• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëa, hroa e fána(perguntinha ignorante msm!!!)

Olha,eu posso falar uma tremeeeenda caca + eu sempre imaginei que o Olho fosse o Palantirde Sauron....ele podia ver tudo,e quando o HObbit olha no palantir jogado por Grima,ele vê um olho não vê?e se eu não me engano,Sauron tinha o mais poderoso dos palantir não tinha? :tsc:
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
é... é uma teoria discutível...
o palantír de Sauron era o de Minas Ithil, ou de Osgiliath?

O de Minas Ithil.
A Pedra de Osgiliath era a maior de todas, e, quem, sabe, talvez fosse a mais poderosa. Só que Sauron ficou com a pedra de Ithil.
 
A mais poderosa na verdade fica em Tol Erssëa se não me engano...
Elendil costumava ver Tol Eressëa se comunicando com essa palantír, através da pedra do Topo do Vento.
 
Meu deus, tudo bem que com o tópico consegui esclarer várias coisas, várias msm!!!!, mas que vcs tão conseguindo me confundir tão!!!!!

Bom algumas resoluções: Então naum se pode ter certeza se sauron usou um faná ou Hröa depois de Númenor, mas tudo bem isso acho que já não nos importa mais.....E sobre o olho é realmente um ótima teoria a do palantír, c prestarmos atenção tudo começa a c encaixar!

Bom fiquei um tempo sem entra aki e qnd entrei tinha um porre de mensagem nova, acho q escrevi tudo oq q tinha pra fala!!

Ahh e como o Felippe disse, na página 2, ninguem respondeu aonde se encontrão as Definiçoes de Fëa, Hröa e Faná. Tipo em que livro eu acho isso??Msm c for em ingles me avisem, valEW!!!
Acho que vo ler O SdA de novo pra pega melhor os detalhes ai caso descubra algo q comprove ALGO, posto aki.

Valew por toda a ajuda, té + ver!!!! :obiggraz: :amem:
 
Ahh e como o Felippe disse, na página 2, ninguem respondeu aonde se encontrão as Definiçoes de Fëa, Hröa e Faná. Tipo em que livro eu acho isso??Msm c for em ingles me avisem, valEW!!!
Eu respondi essa pergunta.
Proview disse:
Fëa é fácil de ser encontrado.
Mas hröa e fána (esses termos exatos) eu vi alguém falando que se encontram no 'Etmologias' (não existe em português) ou algo assim. Vo ver se esse post e ponho aqui.

PS.: Quando se fala em vestimentas dos Valar (no Silmarillion) ou dos Ainur, é a mesma coisa que fána.
 
Esse negócio do Olho de Sauron deve ser uma metáfora mesmo, não deveria ter um olho gigante no alto da torre olhando a TM...

Só pra dra minha opinião, eu acho que depois de Númenor, Sauron usou um Fána.
 
Proview disse:
Ahh e como o Felippe disse, na página 2, ninguem respondeu aonde se encontrão as Definiçoes de Fëa, Hröa e Faná. Tipo em que livro eu acho isso??Msm c for em ingles me avisem, valEW!!!
Eu respondi essa pergunta.
Proview disse:
Fëa é fácil de ser encontrado.
Mas hröa e fána (esses termos exatos) eu vi alguém falando que se encontram no 'Etmologias' (não existe em português) ou algo assim. Vo ver se esse post e ponho aqui.

PS.: Quando se fala em vestimentas dos Valar (no Silmarillion) ou dos Ainur, é a mesma coisa que fána.

Puts, desculpa ai, naum vi sua mensagem.
Mas mesmo assim Valew!!!!
Té+
 
Olhem só, essa história de Hröa e Fána tá muito complicada... olhando ontem o Silmarillion, eu achei essa frase que me esclareceu muita coisa:
pág 381
"Pois, vindo dos ermos do leste, ele fixou residência no sul da floresta; e aos poucos foi voltando a crescer e a adquirir FORMA. Numa colina escura, ele FEZ sua moradia e ali criava os seus feitiços."
Isso significa q, depois q ele perdeu o Anel pro Isildur, ele fez/adquiriu um novo corpo.
Agora se era um fána ouHrõa eu não sei. Nem no Silmarillion há nada falando sobre isso...
 
Hmm ae encontrei uma coisa que deixa a entender q o Olho realmente existia msm...

O Silmarillion, Akallabêth, pág. 357 pela MF:
Falando sobre Sauron, qnd retornou a Mordor: "... e ali permaneceu, sinistro e mudo, até inventar para si uma nova aparência, uma imagem de perversidade e ódio tornados visíveis; e poucos conseguiam encarar o Olho de Sauron, o Terrível."

Para qm quiser conferir eh no final do Akallabêth, abraço a todos.
 
Bom acho que só quem poderia nos esclarecer é o Tolkien :D .... mas as vezes pode ter essa informaçao em algum livro e nós nao nos lembramos ou quem sabe pode estar em um dos HoME.....

Edit 1:
Essa resposta foi pra mensagem do Melkor Bauglir.
 
Melkor Bauglir,essa sua parte do silma não me esclareceu muito não.....sem querer ser burro,mas mesmo nisso,o olho poderia estar sendo usado como uma metáfora não poderia? :?
 
Felippe disse:
Hmm ae encontrei uma coisa que deixa a entender q o Olho realmente existia msm...

O Silmarillion, Akallabêth, pág. 357 pela MF:
Falando sobre Sauron, qnd retornou a Mordor: "... e ali permaneceu, sinistro e mudo, até inventar para si uma nova aparência, uma imagem de perversidade e ódio tornados visíveis; e poucos conseguiam encarar o Olho de Sauron, o Terrível."

Para qm quiser conferir eh no final do Akallabêth, abraço a todos.


Tá bom, então como um olho gigantesco de fogo poderia ser morto por Elendil e Gil-galad, e ainda por cima ter seu dedo inexistente sendo pilhado pelo filho de Elendil, Isildur?
Sauron tinha um corpo sim. Isso daí é uma metáfora, da forma corpórea que Sauron assumiu e que não era mais agradável aos olhos dos homens e dos elfos.
 
Tah.. eu penso q o Olho era uma parte de seu corpo, ou espírito sei lah..

então como um olho gigantesco de fogo poderia ser morto por Elendil e Gil-galad, e ainda por cima ter seu dedo inexistente sendo pilhado pelo filho de Elendil, Isildur?

Mas essa forma do Olho foi usada depois desses acontecimentos.. foi só qnd ele saiu da floresta das trevas e voltou Mordor, pelo q diz o livro... mais ou menos na época em q eh narrado O Hobbit.
 
DarkRider disse:
Felippe disse:
Hmm ae encontrei uma coisa que deixa a entender q o Olho realmente existia msm...

O Silmarillion, Akallabêth, pág. 357 pela MF:
Falando sobre Sauron, qnd retornou a Mordor: "... e ali permaneceu, sinistro e mudo, até inventar para si uma nova aparência, uma imagem de perversidade e ódio tornados visíveis; e poucos conseguiam encarar o Olho de Sauron, o Terrível."

Para qm quiser conferir eh no final do Akallabêth, abraço a todos.


Tá bom, então como um olho gigantesco de fogo poderia ser morto por Elendil e Gil-galad, e ainda por cima ter seu dedo inexistente sendo pilhado pelo filho de Elendil, Isildur?
Sauron tinha um corpo sim. Isso daí é uma metáfora, da forma corpórea que Sauron assumiu e que não era mais agradável aos olhos dos homens e dos elfos.

Não creio que o "Olho" seja enfim a imagem que não era mais agradável, mas só a metáfora usada para dizer que Sauron via tudo na Terra Média.
 
Peguei esse bonde andando, mas me dando o direito de retornar à questão conceitual do início do tópico, segue uma definição de fána encontrada numa fonte inesperada:

"Há em cada coisa aquilo que ela é que a anima.
Nos deuses tem o mesmo tamanho
E o mesmo espaço que o corpo
E é a mesma coisa que o corpo.
Por isso se diz que os deuses nunca morrem.
Por isso os deuses não têm corpo e alma
Mas só corpo e são perfeitos.
O corpo é que lhes é alma
E têm consciência na própria carne divina."

Fernando Pessoa
 
Felippe disse:
Tah.. eu penso q o Olho era uma parte de seu corpo, ou espírito sei lah..

então como um olho gigantesco de fogo poderia ser morto por Elendil e Gil-galad, e ainda por cima ter seu dedo inexistente sendo pilhado pelo filho de Elendil, Isildur?

Mas essa forma do Olho foi usada depois desses acontecimentos.. foi só qnd ele saiu da floresta das trevas e voltou Mordor, pelo q diz o livro... mais ou menos na época em q eh narrado O Hobbit.

Sauron tinha corpo na Guerra do Anel sim. Duas fontes confiáveis dizem isso. A primeira é o Gollum. Ele fala que Sauron tinha 4 dedos em sua mão. A segunda é o Shagrat. Tem um trecho, depois que Frodo é capturado, que o orc fala algo assim: Mantenham-no vivo até que Ele (Sauron) mande alguem ou venha em pessoa. O Olho não iria descer do topo de Barad-Dur e se espremer numa porta, iria?

Sauron tinha corpo sim. :wink:
 
DarkRider disse:
Felippe disse:
Tah.. eu penso q o Olho era uma parte de seu corpo, ou espírito sei lah..

então como um olho gigantesco de fogo poderia ser morto por Elendil e Gil-galad, e ainda por cima ter seu dedo inexistente sendo pilhado pelo filho de Elendil, Isildur?

Mas essa forma do Olho foi usada depois desses acontecimentos.. foi só qnd ele saiu da floresta das trevas e voltou Mordor, pelo q diz o livro... mais ou menos na época em q eh narrado O Hobbit.

Sauron tinha corpo na Guerra do Anel sim. Duas fontes confiáveis dizem isso. A primeira é o Gollum. Ele fala que Sauron tinha 4 dedos em sua mão. A segunda é o Shagrat. Tem um trecho, depois que Frodo é capturado, que o orc fala algo assim: Mantenham-no vivo até que Ele (Sauron) mande alguem ou venha em pessoa. O Olho não iria descer do topo de Barad-Dur e se espremer numa porta, iria?

Sauron tinha corpo sim. :wink:
Hum, isso me fez pensar sobre uma coisa: até que ponto uma representação de imagem é um corpo? Os mortos de Erech eram vistos, mas não tinham corpos, eram "fantasmas". Eu não acredito que Sauron tivesse um corpo capaz de travar uma batalha, por exemplo, mas que talvez ele se apresentasse com uma grande sombra, uma forma "meio gasosa" - que seria um corpo (que fosse enxergado e podesse ser sentido tatilmente 8O), e a forma que a gente faz idéia de um espírito vagante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo