sobre aviões de guerra e falam sobre o Brasil.

    Pelo jeito em 2009 compraremos alguns Su-30, pela análise da Força Aérea seria esse o melhor modelo pra nós... Mas tem que ter um bom preparo pra não deixar ninguém "se crescer"...
     
  20. elielsantos

    elielsantos Banned



    Bem, não se pode penalizar uma instituição responsável por defender a soberania da nação, como se faz com as forças armadas. Isto não é sabio por parte dos políticos. As maiores riquezas do séc. XXI, e as mais escassas no mundo, se encontram no brasíl: só para citar um exemplo, o aquífero guaraní, o maior do mundo, com água potável para saciar a sede de 300 milhôes de pessoas por 600 anos, sem contar o aquífero do nordeste, equivalente. Isto é uma riqueza inigualável que só o Brasil tem e que, diante da conjuntura de escassez mundial, será reivindicado por todo o mundo. Se o Brasil não euipar seu guardas (forças armadas) logo os ladrôes do mundo cairão sobre nós. Penalizar, portanto, as forças armadas é o mesmo que colocar uma corda no próprio pescoço da nação.

    Blog do autor:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    .
     

Compartilhar