• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo Errado

Coiote

Fallin´
às vezes eu penso que certas coisas q se aprende na escola são totalmente inúteis para o desenrolar da vida de uma pessoa.ateh a quarta série ,a maioria das coisas q vc aprende na escola ,vc usa ou vai usar no seu dia-a-dia...mas daí pra frente ,a maioria das coisas: vc entende (nem sempre),estuda para a prova,depois estuda pra fazer vestibular e depois esquece ,pq elas são inúteis no seu dia-a-dia.exemplo:na 4ª(ou 3ª ,eu nem lembro mais...)vc aprende a fazer contas de divisão com dois algarismos,isso vc vai usar pra toda a sua vida,pois divisões com 2 algarismos são frequentes no dia-a-dia.jah na 7ª,vc aprende a obtenção do grupo verdade de uma equação.Meu Deus,em que situação do meu dia-a-dia eu vou precisar sabe qual o valor de x em uma expressão algébrica???Espero ter sido claro

quais as suas opiniões?????
 
Besteira, vc precisa ou usa (nem que seja como base) praticamente tudo que você vê encontra na escola ou universidade.

Parece que não pq vcs ainda estão no bolo e não possuem uma visão macro do que passaram.

Be cool e estude direitinho. Vai valer a pena.
 
as vezes eu pensava assim tb, mas vai que um dia vc precise...
acho que algum dia vamos ter que usar isso. mas oq é mais importante disso tudo é o estudo da vida. quantas vezes vc se esuqeceu de fazer um trabalho e teve que fazer alí: na hora da aula. quantos e quantos sufocos vc jah passou por algum motivo de colégio?
isso, sim, esta informação vc vai guardar p/ vida inteira.
a vida naum é facil naum... p/ vc subir na vida, c vai ter q ralá meu velho... :twisted:

mas se nada mais disso servir quam sabe pelo menos pense: vc vai arranjar um emprego... :)
 
Tudo? Acho impossivel usar tudo o material inutil que aprendemos na escola, eu pelo menos tenho serios problemas com Fisica e Quimica, isso não entra na minha cabeça de jeito nenhum, ainda mais os professores sendo uns chatos metidos a valentões, o cara se acha o tal pq da aula na USP, por mim ele que de aula em Havard que eu não vou ligar a minima.
 
O exemplo do Sr. Jhonybueno naum foi dos melhores...se usa muito expressões algébricas....uma coisa q eu acho inutil é aqueles negocios de graficos onde se usa ponto aberto ou ponto fechado...é inutil
 
Nada é inútil... vcs que ainda não tem capacidade plena de analisar a importância... vçao estudandinho aí e depois vocês falam.
 
Tô com o Deriel dessa vez. TUDO o que você aprende, mesmo que não seja aplicado diretamente na sua vida vai ser aproveitado. TUDO vai contribuir pra que você tenha uma noção cada vez melhor das coisas. Conhecimento nunca é demais. Simplesmente acredite e pronto, que um dia vocês vão saber da verdade.
 
cara, as expressões algébricas vc usa pra tudo.
claro, se vc for trabalhar com exatas. historiador não vai usar mesmo, mas a escola é obrigada a ensinar todas as áreas, pq daí chegando na boca do vestibular vc ainda pode mudar de idéia.
mas nem sempre só na exatas. por exemplo, aquaristas usam uma expressão em X para calcular a quantidade máxima de plantas para pôr em seus aquários sem que haja muita concorrência entre elas.

X =

L.C
----
50

onde L é largura do aquário, e C o comprimento. para calcular a potência necessária na lâmpada tb, e por aí vai. isso está presente em tudo.

e as bolinhas abertas e fechadas, é tão importante quanto. eu to usando isso pra caramba na faculdade. e o mais importante pra vcs é o vestibular, pq os caras que fazem a prova sabem que mta gente pensa como o Sr. Valindor e colocam um monte na prova...

mas é importante sim. num gráfico, por exemplo, uma função 2X/X a bolinha tem que ser aberta no 0, mesmo vc podendo simplificar a expressão para "2", o valor dela não existe no 0.

E Prime Nazgul, teu professor é um mentiroso. Vc usa expressões polinomiais para calcular, por exemplo, a posição de alguma coisa em movimento uniformemente variado, ex. se vc soltar uma pedra de um prédio a 100 m de altura, vc pode, por uma expressão polinomial, calcular a~distância que ele estará de vc em qualquer segundo. isso é mto importante para engenheiros de todo tipo.
 
Eu até acho que a maioria das coisas vão ter uma certa importancia, nem que seja só para vc passar no vestibular ou fazer uma facul. Mas concordo que tem algumas coisas completamente inuteis que eu naum vou usar nunca! (falo isso pq tenho certeza q naum vou seguir nada em exatas!)
 
Com a notavel excecao da materia mais avancada de matematica, fisica e quimica e biologia, TUDO que vc aprende no colegio eh MUITO importante na sua vida. A nao ser que vc ache ser um burrao legal.

Uma pessoa completa tem que poder saber principalmente historia e geografia - e, claro, portugues - alem de conhecimentos basicos do resto.

Claro que alguns vao "brincar" de fazer faculdade e vao fazer Publicidade numa faculzinha merreca ae e esse povo nao vai precisar de porcaria nenhuma (aula de criatividade nao tem prerequisito! hehehe).

Mas quem eh serio e vai fazer engenharia, administracao ou medicina vai sim precisar das coisas avancadas que aprendeu na faculdade.


Da proxima vez que vc atrevassar uma ponte ou passar por baixo de um fio de alta tensao, de gracas a Deus q o Engenheiro tenha aprendido trigonometria direito......!!!
 
Ungoliant disse:
Da proxima vez que vc atrevassar uma ponte ou passar por baixo de um fio de alta tensao, de gracas a Deus q o Engenheiro tenha aprendido trigonometria direito......!!!

Pensem nisso e depois me digam que o que você aprende na escola é inútil...

E mais uma coisa, se você não vai seguir certa carreira algumas matérias serão sim pouco usadas por vocês, mas taxá-las de inúteis é um abuso. Vocês podem usá-las pouco mas elas ainda estão à sua volta e afetam sua vida.
 
Senta que lá vem estória... digo a Primula. E ela tá azeda feito limão.

A vida é um aprendizado. Não interessa se você vai usar o conhecimento agora ou daqui a oitenta anos. Sem o conhecimento, sem saber onde procurar você se ferra um dia.

Existe uma base de conhecimentos que você precisa saber. Detesta matemática nunca vai usar isso na sua vida? Grande, eu odeio geografia, muita coisa não me interessaria... não fosse...

O fato de que se eu não tivesse estudado não saberia que existe a POSSIBILIDADE de estudar aquilo.

A escola te oferece uma gama de escolhas, uma base para seguir depois uma carreira. Sem a escola muitos nunca iam saber o que existe na vida para se fazer, nunca saberiam que existe algo além do arco-íris. E mesmo assim, tem coisas que não dá tempo de mostrar na escola: pintura, artes, dança, linguagem braille, código morse, sobrevivência na mata...

Sem o básico, como você quer depois entrar na faculdade e aprender?

Digam-me, como é que alguém sabe com 7 anos o que vai fazer na vida, porque isso me martirizou aos 17. Então ficaríamos 10 anos sem fazer nada, esperando o "momento da revelação" onde eu estaria pronta para aprender minha carreira?

Só por isso já é o bastante para aprender as coisas que nunca mais vai usar na vida. O simples fato de perguntar, já é uma pista que você está no caminho errado. Não é pro professor que você tem de perguntar: a vida vai te fornecer os momentos onde tem de usar o que aprendeu.

Quando criança um pedreiro (quando eles sabiam levantar casas) me ensinou o teorema de Pitágoras. Pra ele era "triangulo 3-4-5". Sabe pra que servia o triângulo "3-4-5"? (resposta no final da mensagem)

Foi o primeiro "click" que tive: não é o professor quem tem de ensinar onde devo usar as coisas que aprendo na escola. Ele me dá a ferramenta, as formas de usar a ferramenta. Mas quem USA a ferramenta é a pessoa, é o aluno quem tem de arrumar formas de usar a ferramenta. (martelo usa assim e assim. Serve para bater pregos e tirar pregos. Não é problema do professor mostrar como faz um móvel, uma casa ou uma escultura)

Outro exemplo: eu gosto de história. E por isso gostava das aulas de evolução dos conceitos da física. Mas muita gente odiava, porque era historinhas sem graça.

Só que a evolução dos conceitos (através dos séculos) é muito parecida com a forma que o conhecimento se constrói na nossa própria mente humana durante as aulas. Os conceitos espontâneos dos alunos se confundem com alguns paradigmas que foram difíceis de serem derrubados no passado.

Meu próprio conhecimento de história me facilitou apreciar melhor essa matéria e suas ramificações. Sem isso (que é "inútil" para um pesquisador em física) não teria como entender os mecanismos de aprendizado.

Alguém não tinha reclamado que muito professor de física não sabe ensinar? Bingo! Esse tipo de pensamento retrógrado "pra que vou precisar disso?" está por trás do fracasso escolar: o professor de uma matéria sabe a matéria, mas não sabe/gosta de pedagogia, história da ciência, psicologia, etc.. "enche o saco, nunca vou usar isso!".

Mesmo sendo pesquisador de exatas, você acha que isso é desculpa para não aprender geografia? Não saber história? Hahaha... então ele pode ser um analfabeto político? ele não precisa saber que o Al Qaida estourou as torres gêmeas? Que Shanon tá fazendo merda? Que o caso Chico Mendes nunca foi esclarecido? Afinal tudo isso tá mais pra geografia, política e história... pra que um engenheiro precisa saber disso? Nunca vão prender os culpados mesmo...

Então, meus caros "artistas" e gente que não quer aprender matemática, a recíproca é verdadeira. Vocês só são criativos, a partir do momento que sabendo o que os nossos antepassados JÁ fizeram, vocês fazem algo de NOVO, certo? Sem história, nada feito. Matematica onde entra? A música começou com matemática, meus caros. As cores estão intimamente ligadas com biologia (olhos) e luz (física) e sem saber como misturá-las, como criar novos efeitos, como inovar você não é um artista, mas um "artista": um cara que pensa que é o bambambam, mas na verdade é um burro que usa o rabo pra pintar um quadro.

Um cara que só quer aprender aquilo que lhe interessa é um coitado. Ele sequer sabe que existe outras possibilidades. Na verdade, o que interessa a nós quando crianças? Brinquedos, doces, hamburguer e uma caminha para dormir. Verduras? bleargh! Imaginem só isso o resto da vida.

O cara que é inteligente não fica fazendo muxoxo porque não vai usar. Ele aprende e avalia as ferramentas e conforme o caso descarta o que não lhe interessa. Como Sherlock Holmes que não sabia que a Terra girava em torno do Sol. Mas um dia lhe ensinaram isso: só que ele avaliou a utilidade da ferramenta criticamente e vendo que não lhe prestaria para nada a descartou. Porém: caso um suspeito fosse astronomo, e ele precisasse "interpretar" o mesmo, ele sempre saberia onde procurar as informações para fingir ser um astrônomo.

O ponto é: sem ter chance de saber que algo existe, as chances na vida dele também diminuem consideravelmente.

Afinal, não foi neste mesmo fórum que teve gente reclamando como os americanos são burros, alienados? Bem, a burrice começa exatamente DESSA forma.

resposta: pra fazer um angulo reto! no caso pra fazer duas paredes ficarem com um angulo reto entre si. Hoje em dia o erro de fazer isso é de (pasme) entre 8 a 15 graus porque a maioria não sabe. E mesmo quem sabe vem com essa imbecilidade de "pra que eu vou aprender isso?" e não aplica porque o professor não ensinou como usar!
 
É por isso que não dá pra postar depois da Primula. Não sobra nada pra dizer...

Mas falando sério, eu não lembro de tudo que aprendi na escola não. raios, eu mal lembro de tudo que aprendi na faculdade! A questão é: você não precisa aprender tudo. Só o máximo que você conseguir. Veja só, eu não lembro praticamente nada de física e química, e matemática, só o basicão. Não uso tudo que aprendi na escola no meu dia-dia, mas a questão é que eu aprendi, e sou uma pessoa mais instruída por causa disso. Na época eu reclamava, mas hoje penso que gostaria de ter aprendido mais. Bem, que remédio, provavelmente ocuparia um espaço do meu cérebro que hoje em dia eu uso pra guardar alguma coisa útil :mrgreen:. Falando sério, a questão é que eu passei dessa fase. Já sou formado, eu fiz as minhas escolhas. Um dia, todos fazem escolhas, mas nós temos que saber as possibilidades para fazer a escolha correta.
 
V disse:
É por isso que não dá pra postar depois da Primula. Não sobra nada pra dizer...

Cadê o emoticom com linguinha de fora? Ah, tá aqui! :P

E você fala mais que eu, Doctor V! Pessoalmente falando é claro, hehe...

Mas falando sério, eu não lembro de tudo que aprendi na escola não. raios, eu mal lembro de tudo que aprendi na faculdade! A questão é: você não precisa aprender tudo. Só o máximo que você conseguir. Veja só, eu não lembro praticamente nada de física e química, e matemática, só o basicão. Não uso tudo que aprendi na escola no meu dia-dia, mas a questão é que eu aprendi, e sou uma pessoa mais instruída por causa disso. Na época eu reclamava, mas hoje penso que gostaria de ter aprendido mais. Bem, que remédio, provavelmente ocuparia um espaço do meu cérebro que hoje em dia eu uso pra guardar alguma coisa útil :mrgreen:. Falando sério, a questão é que eu passei dessa fase. Já sou formado, eu fiz as minhas escolhas. Um dia, todos fazem escolhas, mas nós temos que saber as possibilidades para fazer a escolha correta.

Isso aí V. Realmente não dá pra lembrar de tudo ("por isso anotei no caderninho" Dr. Jones - Indiana e a Ultima Cruzada)

Mas a pessoa tem de saber que existe, tem de saber onde procurar. Um coitado que analfabeto é coitado porque as pessoas abusam dele e sequer sabe que tem direitos.

E mesmo assim, não dá tempo em 11 anos (8 de básico 3 de médio) ver tudo que a humanidade descobriu. Raios, raios duplos (tm dick vigarista) nem em 5 anos de faculdade você consegue em uma área especializada!!! e ainda tem de dar esperanças de que ainda falta MUITA coisa para se descobrir
 
É, já falaram tudo mesmo, mas ainda tenho o que escrever.
Eu costumava odiar química, ainda odeio. Mas dizer que é inútil não é certo. Hoje em dia abre-se um jornal e se não tiver uma base de química(que é o que se aprende na escola, o be-abá) não se entende muito de algumas matérias importantes; o mesmo com biologia, com o projeto genoma e essa moda de clonagem, quem não tiver uma base da teoria genética na cabeça fica boiando.
Ás vezes parece meio exagerado o que se aprende, mas faz tudo parte da formação intelectual da pessoa. Se ela não gosta de exatas, precisa de alguém dizendo como é, para, pelo menos, ter certeza de que não gosta; e ainda assim isso não a isenta de aprender a base que vai ser fundamental para o seu desenvolvimento. Mesmo que ache matemática um saco, ela desenvolve o raciocínio lógico que vai ser usado em outras funções, caso você não se torne um engenheiro ou matemático. Eu pelo menos espero nunca ter que pagar pra ninguém calcular o meu imposto de renda. Assistir a um filme mais complexo, ou ler um livro que exige muita atenção e concentração, a lógica é base para que se entenda isso.
Os conhecimentos são complementares. No fim(nem tem fim, na verdade), olhando de cima pra tudo que se aprendeu, fica o sentimento de que tudo ajudou a formar uma cabeça só, que não é dividida em setores; o que se usa é o conjunto.
 
Concordo q td q vc aprende no colégio , faculdade é útil senão seus pais naum te metiam nesse lugar 8) ..além do q td conhecimento eh válido(por + inutil q pareça!) Mas convenhamos pra q diabos eu quero saber q akela oração eh subordinada, cordenada???!!! :evil: :evil: :evil: treco inútil :!: Eu adoro ir pro colégio encontrar com os meus amigos e talz , tem aulas q me agradam e outras q eu naum suporto tipo português , literatura(o professor soh fala de doença venéria!!) etc. Eu sei q eu vo precisar disso td no vestibular ou numa situação absurda onde eu tenha q calcular o tempo de queda de uma pedra pra salvar o meu animalzinho de situção( :?: ) mas tem hora q isso enche o saco!
 
vc pensa que não precisa saber das orações subordinadas. mas vc já sabe. só não sabia que tinha esse nome. na verdade, vc não precisa saber quais os nomes dessas p***as, mas vc PRECISA saber o que é e como funciona. e vc já sabe. aprendeu no primário. se vc não soubesse essas coisas, a gente podiamos falamos esquisito ninguém que ia entender gente a, pois, afinal o que tô dizer ?

isso é o que ia sair de sua boca se vc não soubesse muita gramática. Mas concordo que os nomes acadêmicos nem sempre são úteis...
 
Concordo com muitas coisas que foram escritas aqui. Eu acho que a forma de ensino deveria ser mudada, uma reforma academica. Não que geográfia, matemática, História, etc. não sejam importantes, mas o conteudo programático deveria ser mudado.
Acreditem, cada passo da escola é uma preparação para uma escolha futura, de que profissão tu seguira. E mesmo que tu pense que aprender a nomeclatura dos ácidos e das bases não é útil, isso aumenta sua capacidade intelectual, te da uma bagagem de conhecimento que é importante para tu não se alienar frente as possibilidades do mundo atual também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo