• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëa, hroa e fána(perguntinha ignorante msm!!!)

.:G@nd@lf:.

Usuário
Bom tenho uma dúvida mto retardada, queia saber a dierença de Fëa, hroa e fána.... eu tenho uma idéia do que é o fea e hroa, mas fána ouvi falar nele(melhor, li algo falando dele) faz poko tempo.
Na minha santa ignorancia hroa é o corpo físico e fëa seria o espirito mas o tal fana nau m faço idéia!!!
Bom Me expliquem direito isso por favor, ahh e onde se encontram essas definiçoes???(em que livro??) 8O

Bom é isso, valew. :obiggraz:
 
Fëa, como você disse, é o espírito do ser.
Hröa é o corpo físico. Pode ser morto.
Fána é o corpo que os Ainur poderiam criar para interagir com o mundo físico, mas, no entanto, esse corpo não é um hröa.
 
Nos 2 primeiros vc tá certo, mas o 3 eu tb não sei e gostaria de saber, por isso não acho que seje uma duvida ignorante...
 
Eu postei isso no tópico de reprodução dos Ainur


Os ainur, assumiam encarnações que eram muito semelhantes àquelas dos filhos de Eru. No entanto, embora parecida, elas diferiam um pouco.

Os homens e elfos, tinham um corpo físico, chamado Hröa. Já os Ainur assumiam uma encarnação corpórea, denominada fána.

O fánar diferia do hröa nas questões biológicas. Eles poderiam ter a mesma aparencia, mas um fánar não estava sujeito a fome, cansaço ou envelhecimento. Além disso, o Fána era incapaz de reprodução.

No entanto, era possível, que um ainur, assumisse uma hröa, se assim desejasse ou lhe fosse ordenado. Ele ficaria então preso àquele hröa e teria as mesmas limitações. Foi isso que aconteceu com Melian, que tomou um hröa de um Eldar. Já os Istari, foram ordenados a tomar hröa de homens, para que sentissem na pele o sofrimento daqueles que viviam na Terra média, e entendessem melhor suas agonias.
 
Tambem tenho duvidas sobre isso, jah tinha visto esses três termos, e sabia dizer o que cada um é, mas agora nem sei mais, só os dois primeiros mesmo que eu tenho certeza de que DarkRider acertou, mas não lembro nada de fana..
 
Uhnn, entendi, já tá bem mais claro. Valew darkrider, valew sora e valew finglofin.
Bom agora só me resta um dúvida aonde estao essas definições, pois li o sda, o contos inacabados e o simarillion e naum me lembro dessas informaçoes... tá em alguiem livro naum publicado aki??
Valew msm pessoal!!!! :amem: :D :obiggraz:
 
Krebain disse:
Depois de assumir um hroa o ainur poderia trocar por fána?

E vice versa?


Acho que não. Acredito que quando um Ainur assume um hröa ele fica preso a esse corpo, como aconteceu com Melian, Gandalf e etc...
 
Não fica muito preso. O que aconteceu é que com o fána o Ainu pode desencarnar quando quiser; já com o hröa, tem que se matar o corpo pra que o Ainu possa desencarnar.
 
Bom concordo com o Charlie Brown.
Exemplificando:

Hröa:Corpo(forma física) dos Elfos, homens, Melian, os Istaris, anões e hobbits.

Fëa:Todos os espiritos.

Fána:Os valar quando assumiam forma física, os maiar tb(acho q só)

To certo??
Acho que sim.

Bom então me surgiu mais uma dúvida, Sauron no início, como servo de morgoth, tinha(naum sei se esse é o verbo corretto p/ se usar nesse caso) um fána, naum é?? E quando ele tava na forma do olho, ele tinha um fea ou fána????
:o?:
 
Pra mim é assim:

Hröa - Corpo mortal, aquele que os elfos, homens, hobbits, etc têm. Tem suas necessidades, como comer, beber, ir ao banheiro... e pode ser morto facilmente. Só pode ser deixado quando o cara morre.

Fëa - Espírito. Cada um tem o seu.

Fána - Corpo imortal. Não tem necessidades como os seres mortais, como comer ou beber. Muito mais resistente e não pode ser morto com facilidade. Pode ser deixado na hora que quiser. É o corpo que o Gandalf assumiu quando ressucitou.



Bom então me surgiu mais uma dúvida, Sauron no início, como servo de morgoth, tinha(naum sei se esse é o verbo corretto p/ se usar nesse caso) um fána, naum é?? E quando ele tava na forma do olho, ele tinha um fea ou fána????
Sauron antes tinha um fána, se não me engano, mas depois que morreu em Numenor ele não conseguiu fazer outro corpo igual, portanto foi obrigado a voltar em um Hröa, o que permitiu que fosse morto por Gil-Galad e Elendil. Na época da guerra do anel então, o corpo dele era de um velho porque ele realmente já tinha gasto quase todo o poder e não dava pra voltar em um corpo forte. Depois da guerra do anel ele ficou tão fraco que não podia mais fazer corpo nenhum e virou um espírito sem rumo. Ele nunca teve a forma de um olho, isso foi abobrinha do Peter Jackson.
 
Ahnnnnnn!!!
Entendi tudo agora!!!
Sobre o sauron era isso mesmo que eu tava pensando, bom sobre o olho, é verdade, tinha esquecido q foi só besteira do Big Peter mesmo, hehehe.
Valew Legolas Greenleaf, té+ pessoal :amem:
 
Legolas Greenleaf disse:
Sauron antes tinha um fána, se não me engano, mas depois que morreu em Numenor ele não conseguiu fazer outro corpo igual, portanto foi obrigado a voltar em um Hröa, o que permitiu que fosse morto por Gil-Galad e Elendil.
Mesmo que ele estivesse em fána, seu corpo poderia ser morto por Elendil e Gil-galad. E.... o que Sauron perdeu, com a Queda de Numenor, se não me engano, foi a "capacidade" de ter uma aparência agradável para elfos ou homens. E tb, era muito mais simples e natural para um Ainu usar fána do que hröa, e essa era alternativa com a qual eles gastavam menos poder.

Legolas Greenleaf disse:
Na época da guerra do anel então, o corpo dele era de um velho porque ele realmente já tinha gasto quase todo o poder e não dava pra voltar em um corpo forte.
Está escrito em algum lugar que o corpo dele era de um velho? De onde vc tirou isso? :o?:
 
Na verdade Sauron voltou para a TM e se encarnou num fána , visto que não havia vantagem alguma para ele um hröa. Como a Elentari disse acima , ele somente perdeu a capacidade de parecer agradável aos olhos dos homens e elfos ( assim como Melkor também perdera ).

E não , Sauron não estava em um corpo velho.
 
Ahnn.. entaum antes de Númenor e depois de Númenor ele usou um Fána até eles cortarem o anel do dedo dele ai..... ??? E ai depois que eles arrancaram o anel dele qual era sua forma?? Fëa?? :o?:
:obiggraz:
 
.:G@nd@lf:. disse:
Ahnn.. entaum antes de Númenor e depois de Númenor ele usou um Fána até eles cortarem o anel do dedo dele ai..... ??? E ai depois que eles arrancaram o anel dele qual era sua forma?? Fëa??
Putz, tá dificil de entender hein?!?!?! rsrsrsrs nao tem problema, pior é a guerra... :D :lol: :lol:
Em Númenor, ele perdeu seu Fána, ou seja, depois disso, ele foi obrigado a usar um Hröa, pois foi a unica alternativa restante pro senhor do escuro possuir um corpo. Já qdo ele teve seu dedo cortado, ele ficou muito fraco, e nao conseguiu voltar em plenitude.

Legolas Greenleaf disse:
Fána - Corpo imortal. Não tem necessidades como os seres mortais, como comer ou beber. Muito mais resistente e não pode ser morto com facilidade. Pode ser deixado na hora que quiser. É o corpo que o Gandalf assumiu quando ressucitou.
Pq gandalf usou este corpo? Foi uma ordem ou uma escolha?
 
Putz, tá dificil de entender hein?!?!?! rsrsrsrs nao tem problema, pior é a guerra...
Em Númenor, ele perdeu seu Fána, ou seja, depois disso, ele foi obrigado a usar um Hröa, pois foi a unica alternativa restante pro senhor do escuro possuir um corpo. Já qdo ele teve seu dedo cortado, ele ficou muito fraco, e nao conseguiu voltar em plenitude.

Sauron usou um fána o tempo todo , mesmo depois de "morrer" em Númeror. Como foi dito a unica coisa que ele perdeu foi a capacidade de parecer agradável aos olhos de elfos e homens.
E Sauron não ficou mais fraco com a perda do anel não. Ele simplesmente se retirou para um "descanso". O poder de Sauron não dependia do Anel.

Pq gandalf usou este corpo? Foi uma ordem ou uma escolha?

Na verdade foi ordenado aos Istari que fossem para a Terra-Média com o corpo dos filhos. Porém quando Gandalf morreu , houve uma interferência direta de Eru que o enviou de volta , dessa vez em um Fána , pois viu que caso contrário a derrota seria inevitável.
 
Peregrino escreveu:
Putz, tá dificil de entender hein?!?!?! rsrsrsrs nao tem problema, pior é a guerra...
Em Númenor, ele perdeu seu Fána, ou seja, depois disso, ele foi obrigado a usar um Hröa, pois foi a unica alternativa restante pro senhor do escuro possuir um corpo. Já qdo ele teve seu dedo cortado, ele ficou muito fraco, e nao conseguiu voltar em plenitude.

Claro, um contradiz o otro, isso daki tá uma zona!!!PELO O QUE EU ENTENDI E ME LEMBRO EU CONCORDO PLENAMENTE COM VC, eu me confundi só na parte do sauron depois de númenor, eu ainda naum consegui me lembrar d nada q confirme que ele assumiu um Hroa ou um Fána, ou seja essa ainda é parte que eu me questionoe ainda eustou confuso!!!
Resumindo:
Sauron Antes e Durante Númeror: Fána
Depois de númenor:?????Fána ou Hröa??
DEpois do dedo cortado: pelo oq entendi ele ficou muito fraco, e nao conseguiu voltar em plenitude.
 
Sim, eu tb achava isso. Mas nao li em nenhum livro, foi aki pelo fórum mesmo... mas há contradições aki, entao nao sei quem tá certo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo