• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor , Brilhante ou Estúpido?

Sim, mas ele queimou por causa do Fingolfin.

Ou seja, Fingolfin tb tem parcela de culpa na queima dos barcos. Quem mandou ele se intitular Rei dos Noldor, se o rei por direito era Fëanor?


Mas Filgolfin não era por direito Rei dos Noldor???
Pelo que eu me lembro, tem uma passagem no Silma antes da queima dos barcos, quando eles anida estão vivendo em Valinor, que diz isso, que foi somente pela genialidade que Fëanor foi lider dos Noldor, mas que por direito era Fingolfin.

NÃO ME LEMBRO MUITO BEM, POSSO TER DITO UMA BOBAGEM, QUANDO EU CHEGAR EM CASA VOU PEGAR NO LIVRO E ACERTAR. :P
 
Sim, mas ele queimou por causa do Fingolfin.

Ou seja, Fingolfin tb tem parcela de culpa na queima dos barcos. Quem mandou ele se intitular Rei dos Noldor, se o rei por direito era Fëanor?

Feanor era rei de todos os noldor, não só do seu povo ou os dos seus filhos, e ele traiu a maior parte de seu povo, deixando pra eles retornar em vergonha e desgraça ou enfrentar o gelo.

Ah, Fearuin, gostaria de ter a referência de onde Fingolfin se proclama rei dos noldor, sem ser quando Maedhros renuncia ao seu direito de primogenitura. É do Contos? Eu ainda estou lendo o começo do Narn. E qual é a diferença de nome de Fingolfin para Finarfin, já que o sufixo e o prefixo de ambos são idênticos, aliás o sufixo é comum a todos os filhos de Finwe, não é?
 
Ringil disse:
Ah, Fearuin, gostaria de ter a referência de onde Fingolfin se proclama rei dos noldor, sem ser quando Maedhros renuncia ao seu direito de primogenitura. É do Contos? Eu ainda estou lendo o começo do Narn. E qual é a diferença de nome de Fingolfin para Finarfin, já que o sufixo e o prefixo de ambos são idênticos, aliás o sufixo é comum a todos os filhos de Finwe, não é?

Eu não me lembro, talvez o Tilion se lembre.

Bem, o nome em quenya de Fingolfin é Nolofinwë, significa "Sábio Finwë". Fingolfin se intitulou Rei dos Noldor ainda em Araman, adicionando Finwë, a frente de seu nome, ficando Finwë Nolofinwë. No cognato em sindarin, fica Fingolfin.

O nome quenya de Finarfin era Arafinwë, "Nobre Finwë". O mesmo ocorreu com ele, afixado o Finwë antes do nome= Finwë Arafinwë. O prefixo Finwë foi anexado ao nome de Finarfin (Arafinwë) por seu filho Finrod, após a morte de Fingolfin. Já que Finarfin era o Rei dos Noldor agora.

Finwë, quando batizou seus filhos, apenas prefixou um termo antes do seu próprio nome: Curufinwë (Fëanor), Nolofinwë (Fingolfin) e Arafinwë (Finarfin).
 
FEANOR RULEZ! AND THAT'S A FACT!

Ele estava, naum digo certo...mas todas as suas atitudes foram aceitaveis segundo as circustancias...ele eh o personagem mais marcante e forte do livro!
 
Ringil escreveu:


Ah, Fearuin, gostaria de ter a referência de onde Fingolfin se proclama rei dos noldor, sem ser quando Maedhros renuncia ao seu direito de primogenitura. É do Contos? Eu ainda estou lendo o começo do Narn. E qual é a diferença de nome de Fingolfin para Finarfin, já que o sufixo e o prefixo de ambos são idênticos, aliás o sufixo é comum a todos os filhos de Finwe, não é?


Eu não me lembro, talvez o Tilion se lembre.

E lembro mesmo. ;)

Essas informações estão no The Shibboleth of Fëanor, no HoMe 12: The Peoples of Middle-earth.

Um texto ótimo e indispensável!
 
Ringil escreveu:


Ah, Fearuin, gostaria de ter a referência de onde Fingolfin se proclama rei dos noldor, sem ser quando Maedhros renuncia ao seu direito de primogenitura. É do Contos? Eu ainda estou lendo o começo do Narn. E qual é a diferença de nome de Fingolfin para Finarfin, já que o sufixo e o prefixo de ambos são idênticos, aliás o sufixo é comum a todos os filhos de Finwe, não é?



Eu não me lembro, talvez o Tilion se lembre.




E lembro mesmo.

Essas informações estão no The Shibboleth of Fëanor, no HoMe 12: The Peoples of Middle-earth.

Um texto ótimo e indispensável!

Mas os HoME não são nem um pouco canônicos, não é? O texto é condizente com o Silmarillion publicado?
 
Ringil disse:
Mas os HoME não são nem um pouco canônicos, não é? O texto é condizente com o Silmarillion publicado?

Shibboleth of Fëanor é um dos textos dos HoME condizentes com o Silmarillion publicado. Muitos não o são, mas este é. :wink:
 
ressucitando diria :

com toda a certeza ele foi brilhante e estúpido.

brilhante por todos os seus trabalhos, pela sua percepção frente a Melkor...

agora toda sua estupidez derivava do egocentrismo.

morreu de uma forma idiota, poderia ter sido decisivo na luta contra Morgoth,pois ele possuia o carisma e o poder de persuação para unir os exercitos na batalha.
 
Concordo com a conclusão resumida do Fingolfin...

Ele poderia ter controlado um pouco seu superego (assim como Melkor) e teria todo o mundo sob sua batuta.
 
brilhante por todos os seus trabalhos, pela sua percepção frente a Melkor...


morreu de uma forma idiota, poderia ter sido decisivo na luta contra Morgoth,pois ele possuia o carisma e o poder de persuação para unir os exercitos na batalha.

Pois é, ele poderia ter se controlado mais...mas mesmo assim, eu o acho brilhante!
 
eu diria que brilhante, mas apesar disso, seu ego era tão inflado, sua prepotência tão grande, sua arrogância mais ainda, que o tornou cego... e se deixou corromper, tornando-se estúpido.
 
Mas acho que não conseguir controlar seu temperamento não o torna estúpido sim impulsivo. Afinal de contas, não controlar a raiva, não controlar ciúmes, não controlar paixões, etc, só fazem das pessoas mais humanas, não sendo bem uma estupidez esse não controle.

Mas humanas, embora as vezes um pouco deturpadas:lol:
 
Fëanor era capaz de tudo em relação às próprias habilidades, mas, por tudo que há de mais sagrado em Valinor, o CARA ERA UM TOTAL INCOMPETENTE na hora de ver as conseqüências.

Carambolas, isso porque eu pareço com ele.
Vai ver é por isso que tem um monte de gente que eu liderava e outro monte que me odeia... Duas faces na mesma moeda.
 
Para mim F6enor era muitas coisas: precipitaado, orgulhoso, ganacioso, talvez até louco. Porém burro não. Ele além de inteligente era esperto, sagaz. E emtermos de habilidades, sem comentários. :mrgreen: Apesar de ter cometido um ato estúpido, acho que ele não foi provocado por estupidez e sim pelos defeitos que citei a cima. Me confesso, apesar de tudo, um grande fã de Fëanor. :obiggraz:
 
Fëanor fazia as coisas sem pensar.

Era ambas as coisas descritas no tópico.

Porém deixou uma imagem ainda mesmo assim com estes acontecimento boa de si.

E é claro sem Fëanor, não teria acontecido muitas outras coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo