• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estilo Tolkieniano

Essa "diferença" de estilo entre o Hobbit e as outras obras do professor, é bem interessante observar para acompar a "evolução" da sua escrita. E apesar da distância da escrita entre uma obra e outra como é o caso dos SDA, o Hobbit pra mim continua sendo uma das suas melhores narrativas.
 
Vale ressaltar também que o início de SdA possui uma linguagem bem parecida - se não igual - à de O Hobbit. A festa de Bilbo, o caminho dos Hobbits pelas matas do Condado, a raposa pensante, o encontro com os elfos, passagem pela Terra dos Buques e, principalmente, a passagem pela Floresta Velha e o encontro com Tom Bombadil.

SdA só ganha uma linguabem mais adulta após a chegada dos hobbits em Bri.

Levando-se em consideração que Tolkien escreveu SdA "deixando-se levar pelo lápis", ou seja, desenvolvendo a história juntamente com os hobbits e a Sociedade, esse início faz trás uma clara ligação com O Hobbit, proposital ou não, mostrando claramente como o estilo de Tolkien evoluiu jutamente com sua aventura e com seus protagonistas, passando do infantil para algo mais adulto.

Vale ressaltar aqui um tópico de minha autoria: As Diferentes Visões Sobre os Elfos em Cada Livro.
O tópico fala exclusivamente dos elfos, porém não deixa de fazer menção também ao estilo de Tolkien.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo