Senta que lá vem estória... digo a Primula. E ela tá azeda feito limão.
A vida é um aprendizado. Não interessa se você vai usar o conhecimento agora ou daqui a oitenta anos. Sem o conhecimento, sem saber onde procurar você se ferra um dia.
Existe uma base de conhecimentos que você precisa saber. Detesta matemática nunca vai usar isso na sua vida? Grande, eu odeio geografia, muita coisa não me interessaria... não fosse...
O fato de que se eu não tivesse estudado não saberia que existe a POSSIBILIDADE de estudar aquilo.
A escola te oferece uma gama de escolhas, uma base para seguir depois uma carreira. Sem a escola muitos nunca iam saber o que existe na vida para se fazer, nunca saberiam que existe algo além do arco-íris. E mesmo assim, tem coisas que não dá tempo de mostrar na escola: pintura, artes, dança, linguagem braille, código morse, sobrevivência na mata...
Sem o básico, como você quer depois entrar na faculdade e aprender?
Digam-me, como é que alguém sabe com 7 anos o que vai fazer na vida, porque isso me martirizou aos 17. Então ficaríamos 10 anos sem fazer nada, esperando o "momento da revelação" onde eu estaria pronta para aprender minha carreira?
Só por isso já é o bastante para aprender as coisas que nunca mais vai usar na vida. O simples fato de perguntar, já é uma pista que você está no caminho errado. Não é pro professor que você tem de perguntar: a vida vai te fornecer os momentos onde tem de usar o que aprendeu.
Quando criança um pedreiro (quando eles sabiam levantar casas) me ensinou o teorema de Pitágoras. Pra ele era "triangulo 3-4-5". Sabe pra que servia o triângulo "3-4-5"? (resposta no final da mensagem)
Foi o primeiro "click" que tive: não é o professor quem tem de ensinar onde devo usar as coisas que aprendo na escola. Ele me dá a ferramenta, as formas de usar a ferramenta. Mas quem USA a ferramenta é a pessoa, é o aluno quem tem de arrumar formas de usar a ferramenta. (martelo usa assim e assim. Serve para bater pregos e tirar pregos. Não é problema do professor mostrar como faz um móvel, uma casa ou uma escultura)
Outro exemplo: eu gosto de história. E por isso gostava das aulas de evolução dos conceitos da física. Mas muita gente odiava, porque era historinhas sem graça.
Só que a evolução dos conceitos (através dos séculos) é muito parecida com a forma que o conhecimento se constrói na nossa própria mente humana durante as aulas. Os conceitos espontâneos dos alunos se confundem com alguns paradigmas que foram difíceis de serem derrubados no passado.
Meu próprio conhecimento de história me facilitou apreciar melhor essa matéria e suas ramificações. Sem isso (que é "inútil" para um pesquisador em física) não teria como entender os mecanismos de aprendizado.
Alguém não tinha reclamado que muito professor de física não sabe ensinar? Bingo! Esse tipo de pensamento retrógrado "pra que vou precisar disso?" está por trás do fracasso escolar: o professor de uma matéria sabe a matéria, mas não sabe/gosta de pedagogia, história da ciência, psicologia, etc.. "enche o saco, nunca vou usar isso!".
Mesmo sendo pesquisador de exatas, você acha que isso é desculpa para não aprender geografia? Não saber história? Hahaha... então ele pode ser um analfabeto político? ele não precisa saber que o Al Qaida estourou as torres gêmeas? Que Shanon tá fazendo merda? Que o caso Chico Mendes nunca foi esclarecido? Afinal tudo isso tá mais pra geografia, política e história... pra que um engenheiro precisa saber disso? Nunca vão prender os culpados mesmo...
Então, meus caros "artistas" e gente que não quer aprender matemática, a recíproca é verdadeira. Vocês só são criativos, a partir do momento que sabendo o que os nossos antepassados JÁ fizeram, vocês fazem algo de NOVO, certo? Sem história, nada feito. Matematica onde entra? A música começou com matemática, meus caros. As cores estão intimamente ligadas com biologia (olhos) e luz (física) e sem saber como misturá-las, como criar novos efeitos, como inovar você não é um artista, mas um "artista": um cara que pensa que é o bambambam, mas na verdade é um burro que usa o rabo pra pintar um quadro.
Um cara que só quer aprender aquilo que lhe interessa é um coitado. Ele sequer sabe que existe outras possibilidades. Na verdade, o que interessa a nós quando crianças? Brinquedos, doces, hamburguer e uma caminha para dormir. Verduras? bleargh! Imaginem só isso o resto da vida.
O cara que é inteligente não fica fazendo muxoxo porque não vai usar. Ele aprende e avalia as ferramentas e conforme o caso descarta o que não lhe interessa. Como Sherlock Holmes que não sabia que a Terra girava em torno do Sol. Mas um dia lhe ensinaram isso: só que ele avaliou a utilidade da ferramenta criticamente e vendo que não lhe prestaria para nada a descartou. Porém: caso um suspeito fosse astronomo, e ele precisasse "interpretar" o mesmo, ele sempre saberia onde procurar as informações para fingir ser um astrônomo.
O ponto é: sem ter chance de saber que algo existe, as chances na vida dele também diminuem consideravelmente.
Afinal, não foi neste mesmo fórum que teve gente reclamando como os americanos são burros, alienados? Bem, a burrice começa exatamente DESSA forma.
resposta: pra fazer um angulo reto! no caso pra fazer duas paredes ficarem com um angulo reto entre si. Hoje em dia o erro de fazer isso é de (pasme) entre 8 a 15 graus porque a maioria não sabe. E mesmo quem sabe vem com essa imbecilidade de "pra que eu vou aprender isso?" e não aplica porque o professor não ensinou como usar!