• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falar em público: o Trauma

Eu aos poucos estou me acostumando a falar em público, já que faço Direito, e muitas vezes há trabalhos sobre júri simulado e apresentações de outros trabalhos. Mas mesmo assim, digo que não avancei muita coisa. Minha voz não fica trêmula, pois isso já acabou. O problema mesmo são os brancos...

Sobre telefone, já é o oposto. Enquanto que pessoalmente sou meio tímido, mas me torno mais extrovertido aos poucos, no telefone eu sou mais que extrovertido: nem parece que sou eu.
 
Falar em público realmente não é uma barreira muito grande pra mim. O difícil realmente é o começo.
Até sair o primeiro "a", e pegar o raciocínio do asusnto a ser tratado, eu fico com aquele friozinho no estômago que incomoda.
Durante apresentações de seminários e projetos na faculdade eu sempre tenho uma boa desenvoltura.

Acho que pelo telefone, ou por conversas de voz na internet, no caso, eu me saio muito bem. Até falo tanto quanto estivesse falando pessoalmente.
Não me acho muito tímida pessoalmente, ou não tenho muito trauma de falar em público, mas eu não sou do tipo 'faladeira'. Vou soltando a conversa aos poucos.

No ano que vem teremos curso de Oratória, e coisas assim, pois ano que vem é a hora de fazer e apresentar monografia na faculdade.
Aí sim, vou aprender a ter uma desenvoltura melhor falando em público.
 
Por que será né?

Enfim, eu costumava falar melhor em público. Mas a minha apresentação na pré-banca do TCC mês passado me fez perceber que agora eu tenho uma certa dificuldade. Vou aprender oratória assistindo a TV Senado eu acho... :think:
É engraçado que só percebemos na hora H né? Por sorte tive que apresentar muitos seminários e já tenho um pouco mais de tranquilidade... Pq uma coisa é vc falar bem em pública, outra é apresentar um trabalho, passar segurança, explicar com clareza etc..

Falar em público realmente não é uma barreira muito grande pra mim. O difícil realmente é o começo.
Até sair o primeiro "a", e pegar o raciocínio do asusnto a ser tratado, eu fico com aquele friozinho no estômago que incomoda.
Durante apresentações de seminários e projetos na faculdade eu sempre tenho uma boa desenvoltura.

No ano que vem teremos curso de Oratória, e coisas assim, pois ano que vem é a hora de fazer e apresentar monografia na faculdade.
Aí sim, vou aprender a ter uma desenvoltura melhor falando em público.

Eu tb sei disso.. antes de começar sempre ficamos nervosos ( na maioria das vezes..) porém depois que começa e vc vai vendo que não tah fazendo muita merda (de preferência:mrgreen:), vai ficando mais calmo...

Nossa, curso de oratório para apresentar a monografia?8-O Que beleza... por aqui é no 'ti vira, malandro...

Mas eu sempre fui muito faladeira e sempre adorei ler as coisas em sala de aula quando os profs pediam.. as pessoas já me indicavam para ler logo quando tocavam no assunto >P hehe Sempre gostei de ficar usando essas leituras para ler bem e trabalhar a dicção e tal.. e adorava quando tinha fala e podia interpretar um pouco :lol: Nem preciso falar que fazer peça de teatro foi delicioso pra mim né?
Mas apresentar trabalho é realmente ouuutro esquema e sempre bate um nervoso de perguntas sem respostas ou tropeços muito miquentos :P Mas no geral acho que vou tranquila...
 
(...) E vcs? Sentem medo e tals? Como fazem para controlar? Técnicas?

Alguma experiência catastrófica para contar?

Antes eu tinha mais receio, mas agora já controlo um pouco mais o nervosismo. Experiências catástróficas eu não tenho, só gaguejar, esquecer trechos da fala etc...
 
Adoro falar em público.
No palco, eu sempre me transformo. Gosto de ter uma platéia :lol:
Engraçado é que no dia-a-dia eu sou bem tímida... Mas quando faço uma apresentação ou algo do tipo, fico desinibida. :mrgreen:
 
Eu até me saio bem falando em público, e pude colocar isso à prova recentemente em um projeto da universidade do qual participei, onde precisei ministrar palestras para servidores públicos de um município. Foi só preparar uns slides para ajudar a lembrar os tópicos, e tudo ocorreu perfeitamente bem, sendo que em uma das palestras houve até mesmo a televisão regional filmando um trecho, e eu mantive a tranquilidade.

O fator-chave, na minha opinião, é ter domínio completo sobre o que você está falando.

E daqui uns dias preciso defender meu tcc, e estou über-tranquilo. =]
 
Nunca tive muita dificuldade em apresentar palestras, seminários e painéis, mas confesso que tinha uma certa timidez em falar em público, pois é, recentemente tive que mandar a timidez embora durante a prática de Regência, ser professor significa pagar mico e ter "cara de pau"...depois desta experiência a defesa do meu TCC será "fichinha"... ;)
 
Eu tinha um histórico de timidez profunda na minha vida, por incrível que parece se você me conhecer hoje você nunca imaginaria isso. Só para ter uma idéia eu tinha vergonha de falar com o padeiro na esquina de casa, na vida escolar então, sofri muito, teve um ano, acho que foi na 6° série, se não me engano que eu quase repetir o ano porque tinha que apresentar um trabalho na frente da turma!

A questão é "FORÇA DE VONTADE DE MUDAR". Fui quebrando a cara como dando um "bom dia" ou "oi" pra quem passasse na minha frente depois freqüentei inúmeras religiões, nessa época foi muito boa, conheci muuuuuuitas pessoas legais de diferentes religiões e igrejas (católicos, protestantes, espíritas, sheicho-no-ie, e um pouco de jedaísmo e outros meio malucos) sempre entrando no grupo jovem e fazendo trabalhos comunitários e acabei me tornando uma palestrante da sheicho-no-ie enfrenti muuuuitas platéias. Foi nessas "batalhas" que tive a 1° namorada aos 18 anos, por incrível que pareça (hihihihihi que vergonha).

Hoje sou um apaixonado para falar em público, enfrentar o público é comigo mesmo, é claro, tem que esta preparado se me pegarem de surpresa, a meu "brow" fico nervosão, mas me tornei um expert em improvisações rsrsrsrs.

Mas volto a dizer é tudo força de vontade e, querer mudar, superar a dificuldades, nada é impossível, só para aqueles que estão mortos

PS: Hoje eu não freqüento mais nenhuma igreja, criei minha própria religião, rsrsrs a onde eu sou dono do meu destino e do meu futuro.
 
Nossa, curso de oratório para apresentar a monografia? Que beleza... por aqui é no 'ti vira, malandro...

É, mas o curso eu farei por conta própria mesmo..XD
Eu e alguns amigos de turma que optamos pela escolha.


O fator-chave, na minha opinião, é ter domínio completo sobre o que você está falando.

Sim, Fëanor, eu concordo também.
E o fato de vc fazer uma apresentação com slides, criando somente tópicos para se lmbrar qual é o assunto a ser tratado é uma coisa que faço também.

Convenhamos que não há nada PIOR do que aquelas pessoas que vão apresentar um trabalho ou tese, utilizando arquivo pps, e coloca aquele texto imenso na tela, e fica parada na frente da turma lendo.

Isso é massacrante! :osigh:

Talvez pela pessoa estar presa a uma leitura ela se sinta menos desconcertada de estar na frente de uma turma apresentando um seminário.
Mas isso remete ao connhecimento do assunto, que o Fëanor disse.
Se a pessoa se prende a uma explicação, e desenvolve bem o assunto, ela não precisa matar os expectadores com leitura de textos enormes em slides.
:yep:
 
Última edição:
O meu medo definitivamente não é o de apresentar e sim o de não dominar o assunto. Se eu enteno muito bem o que estou falando, eu apresento ABSOLUTAMENTE TRANQUILO. Agora, apresentar algo que você sabe que dá margem pra dúvidas... ixe, aí é problema... podem rolar algumas gaguejadas fatais =)
 
Até uns três anos atrás eu tinha sérios problemas para falar em público. Não chegava a gaguejar, mas as palavras certas não vinham, e eu só me enrolava. Depois de um tempo eu fui melhorando, tomando segurança, e hoje muitas vezes quem toma a frente na hora da apresentação sou eu, apesar de ainda ter algumas coisinhas que eu preciso cuidar.
 
Antes eu ficava muito nervosa pra apresentar qualquer coisa na frente da sala, mas depois de ver que tinha gente muito pior que eu, eu não me sentia tão idiota e consiguia apresentar de boa.
Como no 3º colegial eu apresentei MUITOS seminários e coisas parecidas, já passei a dominar mais e esse ano na faculdade nós temos uma matéria meio que preparatória pro TCC que temos que apresentar Seminários e outras coisas todo mês.
E ultimamente eu animei pra apresentar coisas e fazer trabalhos comunitários na faculdade: Fui em umas 5 exposições que a faculdade fez em diversos lugares, desde escolas até praças, pra explicar os materiais que estavam expostos, que vão de parasitas e mutações até doenças mais comuns.

Meu único problema é falar rápido demais :|
 
Considerando que meus coleguinhas do ensino fundamental e médio riam assim que eu abria a boca nas apresentações (provavelmente pq minha voz tava mudando, não que isso justifique, odeio eles assim mesmo) podem imaginar o trauma que eu tenho disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo