• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas

O que mais me preocupa nisso tudo é ver, como cansei de ler no orkut em tópicos sobre a morte da modelo, pessoas dizendo absurdos do tipo "bem feito", "morreu porque quis, não tenho pena", "tinha comida, não comeu porque não quis", "que se lixem essas esqueléticas", entre outros. Acho que esses casos, além da ignorância sobre a doença, demonstra o preconceito e rancor que existe do povo que se acha "esclarecido", gente que se orgulha de não seguir modas, com relação às modelos num geral e aos tais padrões impostos pela mídia.
Assim como era onda odiar políticos, ricos, gente bem sucedida, os EUA, o capitalismo, parece que mais uma vem surgindo, odiar as modelos. E arrumaram mais um motivo forte motivo agora: incentivam a anorexia! :clap:

Se essas pessoas são as esclarecidas, um viva aos ignorantes!
Isso é bizarro.

E eu não queria que esse tópico virasse essa coisa orkutística do "time que defende as modelos" versus o "time que odeia as modelos"...

A idéia é discutir justamente a indústria que cria esse padrão, mas estão dando pouco importância aos posts que falam a respeito disso aqui. Como o excelente post da Nénar ali em cima com a propaganda da Dove, ou o post da Primula com aquele texto associando o "padrão da moda" à cultura gay. Estão preferindo se ater a essa discussãozinha sem sentido de "modelos são legais ou não", sendo que ninguem disse hora nenhuma que detesta modelos ou coisa do tipo aqui.

Vejamos então. Eu não sei porque, esqueci de comentar isso nos meus outros posts. Eu trabalhei durante 6 meses na maior produtora de vídeos de Salvador. E nesses 6 meses, gravamos uma penca de comerciais, nos quais eu tive contato com dezenas de modelos, homens e mulheres. E (ainda que essas modelos não fossem de "passarela", e fossem mais aquele esquema "modelo fotográfico", estavam lá por terem um sorriso bonito, uma carinha bonitinha, por aparecem bem no vídeo, etc) a maior parte delas era magrinha mesmo. Somente uma ou outra tinha corpo. Não cheguei a conversar muito com elas (até porque se tivesse feito isso a Nénar provavelmente me mataria agora :cerva:), mas eram todas pessoas simpáticas, que se aproveitavam do fato de terem nascido bonitas pra ganhar um dinheirinho, nada de mais.

O que eu quero dizer é que eu não tenho motivo nenhum pra detestar modelos ou coisa do tipo, até porque acabei conhecendo várias nesses meses. E não teria mesmo que não conhecesse. Quem fica com essa posturazinha de "modelos são todas burras e esqueléticas" é gente que escreve merdas no orkut, principalmente em comunidades onde eles SABEM que as pessoas irão concordar com eles.

Agora, voltando ao ponto da indústria: nesses 6 meses, eu dirigi alguns testes de elenco. Em alguns deles, eu tinha que testar crianças. E aí sabe como é, criança fica envergonhada quando entra no estúdio, vê aquela salona vazia com a câmera, coisa e tal (a não ser quando já está acostumada). Na maior parte das vezes, era só falar alguma coisa do tipo "ô gatinha, agora você vai desfilar pra gente, tá?" que elas se animavam (principalmente as meninas, mas funcionava com os garotos também).

Então é isso. Concordo em parte com o que o Fusa diz sobre a mídia. A maior parte da culpa é dela, que mostra os desfiles e ainda faz questão de mostrar como uma coisa glamourosa (principalmente quando aquela repórter da globo em Londres resolve cobrir algum desfile, nossa). Daí você vê até onde essa influência chega, ao ponto de uma criança de 5 anos ficar toda pomposa porque o tio pediu pra ela desfilar pra câmera.

Mas não acho que não dá pra tirar a responsabilidade dos estilistas e das agências não. Os estilistas mais famosos viram celebridades, quase "deuses", como os armanis e yves saint laurents da vida...

A mídia hoje em dia transforma tudo em coisas "públicas", e o fato da Sasha ir sozinha ao shopping se torna uma notícia bombastíca. Não dá pra ignorar isso e dizer "ah, é tudo culpa da mídia"....o que é mostrado é rapidamente absorvido pelas pessoas. O povo gosta de ver gente famosa, a prova aparece nesses quadros do faustão onde famosos dançam e dão audiência. E o povo vai ter essas pessoas como modelo de comportamento e beleza, independente do que a mídia disser.

Quando você diz:
O mercado da moda exige algumas coisas, se vc tem q se matar (literalmente) pra alcançá-las vc é quem tem q ter o simancol de perceber q não é pra ti.
Não dá pra bancar de babá pra todo mundo.
O problema é quando se mancar. A gente tem essa imagem do glamour e da beleza que é ser uma modelo, as crianças querem ser modelos desde os 5 anos de idade, então fica realmente complicado arrumar o tal simancol...

Mas vamos ao que você disse. Eu sei que sou um péssimo joador de futebol, e apesar de adorar o esporte, não me atento a jogar. Então vamos extender isso às mulheres que não quererm ser modelos: elas vão, ainda assim, querer ser magras. É aí que a comparação com o futebol deixa de fazer sentido...homens sobrevivem sem ser jogadores de futebol e se contentam em assistir aos jogos, jogar no pc, coisa e tal...mas mulheres estão sempre querendo emagrecer, emagrecer, emagrecer. E algumas delas realmente não precisam.

O que devia estar sendo discutido aqui é o padrão de beleza, os malefícios dele e tal. Quem é magra naturalmente, beleza, tudo bem. Mas quem não é se sente muito mal, e a mídia está sempre associando felicidade a "quilos a menos", como a Nénar disse no post dela. Ou às roupas que não são feitas para o biotipo da mulher brasileira (segundo a Nénar, é comum calça ficar apertada no quadril, coisa do tipo....o que custa fazer calças pra mulheres com bunda?)

De resto, eu realmente gostaria de ver mais pessoas lendo e discutindo o post da Nénar na página anterior e o post da Primula na primeira página, com aquele texto interessante.
 
Rafa, você, como sempre, tá debatendo a questão com muita racionalidade. O que me deixa indignado é ver que esse caso da morte da modelo tá fazendo crescer o preconceito contra modelos num geral, pelos motivos que citei, principalmente na nossa faixa social e cultural, resumindo o meu post.

Acho que a Angel talvez tenha interpretado mal algumas pessoas aqui, mas temos que dar um desconto pois ela deve estar passando por momentos mais chatos nas últimas semanas. Aliás, algumas opiniões iniciais no tópico, pouco fundamentadas (pra não fazer outra acusação mais pesada) são dispensáveis, considerando a delicadeza da situação (tudo bem que as pessoas não podiam imaginar que existiria uma nerd-modelo por essas bandas :P).
Confesso que eu estou tomando as dores dela, pois também trabalho num setor estigmatizado e sei bem como é conviver diariamente com pessoas leigas criticando e fazendo julgamentos sobre minha profissão baseadas no que lêem por aí. Fosse de gente humilde, ignorante, eu não ligava, mas vindo de pessoas com algum nível intelectual e cultural entristece.
 
(tudo bem que as pessoas não podiam imaginar que existiria uma nerd-modelo por essas bandas :P).

Artur, essa frase aí já é uma expressão do preconceito. Não seu, mas que vc está assumindo que o povo da Valinor tem. Afinal ninguém supor que uma modelo pode ser Nerd e frequentar um fórum desse tipo é preconceito.

Não estou te atancando não. :mrgreen: É só um exemplo de como isso é arraigado na nossa cultura. :tsc:


Confesso que eu estou tomando as dores dela, pois também trabalho num setor estigmatizado e sei bem como é conviver diariamente com pessoas leigas criticando e fazendo julgamentos sobre minha profissão baseadas no que lêem por aí.

Eu também sei como é atuar em um setor estigmatizado. Eu vejo o outro lado do preconceito. Afinal eu faço Física. Mulher que faz Física é feia e maluca. É o outro lado da moeda:

Mulher inteligente = feia
Mulher bonita = burra

Isso sem contar que ainda tem o preconceito do próprio meio que tende a considerar os homens melhores físicos simplesmente por serem homens e pressupostamente terem mais habilidades com exatas. No geral uma mulher vai ser considerada inferior sem nem ser testada antes, nessas áreas exatas.

Entendo a frustração da Angelique, mas isso não é motivo para não expormos todos os lados da questão aqui. E há muito estamos falando do padrão de beleza e da mídia e não atacando as modelos em si.

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Qto ao negócio do público.
Eu tenho um pensamento q só há uma profissão no mundo q é obrigatoriamente público. Q é ser político (ou, ao menos, deveria ser público).
Vc pode até se aproveitar de ser uma pessoa pública em outras profissões (como atrizes, músicos), mas aí é outra coisa.
Se a midia se aproveita de alguns ramos para torná-las públicas, q se aponte para ela. Não pode-se exigir q mudem os padrões daquela profissão só pq agora ela se tornou "pública".
Seria a mesma coisa q mandar os sumotoris emagrecerem pq suas lutas são televisionadas e eles estariam "incentivando a obesidade".

São coisas diferentes. A mídia não sai colocando na cabeça dos homens que eles devem ter aquele biotipo de lutador de sumô para serem felizes. Não que homem não sofra com isso também, já que todos têm que ser fortes, altos, bonitos, charmosos, etc. Há uma pressão sobre o homem no caso dos padrões de beleza. Mas curiosamente o biotipo desejável do homem é mais saudável, já que é um tipo malhado e forte. Não que isso não possa ser distorcido também. Não é atoa que tem tanto cara tomando bomba nas academias para ficar musculoso rápido.
 
Última edição:
Artur, hoje em dia ter dinheiro não é em absoluto sinônimo de ter cultura. Aliás, a coisa mais fácil de encontrar é gente rica e educada, fazendo faculdade, cheias de opiniões imbecis ou que não sabem falar um "ai" interessante a respeito de qualquer assunto, somente citando "opiniões alheias"...

O pior desse tipo de gente é que eles ficam utilizando exemplos catados aqui e ali pra comprovar suas opniões imbecis. Eu sei tanto disso que já postei várias vezes aqui preocupado com os rumos da sociedade brasileira depois das eleições, com o aumento do preconceito com os nordestinos no sul e no sudeste, gente que usa o fato do Lula ser eleito como "prova" de que nordestino é burro, menos evoluído, ou outras absurdices do tipo.

Ainda mais se você procurar no orkut. O orkut não é um lugar para discussões. Isso me incomoda bastante por lá, você chega em uma comunidade, discorda do que as pessoas de lá dizem, e recebe logo um "então saia dessa comunidade, vá procurar uma comunidade de pessoas-que-discordam-da-gente"...é só entrar em uma comunidade do tipo "eu odeio modelos esqueléticas" e pronto, você pode xingá-las, falar absurdices e ainda ser apoiado pelas outras pessoas.

Aliás, infelizmente a facilidade de acesso à informação hoje em dia, ao invés de facilitar a educação das pessoas, facilita a formação de grupos de pessoas com mentalidades nocivas e a divulgação de coisas como o neo-nazismo, pedofilia, e, porque não, o "culto à anorexia" que existe em alguns blogs e sites por aí...

Entendo que o que andam dizendo por aí magoe a Angelique, mas não justifica que ela perca a paciência com as pessoas que não concordam com o padrão de "beleza magra" que surgiu nos últimos anos. O lance desse tópico não é "o merry, a primula e a nénar contra a angelique", e sim pessoas discutindo a respeito da influência desse padrão de beleza sobre a sociedade....

Além disso, tem o que a Nénar disse aí em cima. :cerva: Aliás, dá pra relacionar mais uma vez o final do post dela com o texto que a Primula colocou aqui na primeira página.

Nénar disse:
São coisas diferentes. A mídia não sai colocando na cabeça dos homens que eles devem ter aquele biotipo de lutador de sumô para serem felizes. Não que homem não sofra com isso também, já que todos têm que ser fortes, altos, bonitos, charmosos, etc. Há uma pressão sobre o homem no caso dos padrões de beleza. Mas curiosamente o biotipo desejável do homem é mais saudável, já que é um tipo malhado e forte. Não que isso não possa ser distorcido também. Não é atoa que tem tanto cara tomando bomba nas academias para ficar musculoso rápido.

Gérson Faria no post da Primula disse:
Os gays, exercendo imensa influência na publicidade, nas artes e na mídia de forma global, têm escolhido o padrão desejável de homem e mulher. Homem para gay é musculoso, latin-lover. Mulher para gay é boneca Barbie, como seu brinquedo de infância. Estranho imaginar que o padrão dessas mulheres é se tornarem as bonecas dos gays.
 
O que mais me preocupa nisso tudo é ver, como cansei de ler no orkut em tópicos sobre a morte da modelo, pessoas dizendo absurdos do tipo "bem feito", "morreu porque quis, não tenho pena", "tinha comida, não comeu porque não quis", "que se lixem essas esqueléticas", entre outros. Acho que esses casos, além da ignorância sobre a doença, demonstra o preconceito e rancor que existe do povo que se acha "esclarecido", gente que se orgulha de não seguir modas, com relação às modelos num geral e aos tais padrões impostos pela mídia.
Assim como era onda odiar políticos, ricos, gente bem sucedida, os EUA, o capitalismo, parece que mais uma vem surgindo, odiar as modelos. E arrumaram mais um motivo forte motivo agora: incentivam a anorexia! :clap:

Se essas pessoas são as esclarecidas, um viva aos ignorantes!
Então é isso. Concordo em parte com o que o Fusa diz sobre a mídia. A maior parte da culpa é dela, que mostra os desfiles e ainda faz questão de mostrar como uma coisa glamourosa (principalmente quando aquela repórter da globo em Londres resolve cobrir algum desfile, nossa). Daí você vê até onde essa influência chega, ao ponto de uma criança de 5 anos ficar toda pomposa porque o tio pediu pra ela desfilar pra câmera.

Mas não acho que não dá pra tirar a responsabilidade dos estilistas e das agências não. Os estilistas mais famosos viram celebridades, quase "deuses", como os armanis e yves saint laurents da vida...

Isso é verdade. É cruel de culpar a garota assim.

Mas o problema é tb q as sempre QUEREM pq QUEREM encontrar alguma "culpada" qdo uma tragédia dessas acontece. E "doença" não é algo concreto o suficiente pra convencê-los.

Só q culpar a industria da moda e quem trabalha neles tb não é sensato, ao meu ver.
A não ser q eu não tenha entendido o funcionamento dele nos posts da Angelique, é uma industria q deveria ser mais fechada. Onde as modelos desfilam para os os próprios estilistas, estes criarão tendencias e as tendecias servirão de base para a roupa que virá a público. Não é tirar a roupa da modelo e querer que as pessoas se encaixem nele.

Culpar a midia tb é sempre mto fácil e mtas vezes errado.
Mas nesse caso em específico, eu acho q é a q tem a maior parcela da culpa.




A mídia hoje em dia transforma tudo em coisas "públicas", e o fato da Sasha ir sozinha ao shopping se torna uma notícia bombastíca. Não dá pra ignorar isso e dizer "ah, é tudo culpa da mídia"....o que é mostrado é rapidamente absorvido pelas pessoas. O povo gosta de ver gente famosa, a prova aparece nesses quadros do faustão onde famosos dançam e dão audiência. E o povo vai ter essas pessoas como modelo de comportamento e beleza, independente do que a mídia disser.
Sim, concordo.
O q eu digo é q as pessoas q são tornadas públicas acabam sendo obrigadas a agir como pessoas públicas.

Não se pode ficar culpando quem trabalha nessa industria da moda de passarela pq querem q as modelos sejam magras. Para eles, é necessários q elas sejam magras.
Não dá pra querer começar a exigir q isso mude pq a midia transformou isso em algo q deve ser seguido por todas, mesmo as q tem q se matar pra conseguir.

Repetindo a minha analogia com o sumô.
Mesmo se a midia conseguisse vender (de alguma forma, sei lá) q os sumotoris são o modelo de beleza, não se poderia chegar e começar a criticar quem trabalha nessa luta de exigir q eles sejam gordos. Pq ao exigir q eles sejam gordos, se mostra na tv q o padrão de beleza é ser obeso.
Eles TEM q ser gordos. Ponto. Quem não consegue fazer isso de forma controlada e tem tendencias a diabetes e coisas do tipo, não é culpa de quem trabalha nessa luta q eles queiram engordar.



Afinal eu faço Física.
Sério?
Eu também.
:joy:



São coisas diferentes. A mídia não sai colocando na cabeça dos homens que eles devem ter aquele biotipo de lutador de sumô para serem felizes. Não que homem não sofra com isso também, já que todos têm que ser fortes, altos, bonitos, charmosos, etc. Há uma pressão sobre o homem no caso dos padrões de beleza. Mas curiosamente o biotipo desejável do homem é mais saudável, já que é um tipo malhado e forte. Não que isso não possa ser distorcido também. Não é atoa que tem tanto cara tomando bomba nas academias para ficar musculoso rápido.
Exatamente.
Mas não é culpa de quem trabalha no mercado da moda q o padrão de beleza vendido é o q não deveria.

A Angelique mesmo disse q as modelos escolhidas para serem as reais "modelos" para o público, tem exigencias menores nisso.
 
Exatamente.
Mas não é culpa de quem trabalha no mercado da moda q o padrão de beleza vendido é o q não deveria.


Alguém devia contar para as pessoas que essas mulheres não são padrão, então. Não é o que a mídia tem vendido por aí, de qualquer forma (não é culpa da modelo, falei da mídia, agora).

isso não é culpa da modelo e sim do mercado e da mídia.

Acho que isso está claro.



Só q culpar a industria da moda e quem trabalha neles tb não é sensato, ao meu ver.
A não ser q eu não tenha entendido o funcionamento dele nos posts da Angelique, é uma industria q deveria ser mais fechada. Onde as modelos desfilam para os os próprios estilistas, estes criarão tendencias e as tendecias servirão de base para a roupa que virá a público. Não é tirar a roupa da modelo e querer que as pessoas se encaixem nele.

Culpar a midia tb é sempre mto fácil e mtas vezes errado.
Mas nesse caso em específico, eu acho q é a q tem a maior parcela da culpa.


Bem, ai a gente discorda um pouco. Acho que a posição da indústria da moda fica clara no texto que a Prímula colocou. E a mídia leva a culpa de muita coisa mesmo. Mas geralmente ela tem culpa sim. Mas simplificando bem a questão, a culpa no fundo é da educação e cultura das pessoas em geral, que não garante a elas poder de critica sufieciente para filtrar o que recebem pela mídia. Bem simplificadamente mesmo.


Sério?
Eu também.
:joy:

Sério mesmo! :cerva:
 
eu entendo que vc não está culpando a modelos

mas vcs (no geral) estão querendo que o padrão mude
mas sabe que diferença faz para vc mudar o padrão?
digo.. que diferença na sua vida vai fazer de o padrão mudar de 36 para 38/40 no mercado mundial de moda? nada... As pessoas só lembram de desfiles 2 vezes no ano e é na semana do fashion week

Então pq as pessoas estão reclamando tanto disso se não tem nada haver e as proprias modelos gostam do padrao e estão brigando para serem mantidos??

Não é o caso de "quem eh a culpa" mas sim o "o que vc tem haver com isso"



o Curunir e o Fusa me entenderam!
 
Última edição:
eu entendo que vc não está culpando a modelos

mas vcs (no geral) estão querendo que o padrão mude
mas sabe que diferença faz para vc mudar o padrão?
digo.. que diferença na sua vida vai fazer de o padrão mudar de 36 para 38/40 no mercado mundial de moda? nada... As pessoas só lembram de desfiles 2 vezes no ano e é na semana do fashion week

Então pq as pessoas estão reclamando tanto disso se não tem nada haver e as proprias modelos gostam do padrao e estão brigando para serem mantidos??

Não é o caso de "quem eh a culpa" mas sim o "o que vc tem haver com isso"
O que eu tenho a ver com isso: eu não gosto de ver a minha namorada reclamar sempre que compra uma calça e ela aperta no quadril dela. Aliás, eu acho um absurdo ela achar feio o fatod e ter quadril grande, sendo que na verdade isso é algo que atrai os homens; eu não gosto nem um pouco de ver um monte de meninas lindas se achando horrorosas porque tem "4 ou 5 quilos a mais"; em geral, eu não gosto da associação entre "magreza e felicidade" que existe nos dias de hoje.




Eu to sendo repetitivo aqui, mas não está adiantando porque toda hora vem alguem e fala a mesma coisa: o meu problema não é com as modelos, e sim a influência desse padrão na sociedade atual. Entenda, Angelique, que apesar dos desfiles serem supostamente feitos para um público restrito, eles são mostrados pro mundo inteiro, como algo glamouroso e desejado. E sinceramente, eu acho que os produtores de moda famosões (e as grandes tops) gostam bastante de aparecer pro mundo inteiro e serem famosos. Quem não gosta? É um negócio, e talvez isso não fosse tão divulgado se não rolasse tanta grana por trás.

E digo mais: ainda que não mostrassem, eles seriam utilizados como base pro padrão de beleza da sociedade moderna. Nos tempos da monarquia, o padrão era o das rainhas e monarcas. No começo do século XX, eram as divas do cinema e as miss. Com a evolução da indústria da moda, passaram a ser as modelos de passarela. E é óbvio que elas não têm nada a ver com isso, o meu problema é com quem institui e divulga esse padrão.

Aliás, eu nem sou daqueles que acha que deviam usar mulheres gordas ou feias na passarela porqu elas são a "maioria". Nah, padrão de beleza tem que ser feito com as mais bonitas. A questão é: porque ser ultra-magra passou a ser o ideal de beleza das mulheres nos últimos tempos? Os desfiles não têm nenhuma relação com isso?




Eu nem sei se mudar o padrão pra um manequin dois números maior ia adiantar algo. Só queria que não estimulassem que pessoas como a menina que morreu trabalhassem. Se ela estava em um estado próximo ao de uma internação, devia estar raquítica. Aí vem uma agência e contrata ela pra uma sessão de fotos na França. Esse é o problema.

Eu não acho que as modelos prejudiquem ninguém ou que tenham alguma resposabilidade sobre isso. O que você não está entendendo é o motivo da minha queixa. Quantas mulheres você conhece (que não são modelos) e que não se acham gordas? Isso é um saco, sabe?




Daí a Primula colocou um texto interessante sobre a possível relação da cultura gay com esse padrão e eu e a Nénar fomos as únicas pessoas que comentaram algo a respeito até agora. :wall:



Angelique disse:
o Curunir e o Fusa me entenderam!
Angelique, não é porque a gente discorda de você que a gente não te entendeu. Eu entendi sim, você explicou bem detalhadamente como as coisas funcionam, mas eu continuo achando que o padrão de beleza que existe hoje é prejudicial, e acharia interessante se pequenas coisas mudassem. Nem espero uma "revolução", nem nada do tipo, e não acho legal proibirem as modelos se baseando no IMC (até porque isso prejudica as mais altonas).

Só queria que quando aparecesse uma modelo com as "costelas de fora" na agência, eles sugerissem que ela ganhasse um pouco de peso. Devem fazer isso com os homens, não? Ou simplesmente recusar os mais secões?

Essa atitude de achar que só quem concorda contigo tá te entendendo não é muito legal...

Volto a repetir: não tenho nada contra a profissão de modelo, e acho que elas não têm culpa alguma no padrão que existe e no aparecimento da anorexia como "doença dos tempos modernos". O meu problema é com as pessoas que instituem esse padrão e com as que divulgam.




.......

Eu preciso fazer posts menores, acho que niguém tá tendo saco de ler.
 
Última edição:
eu entendo que vc não está culpando a modelos


Que bom que você entende isso. Eu gostaria que você enetdesse isso aqui que a Prímula postou:

Bem, o pessoal já explicou né? O enfoque é sobre quem manda as mulheres (modelos inclusas) a serem uma coisa alienigena. E não nas mulheres em si (modelos inclusas). Não nos confunda com orkut, e não decaia para o nível de compreensão de texto de 99% das pessoas de lá. Aliás, o fato de não ter entendido o enfoque aqui me deixou em dúvida: estava emocionalmente abalada e por isso você não consegue pensar, ou se você também tem o problema de 99% das pessoas do mundo de não compreender o que está lendo, para então ficar furiosa entendendo da pior maneira possível? :think:


mas vcs (no geral) estão querendo que o padrão mude
mas sabe que diferença faz para vc mudar o padrão?
digo.. que diferença na sua vida vai fazer de o padrão mudar de 36 para 38/40 no mercado mundial de moda? nada... As pessoas só lembram de desfiles 2 vezes no ano e é na semana do fashion week

Eu me lembro dos desfiles toda vez que entro no UOL e tem foto deles no topo dá página. Me lembro quando vejo uma propaganda do GNT fashion na TV. Quando vejo a coluna de moda do Jornal hoje. Quando leio uma revista feminina e vejo reportagens do tipo "conheça as têndencias para a primavera-verão". Esse tipo de informação é bombardeada por aí, meio difícil evitar.

Mas como já dissemos, o enfoque não é modelo. Eu quero que algo mude e não force mais as pessoas a tentarem ser o que não são. Se desfilar mulheres com um corpo normal fizer isso, ótimo. Eu sinceramente acho que é um passo, mas não é a melhor solução.

A solução, como eu já disse antes, é as pessoas terem critica para filtrar as informações que recebem. Mas essas transformações são lentas. Então se a mídia parar de vender um padrão inatingível para a grade maioria das pessoas, eu já ficaria feliz.

Se você olhar o meu post (o número 36 do tópico), vai ver que meu enfoque é totalmente outro. Não falei nada de desfiles.


Então pq as pessoas estão reclamando tanto disso se não tem nada haver e as proprias modelos gostam do padrao e estão brigando para serem mantidos??

Não é o caso de "quem eh a culpa" mas sim o "o que vc tem haver com isso"

O que eu tenho a ver com isso? Juro que agora me deu vontade de ignorar essa pergunta, de tão sem sentido que ela é. Eu vivo nesse planeta, eu faço parte da sociedade, eu sofro influências dela. As pessoas sofrem influências do padrão que foi estabelecido de beleza. Você acha que as modelos não são padrão e que os desfiles não influenciam o resto da sociedade. Mas o caso é que atualmente influenciam sim. Se as mulheres que não tem aspiração de seguir carreira de modelo não quisessem se parecer com uma pq colocaram na cabeça delas que esse é o padrão certo, eu não estaria me importando com o tipo de "cabide andante" que os estilistas querem para suas roupas. Me importaria se as modelos estivessem se matando de anorexia, mas segundo você elas não estão, então ótimo. Só preciso me preocupar com o resto das pessoas do mundo.

Mas o fato é que isso afeta a vida das pessoas de fora do meio, eu inclusa. Mas não é só o padrão das modelos de desfile. Eu acho ainda mais grave o tipo de exemplo que eu citei no tal post 36.

Resumindo pq eu estou cansando de me repetir já. Me prova que o padrão de modelo de desfile não influencia em nada a vida da sociedade, que não leva as outras mulheres a achar que devem forçar seus corpos a serem algo que não tem condição de ser... que o mundo da moda é totalmente desligado da sociedade em geral e não exerce influência nenhuma nela e não afeta o modo de vida das pessoas de fora dele.

Me prova isso e eu me concentro unicamente em outros padrões de beleza atuais.
 
Mas como já dissemos, o enfoque não é modelo. Eu quero que algo mude e não force mais as pessoas a tentarem ser o que não são. Se desfilar mulheres com um corpo normal fizer isso, ótimo. Eu sinceramente acho que é um passo, mas não é a melhor solução.

normal?
o que é normal?
se é diferente de vc não eh normal?
nascer magro não é normal?
normal é uma palavra muito séria para ser usada, ngm pode julgar o que é "normal" para mim o anormal é muito diferente que pra vc

O que eu tenho a ver com isso? Juro que agora me deu vontade de ignorar essa pergunta, de tão sem sentido que ela é.
Foi uma pergunta retórica. Praticamente uma afirmação.
 
normal?
o que é normal?
se é diferente de vc não eh normal?
nascer magro não é normal?
normal é uma palavra muito séria para ser usada, ngm pode julgar o que é "normal" para mim o anormal é muito diferente que pra vc

Normal, em termos de peso, é IMC entre 20 e 25, levadas em conta as excessões. Mas para ficar claro e além de qualquer dúvida, eu quis dizer que prefiro ver pessoas com corpos que refletem melhor as mulheres em geral. Mulheres bonitas, sem dúvida, se não não é padrão de beleza. Mas mulheres que tenham mais a ver com a população em geral.

Para ser cabide andante podem escolher qualquer tipo que acharem melhor. Para enfiar na cabeça das mulheres que elas tem que se espelhar nesse padrão é bem diferente. E na verdade, é impossível ter um padrão único que englobe toda a diversidade da raça humana.

Foi uma pergunta retórica. Praticamente uma afirmação.

Se você não estivesse tão estressada e dando esse tipo de resposta, as coisas poderiam fluir melhor aqui. Mas quanto a isso, eu já disse:

Me prova que o padrão de modelo de desfile não influencia em nada a vida da sociedade, que não leva as outras mulheres a achar que devem forçar seus corpos a serem algo que não tem condição de ser... que o mundo da moda é totalmente desligado da sociedade em geral e não exerce influência nenhuma nela e não afeta o modo de vida das pessoas de fora dele.

Me prova que eu não tenho nada a ver com isso e eu encerro a discussão :cerva:
 
as influencias seriam Angelina Jolie, Cameron Dias, Ana Hickman (que é "normal" como vc disse), entre outras atrizes de novelas, cantoras e ex modelos

ngm se baseia em Lily Cole, Gemma, Daria, Sasha, Iselin que são os MAIORES nomes da moda atual! (ngm por sinal sabe quem são)

por isso culpo a midia

de qq forma naum adianta discutir
use o manequin que vc quiser, seja feliz
E deixe nós magrelas trabalharmos em paz com nossas calças 36 ayuh
 
Como disse a Angel, a sociedade devia deixar as meninas trabalharem em paz, da forma como sempre o fizeram. Não vai morrer mais ou menos gente no mundo por isso, estatisticamente falando. Quando ocorre é fatalidade. O que vai continuar matando é cigarro, álcool, carne vermelha, coca-cola, vida sedentária, estresse, desigualdade social, poluição etc. E se pessoas vão se sentir infelizes por não serem terem o corpo de uma modelo, óh, coitadinhas. Tem coisas muito mais tristes na vida do que não ter o corpo que se sonha.
O pobre coitado na favela se sente infeliz por não ter NADA. E aí, agora vão me culpar por eu andar andar com meu iPod na rua? Ou meu celular? Estou fomentando a violência? A mídia devia ser proibida de veicular propagandas dessas coisas, já que os favelados têm tv, vão ver e ficar sonhando com elas, logo em seguida partindo pra marginalidade?
Independentemente das respostas, quem me parecem ser óbvias, esse, dentre outros, me parece ser um problema bem mais sério e que demanda bem mais atenção do que o assunto-sensação do momento "modelos-anorexia-moda-mídia". Mas os outros assuntos estão banalizados...
Engraçado, agora virou normal gente morrer de fome, mas quando morre alguém de anorexia é o caos na Terra!

Acho bem mais condenável na mídia esse sensacionalismo do que a glamourização da moda em si. Tá fomentando o preconceito contra as modelos, lamentavelmente, enquanto a glamourização deixa algumas menininhas, que não têm mais com o que se preocupar na vida, deprimidas. Ah, e uma ou outra (além do Knol, coitado) anoréxica, o que é exceção. Além disso, ao se culpar a mídia deve-se também lembrar da educação porca que permite a lavagem cerebral da mídia, que vende o que o povo, em sua grande maioria ignorante, quer, como já observou alguém aqui nesse tópico.
 
Daí a Primula colocou um texto interessante sobre a possível relação da cultura gay com esse padrão e eu e a Nénar fomos as únicas pessoas que comentaram algo a respeito até agora. :wall:
Na boa, depois do que a Angel relatou aqui, a realidade de quem tá do outro lado e vive isso 24 horas por dia, esse texto me pareceu uma opinião deveras leiga e, além disso, preconceituosa, mas agora com os gays. Como se as modelos fossem magras porque os que ditam a moda, gays que são, as encaram como suas bonecas Barbies. A Angel explicou a questão das modelos fashion, que são como um "cabide ambulante", não devem chamar mais a atenção do que a roupa. Não tem nada de boneca e relação com opção sexual, besteirada de leigo.
 
de qq forma naum adianta discutir
use o manequin que vc quiser, seja feliz
E deixe nós magrelas trabalharmos em paz com nossas calças 36 ayuh

Não adianta discutir mesmo, pq não está havendo discussão. Até aparecer argumentos novos, I rest my case. Cansei de dar murro em ponta de faca.

Vc fica feliz com a sua calça 36, eu fico feliz com a minha 36-38 (dependendo da marca) e pronto.

O pobre coitado na favela se sente infeliz por não ter NADA. E aí, agora vão me culpar por eu andar andar com meu iPod na rua? Ou meu celular? Estou fomentando a violência? A mídia devia ser proibida de veicular propagandas dessas coisas, já que os favelados têm tv, vão ver e ficar sonhando com elas, logo em seguida partindo pra marginalidade?

Isso aí já vale a pena, talvez. :think:

Claro que a mídia não devia ser proibida de veicular propaganda dessas coisas. O problema é o teor das propagandas. Já tive essa discussão com os amigos publicitários algumas vezes. Não estou falando especificamente de nenhum produto que você citou, estou falando no geral (só pra deixar bem claro).

Qualquer coisa que a mídia tente vender como fonte de felicidade, como algo que vá te completar, preencher o vazio da sua vida, é condenável. Todo mundo que já viveu um pouco e tem alguma experiência sabe que felicidade não se compra na loja. Claro que comprar algo novo que se deseja traz alguma alegria, mas não é isso que resolve os problemas da vida de ninguém.

A solução ideal não é proibir ninguém de nada. Eu não gosto de proibição. O ideal seria as pessoas terem bom-senso de saber ouvir algo ser dito sobre algum produto e julgar a informação que está recebendo e não simplesmente absorver.

E é claro que eu concordo que a mídia fez um escândalo desnecessário em cima do caso de anorexia. A mídia faz escândalos desnecessários em cima de um monte de coisa, todo dia. Isso é completamente condenável. Mas ignorar determinado problema só pq ele é muito menos prevalente que outros também não é lá muito bonito.

Pode estar morrendo muito mais gente de fome ou de obesidade, mas isso significa que todo mundo pode ignorar os que sofrem de anorexia? Tem muita gente morrendo de problema de coração e câncer, então vamos ignorar os que tem depressão e se suicidam, são fatalidades! (isso foi só um exemplo, Nesse tópico as coisas tem que ser deixadas beeeem claras).

E o numero de casos de disturbios alimentares, em geral, tem crescido assustadoramente. Eu acho que vale a pena uma discussão a respeito sim. E claro, ela vai muito além do mundo da moda e das modelos.

Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.

A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal".

Falaremos de cada um deles agora. Leia com atenção e, ao se identificar com algum deles, procure um especialista

O resto do texto está aqui: http://www.afh.bio.br/digest/digest5.asp

Atualmente, os distúrbios alimentares, que compreendem a anorexia, a bulimia e o transtorno do comer compulsivo, estão alcançando níveis epidêmicos e são responsáveis por grande número de mortes entre todos os distúrbios psíquicos conhecidos. Em cada grupo de 10 pessoas doentes uma se suicida ou morre em virtude de parada cardíaca ou desnutrição (Ciência Hoje,2000). As causas dos distúrbios alimentares são múltiplas, incluindo fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A pressão de uma sociedade cada vez mais competitiva, o estresse e experiências de vida traumáticas, associadas ao culto do corpo perfeito têm levado muita gente, a maioria mulheres, a maltratar seu organismo, seja passando fome ou comendo em excesso. Veja, a seguir, a descrição detalhada de cada um destes distúrbios.

http://www.planetaorganico.com.br/saudnut4.htm

Tá fomentando o preconceito contra as modelos, lamentavelmente, enquanto a glamourização deixa algumas menininhas, que não têm mais com o que se preocupar na vida, deprimidas.

Tadinhas das menininhas que não tem nada para se preocupar na vida. Realmente, fatalidades. :tsc:


Edit para mais suas referências:

Os transtornos alimentares acometem principalmente pacientes jovens (12 a 25 anos) e do sexo feminino (90% dos casos), sendo que indivíduos envolvidos em atividades que exigem manutenção da forma física estão sob maior risco para o desenvolvimento desses quadros. Estatísticas internacionais apontam ums prevalência de anorexia nervosa de 0.5 a 1% e de bulimia nervosa de 1 a 3% entre mulheres jovens (APA, 1994).

Não contamos com estatísticas nacionais para transtornos alimentares, e embora alguns autores sugiram a inexistência destes em países em desenvolvimento (Bruch, 1979; Hoek, 1995), tem se mostrado crescente a descrição de casos com características semelhantes à dos países desenvolvidos aqui no Brasil (Santos et al., 1986; Cordas et al., 1993; Azevedo, 1995).

(Melin, P.; Manetta, M.P.; Gonzalez, C.H.; Malheiros, A.C.; Borges, M.B.; Oliveira, M.D.; Passos, T.; Morgan, C.M.; Vecchiatti, I.R.;Sachs, A.; Shalem, S.;Wajsberg, M.; Silveira, D.X.; Del Porto, J.A.)

Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica UNIFESP/ EPM

http://www.polbr.med.br/arquivo/angelica.htm

Os distúrbios alimentares e psicológicos mais comuns e que têm a incidência cada vez mais crescente, caracterizam-se por: anorexia e bulimia nervosa. De acordo com Ribeiro et al (1998), a incidência mundial da anorexia está estimada em um indivíduo para cem mil. Se considerarmos, porém, apenas as mulheres jovens e brancas, de países desenvolvidos, esta taxa se eleva para uma mulher entre duzentas. Há evidências de que a incidência esteja aumentando nas últimas décadas, em países como os Estados Unidos e os da Europa, além de ser oportuno considerar os grupos de risco, ou seja, pessoas preocupadas com o peso e a forma física (modelos, bailarinas, aeromoças e artistas).

Conforme Vilela (2000) e de acordo com a maioria dos estudos, a taxa de prevalência da anorexia nervosa é de 0,5% a 1% e para bulimia nervosa, entre 1,0% e 1,5% em mulheres; já para os homens a taxa é muito menor. A anorexia nervosa é uma enfermidade predominantemente adolescente, coincidindo entre os estudos mais bem documentados com faixa etária de 12 a 25 anos. Antes e depois destas idades a incidência do transtorno é irrelevante do ponto de vistas estatístico. Foi observado, também, que, dentro desta faixa, os momentos de maior risco ficam entre os 14 e 18 anos. Já a bulimia nervosa tem o seu começo mais tarde, em torno de 16 a 19 anos, embora não seja incomum que isto ocorra na terceira ou quarta década da vida.

Serra, Giane Moliari Amaral . Saúde e nutrição na adolescência: o discurso sobre dietas na Revista Capricho. [Mestrado] Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 2001. 136 p.

http://portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_chap&id=00002704&lng=pt&nrm=iso
 
Última edição:
Eu achava q tava no mesmo caminho da Angelique, mas acho q não.
Os meus posts não eram voltados às modelos (apesar q a primeira vez q eu falei dos sumotoris, pode ter dado essa impressão).
Mas à industria da moda em geral, como os estilistas.



Só queria que quando aparecesse uma modelo com as "costelas de fora" na agência, eles sugerissem que ela ganhasse um pouco de peso. Devem fazer isso com os homens, não? Ou simplesmente recusar os mais secões?
Acho que isso está claro.

Bem, ai a gente discorda um pouco. Acho que a posição da indústria da moda fica clara no texto que a Prímula colocou. E a mídia leva a culpa de muita coisa mesmo. Mas geralmente ela tem culpa sim. Mas simplificando bem a questão, a culpa no fundo é da educação e cultura das pessoas em geral, que não garante a elas poder de critica sufieciente para filtrar o que recebem pela mídia. Bem simplificadamente mesmo.
Sim, mas tb não me referia às modelos.
A culpa maior tb não recai em cima das agencias de modelos e dos estilistas q esse padrão seja adotado.
Os estilistas pedem modelos magras pq eles consideram q assim deve ser para trabalhar nesse ramo das passarelas, e as agencias selecionam tais garotas.

Na minha opinião, não é correto começar a cobrar dos estilistas q eles exijam modelos menos magras só pq a midia criou um auê em cima desse mercado.
O padrão magro das modelos deve continuar enqto assim desejar quem trabalha nesse ramo, o q tem q mudar é o foco da midia em cima do q deve ser o modelo de beleza.



E sinceramente, eu acho que os produtores de moda famosões (e as grandes tops) gostam bastante de aparecer pro mundo inteiro e serem famosos. Quem não gosta? É um negócio, e talvez isso não fosse tão divulgado se não rolasse tanta grana por trás.
Sim, gostar realmente devem gostar.
Mas vc não pode começar a obrigar ele a mudar o padrão q ele usa em seu trabalho pq agora ele é famoso.
Ele, primeiramente, tem q pensar em seu trabalho. Se ele consegue ser famoso fazendo isso, q bom pra ele. Mas não pode ir além disso.
Pelo menos, na minha opinião.



E digo mais: ainda que não mostrassem, eles seriam utilizados como base pro padrão de beleza da sociedade moderna. Nos tempos da monarquia, o padrão era o das rainhas e monarcas. No começo do século XX, eram as divas do cinema e as miss. Com a evolução da indústria da moda, passaram a ser as modelos de passarela. E é óbvio que elas não têm nada a ver com isso, o meu problema é com quem institui e divulga esse padrão.
Aqui é mto "se".
E, como vc deve saber, em futebol e na vida não existem "se"s.
:g:

Sem a midia, eu acredito q o padrão continuaria sendo unicamente as atrizes de cinema e tudo mais.
Se os desfiles ficassem restrito apenas a quem assistisse eles ao vivo no local, ninguem provavelmente nem saberia q elas existem.



Os desfiles não têm nenhuma relação com isso?
Tem relação. Mas não é algo intrinseco dos desfiles.
Se não houvesse midia em cima, não teriam relação nenhuma.



Eu nem sei se mudar o padrão pra um manequin dois números maior ia adiantar algo. Só queria que não estimulassem que pessoas como a menina que morreu trabalhassem. Se ela estava em um estado próximo ao de uma internação, devia estar raquítica. Aí vem uma agência e contrata ela pra uma sessão de fotos na França. Esse é o problema.
Isso aqui é mais complicado.
Já q existem mtas garotas q são raquiticas mas não são doentes.
Aí fica complicado vc controlar e saber quem é doente ou não. Ainda mais num ramo q trabalha com tantas pessoas.

Agora. Se a agencia sabia q ela era doente, vomitava sangue e tudo mais. Aí sim.



Daí a Primula colocou um texto interessante sobre a possível relação da cultura gay com esse padrão e eu e a Nénar fomos as únicas pessoas que comentaram algo a respeito até agora. :wall:
Eu li o texto.
Só achei q é meio q uma opinião mto pessoal dele. Não dá mto o q comentar.
Ele faz uma generalização um pouco grande demais.

Eu me baseei mais no ultimo post da Primula qdo ela colocava a questão das agencias e dos estilistas.
 
Isso aqui é mais complicado.
Já q existem mtas garotas q são raquiticas mas não são doentes.
Aí fica complicado vc controlar e saber quem é doente ou não. Ainda mais num ramo q trabalha com tantas pessoas.

Exato.
E as agencias quando descobrem a doença encaminham para nutricionistas e psiquiatras totalmente de graça.
Aquela que morreu era da L'equipe uma agencia enorme, quando descobriram a doença dela mandaram-na para um psiquiatra e ela não foi na consulta, o que a agencia poderia fazer? Ela já é maior de idade, não poderiam amarra-la e leva-la a força.
 
E é claro que eu concordo que a mídia fez um escândalo desnecessário em cima do caso de anorexia. A mídia faz escândalos desnecessários em cima de um monte de coisa, todo dia. Isso é completamente condenável. Mas ignorar determinado problema só pq ele é muito menos prevalente que outros também não é lá muito bonito.

Pode estar morrendo muito mais gente de fome ou de obesidade, mas isso significa que todo mundo pode ignorar os que sofrem de anorexia? Tem muita gente morrendo de problema de coração e câncer, então vamos ignorar os que tem depressão e se suicidam, são fatalidades! (isso foi só um exemplo, Nesse tópico as coisas tem que ser deixadas beeeem claras).

E o numero de casos de disturbios alimentares, em geral, tem crescido assustadoramente. Eu acho que vale a pena uma discussão a respeito sim. E claro, ela vai muito além do mundo da moda e das modelos.
Sim, Mari, você tá certa. Tudo vale a pena ser comentado, os problemas são as distorções que ocorrem. A discussão que tá rolando aqui, depois que apareceram pessoas usando bons argumentos e bom-senso, é como as coisas devem acontecer. Muito diferente da forma com que esse assunto vem sendo tratado pela mídia, no orkut, no início desse tópico, que é o que realmente me incomoda, se não fui muito claro.

Não se deve realmente ignorar a dor alheia, independente de quais sejam suas causas e de quantas pessoas sofram, eu me equivoquei passando a idéia contrária. É muito fútil uma pessoa se deprimir por não ter um corpo que considere perfeito, mas isso lhe causa sofrimentos e doenças, então deve-se dar uma atenção sim. Mas aí eu já acho que o problema é a educação, dos pais principalmente e depois das escolas. Culpar qualquer outra coisa, ao meu ver, é perda de tempo. A indústria da moda não vai e nem deve (na minha opinião) mudar. E a mídia vai continuar vendendo o que o povo, mal educado, quer.

Na minha opinião, não é correto começar a cobrar dos estilistas q eles exijam modelos menos magras só pq a midia criou um auê em cima desse mercado.
O padrão magro das modelos deve continuar enqto assim desejar quem trabalha nesse ramo, o q tem q mudar é o foco da midia em cima do q deve ser o modelo de beleza.
Mas o modelo de beleza brasileiro, como a Angel disse, nem são as magérrimas:
as influencias seriam Angelina Jolie, Cameron Dias, Ana Hickman (que é "normal" como vc disse), entre outras atrizes de novelas, cantoras e ex modelos

ngm se baseia em Lily Cole, Gemma, Daria, Sasha, Iselin que são os MAIORES nomes da moda atual! (ngm por sinal sabe quem são)
Essa obcessão pela "magreza esquelética" é um desvio individual mesmo. Acho que a mídia nem vende isso, não a toa nunca ouvi falar nesses nomes que a Angel citou. Acho que o foco da mídia tá no culto ao corpo, e não on culto à magreza extrema. Quantas pessoas você conhece que sofrem ou já sofreram com anorexia e bulimia? Mesmo com as estatísticas da Mari, eu continuo sem conhecer ninguém. Isso porque sou classe média, imagino no povão se eles já ouviram falar dessas doenças...
 
as influencias seriam Angelina Jolie, Cameron Dias, Ana Hickman (que é "normal" como vc disse), entre outras atrizes de novelas, cantoras e ex modelos

ngm se baseia em Lily Cole, Gemma, Daria, Sasha, Iselin que são os MAIORES nomes da moda atual! (ngm por sinal sabe quem são)
attachment.php
attachment.php


attachment.php
attachment.php
attachment.php


Isso só pra dar o exemplo de duas mais famosas. A primeira ganhou o prêmio de "modelo do ano" em algum lugar, segundo o Knol.


Na boa, depois do que a Angel relatou aqui, a realidade de quem tá do outro lado e vive isso 24 horas por dia, esse texto me pareceu uma opinião deveras leiga e, além disso, preconceituosa, mas agora com os gays. Como se as modelos fossem magras porque os que ditam a moda, gays que são, as encaram como suas bonecas Barbies. A Angel explicou a questão das modelos fashion, que são como um "cabide ambulante", não devem chamar mais a atenção do que a roupa. Não tem nada de boneca e relação com opção sexual, besteirada de leigo.
Essa coisa de "cabides ambulantes" já é uma expressão que ela deve ter ouvido dos estilistas.

Eu achei que o texto faz bastante sentido. E quem me conhece sabe que eu não tenho nada contra gays, já tendo defendido-os em alguns tópicos aqui desde fórum várias vezes. O que o texto aborda é a influência da cultura gay sobre os padrões de beleza do mundo atual, e eu não vi ninguém me dar motivos bons o suficiente pra discordar dele até agora.

Eu queria entender porque as modelos femininas tem que ser cabides ambulantes e os homens não. E porque roupas que são feitas pra "gerar tendências" de outras roupas que as pessoas usarão têm que ficar boas somente em modelos magérrimas.

Sim, mas tb não me referia às modelos.
A culpa maior tb não recai em cima das agencias de modelos e dos estilistas q esse padrão seja adotado.
Os estilistas pedem modelos magras pq eles consideram q assim deve ser para trabalhar nesse ramo das passarelas, e as agencias selecionam tais garotas.
Porqueasmulherestemquesermagraseoshomensnão.

Na minha opinião, não é correto começar a cobrar dos estilistas q eles exijam modelos menos magras só pq a midia criou um auê em cima desse mercado.
O padrão magro das modelos deve continuar enqto assim desejar quem trabalha nesse ramo, o q tem q mudar é o foco da midia em cima do q deve ser o modelo de beleza.
Também acho que não dá pra por toda a resposabilidade na mídia.

E realmente não acho que ela começou a cobrir os eventos contra a vontade das agências.

E também não acho que se a cobertura da mídia fosse menor, o padrão seria diferente. De qualquer forma, esse é um padrão que acabou influenciando atrizes de cinema também, a maior parte delas é bem magra.

Na verdade, já ouvi várias meninas comentando que as atrizes de malhação (incluindo aquela última que foi pra novela das 8 e virou anjo) eram "gordinhas". Pera lá, né?

Eu nã estou colocando os estilistas como caras malvados que pensam "hahahaha, eu adoro mulheres magras e vou forçar todas as mulheres do mundo a serem magras tb, bwauiaahuauh, como eu sou mau!", só estou ligando uma coisa à outra. Não estou procurando um "culpado", quando muito, estou procurando apontar responsáveis pela "febre" de magreza dos últimos anos.


Isso aqui é mais complicado.
Já q existem mtas garotas q são raquiticas mas não são doentes.
Aí fica complicado vc controlar e saber quem é doente ou não. Ainda mais num ramo q trabalha com tantas pessoas.

Agora. Se a agencia sabia q ela era doente, vomitava sangue e tudo mais. Aí sim.
Eu pessoalmente acho que se a menina é magra demais (que nem a kate moss ali em cima), ela pode nem estar doente, mas já fugiu do que você espera que seja o corpo "normal" de uma pessoa. Não precisa estar apresentando sintomas de anorexia.

Eu entendo que existem magras saudáveis e eu conheci várias nos meus tempos de produtora, mas quando a mulher começa a andar com as costelas de fora parecendo a noiva-cadáver aí já é um problema maior.

Eu li o texto.
Só achei q é meio q uma opinião mto pessoal dele. Não dá mto o q comentar.
Ele faz uma generalização um pouco grande demais.

Eu me baseei mais no ultimo post da Primula qdo ela colocava a questão das agencias e dos estilistas.
Continuo sem ver nada que rebata a opinião do texto.


Outra coisa interessante que a Primula falou depois é a necessidade das modelos terem caras de menininhas mais novas. Por que. Pelos "instintos pedófilos" existentes nos homens? Enfim. Assunto pra outro post.
 

Anexos

  • kate_moss_gallery_25.jpg
    kate_moss_gallery_25.jpg
    111 KB · Visualizações: 210
  • kate-moss.jpg
    kate-moss.jpg
    16,1 KB · Visualizações: 242
  • victoria.jpg
    victoria.jpg
    154,2 KB · Visualizações: 225
  • Victoria+Beckham_228548.jpg
    Victoria+Beckham_228548.jpg
    76,3 KB · Visualizações: 204
  • victoria-beckham-01.jpg
    victoria-beckham-01.jpg
    25,6 KB · Visualizações: 194

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo