• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fingolfin e Fëanor

Finarfin

Perdeu, mané.
jimmy- disse:
Lembrem-se do perdão dos Valar, foi concedido a todos, até mesmo aos noldor que se rebelaram, mas estes poderiam apenas ficar em Tol Eressea, que apesar de ser uma ilha ainda fazia parte de Aman.
eh isso eu tava falando.
galadriel foi a valinor ou nao?

No Silmarillion é dito que foi a vanguarda de Fingolfin, que era comandada por Fingon, que ajudou Fëanor no fatricídio... Galadriel com certeza naum estava nas hostes de Fëanor... mas poderia estar com algum dos filhos de Fingolfin, ou então com seu pai... Angrod e Aegnor, irmãos de Galadriel provavelmente estavam com Fingon, e ela poderia estar também.... naum há nenhum indício de que ela estava com Turgon ou Fingolfin.... mas poderia estar com Finarfin, Finrod e Orodreth, que provavelmente estavam na mesma hoste...

Se Galadriel estivesse com Fingn, Aegno e Angrod, ela estava exatamente na hoste que ajudou Fëanor no fatricídio... mas isso naum quer dizer que ela tenha participado.... mas pode ser que sim....
Se Galadriel estava comFinarfin, Finrod e Orodreth, então ela naum participou do fatrícidio, uma vez que esta era ultima das tres grandes hostes e naum participou no fatricídio....

É dificil imaginar que Galadriel, ou memso Angrod e Aegnor tenho participado do fatricídio, pois é dito que quando a vanguarda de Fingolfin chegou, guiada por Fingon, a batalha ja estava em andamento, e viram seu proprio povo serem mortos pelos teleri, e sem saber o motivo da luta, foram em ajuda de Fëanor, pensando até que aquilo era uma armadilha preparada pelos Valar.... Nesse caso, ele só atacaram os teleri, porque viram o proprio povo sendo morto, os noldor.... mas os filhos de Finarfin também tinham sangue teleri, ja que sua esposa era filha de Olwë, o rei de Alqualonde... portanto, Galadriel, Angrod e Aegnor, se fossem defender o seu povo, teriam que defender tanto os teleri quanto os noldor... e eles naum gostavam de Fëanor para ir ajuda-lo sem nem saber o motivo.... ja Fingon, naum tinha sangue teleri, e foi em defesa dos noldor, e naum de Fëanor....

Para mim, Galadriel naum teve participação do fatricídio.. mas isso são apenas suposições minhas, e naum li nenhum relato de Tolkien a respeito disso....
 
Eu acho que basta analizarmos o carater de Galadriel no Contos e no SDA... acho dificil alguem como ela matar até uma mosca !! =/
 
Ar-Pharazôn disse:
Eu acho que basta analizarmos o carater de Galadriel no Contos e no SDA... acho dificil alguem como ela matar até uma mosca !! =/

Ela era conhecida como Nerwen... a Donzela-Homen... por ser ótima na batalha... e ter lutado como um dos melhores guerreiros no fatricidio dos Noldor.
 
Finarfin disse:
jimmy- disse:
Lembrem-se do perdão dos Valar, foi concedido a todos, até mesmo aos noldor que se rebelaram, mas estes poderiam apenas ficar em Tol Eressea, que apesar de ser uma ilha ainda fazia parte de Aman.
eh isso eu tava falando.
galadriel foi a valinor ou nao?

No Silmarillion é dito que foi a vanguarda de Fingolfin, que era comandada por Fingon, que ajudou Fëanor no fatricídio... Galadriel com certeza naum estava nas hostes de Fëanor... mas poderia estar com algum dos filhos de Fingolfin, ou então com seu pai... Angrod e Aegnor, irmãos de Galadriel provavelmente estavam com Fingon, e ela poderia estar também.... naum há nenhum indício de que ela estava com Turgon ou Fingolfin.... mas poderia estar com Finarfin, Finrod e Orodreth, que provavelmente estavam na mesma hoste...

Se Galadriel estivesse com Fingn, Aegno e Angrod, ela estava exatamente na hoste que ajudou Fëanor no fatricídio... mas isso naum quer dizer que ela tenha participado.... mas pode ser que sim....
Se Galadriel estava comFinarfin, Finrod e Orodreth, então ela naum participou do fatrícidio, uma vez que esta era ultima das tres grandes hostes e naum participou no fatricídio....

É dificil imaginar que Galadriel, ou memso Angrod e Aegnor tenho participado do fatricídio, pois é dito que quando a vanguarda de Fingolfin chegou, guiada por Fingon, a batalha ja estava em andamento, e viram seu proprio povo serem mortos pelos teleri, e sem saber o motivo da luta, foram em ajuda de Fëanor, pensando até que aquilo era uma armadilha preparada pelos Valar.... Nesse caso, ele só atacaram os teleri, porque viram o proprio povo sendo morto, os noldor.... mas os filhos de Finarfin também tinham sangue teleri, ja que sua esposa era filha de Olwë, o rei de Alqualonde... portanto, Galadriel, Angrod e Aegnor, se fossem defender o seu povo, teriam que defender tanto os teleri quanto os noldor... e eles naum gostavam de Fëanor para ir ajuda-lo sem nem saber o motivo.... ja Fingon, naum tinha sangue teleri, e foi em defesa dos noldor, e naum de Fëanor....

Para mim, Galadriel naum teve participação do fatricídio.. mas isso são apenas suposições minhas, e naum li nenhum relato de Tolkien a respeito disso....

Há um ensaio de Christopher exatamente sobre esse assunto nos Contos Inacabados, pág. 255, "A História de Galadriel e Celeborn e de Amroth, Rei de Lórien.". :wink:
 
Fingolfin *§* disse:
Ar-Pharazôn disse:
Eu acho que basta analizarmos o carater de Galadriel no Contos e no SDA... acho dificil alguem como ela matar até uma mosca !! =/

Ela era conhecida como Nerwen... a Donzela-Homen... por ser ótima na batalha... e ter lutado como um dos melhores guerreiros no fatricidio dos Noldor.

Onde está escrito que ela lutou no fatricídio????
e Nerwen é um nome dado a ela por sua mãe... isso foi bem antes do fatricídio....
 
Até onde eu saiba os filhos de Finarfin não participaram do fratricídio de Alqualondë... Se eu me lembro corretamente, eles estavam vindo depois de Fëanor e qd chegaram lá já estava a maior guerra...
 
Heceldamar disse:
Há um ensaio de Christopher exatamente sobre esse assunto nos Contos Inacabados, pág. 255, "A História de Galadriel e Celeborn e de Amroth, Rei de Lórien.". :wink:

Havia me esquecido de uma citação importante no Contos, que se confirma no Silmarillion....
Os unicos Noldor que Thingol aceitava em Doriath eram os da casa de Finarfin por serem seus parente.... mas mesmo depois de saber do fatrícidio, continuou com sua amizade a eles, pois Angrod lhe contou o ocorrido, e segundo eles, os filhos de Finarfin naum participaram....

Outra citação que tem no Silmarillion é de que Finrod e Galadriel comandavam uma hoste na travessia do Helcarexe, e Fingolfin e seus filhos comandavam outra.... pode ser então que Galadriel sempre esteve na hoste com Finrod e naum com Fingon...
 
Galadriel não gostava de Fëanor, mas era uma das maiores simpatizantes da causa do Alto-elfo. Ela queria ir para a Terra-média estabelecer um reino a seu gosto. E sim, ela participou do Fratricídio; tenho que dar uma pesquisada, se não me engano isso é confirmado num dos contos de algum HoME. Talvez seja no Shibboleth of Fëanor, que entre muitas coisas, mostra o porquê da queima dos barcos em Losgar.
 
Sim, ela participou, mas Tolkien não gostou muito disto, tanto que trabalhava em outra versão, a que ela foi com Celeborn a TM antes do Fractício. Ele, porém, morreu antes, como visto nos Contos Inacabados (essa versão foi escrita um mês antes de Tolkien morrer):

"É evidente que isso [essa versão] teria implicado inúmeras alterações na narrativa do Silmarillion, mas meu pai sem dúvida pretendia realizá-las."
 
Fëaruin disse:
Galadriel não gostava de Fëanor, mas era uma das maiores simpatizantes da causa do Alto-elfo.
Ela era simpatizanto com a vontade de ir para a Terra-média e desbravar novos territorios e esterder vastosdominios... ela naum pirou que nem Fëanor e naum foi lá pra mater morgoth (embora quisesse que ele morresse) e nem pra reaver as Silmarilli.... e muito menos queria matar os seus parentes de Alqualonde....
é dificil afirmar que ela participou ou naum, porque tanto so HoME quanto o Silmarillion e os Contos naum foram terminados por Tolkien, e existem várias contradições, como essa por exemplo....
E se naum me engano... o fato de Fëanor ter queimado os barcos em Losgar foi (sem contar o mau caratismo dele) medo de ser traido por Fingolfin e este lhe tomar o lugar de Rei... e também porque muitos do povo de Fingolfin naum gostavam dele e ele naum gostava deles também....
 
Não, Fëanor queimou os barcos porque Fingolfin se intitulou rei dos Noldor em Araman; Fëanor, como o rei de direito, considerou isso uma afronta (e convenhamos, é mesmo) e por isso queimou os barcos. Foi algo no sentido assim: "Vai, você não é rei deles? Dá um jeito agora".

Eu sei que Galadriel não estava nem aí para Fëanor, mas que ela tinha várias idéias semelhantes às de Fëanor, ela tinha. Inclusive, ela era orgulhosa, como parece ser de costume dos Príncipes dos Noldor, salvo poucas excessões (como Fingon, Maglor e Finrod).

E não adianta, o mais estiloso sempre foi o Fingon. :mrgreen:
 
Fëaruin disse:
Não, Fëanor queimou os barcos porque Fingolfin se intitulou rei dos Noldor em Araman; Fëanor, como o rei de direito, considerou isso uma afronta (e convenhamos, é mesmo) e por isso queimou os barcos. Foi algo no sentido assim: "Vai, você não é rei deles? Dá um jeito agora".
Fingolfin estava governando os Noldor des de que Finwë seguiu Fëanor no seu exílio de Tirion.... mesmo que ainda naum tinha se intitulado como rei até aquele momente... era ele quem mais fazia esse papal... e isso naum justifica o que Fëanor fez... e mesmo assim, Fëanor estava errado e ele é quem foi banido de Tirion, o cargo passa então para Fingolfin...
 
Finarfin disse:
Fëaruin disse:
Não, Fëanor queimou os barcos porque Fingolfin se intitulou rei dos Noldor em Araman; Fëanor, como o rei de direito, considerou isso uma afronta (e convenhamos, é mesmo) e por isso queimou os barcos. Foi algo no sentido assim: "Vai, você não é rei deles? Dá um jeito agora".
Fingolfin estava governando os Noldor des de que Finwë seguiu Fëanor no seu exílio de Tirion.... mesmo que ainda naum tinha se intitulado como rei até aquele momente... era ele quem mais fazia esse papal... e isso naum justifica o que Fëanor fez... e mesmo assim, Fëanor estava errado e ele é quem foi banido de Tirion, o cargo passa então para Fingolfin...
Pior que isso ta certo
Fëanor fez um negociomuito paia nada justifica o que ele fez!
olha no que q deu
mas tipo que eu acho que Fëanor deve ter ficado muito puto com isso tudo e fez isso de impulso!
 
"Tu serás o líder, e eu te seguirei"

Foram essas as palavras de Fingolfin a Fëanor, foi esse o seu juramento. A partir do momento em que essas palavras saíram pela sua boca, ele abdicou de sua possível posição de governante. Entitulando-se rei, ele traiu sua própria palavra.

Mas eu insisto que Fingon é o mais estiloso. :obiggraz:
 
Fëaruin disse:
"Tu serás o líder, e eu te seguirei"

Foram essas as palavras de Fingolfin a Fëanor, foi esse o seu juramento. A partir do momento em que essas palavras saíram pela sua boca, ele abdicou de sua possível posição de governante. Entitulando-se rei, ele traiu sua própria palavra.

Mas eu insisto que Fingon é o mais estiloso. :obiggraz:
Muito mais...
Poxa mas naqueles tempos muitos reis triram suas palavras pelo poder!
mas nimguem espera isso de um elfo
Mas ele tem estilo msm!
 
Fëaruin disse:
"Tu serás o líder, e eu te seguirei"

Foram essas as palavras de Fingolfin a Fëanor, foi esse o seu juramento. A partir do momento em que essas palavras saíram pela sua boca, ele abdicou de sua possível posição de governante. Entitulando-se rei, ele traiu sua própria palavra.

Mas eu insisto que Fingon é o mais estiloso. :obiggraz:

Bem... o Fingon naum seria rei se Fingolfin naum fisesse isso... ahuahuah.. mas isso naum vem ao caso...

Naum me lembrava dessas palavras de Fingolfin... mas no Silmarillion ele naum quebra suas palavras...

Onde tem esse negocio de que Fingolfin se auto-proclama rei... nos HoME??? porque no Slmarillion é dito que Fëanor traiu seu irmão porque a maioria do povo gostava mais dele e de Fingon, e o acompanva na viagem, e estes, sofrendo as consequencias, começaram a amaldiçoar o nome de Fëanor, que se irritou e os deixou lá... deixou eles lá porque amaldiçoaram ele, naum é dito nada sobre Fingolfin ter se intitulado rei... e se tiver isso nos HoME.. mais uma vez eles entram em contradição...
 
Está no Shibboleth of Fëanor, sem dúvida, um dos melhores textos dos HoME.

Se formos pensar em contradição, podemos esquecer muita coisa; Christopher Tolkien editou coisa pra caramba por causa desses conflitos.

E você se engana, a coroa passou para a casa de Fingolfin pela nobreza de Maedhros, que cedeu a realeza para Fingolfin, lembra-se? A cisão entre as casas de Fëanor e Fingolfin foi curada pela bravura de Fingon (que salvou Maedhros indo sozinho às portas de Angband) e pela sabedoria de Maedhros.

Palmas pra eles, pro inferno com Fëanor e Fingolfin; nobres são seus filhos, isso sim (Fingon, Maglor e Maedhros, o resto é resto). Fëanor e Fingolfin, meu caro, eram ambos mesquinhos.
 
Fëaruin disse:
Está no Shibboleth of Fëanor, sem dúvida, um dos melhores textos dos HoME.

Se formos pensar em contradição, podemos esquecer muita coisa; Christopher Tolkien editou coisa pra caramba por causa desses conflitos.

E você se engana, a coroa passou para a casa de Fingolfin pela nobreza de Maedhros, que cedeu a realeza para Fingolfin, lembra-se? A cisão entre as casas de Fëanor e Fingolfin foi curada pela bravura de Fingon (que salvou Maedhros indo sozinho às portas de Angband) e pela sabedoria de Maedhros.

Palmas pra eles, pro inferno com Fëanor e Fingolfin; nobres são seus filhos, isso sim (Fingon, Maglor e Maedhros, o resto é resto). Fëanor e Fingolfin, meu caro, eram ambos mesquinhos.

Eu naum disse que a coroa passava para ele de outra forma.... bem... naum li os HoMe, por isso tomei como base para meus argumentos o Silmarillion...
Tanto Fingolfin quanto Fëanor eram muito orgulhosos, a diferença entre os dois é que um tinha o carater melhor que o outro...

Nobre mesmo é o Finarfin, como seu proprio nome já diz (Aranfinwë = Nobre Finwë)... ele foi o único que tinha cabeça no lugar entre os filhos de Finwë...
 
Eu não acho que nos cabe julgar de maneira simples o caráter de nenhum dos dois; coloque-se um pouco no lugar de Fëanor; imagine-se num lugar que sempre lhe prometeu segurança, mas que, no fim, lá é roubada sua maior obra, sua obra suprema, e ainda seu pai assassinado (e Finwë era mais caro a Fëanor que qualquer outra coisa; nenhum outro amou tanto o pai quanto Fëanor, ninguém); Fëanor sentiu-se cercado, a situação que ele estava, parecia que estava sendo julgado; Aulë reconheceu que era pedido algo muito maior do que todos pensavam.

Oras, quase todas as pessoas querem fazer justiça com as próprias mãos quando a justiça falha; e foi assim que Fëanor se sentiu; frente à ociosidade dos Valar, ele quis se vingar; será que podemos culpá-lo de forma tão veemente por isso? Será que qualquer um de nós faríamos tão diferente dele, numa situação semelhante? De toda a história de Arda, Fëanor é uma das figuras mais angustiadas e amarguradas, e o fato de ninguém perceber isso só piorou a situação. Infelizmente, sua amargura se manifestou pelo ódio; acima de tudo, Fëanor foi um desperdício; se tratado com mais cuidado, com mais compreensão, talvez muitas tragédias tivessem sido evitadas.

A justiça julga os outros, mas quem é que julga a justiça? Pedir a desfeita das Silmarils, era justo? Talvez fosse o certo, disso, não duvido, mas pensem, era justo? O que faz o caráter de Fingolfin ser melhor que o de Fëanor? Afinal, ele também enlouqueceu; demorou mais, mas enlouqueceu, e a sua espada também se manchou com sangue.
 
Fingolfin enlouqueceu.. mas naum tanto como o Fëanor..... e um dos principais motivos para isso foi o Finarfin.. ele que dava uma segurada no Fingolfin, se naum ele acabaria sendo igual ao Fëanor.....
E sobre o que você disse aí sobre o Fëanor... tudo bem que ele estava pertubado e sofreu muito, mas naum é por isso que seus atos se tornam bons... ele continua estando errado, naum interessa se ele teve motivos pra isso ou naum... esse potivos só servem para perdoá-lo mas naum o livram da culpa....
E Fëanor já era ruim antes de fazer as Silmarilli e antes de que Finwë fosse morto.... o problema dele é que naum aceitou que seu pai que ele amava considerava tanto tivesse trocado sua mãe por outra, outra que nem se quer era do seu povo... ele sempre depresou seus meio-irmãos... Melkor espalhou mentiras para Fëanor, mas para Finglfin também.. mas este naum agiu como Fëanor, em partes por causa de Finarfin e em partes porque naum despresava Fëanor...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo