• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Fábulas e Lendas" (Leonardo da Vinci)

Snaga

Usuário não-confiável!!!
Além de escultor, pintor, arquiteto, engenheiro, cientista de diversas áreas e dezenas de outras especialidades, Leonardo da Vinci foi também um grande contista, "um argumentador fascinante, um polido conversador, um contador de histórias 'mágico' e fantástico, um gênio da palavra acompanhada da mímica" e deixou um legado de fábulas contendo, cada uma, uma finalidade moral.

Algo que chama a atenção em suas fábulas era o valor que Da Vinci dava à Liberdade que, para ele, "era o Bem supremo da humanidade." E isso fica explícito na minha fábula favorita: "O Pintassilgo", que conta a história do pássaro que teve os filhotes aprisionados por um fazendeiro. Essa fábula é curtinha e assim que eu tiver um tempinho eu posto aqui.

E então, alguém mais conhece as Fábulas de Leonardo da Vinci?! Já leram alguma? Também gostam?!

---
Tudo que está entre aspas aí pra cima, tá presente no livro.
 
Como prometido, aí vai uma das fábulas do livro:

O Pintassilgo

Ao voltar para o ninho, trazendo no bico uma minhoca, o pintassilgo não encontrou seus filhotes. Alguém os havia levado embora durante sua ausência.
Começou a procurá-los por toda a parte, chorando e gritando. A floresta inteira ecoava seus gritos, mas ninguém respondia.
Dia e noite, sem comer nem dormir, o pintassilgo procurou seus filhotes, examinando todas as árvores e olhando dentro de todos os ninhos.
Certo dia um pássaro lhe disse:
- Acho que vi seus filhotes na casa do fazendeiro.
O Pintassilgo voou, cheio de esperança, e logo chegou à casa do fazendeiro. Pousou no telhado, mas lá não havia ninguém. Voou para o pátio - ninguém.
Então, levantando a cabeça, viu uma gaiola pendurada do lado de fora de uma janela. Os filhotes estavam presos lá dentro.
Ao verem a mãe subindo pela grade da gaiola, os filhotes começaram a piar, suplicando-lhe que os libertasse. O pintassilgo tentou quebrar as grades com o bico e com as patas, mas foi em vão.
Em seguida, com um grito de grande tristeza, voou novamente para a floresta.
No dia seguinte o pintassilgo voltou para junto da giola dentro da qual seus filhotes estavam presos. Fitou-os longamente, com o coração carregado de tristeza. Em seguida alimentou-os um a um, através das grades, pela última vez.
Levara-lhes uma erva venenosa, e os passarinhos morreram.
- Antes a morte - disse o pintassilgo, - do que perder a liberdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo