• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Foi Há Um Ano...

Foi Há Um Ano...

Autores: Sr. Cachopardo, Fëanor ¥, Imadofus

Introdução:

Era dia 17 de Dezembro de 2003 quando, depois de anos de espera, a última parte da trilogia que contava a Saga do Anel estreiava nos cinemas. Em pouco tempo O Retorno do Rei crescia nas posições das bilheterias da semana e logo começava a ganhar os melhores elogios.

Passavam semanas e meses e "O Retorno do Rei" continuava a conquistar o público. O ano de 2004 iniciava e o filme ganhava os primeiros prêmios. Logo viria o Globo de Ouro e em seguida a mais glamurosa festa de premiação do Cinema: o Oscar.

Em 29 de Fevereiro de 2004, num ano bissexto, "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" se glorificou na história do Cinema, conquistando os 11 Oscar das 11 indicações. Além de ter conquistado a 2º maior bilheteria de todos os tempos. O tempo passou e hoje estamos comemorando o 1º ano desta conquista.

O Retorno do Rei Comemora 1 Ano dos 11 Oscar:

A 76º festa de entrega dos prêmios Oscar se aproxima do dia 29 de Fevereiro de 2004. Homens preparam os detalhes para enfeitar o local da cerimônia, o Teatro Kodak, com capacidade de 3.500 pessoas, que promete lotar. Em Hollywood, o favorito da noite é O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, que recebeu 11 indicações, disputando ao lado de filmes como "Encontros e Desencontros", "Mestre dos Mares" e "Seabiscuit - Alma de Herói".

Nesta noite a cerimônia traz Billy Crystal como apresentador principal, cerimônia esta que começa às 10 horas da noite, do horário de Brasília. Os atores que fizeram os 4 principais hobbits apareceram na festa para acompanhar a entrega das estatuetas douradas. O brasileiro Cidade de Deus concorre em quatro categorias: Fernando Meirelles por Melhor Diretor, Edição e Roteiro Adaptado ao lado de Peter Jackson e de seu "Retorno do Rei", e na Fotografia contra dois fortes, "Cold Mountain" e "Mestre dos Mares."

Como é de costume da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a festa começa com uma apresentação de montagens de cenas dos filmes principais do ano e que concorrem. Numa das cenas um Olifante pisa em cima do diretor Michael Mooore, de Tiros em Columbine e a platéia de astros solta a gargalhada.

O primeiro prêmio entregue é de Ator Coadjuvante, que vai para Tim Robins, por "Sobre Meninos e Lobos". Em seguida a categoria é de Melhor Direção de Arte, no qual desbancando "O Último Samurai", o filme baseado no livro de J.R.R. Tolkien ganha, é o primeiro prêmio das 11 indicações. E mais 10 estão na espectativa da Equipe de Peter e de todos fãs.

Chega a hora das crianças torcerem por seus desenhos, era a vez da Melhor Animação, e "Procurando Nemo" ganhou o seu Oscar. Depois disso o segundo prêmio de "O Retorno do Rei" era entregue por Melhor Figurino, ganhando de "Moça com Brinco de Pérola". As emoções dos fãs de Tolkien começavam a ficarem mais fortes.

O 5º Oscar da noite vai para Reneé Zelgeer, como a Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Cold Mountain". O 6º é de Melhor Curta Dramático, onde o "Two Soldiers" ganha. E também de Melhor Curta, mas de Animação, vai para "Karvie Krumpt".

Após esse breve intervalo de ansiedade para quem está na espectativa, "O Retorno do Rei" volta a disputar em 3 categorias seguidas. Melhor Efeitos Visuais, ao invés de Especiais, sai para a empresa Weta Work Shop que trabalhou na trilogia brilhantemente. O Oscar seguinte é entregue para a Maquiagem, e neste momento o 3º filme se iguala com o 1º da série. E para a alegria de quem torce, o 5º Oscar do filme sai na categoria de Melhor Mixagem de Som.

Um dos grandes indicados da noite, Mestre dos Mares, ganha por sua vez o Oscar de Melhor Edição de Som, e em seguida é a vez de Melhor Curta Documentário, que vai para "Chernobyl Heart". E aumentando a ansiedade por mais Oscar ao RdR, o "The Fog of War" ganha de Melhor Longa Documentário.

Chega um dos prêmios mais importantes da noite, a Melhor Trilha Sonora, que embala o clima dos filmes, quem recebe? Howard Shore é quem recebe por músicas primorosas como Minas Tirith e The Grey Havens. Shore também foi responsável por trilhas sonoras de outros filmes, como "Silêncios dos Inocentes" e "Se7en". Howard havia levado o mesmo prêmio por "A Sociedade do Anel" mas não pela segunda parte, "As Duas Torres".

Para a Melhor Montagem, deu 'O Retorno do Rei' com suas 3 horas e 30 minutos de duração. Apesar disso muitos fãs reclamaram pela falta de cenas como o 'Expurgo do Condado', entretanto críticos avaliam que estas partes poderiam baixar o nível e clima que o filme manteve excelentemente bem conduzido.

Na categoria de "Melhor Canção", O Retorno do Rei foi indicado com a música de Annie Lennox e composta com Fran Walsh, Into the West. Cold Mountain tinha dois concorrentes: You Will Be My Own True Love, do Sting, e Scarlet Tide, de T. Bone Burnett e Elvis Costello. As Bicicletas de Belleville concorria com uma música homônima, de Benoit Charest e Sylvian Chomet. A Mighty Wind tinha A Kiss at the End of the Rainbow, com Michael McKean e Annette O`Toole. Os artistas apresentavam suas canções no palco separadamente, ao longo da cerimônia. Por fim, entretanto, o prêmio foi para Annie Lennox, acumulando o número de Oscars para O Retorno do Rei.

As emoções continuavam fortes, já que o filme sobre a destruição do Anel havia angariado 8 Oscar das 8 indicações. E ainda faltavam 3 indicações a serem disputadas, tudo estava à favor do Retorno do Rei. Assim veio a premiação de Melhor Filme Estrangeiro, com as "Invasões Bárbaras" do Canadá. Chega o momento em que Cidade de Deus disputa o Oscar de Melhor Fotografia, porém o prêmio vai para Mestre dos Mares, o segundo do filme.

Finalmente chega a premiação de Melhor Roteiro Adaptado. O 19º envelope aberto da noite diz quem é o ganhador, e para a imensa alegria de muitos, "O Retorno do Rei" recebe mais uma estatueta. Prêmio este muito bem merecido pela adaptação de um livro complexo como o Volume 3 de O Senhor dos Anéis que contém uma imensa rede de ligações de personagens e fatos.

E para Melhor Roteiro Original a estatueta do Oscar vai para o "Encontros e Desencontros" de Sofia Coppola e com o ator Bill Muray, ganhando de filmes como "Procurando Nemo" e "Invasões Bárbaras". Em seguida viria o Oscar de Melhor Diretor, será que Peter Jackson ganharia este prêmio?

Quando Peter Jackson recebeu o Oscar por Melhor Diretor, ele disse: "Vocês estão nos proporcionando uma noite sensacional, e nós agradecemos muito." Era a consagração maior em reconhecimento à todo o trabalho que Peter teve. A noite era d'O Retorno do rei, e todos ali reconheciam isso. Tanto que, quando o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro foi entregue, o seguinte comentário foi feito por sua diretora: "Obrigado Deus, o Senhor dos Anéis não estava nessa categoria"

Restavam apenas duas categorias para depois chegar no mais esperado. Charlize Theron ganhou como a Melhor Atriz, por sua atuação em "Monster - Desejo Assassino". E Sean Penn ganhou de Johnny Depp como Melhor Ator em "Sobre Meninos e Lobos".

A maior alegria da noite, para todos os fãs de Tolkien, foi no momento em que a premiação de Melhor Filme seria entregue, e a clássica frase "And the Oscar goes to...." foi complementada por "... The Lord Of The Rings: The Return of The King!"

Com a conquista em todas as categorias em que disputou, O Retorno do rei empatou com Ben Hur, e Titanic, como filme mais premiado na história do Oscar, arrebatando 11 estatuetas. E para conferir, veja a Equipe do Filme comemorando a conquista no final da festa.

Agradecimentos Especiais à Dirhil pela ajuda.

Fontes:
Oscar
Cercat Cinema
Terra: Lista de Indicados 2004
 
Nossa! Até me emociono de ler esse texto... Essa foi uma conquista que ninguém vai esquecer nunca mais. Pra mim, O Senhor dos Anéis fez falta neste Oscar 2005.
Parabéns em 1º lugar á Tolkien, o criador desta grande obra :clap: parabéns também á Peter Jackson, o homem que teve a coragem passar a história dos livros para as telas do cinema, parabéns aos atores, que trabalharam e acreditaram que podiam fazer parte deste filme e também ao compositor Howard Shore, que conseguiu fazer as músicas extremamente adequadas aos filmes e todos os outros que praticiparam da jornada. E finalmente, parabéns á nós aqui da Valinor, que sempre estivemos torcendo a acreditando em Tolkien, nós, grandes fãs dessa obra inesquecível.
 
Os filmes estão deixando saudades enormes, mas pelo menos nunca serão esquecidos, já que entraram para a história do Oscar. Agora é só esperar alguém ter a boa vontade de fazer outra filmagem...Será que vai demorar? Eu acho que vai um pouco, mas querer mesmo eu queria é que já tivessem fazendo uma refilmagem...Não custa sonhar, né?
 
Ontem eu vi um pouquinho do Oscar, mas não teve a mesma emoção dos anos anteriores, faltava "O Senhor dos Anéis". Aquele The Oscar goes to The Lord Of The Rings... ficou na saudade, mas eu não penso em refilmagem tão cedo, haveria muito comparação, quem sabe daqui a uns 15 anos:D... E se tiver que ser refilmado que seja por um fã como é o Peter que soube captar tão bem e levar para as telonas o mundo do professor. Eu me lembro de ter visto num dos extras dos DVDs, Peter Jackson comentando que quando tinha 18 anos, ele leu o SDA e ficou imaginando como seria bom se chegasse logo ao cinema. Que interessante, né? Olha quem dirigiu?!
 
A entrega do Oscar 2005 foi ontem. Na categoria Melhor Efeitos Visuais, o filme vencedor foi o Spider 2. Quando a equipe subiu no palco pra receber o prêmio, alguém disse assim:
- Ainda bem que O Senhor dos Anéis não tinha mais um capítulo!
Foi engraçado... e a frase do camarada tem fundamento. O Senhor dos Anéis ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Visuais 3 vezes. Cada filme ganhou um. A WETA mandou bem.
E vcs merecem o Oscar pelo texto! Parabéns! :clap:
Eu lembro como se fosse hoje, dois momentos do Oscar passado:
A Annie Lennox cantando a música Into The West e o Steven Spielberg entregando o prêmio máximo de melhor filme. :grinlove:
Foi bom D+!!!
 
Foi sim, depois de ver 2 cerimônias onde os filmes não foram atração principal nos prêmios, foi legal. Mesmo assim, ainda acho que o Retorno do Rei teria condições de ter ganho 13, já que não concorreu à fotografia nem efeitos sonoros :lol:
 
Agradecimentos Especiais à Dirhil pela ajuda.
Blahhhh.... eu ajudei pouquíssimo :P




Mas então.... eu lembro que por mais otimista que eu estivesse, eu nunca achei que ele pudesse ganhar os 11 prêmios.

Além disso, é um recorde de aproveitamente em relação à quantidade de indicações..... o anterior pertencia à Gigi que tinha ganho os 9 Oscars que tinha sido indicado..... Isso muitos anos atrás....

E também achei sacanagem não indicarem fotografia e efeitos sonoros... senão teria ganhado também e seria o recordista de prêmio....

Mas isso seria abusar um pouco demais da boa vontade da Academia :lol:
 
Sim, O RdR teve 100% de aproveitamento. O Titanic teve 13 indicações e o Ben Hur 12, ambos ganharam 11 Oscar. E o RdR das 11 ganhou as 11. Pena, claro, que não foi inicado em mais categorias, também melhor ator coadjuvante para Sean Astin ou Andy Serkis. Mas quem sabe O Hobbit :P

Gandalf disse:
Na categoria Melhor Efeitos Visuais, o filme vencedor foi: Spiderman 2. Quando a equipe subiu no palco pra receber o prêmio, alguém disse assim...

O cara dos efeitos agradeceu por o Senhor dos Anéis não ter tido mais 1 episódio ou continuação. Foram os três anos seguidos :lol:

Se não me engano a Academia fez uma estilista em animação para quem assistia pela TV, ela disse sobre os figurinos, e sobre a série de Tolkien ela disse que os figurinos anteriores deveriam ser bem assim na Terra-média.
 
Dirhil disse:
Além disso, é um recorde de aproveitamente em relação à quantidade de indicações..... o anterior pertencia à Gigi que tinha ganho os 9 Oscars que tinha sido indicado..... Isso muitos anos atrás....
Sim! Gigi e O Último Imperador, ambos com 9!

Aliás o filme bateu alguns recordes a mais com essa premiação. Foi a única segunda continuação premiada com o Oscar de Melhor Filme. A única trilogia que ganhou 2 de trilha e por aí vai!!
 
Nunca vou me esquecer daquela noite. Meu coração estava quase saindo pela boca e minhas mãos suavam. :mrgreen:

PJ, SdA, Tolkien e, por que não nós fãs também, entramos para a história do cinema. Pois, com sua consagração foi aberta a porta da Academia para os filmes de ficção e fantasia acabando com aquele preconceito bobo de que filmes assim não são premiáveis (pelo menos abriu-se um precedente).

Adorei o texto, me trouxe ótimas lembranças :obiggraz:
 
O mais legal foi o "Invasões Bárbaras" agradecendo ao SdA por não estar concorrendo naquela categoria :mrgreen:
 
Isso... Isso...

E a melhor parte do Oscar desse ano foi a equipe do HA2 agradecendo por Senhos dos Aneis nao ter mais um capítulo. :lol:




:( Maior nostalgia e saudade...Passou rápido esse ano...
 
Sr. Cachopardo disse:
Sim, O RdR teve 100% de aproveitamento. O Titanic teve 13 indicações e o Ben Hur 12, ambos ganharam 11 Oscar. E o RdR das 11 ganhou as 11. Pena, claro, que não foi inicado em mais categorias, também melhor ator coadjuvante para Sean Astin ou Andy Serkis. Mas quem sabe O Hobbit :P

Gandalf disse:
Na categoria Melhor Efeitos Visuais, o filme vencedor foi: Spiderman 2. Quando a equipe subiu no palco pra receber o prêmio, alguém disse assim...

O cara dos efeitos agradeceu por o Senhor dos Anéis não ter tido mais 1 episódio ou continuação. Foram os três anos seguidos :lol:

Se não me engano a Academia fez uma estilista em animação para quem assistia pela TV, ela disse sobre os figurinos, e sobre a série de Tolkien ela disse que os figurinos anteriores deveriam ser bem assim na Terra-média.


Achei muito legal o que o Steven Spielberg falou quando abriu o envelope de Melhor Filme: "A clean sweep"
 
ACHO QUE NUNCA NA HITORIA DO OSCAR OCORREU UM APROVEITAMENTO DE 100% DE INDICAÇÕES COMO NO OSCAR 2004!
 
Denethor II disse:
ACHO QUE NUNCA NA HITORIA DO OSCAR OCORREU UM APROVEITAMENTO DE 100% DE INDICAÇÕES COMO NO OSCAR 2004!
Várias vezes ocorreu isso sim :mrgreen:

Até com Matrix que concorria a quatro levou os quatro. Pra filme, já aconteceu com o Último Imperador, Gigi, etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo