• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Forças Armadas Desamparadas

Omykron

far above
CRISE AÉREA: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando, por falta recursos para compra de peças

Aparato de países vizinhos já preocupa a FAB

Em audiência na Câmara, comandante relata problemas da Força, que está atrás de outras, como a da Venezuela

Geralda Doca



BRASÍLIA. O comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito, pediu ajuda dos parlamentares para reforçar o orçamento da FAB. Em audiência a portas fechadas na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Saito disse, segundo relato dos deputados, que das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando. Outras 220 estão nos parques de manutenção, e 232 no chão nas unidades militares por falta de recursos para compra de peças. Ele lembrou que o tempo de vida útil da frota é de 20 anos, mas há aviões voando com mais de 30 anos.

Ao apresentar a situação da FAB, o brigadeiro fez uma comparação com o aparato aéreo dos países vizinhos da América do Sul. Segundo um parlamentar, Saito mostrou a ofensiva armamentista do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Com a compra dos aviões caças da Rússia, a força aérea venezuelana teria superado o Brasil em poderio ofensivo.

No levantamento da FAB, o Brasil aparece ainda em terceiro lugar nesse quesito. O Peru é o primeiro, mas já está sendo desbancado pela Venezuela. O país de Chávez já é o primeiro na frota de helicópteros de ataque.

- Enquanto o Chile é o campeão quando se trata de mísseis, o Brasil não tem nada - contou um parlamentar.

- Isso mostra que o Brasil está numa situação desconfortável em relação aos seus vizinhos, que têm dimensões geográficas, economias e população muito menores - destacou o vice-presidente da Comissão, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB).

- Ele (Saito) colocou a situação atual e pediu apoio para aumentar os recursos a fim de avançar no processo de modernização. Vamos começar a trabalhar no orçamento nos próximos dias - disse o deputado Nilson Mourão (PT-AC). Segundo o comandante, os recursos previstos no orçamento de 2008 não são suficientes para garantir o cumprimento do cronograma de reaparelhamento da Força, que começou em 2000 e somente deverá ser concluído em 2012. E a segunda etapa, prevista para iniciar no próximo ano, somente deverá ficar pronta em 2019. Saito se queixou dos recursos insuficientes nos anos anteriores.

No início da apresentação, Saito falou da tarefa da FAB de zelar pela defesa do país e pela segurança do controle do espaço aéreo.

Um decreto presidencial fixa as normas de utilização dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as autoridades com essas prerrogativas estão o presidente da República, seu vice, presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, ministros de Estado e ocupantes de cargos públicos com status de ministro, além dos comandantes das Forças Armadas.

Segundo o decreto, sempre que possível, a aeronave deverá ser compartilhada por mais de uma autoridade. Na solicitação do avião, os interessados devem encaminhar à Aeronáutica os dados da viagem e o número de acompanhantes. Motivos de segurança e emergência médica têm prioridade. Em seguida estão viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente.
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Bom, pra mim não é novidade, desde os meus tempos de milico a coisa já tava preta por lá.

Aliás, não é muito melhor na marinha. Os navios são em sua maioria da década de 70. Casca remendada e conteúdo um pouco mais moderno, porém comparado a de outros países, ultrapassado. E não conheço previsão de comprarem/fabricarem novos.

O nosso militarismo é uma ficção... Não me prolongarei pois esse assunto me cansa.
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

É complicado. Ao mesmo tempo que é um setor importante e estratégico, não há dinheiro pra todos... eu fico me perguntando se o governo aumentasse os repasses pras Forças Armadas, o que não teria de gente reclamando :lol:

É a velha história do cobertor curto, puxa de um lado, puxa do outro e nunca consegue tapar tudo.
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Bom, pra mim não é novidade, desde os meus tempos de milico a coisa já tava preta por lá.

Aliás, não é muito melhor na marinha. Os navios são em sua maioria da década de 70. Casca remendada e conteúdo um pouco mais moderno, porém comparado a de outros países, ultrapassado. E não conheço previsão de comprarem/fabricarem novos.

O nosso militarismo é uma ficção... Não me prolongarei pois esse assunto me cansa.
A situação é menos pior no exercito, ruim na aeronáutica, calamitosa na marinha.

É a velha história do cobertor curto, puxa de um lado, puxa do outro e nunca consegue tapar tudo.
não existe cobertur curto com soberania nacional tisf. ou você tem, ou você não tem.

Devido ao pensamento revanchista que perdura até hoje no planalto, não espero mudanças antes de todos estarem mortos, sepultados, e descansando em "paz".

Infelizmente, ainda vamos ter uma F.A. ridícula, comparando com países vizinhos.
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

não existe cobertur curto com soberania nacional tisf. ou você tem, ou você não tem.
Concordo que soberania é importante, mas vai tirar dinheiro da onde? Da saúde? Da educação? Ou criar outro imposto pra isso? Não venha falar que se roubassem menos teria dinheiro e etc etc etc. :lol:


Ps. eu li no Diário, lá no Amizade, que você tá nervoso hoje, não me xingue!!
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Concordo que soberania é importante, mas vai tirar dinheiro da onde? Da saúde? Da educação? Ou criar outro imposto pra isso? Não venha falar que se roubassem menos teria dinheiro e etc etc etc. :lol:
planejamento. o contigenciamento de recursos é atualmente o maior vilão das F.A. tisf. A maior prova foi exposta no acidente do GOL sobre a amazonia. Radares com problemas, frequencias de comunicação inoperantes, falta de pessoal para monitorar o trafego... A situação deve ser ainda pior no quesito patrulha marítima e de fronteiras.

Desde o governo FH, os militares se contentam com migalhas, enquanto não gastam o dinheiro que deveria ser gasto.

Isso sem contar a atitude sem pé nem cabeça do governo de utilizar os aviões do GTE (Grupamento de Transporte Especial), que deveria oferecer transporte apenas aos chefes de estado (presidente, vice-pre, e seus sucessores). Hoje em dia ocorre todo o tipo de transporte de "otoridades", já que não faltam ministros no brasil.
e Ai do avião do GTE que não estiver 100%. Hoje em dia formam pouquíssimos pilotos na AFA em pirassununga, pouquíssimos controladores em Guaratingueta... imagina então a situação nas outras F.A.?

E o cobertor curto não existe mesmo. Uma F.A. sucateada e desmoralizada não ajuda em nada, só piora, já que ela não consegue nem manter os quartéis para os militares.
Em algumas regiões do Brasil, só quem atua são as F.A., que faz a integração de famílias e grupos sociais no interior da amazonia, ajuda humanitária para regiões calamitosas...tudo serviço de soberania nacional.

Eu lembro que em algum lugar eu li que o gasto atual do Brasil com as F.A. não chega a 2% do PIB, enquanto o mínimo desejável, seria de 5%.

Ps. eu li no Diário, lá no Amizade, que você tá nervoso hoje, não me xingue!!
seu.... seu....


bobão! :tongue:
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Bota o Neto lá.
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Desde o governo FH, os militares se contentam com migalhas, enquanto não gastam o dinheiro que deveria ser gasto.
Eu que sou filhote de milico sei disso bem...Eles reclamam demais dessa falta de bom senso no gasto do dinheiro público. Sempre dizem que por defenderem o país deveriam ganhar mais.
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Eu acho que o brasil deveria sim investir mais tanto na marinha como no exército como na aeronáutica, afinal tendo governates como Hugo Chávez e Evo morales por perto sei lá o que pode acontecer esse loucos ai, nesse caso acho arriscado as defesas militares brasileiras serem tão fracas niguém sabe o que pode vir principalmente de Hugo Cháve. No entanto reforço que TRanto o atual governo com os anteriores deveriam investir sempr nas Forças armadas assim teriamos mais conforto e segurança...mas niguém fez e se fez foi muito pouco precisa-se de mais, mas num pais omo o brasil historicamente defasado onde falta,m dinheiro pra tudo investir nas forças armadas é complicado, ou sej aestamos numa sinuca.
 
Última edição:
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Eu que sou filhote de milico sei disso bem...Eles reclamam demais dessa falta de bom senso no gasto do dinheiro público. Sempre dizem que por defenderem o país deveriam ganhar mais.
não precisa nem ir no ambito soldo miharu. eu sei que é baixissimo o salário de qualquer militar, mas o problema se agrava mais ainda quando se vai aos quartéis, aonde não se tem o básico para trabalhar..
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

É. Eles reclamam de falta de coisas muito básicas. Teve uma época em que trabalhavam meio-expediente porque precisavam econimizar COMIDA no quartel.
Eu fiquei chocada! E outro dia eu ouvi um deles falando que faltou material, básico para treinamento de tiros, foi de doer...
 
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

Quando der merda é só a gente chamar o BOPE

O capitão nascimento vai dar 10 segundos pra esses fanfarrões
 
Última edição:
Re: Das 719 aeronaves da Aeronáutica, apenas 267 estão voando

É realmente preocupante, geralmente em Engenharia aeronáutica o pessoal quer ir mesmo para o setor privado em vez do militar, acho que deve ser semelhante em outros cursos de aviação.
 
É estarrecedor o descaso político com os meios de defesa brasileiros. Um país das dimensôes do Brasil com meios obsoletos como os das forças armadas é inadmissível na atual conjuntura política sul-americana. Caças de interçepção (F-5) obsoletos e, quando modernizados, o são lentamente e sem nenhuma vontade política de promover uma rápida melhora do quadro. Caças de ataque (AMX) à espera do início da modernização. Caças mirrage 2000 ultrapassados diante da nova ameaça venezuelana- os moderníssimos Su-30 russos. Diante de tudo isto, fica a pergunta para aqueles que preocupam-se com a saberania de nossa nação: como deixaram que nossas forças armadas chegassem ao atual estado? Como, com tantas riquezas a defender, deixaram a guarda das mesmas (forças armadas) chegarem ao estado crítico em que se encontram, sem nenhum poder de dissuadir nem a seus pequenos vizinhos, veja lá uma potencia de médio porte. ACORDA, BRASIL!!! ATÉ QUANDO O GIGANTE FICARÁ ADORMECIDO?

Blog do Autor:

www.casadasraizes.blogspot.com



.
 
Culpa dos 20 anos de ditadura militar. Eles vão pagar 100 anos por isso.

Aquela música "Apesar de vc" do Chico parece uma premonição do futuro.

Outro motivo é q a America do sul é o mais pacífico dos continentes. Ultima guerra faz mais de 150 anos... entre Bolivia e Equador.
 
Mas se o Brasil quer uma cadeira de Segurança na ONU tem que ter as forças armadas em ótimo esatdo. Tava lendo ontem a Superinteressante e tem uma reportagem sobre aviões de guerra e falam sobre o Brasil.

Pelo jeito em 2009 compraremos alguns Su-30, pela análise da Força Aérea seria esse o melhor modelo pra nós... Mas tem que ter um bom preparo pra não deixar ninguém "se crescer"...
 
Culpa dos 20 anos de ditadura militar. Eles vão pagar 100 anos por isso.

Aquela música "Apesar de vc" do Chico parece uma premonição do futuro.

Outro motivo é q a America do sul é o mais pacífico dos continentes. Ultima guerra faz mais de 150 anos... entre Bolivia e Equador.



Bem, não se pode penalizar uma instituição responsável por defender a soberania da nação, como se faz com as forças armadas. Isto não é sabio por parte dos políticos. As maiores riquezas do séc. XXI, e as mais escassas no mundo, se encontram no brasíl: só para citar um exemplo, o aquífero guaraní, o maior do mundo, com água potável para saciar a sede de 300 milhôes de pessoas por 600 anos, sem contar o aquífero do nordeste, equivalente. Isto é uma riqueza inigualável que só o Brasil tem e que, diante da conjuntura de escassez mundial, será reivindicado por todo o mundo. Se o Brasil não euipar seu guardas (forças armadas) logo os ladrôes do mundo cairão sobre nós. Penalizar, portanto, as forças armadas é o mesmo que colocar uma corda no próprio pescoço da nação.

Blog do autor:

www.casadasraizes.blogspot.com


.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo