1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Evolução humana

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Hal, 7 Ago 2003.

1. Hal

Hal Usuário

Será que nós iremos evoluir até virarmos robôs? Como vai ser nossa evolução ou como foi? Esse tópico é sobre essas coisas.
    Falou.

2. Eönwë

Eönwë Usuário

Primeiro é preciso perguntar: o homem ainda está evoluindo biologicamente? A seleção natural ainda nos atinge?

Eu acho que não. Acredito que nós submetemos as leis da natureza: a evolução biológica das espécies não tem mais efeito sobre o homem. Nossa evolução agora é puramente cultural.

3. Ash Nazg

Ash Nazg Usuário

Claro que vamos evoluir...agora...dizer que vamos virar robos ai ja eh demais nao é?

Acho que ha uma adaptacao do corpo ao Mundo que nos cerca. Se o ser humano nao mais usar musculos, somente controle remoto pra tudo(é dificil) pode ser que o ser humano comece a perder mais massa muscular genticamente falando. Ou entao se o ser humano nao precisar mais ser alto pra alcancar coisas(:D) ele terá tendencia a ficar cada vez mais baixo..

sei la...posso ter falado asneiras, ou nao..

4. Stein

Stein Usuário

Seleção natural nos atinge de qualquer maneira. Imagine que ocorra uma guerra bacteriológica; aqueles que sobreviverem imediatamente com o cataclisma, por alguma razão imunológica, serão mantidos pela seleção direcional ( alteração brusca do ambiente ).

É meio difícil notar pequenas nuances evolutivas para uma espécie com menos de 1 milhão de anos.

Mudanças fenotípicas não são repassadas para o DNA. Você pode atrofiar/hipertrofiar órgãos, mas isso não fará de seus descendentes fracos/fortes. A lei de uso e desuso de Lamarck está errada.

5. Maria Pretinha

Maria Pretinha Usuário

Lembrei agora das piadinhas e comentários idiotas que sempre aparecem...

"Um dia, de tanto usarmos cotroles remostos, carros, etc, não precisaremos mais de pernas"

6. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

como eu ja postei no CDI eu acredityo q ainda estamos em seleçao sim.... vcs ja repararam como os nerds tendem a se misturar apenas com si mesmos.... eh logico q existem casos q fogem a essa regra..... mas eh uma tendencia..... quantos homens aki abominam a ideia de se casar com uma mulher burra.... eu aposto q todos.

eu acredito q em um futuro talvez proximo ja nao existira apenas o homo-sapiens sapiens vai existir alguma coisa como home sapiens intelectus e o homo sapiens brutus. afinal se os inteligentes so se reproduzem com os inteligentes e as bestas so se reproduzem com as bestas em alguns seculos isso vai fazer alguma diferença.

abraços Dwarf

7. Eönwë

Eönwë Usuário

Sim, nesse caso a seleção natural nos atingiria. Mas só nesses e em outros casos extremos que isso acontece. Normalmente, os homens subvertem a seleção natural. A medicina coloca em situações iguais pessoas normais e pessoas que a seleção natural descartaria. Ambas essas pessoas tem descendentes; a evolução biológica não tem mais espaço para agir.

8. THE PASSOLARGO

THE PASSOLARGO Usuário

ACHO QUE ALGUNS "HOMENS"(Ñ SÓ HOMENS) EVOLUIRAM DEMAIS E ALGUNS DE MENOS UNS JÁ ESTÃO NO "INTELECTUS"(COMO O DWARF DISSE) E UNS AINDA ESTÃO NO HOMEM DE NEANDERTAL PQ ALGUMAS PESSOAS Ñ RACIOCINAM DIREITO, SÃO TRI CRIANÇAS, E AINDA POR CIMA ATRAPALHAM A VIDA DOS OUTROS :x :lol:

9. Hal

Hal Usuário

Eu acho que vamos ficar cada vez mais mecânicos. As máquinas vão começar a ficar mais desenvolvidas e vamos ter que começar a colocar chips no cérebro, que pode até ficar totalmente de outro material.

É bem provavel que nós iremos manipular totalmente nossa própria evolução num futuro próximo. As coseqüencias é que podem ser ruins.

10. Alumínio

Alumínio Usuário

Não existe evolução PARA algo. Não é porque alguém é musculoso que seu filho vai nascer com músculos desenvolvidos.

O que acontece é que se algum fator resultar e maior sobrevivência e maior número de filhos (que também sobrevivam), aquele fator vai acabar sendo importante.

Se existisse evolução PARA algo, os cachorros nasceriam com um retrovisor para evitar atropelamentos. :lol:

Até

11. Ash Nazg

Ash Nazg Usuário

serio....eu juro q nao sabia....

acho q vc nao entendeu o meu topico...nao estou falando de uma hora pra outra, estou falando de uma evolucao. Algum dentista ja falou pra vc que a arcada dentaria esta mudando por causa da evolucao?Que Alguns dentes estao se tornando cada vez mais inuteis com o passar do tempo, e que os espacos entre os dentes estao ficando maiores? Pra mim pelo menos dois falaram e eles usaram as palavras Evolucao Humana. E eu nao quis dizer que por se exemplo eu cortar meu dedo e meu filho ter dedo cortado.

Ha algum tempo atras eu vi um documentario no Discovery Channel falando sobre evidencias no corpo humano da evolucao, e eu me lembro que um dos exemplos era uma continuacao da coluna perto da bunda que hj eh inutil no ser humano e que possivelmente muito antigamente era o rabo...hehehe...e tinha um a ver com o intestino, onde ta apendicite....coisa assim, mas desse eu nao lembro...

12. Orion

Orion Jonas

Não é piada. É uma hipótese levantada por umas pessoas.

Mas ela remete ao lamarkismo. E a lei do uso e desuso já mencionada no tópico que está totalmente errada. Não é por que não usamos o apêndice que ele vai sumir.

13. luizfar

luizfar Tiger-striped cat

opa
    saiu uma reportagem interessante esse mes na superinteressante (nossa, acho que fui redundante) sobre esse assunto.

se puderem ler...
    la diz que a capacidade de processamento dos chips criados pelo ser humano dobra a cada 18 meses, ou seja, uma progressao geometrica, com isso cientistas acreditam que no futuro chips poderao ser associados a seres vivos.

algumas passagens da reportagem q eu achei interessante: "No futuro, poderao existir meios de comunicaçao mais eficazes que a escrita e a fala."

"o que ninguem sabe eh q evento desencadeara essa revoluçao nem como ela ira transcorrer, mas varios cenarios foram formulados, mas claro que tudo isso eh teoria. ha quem ache que nada disso acontecera - pode ser que os cientistas encontrem uma barreira tecnologica instrasponivel, que nao consigam mta coisa alem de umas maquinas mais ligeiras, que nao exista demanda para computadores mais avançados ou que todas essas pesquisas acabem em uma enorme tragedia. qualquer que seja a alternativa, a unica certeza eh q a humanidade terminara o proximo seculo muito diferente de como começou."

14. Stein

Stein Usuário

A questão é que não é que os "dentes estejam cada vez mais inúteis"; não é pelo fato de você não mastigar com o último molar que à longo prazo os seus descendentes deixarão de ter molares; alguém que nascer por meio de mutações genéticas com espaçamento entre os dentes e sobreviver poderá passar essa característica hereditariamente, o que na long-run significará uma população com a mesma característica ( se o gene for dominante, ajuda )

Sim, são órgãos vestigiais.

No cóccix há vestígio de cauda e quanto ao apêndice, não saberia dizer.

15. Pandatur

Pandatur Usuário

Eu iria fazer alguns comentários, mas o Stein tem-se mostrado bem eficiente ao meu ponto de vista... :mrgreen:
    Realmente, muita gente ainda pensa em evolução da mesma forma que Lamarck, às vezes sem saber.
    Lembrem-se galera: "Seleção dos mais aptos." Lamarck não pensava assim...

16. Orion

Orion Jonas

Eu acho que o apêndice é uma falha evolutiva.

Interessante foi ver a comparação do processamente atual de nossos computadores com a de um inseto. A projeção é de que em poucos anos se torne equivalente a de um rato e daí em diante até que um super mega ultra pc tenha a capacidade de processamente de informações de toda a humanidade.

17. Ithildwyn

Ithildwyn ...

Estamos evoluindo sim (não sei se no sentido d melhorando, mas pelo menos d q estamos em mutação). Com o padrão d beleza pedindo pessoas altas e magras, estas geralmente terão maior probabilidade d passar esses gens adiante (não no caso um gen para ser magro, mas d ter menor facilidade em acumular ou maior facilidade em perder gordura). Assim tb como a seleção pela inteligência q o Dwarf falou.

Há outros fatores tb, mas não vale ficar falando aqui pq certamente faltará coisa msmo

18. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

A ação humana é biológica, portanto os fatores humanos (como os culturais) estão incluídos na evolução. A medicina por exemplo não nivela os homens, os mais bem sucedidos a conseguem em melhor nível. Isso ajuda os mais aptos (que obtiveram sucesso em suas vidas) a passarem seus gens (bem adaptados ao meio) adiante, gerando com maior probabilidade outros indivíduos bem adaptados. Muitas características ainda determinam maior possibilidade de passar seus gens adiante, como beleza e sucesso financeiro.

19. Só pra elucidar um pouco uma questão deixada no ar logo acima, o apêndice é um órgão vestigial que estaria envolvido com controle de proliferação de populações bacterianas da flora de nossos ancestrais, que se alimentavam de compostos ricos em celulose e que necessitam de digestão por processos fermentativos realizados por enterobactérias. Convém lembrar também que seleção natural não é precisamente sobrevivência do mais apto, mas sim REPRODUÇÃO DIFERENCIAL DAQUELES MAIS APTOS, pois não tem valor evolutivo nenhum um indivíduo que é altamente adaptado às suas condições ambientais, mas que não deixa descendentes. Nesse caso poderíamos dizer que tal indivíduo foi um desperdício de um paraíso genético, e não tem valor na evolução pois, uma vez morto, seus genes estão perdidos para sempre. Por isso eu digo, enquanto nós, Homo sapiens, continuarmos nos reproduzindo naturalmente, sem que haja interferência como uma triagem gênica prévia, a seleção natural continuará agindo sobre nós, não importando o quanto dominemos eventos naturais e/ou físico-químicos. Somos animais e por esse motivo a Natureza atua sobre nós.

20. Hal

Hal Usuário

Acho que isso que o Gandalf falou está certo. Tem muitos animais como o pavão que evoluíram e mudaram seu corpo só pra conseguir mais chances de se reproduzir sendo que isso não serve mais pra nada.

Já ouviram falar de uma teoria que fala que o homem se separou dos macacos passando por uma fase de vida aquática? Isso é estranho mas tem alguns fundamentos.

Compartilhar