• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëa e hröa

UrUbU

Kaizoku-ou
eu estpou aki no forum a um pouko de tempo e talz... e vejo q eu muitas discussões.... a galera fala sobre usn talz de Hroa, Fea... q diabos suam essas coisas hein??? eu sei q tem mais nomeclatura ae mas agora soh me lembro dos dois.... vcs poderiam me esclarecer??
 
Hröa: É a "carne de Arda", carne de carne, como os humanos...
Fëa: É o espírito... a plasma da vida (ave, que horrível).
Fána: É um "corpo espiritual" algo que dá forma ao espírito, mas não chega a ser um hröa, pois não é feito da "carne de Arda", como Gandalf, o Branco, ou Sauron (na guerra do Anel), etc.
 
Acho que já foi (muito) avisado sobre abrir tópicos com o nome "Dúvidas", não? :roll:

Sejam espefícicos, por favor.... e, mesmo antes de abrir um tópico desses, usem o Pesquisar para ver se o assunto já não foi discutido em outro tópico, além de dar uma olhada na seção Textos e Ensaios da Valinor.

Assim, estou mudando o nome do tópico, e espero não ter que fazer isso mais vezes. :?
 
O que é Fëa e coisas parecidas?

E aí galera!

O que é Fëa e coisas parecidas? (botei coisas parecidas porque eu acho que tem algo que se chame Fána)

Quem puder matar minha dúvida escreva!
 
fëa eh a essencia, a alma, o fogo secreto. q soh monte eru pode da a um ser, o q lhe atribui o livre arbitrio.
hroa eh o corpo q possui orgaos, dependente da materia: precisa descansar, comer, sistemas de condução, o q lhe torna fragil e limitado
fana eh uma representacao material do poder "angelical", limita o poder subcriativo, mas pouco, esse tipo de corpo nao precisa de comer, nao c cansa e eh mais dificil de levar danos.

hroa: corpo dos homens, elfos e possivelmente morgoth
fana: gandalf, o branco, valar "materealizados" e sauron.
 
Pronto, uni com um tópico já existente sobre isso.

Só para complementar:

hroa: corpo dos homens, elfos e possivelmente morgoth
fana: gandalf, o branco, valar "materealizados" e sauron.

Antes de usar um hröa, Morgoth usou um fána também, principalmente após ser libertado do cativeiro em Mandos, assumindo aí uma forma agradável aos olhos dos elfos na esperança que não o rejeitassem à primeira vista.
 
O que eu quis dizer é que, na relação que tu fez, Morgoth deveria ser incluído tanto na do hröa como na do fëa, explicando o porque de cada uma.
 
UrUbU disse:
hum.... qual seria diferença entra fana e hroa??? eu tenho leve ideia... ams como eh esse negocio direito??

Leia os posts anteriores, algo que evitaria floods desse tipo (já devidamente apagado). :roll:
 
Hröa, é um termo usado por tolkien para designar "a carne de arda" em vários textos da HoME por exemplos: Mitos Transformado partes I e II (acho que vi a parte I aqui na Valinor)
Fëar é em tradução chula: Espírito, usado em larga escala no Silmarillion, até para compor nomes como Fëanaro, por exemplo.
Fàna, que aquela "veste" de Eruhíni que os valar e maiar usam, que para explicar por cima (que os mais eruditos não me batam), não tem necessidades fisiológicas, como comer, dormir, beber, e não envelhece, etc. e também é encontrado nas HoME e no Silmerillion só que no último não explicitamente como fànar e sim como a tal veste.
Deu para entender? E me desculpe por não dar uma explicação muito complexa, mas sabe como é...hoje é sábado :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo