• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëa, hroa e fána(perguntinha ignorante msm!!!)

sauron depois de númenor, eu ainda naum consegui me lembrar d nada q confirme que ele assumiu um Hroa ou um Fána, ou seja essa ainda é parte que eu me questionoe ainda eustou confuso!!!
Ele foi derrotado por Gil Galad e Elendil, não foi? Então era um Hröa. Eles não venceriam um maia usando um fána.
 
Porque não? Poderiam sim. Sei que não se compara Balrogs a Sauron, mas sabemos de pelo menos dois Balrogs (usando fána) que morreram nas mãos de elfos. Vale lembrar que Huan derrotou Sauron quando este estava usando também um fána.
Gil-Galad e Elendil poderiam ter matado Sauron sim, mesmo usando fána.
 
Eu tbm não tenho duvidas de que Sauron estivesse usando um Hroa na hora que lutou contra Gil-Galad e Elendil. É só ver quais foram os artificios utilizados por ele na luta contra Huan.
Se ele fizesse alguma coisa parecida contra os 2 eles não teriam chance nenhuma !! :twisted:
 
Só uma coisa... um Fëa pode ser destruido ou pervalece para sempre mesmo depois da morte do Hröa??
desculpem quebrar as correntes do pensamento, mas é dúvida... :|
 
Ele foi derrotado por Gil Galad e Elendil, não foi? Então era um Hröa. Eles não venceriam um maia usando um fána.

Era possivel sim. Alias foi possivel , porque Sauron estava usando um fána. Não havia porque ele usar um hröa. Ele ainda era um maia e podia escolher o corpo de um. O que ele não podia mais era mudar a sua forma , como ele fez se transformando em lobo , por exemplo. Ele só conseguia manter a mesma forma sempre.

E ele não foi morto no confronto com Gil-Galad e Elendil. Ele somente perdeu seu Anel.
 
Felipe Took disse:
E ele não foi morto no confronto com Isildur. Ele somente perdeu seu Anel.


Se não me engano o corpo dele (fána) foi morto sim, mas ele fugiu com seu espírito para a Floresta das Trevas, e lá ficou, e criou o seu novo corpo.
 
Ah sim , o corpo de Sauron foi "destruído" no confronto com Gil-Galad e Elendil. E daí seu fëa foi para a floresta das trevas se recuperar e construir um novo corpo para si.
 
Quando Saurom perde O anel,ele perde seu corpo.eu achoque é porque ele transferiu parte de sua força para O anel,assim,sem ele não podia manter um corpo
 
Bagrong disse:
Quando Saurom perde O anel,ele perde seu corpo.eu achoque é porque ele transferiu parte de sua força para O anel,assim,sem ele não podia manter um corpo


Em qual ocasião?

Ele não perdeu o seu corpo na Última Aliança. Sim, o corpo dele foi morto, mas não foi por causa da perda do Anel. Foi só por causa de Aiglos e Narsil... E o fëa dele fugiu pra Floresta das Trevas e criou um corpo novo, que foi usado na Guerra do Anel.

E ele não colocou parte de sua força no Anel. O Anel apenas amplificava as habilidades naturais de Sauron, e estava carregado com sua malícia e vontade de controlar os Povos Livres. E quando ele perdeu o Anel, na Montanha da Perdição, não na batalha da Aliança, ele sofreu um choque tremendo, e caiu numa queda tão grande, que ficou reduzido a um mero espírito maligno, incapaz de crescer novamente, ou de causar qualquer mal a Terra-média.
 
Bagrong escreveu:
Quando Saurom perde O anel,ele perde seu corpo.eu achoque é porque ele transferiu parte de sua força para O anel,assim,sem ele não podia manter um corpo



Em qual ocasião?

Ele não perdeu o seu corpo na Última Aliança. Sim, o corpo dele foi morto, mas não foi por causa da perda do Anel. (...) incapaz de crescer novamente, ou de causar qualquer mal a Terra-média.


Opa...então tá!nem liguem...eu nem lembro mto bm d certos detalhes...hehehe
Disfarça
:oops:
 
Er.. uma pergunta q não foi respondida e tb to na dúvida...
onde tah escrito esses negócios de Fëa, Hröa e Fána..?
é em alguma letter ou algo assim?
Desculpem c jah tiver respondido.. mas li aki e não achei..
Brigadu
 
Vou responder bem toscamente:

Fëa: Seria o espirito que habita dentro dos corpos. E que após a morte corporea , é liberado. Pode se reencarnar ( no caso dos elfos ) , ou tomar um destino desconhecido ( no caso dos homens )

Hröa: É o corpo que os homens e elfos utilizam. Um corpo com necessidade biologicas e que envelhecia com o tempo ( no caso dos elfos envelhecia bbeeemmmmmm lentamente ).

Fána: É o corpo que os ainur usavam quando se encarnavam em Arda. Mais forte que o hröa , não eram destruídos facilmente , e nem possuíam necessidades biologicas.
 
Fëa é fácil de ser encontrado.
Mas hröa e fána (esses termos exatos) eu vi alguém falando que se encontram no 'Etmologias' (não existe em português) ou algo assim. Vo ver se esse post e ponho aqui.

PS.: Quando se fala em vestimentas dos Valar (no Silmarillion) ou dos Ainur, é a mesma coisa que fána.
 
Felipe Took disse:
Era possivel sim. Alias foi possivel , porque Sauron estava usando um fána. Não havia porque ele usar um hröa. Ele ainda era um maia e podia escolher o corpo de um. O que ele não podia mais era mudar a sua forma , como ele fez se transformando em lobo , por exemplo. Ele só conseguia manter a mesma forma sempre.

E ele não foi morto no confronto com Gil-Galad e Elendil. Ele somente perdeu seu Anel.

Desculpa Felipe, mas com base em que vcs chegaram a conclusão de que Sauron estava utilizando um Fána ???
Eu nunca vi nada conclusivo quanto a esse assunto.
 
Bem eu já disse isso antes... mas o Olho não foi só viagem do Peter Jackson, foi uma forma, TALVEZ metáforica que Mestre Tolkien usou para dizer que Sauron podia ver tudo se ele direcionasse seu pensamento para tal lugar.

Eu continuo a achar que Sauron não teve nenhum corpo depois da primeira Guerra Do Anel. Acho que ele passou a ser um Fëa vagante, coisa do tipo.
 
Não me lembro exatamente onde, mas no SdA tem algo escrito sobre o Olho fisicamente sim, ficava numa janela no alto de Barad-dûr... Não to dizendo q o Olho era todo o Sauron, q isso fique bem claro..
Se eu achar a parte do livro posto aqui depois..
 
Felippe disse:
Não me lembro exatamente onde, mas no SdA tem algo escrito sobre o Olho fisicamente sim, ficava numa janela no alto de Barad-dûr... Não to dizendo q o Olho era todo o Sauron, q isso fique bem claro..
Se eu achar a parte do livro posto aqui depois..

:nope: . Nenhuma parte do livro diz especificamente isso. Eles usam apenas como metáfora, para representar o mal. No capítulo As Escolhas do Mestre Samwise , o orc Shagrat diz que devem manter Frodo vivo até que Ele (Sauron, no caso) mande um emissário ou venha em pessoa. Não consigo imaginar um olho gigantesco se espremendo pra entrar na prisão onde Frodo estava. E outra coisa: Se ele não tem corpo, como iria usar o Anel?
 
Hmm.. vo dar uma lida d novo hj pra ver c encontro o q li..
Mas qnt a isso:
Não consigo imaginar um olho gigantesco se espremendo pra entrar na prisão onde Frodo estava
é isso q me referi qnd disse que o olho não era o Sauron.. mas parte dele..
Se ele não tem corpo, como iria usar o Anel?
Acho q só qnd seu espírito entrasse em contato com o anel ele assumiria forma física, podendo usá-lo.. mas acho q isso depende da opinião de cada um.
 
Encontrei agora aqui o trecho.. mas pensando bem isso não prova nada que o Olho realmente existia...

"...até uma entrada escura que dava para o leste, diretamente na direção da Janela do Olho na fortaleza de Sauron, envolta em sombra."

Bem.. para mim realmente havia uma espécie de Olho lá, muito mais aterrorizante que o do filme.. Parece que Gandalf descreve ele tb em alguma parte. Acho q era uma espécie d arma, feita pelo próprio espírito de Sauron, para aterrorizar todos os inimigos...
Mas o sentido metafórico tb encaixa perfeitamente.
Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo