• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evolução humana

Eu vi, mas me parece meio absurdo. E a teoria é quase uma provocação feminista.
 
O fato de não termos muitos pelos é um dos argumentos. Outro é a camada de gordura que temos.
 
Sapiens disse:
Acho que isso que o Gandalf falou está certo. Tem muitos animais como o pavão que evoluíram e mudaram seu corpo só pra conseguir mais chances de se reproduzir sendo que isso não serve mais pra nada.

Já ouviram falar de uma teoria que fala que o homem se separou dos macacos passando por uma fase de vida aquática? Isso é estranho mas tem alguns fundamentos.

Na verdade eles não necessariamente mudaram seu corpo, mas aqueles que tinham as maiores penugens (devido à sua herança genética aliada à possíveis mutações) foram escolhidos pelas fêmeas no momento da cópula e passaram seu legado genotípico para os descendentes, em detrimento daqueles com penugens menores, que não foram escolhidos pelas fêmeas e acabaram morrendo sem passar adiante seus genes. Mas temos de pensar nesse mecanismo em uma escala de tempo de milhões de anos, o que torna a situação menos palpável pra nós. Sapiens, onde vc leu sobre essa teoria? Gostaria de me informar mais sobre ela, existe algum link ou referência que eu possa dar uma olhada?
 
Sim, os pelos são um dos argumentos, mas convenhamos na savana poucos animais tem muito pelo. Já a gordura é mais difícil de explicar, mas pode ter surgido simplesmente para reserva de energia, que é necessário para animais com cérebros tão grandes como os nossos.
 
Gostaria de me informar mais sobre ela, existe algum link ou referência que eu possa dar uma olhada?
Eu vi isso na TV.Olha o que eu achei na Internet: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u6839.shtml (notícia um pouco velha)
Se você escrever no google: teoria do "macaco aquático" vai sair algumas páginas.
Sim, os pelos são um dos argumentos, mas convenhamos na savana poucos animais tem muito pelo.
Não consigo me lembrar de nenhum que tenha tão pouco como nós.
 
Ringil disse:
Sim, os pelos são um dos argumentos, mas convenhamos na savana poucos animais tem muito pelo. Já a gordura é mais difícil de explicar, mas pode ter surgido simplesmente para reserva de energia, que é necessário para animais com cérebros tão grandes como os nossos.

Convenhamos, os argumentos utilizados pelos paleoantropólogos que defendem essa teoria não são os melhores. Os pêlos diminuíram em virtude dos novos ambientes ocupados pelos homínideos, que não eram tão frios. Além disso, os hominídeos aprenderam a utilizar a pele de outros animais como isolante térmico, o que reduziu a necessidade de muitos pêlos. A camada de gordura da pele (hipoderme) apresenta duas funções, não só no H. sapiens, mas em qualquer outro animal com temperatura corporal constante: isolação térmica e reserva de energia (caráteres primitivos), sendo que o fato de reduzir a densidade do corpo para manter-se flutuando na coluna d'água é um caráter secundário. Essa teoria, na minha opinião, é furada. O homem ter vivido em floresta úmida e próximo a uma fonte de água (não dentro nem dependente dela pra reprodução) é mais aceitável, mas viver dentro dela não. :roll:
 
Bem, acho essa teoria bem viajante, mas também não é assim.

Gandalf - The Grey disse:
Convenhamos, os argumentos utilizados pelos paleoantropólogos que defendem essa teoria não são os melhores. Os pêlos diminuíram em virtude dos novos ambientes ocupados pelos homínideos, que não eram tão frios. Além disso, os hominídeos aprenderam a utilizar a pele de outros animais como isolante térmico, o que reduziu a necessidade de muitos pêlos.

O desenvolvimento do homem até o H. sapiens se deu na África, então a perda dos pelos não se deu pela mudança pra habitats mais quentes. E ainda nesse período o homem não tinha ainda utilizado peles, afinal não era necessário.

A camada de gordura da pele (hipoderme) apresenta duas funções, não só no H. sapiens, mas em qualquer outro animal com temperatura corporal constante: isolação térmica e reserva de energia (caráteres primitivos), sendo que o fato de reduzir a densidade do corpo para manter-se flutuando na coluna d'água é um caráter secundário. Essa teoria, na minha opinião, é furada.

Mas nos homens ela é muito mais desenvolvida que em qualquer primata, e fora d'água o pelo é um isolante muito mais eficiente que a gordura. E tem outro problema, a perda dos pelos é considerada causada pela inecessidade destes no ambiente da savana, mas as últimas descobertas apontam que a ida pra savana foi muito mais tardia do que se pensava, e que boa parte da evolução da espécie se deu no floresta. Com isso também se complica a questão do desenvolvimento da postura ereta. Mas também não vejo como uma possível fase aquática ou semi-aquática poderia desenvolver uma coluna capaz de sustentar todo o peso do nosso corpo.
 
Voltando a cauda dos pavões (mas podem continuar aí falando dos homens, aliás devem, afinal o tópico é pra isso), é realmente curioso esse lance da cauda: os machos com penas mais vistosas são preferidos pelas fêmeas, mas por outro lado eles são um alvo mais fácil pros predadores! (agora não lembro se é por ser mais visível ou pq diminui a agilidade deles - se é q diminui msmo)
 
Mas eles conseguem passar os genes adiante mais facilmente, isso supera as possíveis dificuldades com predadores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo