• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falar em público: o Trauma

Eu tenho um pouco de problemas em falar em público, mas não é algo que eu passe pra quem tá vendo/ouvindo. Eu só fico mexendo muito a perna, ou então andandode um lado pro outro, mas isso não afeta o modo que eu falo. Nunca tive problemas com gagueira e coisas do gênero, apesar de já ter esquecido o que ia falar. É a pior coisa quando você ensaia o que vai falar, não escreve, e fica um tempão na frente de todo mundo quieto porque esqueceu o que ia dizer. :disgusti:


Edit:

E qual é o sentido disso ?
Achar que as pessoas estão com
vergonha de vôcê ?
Não, mas imaginar que a situação delas é mais vergonhosa do que a sua.
 
Dirhil disse:
E vcs? Sentem medo e tals? Como fazem para controlar? Técnicas?

Alguma experiência catastrófica para contar?

Sabe como é...

sonatine.jpg
 
pra apresentar seminário, trabalho e coisas do genero eu sempre vou tremendo, não sou muito fã de ser obrigada a falar sobre alguma coisa então acabo me complicando e esquecendo uma parte do que eu ia falar.
 
Já tive muitos problemas prá falar em público, mas isso tem diminuido de uns tempos prá cá... ainda bem.
 
Eu falo normalmente se é um pessoal que eu conheco, pessoal do colégio e talz, mas em local fora do meu "habitat" é complicado...
 
Depende
Mas acho pior quando a platéia envolve conhecidos
me dá uma vertigem total e uma gagueira
E toda vez que penso que tenho que apresentar meu projeto final de graduação na frente de professores e alunos e que eles vão me avaliar, para ver se mereço ser diplomada, me dá calafrios
Enfim sou péssima para falar em público, e nunca tentei usar um microfone :oops:
 
Eu normalmente me saio bem na frente de público. Tanto é que fui oradora na minha formatura de 8ª série, e só não fui no segundo grau porque eu declarei abertamente que não queria, porque o povo tava me colocando como oradora de novo.
Se eu estou segura do que tenho que falar nem esquento a cabeça... tremo um pouquinho antes de começar a falar, mas quando começo vai bem. Mas se tem algo que me irrita é eu estar falando, apresentando trabalho, algo assim, e o povo dando risadinha ou conversando. Eu paro de falar e fico olhando pra cara da pessoa até parar.

Só que essa segurança toda não me impede de estar apavorada porque mês que vem eu tenho q fazer estágio, enfrentar pela primeira vez sozinha uma sala de aula... ai deus...


Observação inútil: o Dirhil pegou gosto pelo Geral hein?
 
Eu odeio falar em público também :think:

Na faculdade a gente é obrigado a fazer seminário toda hora :osigh: Mas com o tempo já fui me acostumando... teve uma vez que me deu crise de riso :tsc: Do nada, e não conseguia parar... tive que sair e deixar meu grupo continuar e tomar água :eek:
Geralmente quando começo a falar aí começo a me soltar depois de um tempo.

Ilyriä disse:
Observação inútil: o Dirhil pegou gosto pelo Geral hein?
:lol:
 
Tisf disse:
Eu odeio falar em público também :think:

Na faculdade a gente é obrigado a fazer seminário toda hora :osigh: Mas com o tempo já fui me acostumando... teve uma vez que me deu crise de riso :tsc: Do nada, e não conseguia parar... tive que sair e deixar meu grupo continuar e tomar água :eek:

Bem, nao fiz muitos seminários... só a dissertação que demorou umas duas horas (depois que fiz a apresentação... e não era a banca me massacrando, era eu que não parava de responder :lol:)
 
Tisf disse:
teve uma vez que me deu crise de riso :tsc: Do nada, e não conseguia parar... tive que sair e deixar meu grupo continuar e tomar água :eek:

Cara, aconteceu isso com uma colega do meu grupo ano passado, por culpa minha. Penúltima semana de aula, último grupo a apresentar trabalho, já tinha todo mundo passado naquela matéria. Ela tava apresentando e conforme ia falando, colava um papelzinho com as palavras chave do texto no quadro, só que o durex tava descolando, aí ela pediu pra eu segurar os papéis conforme ela fosse falando. Só que aí eu segurava com a cara daquelas meninas que fazem sorteio de loteria, com um sorrisão na cara. Ela deu um ataque de riso que num conseguia mais falar, a Cris teve que terminar de apresentar a parte dela... :lol:
 
Uma vez eu até tinha problema, mas ao longo do tempo fui melhorando esta "habilidade". Hoje tenho um pequeno problema para iniciar a oratória, mas depois que engrena vai tranquilo.

Eu curso arquitetura e urbanismo e por causa disso temos muitos trabalhos que devem ser apresentados, além de termos que apresentar e defender nossos projetos. Sendo assim tive que me acostumar em falar em público, chegando a ganhar até uma certa desenvoltura em alguns casos (principalmente quando tenho certeza absoluta do que estou falando). Também me obriguei a ser aberto a críticas e a argumentar bastante, algo que é muito bom inclusive para conversas informais (bar, festas, intervalos...).

Eu acredito que posso dar algumas dicas:

- O esquema principal é você dominar o assunto sobre o qual você irá explanar, pois uma vez dominado não tem como se perder, mesmo que você seja interrompido por alguma coisa, como uma pergunta, algo que caiu no chão ou coisas parecidas.

- Também é importante evitar ao máximo ficar lendo para o público, pois isso além de ser um pé no saco demonstra que você não tem domínio do que você está falando e facilmente você poderá se perder ou então ser questionado.

- Para apresentações que exijam cartazes, slides, lâminas e/ou power point. Evite colocar textos grandes e também evite ficar lendo. Procure colocar mais figuras e/ou gráficos e textos apenas na forma de títulos ou tópicos, para que as pessoas (e você mesmo) se situem na apresentação... :wink:


Se eu lebrar alguma coisa posto mais...
 
Eu acho que pra mim é pior falar com uma pessoa ou duas do que pra várias dezenas. O único problema é que quando eu falo pra muitas pessoas geralmente é explicando alguma coisa, e eu sei que nunca ninguém entende o que eu explico
smile.gif


Mas eu explico bem, o problema é que os outros são burros 8-)

Mas eu também já tive acesso de riso apresentando trabalho, não foi nada incontrolável, mas foi quase. A porta da minha sala ficava ao lado da do banheiro, e um colega meu saiu fantasiado de papai noel do banheiro na hora que eu tava apresentando :lol:
 
Eu também não gosto de falar em público, fico com maior vergonha! :oops:
No colégio para apresentar o trabalho, é maior dificuldade :disgusti:
 
No segundo grau foi quando eu "perdi" o medo de fazer apresentações públicas.

Mas no quarto ano aconteceu algo engraçado..... eu e minha amiga vivíamos nos atazanando nas apresentações, fazendo caretas e levantando avisos no caderno do tipo: "CHEGA", "Tá acabando o tempo"...... ou piadas mais escrotas.... Normalmente eu me contralava.... mas um dia ela levantou um cartaz (não lembro) o que tava escrito.... e eu caí na gargalhada..... e interrompi a apresentação.

E tb teve no final do ano, quando estávamos meio brigados, que fomos apresentar um projeto juntos para a turma..... a apresentação foi uma maravilha, a gente SABIA do que estava falando e foi tranquilo..... até a maldita professora (que sabia que andávamos meios :? um com o outro) perguntou: "Ficou bom, mas o que cada um fez no projeto?"....

..... a gente começou com: "Ambos fizemos tudo" bla bla bla..... e daí terminou com a gente brigando por "Eu que desenhei isso", "eu que montei aquilo", "eu que projetei isso'..." foi nada!!! isso foi eu"....

foi medonho
 
Nossa, eu odeio...mas tenho mó facilidade, os professores acham que me expresso bem, e tal, e sempre me botam pra fazer isso, e eu simplesmente detesto! Tremo, suo frio, fico toda tensa....depois relaxo... mas acho um experiencia horrível...
 
Acredito que eu seja o maior problemático nessa questão. :eek: Eu fico num estado tão nervoso quando tô falando em público que chega dói meus músculos dos ombros. o_O

Mas sabe o jeito de superar isso? Falando em público mesmo. Como muitos aí já disseram, depois de um tempo você vai se sentindo mais livre, até chegar no momento em que você dificilmente vai ficar nervoso pra fazer uma palestra. Eu mesmo já percebi isso... agora tá tendo debates semanalmente lá no colégio, onde todos são obrigados a falar. Antes eu ficava com a voz trêmula, mas agora já tou me acostumando. =)

Crise de riso? Sim, e foi na 7ª série, no meu primeiro trabalho pra apresentar na frente da turma. Eu lembro que tremi pra caramba, mas quando eu e meus amigos terminamos de falar, fiquei tão aliviado que tava até rindo à toa. Só que um moleque do meu lado começou a forçar o riso, e eu olhei pra cara dele e tive que prender o riso também. Isso porque o professor era rígido e odiava essas gargalhadinhas reprimidas, e o nervosismo dele perceber só aumentava a vontade de rir. Eu devo ter chegado no ponto de ficar 15 segundos sem respirar pra não fazer um barulhinho sequer. :lol:
 
Outro toque é, chegue cedo, e descansado.

Eu destrui uma apresentação por que fiz o inverso. Acabei chegando durante a apresentação (depois de corre metade da faculdade) e ofegante. Conclusão, tive que ler tudo e minha nota baixou em 2 pontos. :doh:
 
:roll: Eu? Bem... Ahn... :roll: :oops:
Por mais que não aparente, eu sou "mais ou menos"... :eek:
Assim, no 1º Grau eu era uma porta... Não tinha boca para nada... Já quando cheguei no 2º, minha vida se transformou completamente... Tive que engolir o medo e a vergonha.
Com toda certeza, eu tremo nas bases quando tenho que falar em público, mas não me assusto mais, nem tenho mais tanto medo. Aprendi à falar numa boa. :wink: Muitas vezes fui "forçada" à falar com o povo, mas valeu. Peguei confiança na coisa. 8-)
 
Sempre fico nervosa, mesmo q seja p/ apresentar um trabalho em sala de aula. Minhas pernas começam a tremer, sempre tenho q ter algo nas mãos p/ segurar: um papel, uma caneta...Começo a gaguejar...é terrrivel! Quando faço um seminario, vou falando as coisas sem nem se quer respirar, tenho que soltar tudo de uma vez, ninguém pode me interromper, se não perco a linha de raciocinio. Sou um desastre! :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo