• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fingolfin e Fëanor

Fingolfin *§* disse:
Ar-Pharazôn disse:
Eu acho que basta analizarmos o carater de Galadriel no Contos e no SDA... acho dificil alguem como ela matar até uma mosca !! =/

Ela era conhecida como Nerwen... a Donzela-Homen... por ser ótima na batalha... e ter lutado como um dos melhores guerreiros no fatricidio dos Noldor.
opa, desculpa, meu post anterior se refere a isso aqui
 
Pelo Contos, Galadriel lutou no Fratricídio contra os noldor, não participando assim do "crime" em si. Versão alternativa, mas não menos válida.
 
Achei um texto aqui sobre isso da Galadriel, tá nos Contos:
"Galadriel era a filha de Finarfin e irmã de Finrod Felagund. Era bem-vinda em Doriath porque sua mãe, Eärwen, filha de Olwë, era telerin e sobrinha de Thingol, e porque o povo de Finarfin NÃO participara do Fratricídio de Alqualondë; e ela tornou-se amiga de Melian."

Ehehehe... botando lenha na fogueira! :twisted:
 
Finarfin disse:
Fingolfin enlouqueceu.. mas naum tanto como o Fëanor..... e um dos principais motivos para isso foi o Finarfin.. ele que dava uma segurada no Fingolfin, se naum ele acabaria sendo igual ao Fëanor.....
E sobre o que você disse aí sobre o Fëanor... tudo bem que ele estava pertubado e sofreu muito, mas naum é por isso que seus atos se tornam bons... ele continua estando errado, naum interessa se ele teve motivos pra isso ou naum... esse potivos só servem para perdoá-lo mas naum o livram da culpa....
E Fëanor já era ruim antes de fazer as Silmarilli e antes de que Finwë fosse morto.... o problema dele é que naum aceitou que seu pai que ele amava considerava tanto tivesse trocado sua mãe por outra, outra que nem se quer era do seu povo... ele sempre depresou seus meio-irmãos... Melkor espalhou mentiras para Fëanor, mas para Finglfin também.. mas este naum agiu como Fëanor, em partes por causa de Finarfin e em partes porque naum despresava Fëanor...

Eu sei que tudo que se diga em defesa de Fëanor são apenas atenuantes, já que não há uma desculpa real para tudo que ele fez.
Mas como o Fëaruin disse, há os atenuantes para o caso e eles não são poucos.
E posso citar mais um ainda:
Ele não teve mãe. E isso influencia muito, pois geralmente quando a mãe morre, o pai fica super protetor fazendo todos os caprichos do filho, o que acabou acontecendo com o Fëanor, ele foi muito mimado pelo Finwë, o que piorou mais ainda a situação.
E ele sabendo ainda que sua mãe se recusava a voltar a vida e vendo seu pai se casar com outra, anulando assim qualquer chance dele tornar a ver sua mãe, e, usando isso para odiar Indis, é um tanto quanto óbvio que ele também odeie seus meio - irmãos.
 
Eu nunca disse que os motivos apresentados, que ainda são poucos, tornassem os atos de Fëanor bons; nem tampouco disse que os motivos o extingüem da culpa; eu sei muito bem que os atos foram nefastos e que ele é culpado; assim como muitos outros dos Noldor. Afinal, algumas das piores ações são feitas com a melhor das intenções.
E Fëanor desgostava de Fingolfin e Finarfin por causa da mãe deles; ele não aceitava que o lugar de Míriel fosse tomado por qualquer outra. E eu pergunto: Qual o filho que gosta disso? Vários dos meus maiores amigos são filhos de pais separados, e nenhum, repito, nenhum jamais aceitou de bom grado um novo pai ou uma nova mãe; e tampouco os novos irmão; se amar a mãe a ponto de não aceitar que outra tome o lugar dela é uma falha de caráter, bem, então meu caráter é falho, porque eu nunca aceitaria outra pessoa no lugar de minha mãe, nem de meu pai.

Ringil disse:
Pelo Contos, Galadriel lutou no Fratricídio contra os noldor, não participando assim do "crime" em si. Versão alternativa, mas não menos válida.

É Ringil, eu não gosto muito dessa idéia sabe porque, imagina só, ela chega com os noldor, luta contra os noldor e vai embora junto com os noldor? :o?:
Parece uma situação de quem fica em cima do muro, e Galadriel com certeza não era assim. Imagine só a situação na Marcha dos Noldor?
"Quem é essa?"
"É a Galadriel, ela que matou o seu pai"
:o?: :mrgreen:
 
Fëaruin disse:
Eu nunca disse que os motivos apresentados, que ainda são poucos, tornassem os atos de Fëanor bons; nem tampouco disse que os motivos o extingüem da culpa; eu sei muito bem que os atos foram nefastos e que ele é culpado; assim como muitos outros dos Noldor. Afinal, algumas das piores ações são feitas com a melhor das intenções.
E Fëanor desgostava de Fingolfin e Finarfin por causa da mãe deles; ele não aceitava que o lugar de Míriel fosse tomado por qualquer outra. E eu pergunto: Qual o filho que gosta disso? Vários dos meus maiores amigos são filhos de pais separados, e nenhum, repito, nenhum jamais aceitou de bom grado um novo pai ou uma nova mãe; e tampouco os novos irmão; se amar a mãe a ponto de não aceitar que outra tome o lugar dela é uma falha de caráter, bem, então meu caráter é falho, porque eu nunca aceitaria outra pessoa no lugar de minha mãe, nem de meu pai.

É por esse mesmo motivo que eu não tenho a menor compaixão com Fëanor. Afinal, humanos, caídos, fracos e falhos, sofrem coisas assim com freqüência enorme, mas quantos viram genocidas? Fëanor não era uma criança, tinha que saber lidar com as dores que lhe foram destinadas. Sim, ele perdeu a mãe, mas tinha um pai, e teve irmãos para lhe acompanhar, e recebeu o maior poder entre todos os filhos de Ilúvatar, e morou em Valinor no auge. Me desculpem, mas não foi um coitado.

Todo criminoso tem seus motivos, mas nenhum motivo altera os resultados. Fëanor estava consciente de todos os seus atos, e não se arrependeu de nenhum. E nada sequer explica o que ele fez com os próprios filhos, ao reforçar o Juramento, além do puro orgulho ferido.

É Ringil, eu não gosto muito dessa idéia sabe porque, imagina só, ela chega com os noldor, luta contra os noldor e vai embora junto com os noldor?
Parece uma situação de quem fica em cima do muro, e Galadriel com certeza não era assim. Imagine só a situação na Marcha dos Noldor?
"Quem é essa?"
"É a Galadriel, ela que matou o seu pai"

Nào acho que seja uma posição de quem fica em cima do muro, na verdade ficar em cima do muro seria não lutar, como fizeram os irmãos dela. Quanto à marcha posterior junto aos mesmos assassinos que lutou, mal-estar certarmente teria causado, mas não é implausível. Os irmãos a apoiariam e eles tinham número suficiente para dissuadir qualquer empecilho. Sem contar que os noldor não iriam querer uma luta interna naquele momento. Mas a outra possibilidade, de Galadriel não ter participado da Rebelião, resolveria todo problema com ela ter lutado contra os noldor, pois ela praticamente teria se alijado dos noldor, se juntando aos sindar.

Fëaruin, quanto a Fingolfin ter sido perjuro, o Shibboleth traz a informação de Fingolfin teria dito que seguiria Fëanor? Eu dei uma olhada rápida (bem rápida) e não achei. Porque se não é dito lá da mesma forma que no silma, então acho que não podemos cruzar as duas coisas. Se Fingolfin se declarasse rei dos noldor em afronta a Fëanor isso contradiria o silma, que diz que Fingolfin seguiu Fëanor a contragosto por laços de parentesco, e também a descrição do próprio episódio de quando Fingolfin declara submissão, que ressalta a importância daquelas palavras.
 
Citação:

É Ringil, eu não gosto muito dessa idéia sabe porque, imagina só, ela chega com os noldor, luta contra os noldor e vai embora junto com os noldor?
Parece uma situação de quem fica em cima do muro, e Galadriel com certeza não era assim. Imagine só a situação na Marcha dos Noldor?
"Quem é essa?"
"É a Galadriel, ela que matou o seu pai"



Nào acho que seja uma posição de quem fica em cima do muro, na verdade ficar em cima do muro seria não lutar, como fizeram os irmãos dela. Quanto à marcha posterior junto aos mesmos assassinos que lutou, mal-estar certarmente teria causado, mas não é implausível. Os irmãos a apoiariam e eles tinham número suficiente para dissuadir qualquer empecilho. Sem contar que os noldor não iriam querer uma luta interna naquele momento. Mas a outra possibilidade, de Galadriel não ter participado da Rebelião, resolveria todo problema com ela ter lutado contra os noldor, pois ela praticamente teria se alijado dos noldor, se juntando aos sindar.

Galadriel lutou em defesa do povo de sua mãe, e foi isso que a motivou mais a ir para a TM seu orgulho e ódio contra Feanor. E estava a maior confusão, é provavel que muitos noldor tenham lutado em defesa dos teleri também pois os noldor e teleri eram amigos. E numa hora de ódio e ira contra a hoste de Feanor por terem sido abandonados, apenas um elfo que estivesse realmente inflamado pela loucura de Feanor sairia arrumando briga com Galadriel. Acontece que todos os noldor que se rebelaram estavam sujeitos a maldição de Mandos, lembre-se do aviso que Ulmo deu a Turgon quando o preveniu que saisse de Gondolin e partisse para o Oeste. E Galadriel foi proibida de entrar em Aman pois respondeu orgulhosamente aos valar dizendo que não deseja retornar e ficaria na TM, só após a Guerra do Anel ela foi perdoada e pode ir para o Oeste, mas apenas para ir para Tol-Eressea.

Quanto a Feanor, eu gosto muito de Feanor assumidamente. Mas é fato e não há como negar que Feanor era louco, não era MAU, era louco. Primeiro que ele já se ressentia do fato de Indis ter se tornado esposa de Finwe, no entanto ele em sua loucura não percebia que fora na verdade culpa de Miriel por querer morrer e se recusar a voltar. E depois com as mentiras de Melkor todos os noldor ficaram olhando estranho uns pros outros, acontece que Feanor tinha um fogo interno e incontrolavel, obedecia apenas a si mesmo e ninguem conseguia segura-lo ou orienta-lo, nem mesmo Nerdanel que no inicio conseguia aconselha-lo, mas com o tempo nem a ela ele dava ouvidos. Então quando Melkor veio e espalhou suas mentiras fez com que Feanor se ressentisse mais ainda, e isso acabou em apontar espada pra irmao, ser exilado de Tirion e no fim se rebelar. Não estou dizendo que isso tira a culpa dele, ele deveria ter sido mais prudente mas foi dominado pela loucura, ele teve muita culpa nas desgraças do noldor. Mas Fingolfin não é muito melhor que ele, só que Fingolfin era um pouco mais prudente, e era mais amado pois não era Fingolfin que falava de modo diferente dos outros, não era Fingolfin que andava armado, não foi Fingolfin que apontou espada para o irmão e certamente não foi Fingolfin que foi expulso. Na visão do povo Fingolfin era melhor para ser rei, e de fato depois que Feanor foi exulso e Finwe não teve o punho de ficar em Tirion e apoiando a punição que os valar deram, e foi morar com ele em Formenos, Fingolfin foi coroado. E na rebelião, a grande maioria dos noldor só foi pra TM porqque Fingolfin estaria indo e os liderando, se ele não tivesse ido muitos não teriam se rebelado. Mas é claro que Fingolfin também era ambicioso, ele também foi influenciado pelas mentiras e também acho que ele tinha o orgulho e a vaidade suficiente para achar que ele proprio era o mais indicado para ser rei. O único com algum bom senso verdadeiro era Finarfin, era ele que tinha o menor orgulho e ambiçao entre os filhos de Finwe e principes eldalie.
 
Eu tenho uma certa inclinação a considerar Fëanor louco E mau. Mas esse "mau" é de mau-caráter, e isso ele com certeza era. Não era mau como Sauron e com certeza não era mau como Melkor... mas explicar os atos cometidos por ele simplesmente com a desculpa da insanidade temporária não dá. Ele era uma ferramenta de Iluvatar e não podia fugir de seu destino.
 
Nos Contos Inacabados, como ja foi citado acima, há um relato sobre isso, na "História de Galadriel e Celeborn".
Galadriel odiava Feanor, e este tbm não gostava dela, desde que ela recusou-lhe um cacho de seu cabelo.Nos C.I., diz-se que ela lutou bravamente a favor da família de sua mãe, contra as hostes de Feanor.
Até quando ela foi para a Terra-Média, há relatos de que ela já pretendia ir antes da revolta de Feanor,para lá exercer seus talentos e isso era do conhecimento de Manwe...mas com tdo o q aconteceu, em sua ira ela foi embora, sem esperar pela permissão de Manwe.
Mas ela não participara do fatricidio, e como é dito em outros lugares, nenhum filho de Finarfin havia participado,não salientando se eles ficaram neutros ou defenderam a família de sua mãe, Eärwen filha de Olwe.
 
Eärwen_Telerin disse:
Mas ela não participara do fatricidio, e como é dito em outros lugares, nenhum filho de Finarfin havia participado,não salientando se eles ficaram neutros ou defenderam a família de sua mãe, Eärwen filha de Olwe.

Uma das versões salienta, sim, que eles defenderam a família de sua mãe, tá nos Contos Inacabados, página 258:
"Mesmo após o implacável ataque aos teleri e rapto de seus navios, apesar de ter lutado ferozmente contra Fëanor em defesa da família de sua mãe, ela não recuou. Seu orgulho recusava-se a permitir que retornasse derrotada, suplicante por perdão. Agora, porém, ela ardia com o desejo de seguir Fëanor, irada, a quaisquer terras às quais ele chegasse e de frustá-lo de todas as maneiras que pudesse."
 
Achei um texto aqui sobre isso da Galadriel, tá nos Contos:
"Galadriel era a filha de Finarfin e irmã de Finrod Felagund. Era bem-vinda em Doriath porque sua mãe, Eärwen, filha de Olwë, era telerin e sobrinha de Thingol, e porque o povo de Finarfin NÃO participara do Fratricídio de Alqualondë; e ela tornou-se amiga de Melian."

Ehehehe... botando lenha na fogueira! :twisted:
Esse trecho por si só é suficiente para acabar com essa narrativa de Galadriel guerreira. Eu poderia sitar aqui o site do portal TOLKIENIANOS, porém, curiosamente, tiraram do ar essa parte do material.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo