• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falar em público: o Trauma

Eu nunca tive problemas em falar em público, desde que as pessoas estejam prestando atenção. Eu odeio qndo eu falo e as pessoas fingem q nao ouvem... ou pior ainda (mto pior), olham pra sua cara c/ vontade de rir, daih é foda... isso acontece mto em trabalho de escola mas eu ja ta acostumado :P
 
Dirhil disse:
É vero que a maioria das pessoas tem maior pavor de falar em público.

Eu particularmente não gosto.... pior ainda se é no microfone...... mas as poucos aprendi a controlar a tensão.

E vcs? Sentem medo e tals? Como fazem para controlar? Técnicas?

Alguma experiência catastrófica para contar?
Eu tb sinto,se tiver mermu que falar eu falo baixinhu!XD
Nuam,Graças ao Bom Deus!^^
 
o negocio é vc arranjar um jeito de passar vergonha... e ir se acostumando ao povo, participar de eventos ,festas, isso ajuda muito, ter uma vida social mais aberta para experiencias novas... eu por exemplo travava quando eu ia jogar handebol nos campeonatos, num jogava nada... esse ano eu consegui superar isso.. to jogando normal, sem medo e sem nervosismo :D :D :D
 
geralmente eu uso parte do nervosismo como ferramenta pro disurso , entendem? :mrgreen: *na maioria das vezes ajuda ...se vejo q naum vai ajudar, eh "vamo nois"! :mrgreen:
 
Eu nunca sinto nervoso pra falar em público!!
As palavras saem que é uma beleza!!
Mas sinto nervoso qdo vou falar com alguém pelo telefone...
Pode?!? :o?:
 
eu sou nervosa em si, logo, tenho muito nervosismo em falar em público. Nunca gaguejei, mas fico meio perdida, sem saber o que fazer; minhas mãos suam mais do que o normal e ficam tremendo. Mas como minha voz é MUITO baixa naturalmente, geralmente me safo de apresentações de trabalho no colégio.

Masss... como vocês se sentiriam se tivessem que cantar para a escola inteira? Sem nunca ter cantado p/ alguém antes? Vou tocar numa banda amanhã, ou melhor, cantar, e tô fudida, droga :disgusti:

Sobre o negócio de imaginar a platéia nua.... não seria porque qndo vc tentar imaginar vc acaba se destraindo? :o?:
 
Eu particularmente não gosto.... pior ainda se é no microfone...... mas as poucos aprendi a controlar a tensão.


Bem...... quatro anos depois descobri uma coisa pior do que falar em público: falar pra uma câmera.

:disgusti:

Telejornalismo é engraçadíssimo. Mas dá uma tensãão.


Quanto à falar em público, já tá mais susse.
 
Eu não tenho problema nenhum em falar em público e ainda faço gracinhas.

Eu tenho muitos defeitos, mas timidez não é um deles.
 
Última edição:
Depois de uns 4 anos também, eu acho que falo melhor, mas ainda me atropelo um pouco. Eu tentei uma vez a técnica de imaginar os outros nus, mas desviou minha atenção.
 
Depois de uns 4 anos também, eu acho que falo melhor, mas ainda me atropelo um pouco. Eu tentei uma vez a técnica de imaginar os outros nus, mas desviou minha atenção.
Por que será né?

Enfim, eu costumava falar melhor em público. Mas a minha apresentação na pré-banca do TCC mês passado me fez perceber que agora eu tenho uma certa dificuldade. Vou aprender oratória assistindo a TV Senado eu acho... :think:
 
Sabe que eu nunca tive dificuldade com isso. Eu sou muito mala velha é verdade... Mas eu tenho muito mais medo de falar para uma pessoa só do que para várias...
 
Eu não só tenho medo de falar em publico, como também medo de atender (e fazer) telefonemas na empresa... Não sei porque mas não me sinto nada bem... Uma coisa tão fácil de fazer... :dente:

Para mim é complicado falar em público no principio... Mas depois de colocar à vontade e ficar mais conformada com o que tenho de fazer, já me sinto melhor...

:lol:
 
Bom, eu tive muitas dificuldades há alguns anos, ficava tão nervosa que até a voz saia tremida...era horrível. Mas trabalho desde os 14 anos, sempre com o público, lidando com pessoas de vários estilos, acabei me adaptando a conversar tranquilamente e controlar a tensão.

Agora, formada em jornalismo sendo que uma das minhas matérias prediletas era TV, trabalhando com figuração, sendo gerente de RH...bom, falar em público se tornou comum, eu procuro me concentrar num ponto específico do lugar e vez ou outra desviar para alguém em específico. Sou faladeira, adoro conversar, adoro matracar...o problema é conseguir parar. :lol:
 
Quando eu era mais novinha, eu tinha um certo problema pra falar em público. Eu simplesmente travava, era bizarro. Com o tempo, de tanto ter que falar em público, esse "medo" sumiu.

Fiz magistério, tive que dar aula pra minha própria sala quando os professores passavam seminários e planejamentos e aulas para nós, o que é pior que dar aula para salas com crianças! A escola realizava um trabalho geral de final de ano envolvendo todos os cursos, cada curso tinha um projeto diferente e sempre tinha apresentação para um grande público. Já trabalhei direto com o público em dois empregos que tive...

Enfim, me acostumei com esse tipo de situação, controlo o nervosismo sem stress algum, não fico mais ansiosa e falo de boa o que tenho que falar. Tanto que quando tenho apresentações de trabalhos em grupo lá no Senac, sou eu quem dou uma controlada no nervosismo do meu grupo, falo no lugar de fulano se tiver que falar. Mas caso me bata um nervosismo de última hora, adoto a famosa estratégia de adotar um ponto fixo enquanto falo: fixo meus olhos onge dos olhos das pessoas, olhando pra elas vez e outra, mas sem parecer um jogador de futebol na ora em que está cantando o hino nacional. :dente:
 
Eu não só tenho medo de falar em publico, como também medo de atender (e fazer) telefonemas na empresa... Não sei porque mas não me sinto nada bem... Uma coisa tão fácil de fazer... :dente:

Eu também me sinto estranho falando no telefone, envergonhado, gaguejo ainda mais que o normal...:eek:

Fiz magistério, tive que dar aula pra minha própria sala quando os professores passavam seminários e planejamentos e aulas para nós, o que é pior que dar aula para salas com crianças!

Comigo foi parecido. Sempre tive receio de falar em público, aprsentar trabalhos na escola era (e é) um tormento. Mas então chegou a fase do estágio na faculdade, tive que entrar numa sala de aula e falar pra 22 pessoas de 11 anos. Complicado pra caramba, mas tô melhorando e perdendo a vergonha e o medo de falar em público.
 
Eu falo em público tranquilamente. Meu problema é com microfones.

Sabe aquela história de "se amarrar a mão, não fala" ? Sou eu mesmo, prazer. :g:
 
Comigo foi parecido. Sempre tive receio de falar em público, aprsentar trabalhos na escola era (e é) um tormento. Mas então chegou a fase do estágio na faculdade, tive que entrar numa sala de aula e falar pra 22 pessoas de 11 anos. Complicado pra caramba, mas tô melhorando e perdendo a vergonha e o medo de falar em público.

Eu falo em público tranquilamente. Meu problema é com microfones.

Sabe aquela história de "se amarrar a mão, não fala" ? Sou eu mesmo, prazer. :g:

Isso me fez lembrar o primeiro projeto que tive que apresentar no começo do ano, lá no meu curso técnico. Foi no auditório, pra minha sala e pra outras três turmas que estava começando o curso de informática ainda... e mais alguns professores e a coordenadoria de T.I. da unidade. Tinha uma certa tensão no ar, era o "TCC" do módulo de hardware e o meu grupo não tinha ensaiado nada!

Tava indo tudo tranquilo, até me passarem o microfone pra falar. :gotinha:

Como eu tenho a voz forte e bastante alta, joguei o treco pra longe e falei sem ele mesmo. Ainda bem que todo mundo escutou o que eu falava! :lol:
 
Se eu tivesse medo de falar em público estaria enrolado. Há uns anos atrás era sempre eu o escolhido para passar o que a associação faria pra tratar dos problemas da comunidade onde eu fazia parte de um grupo assistêncial. Depois também vieram as palestras sobre assuntos diversos e mais uma vez sobrou pra mim. Acho que retórica é uma arte.
 
Como eu tenho a voz forte e bastante alta, joguei o treco pra longe e falei sem ele mesmo. Ainda bem que todo mundo escutou o que eu falava! :lol:

Eu fiz isso durante a faculdade inteira. A minha sorte foi que na hora do TCC o microfone ficava preso na bancada, então eu podia ficar com as mãos livres. :g:
 
Eu fiz isso durante a faculdade inteira. A minha sorte foi que na hora do TCC o microfone ficava preso na bancada, então eu podia ficar com as mãos livres. :g:

Eu não sei falar sem usar as mãos. Se falar que o eco da minha voz no microfone é algo que me atrapalha um pouco. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo