1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eru, o “cara” sem inimigos!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por The Dark Elf, 1 Dez 2002.

  1. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    Enquanto disfrutava das minhas férias de 1 semana ( hora num hotel estancia, hora em ubatuba ), na falta do q fazer, em alguns momentos, refleti ( em mais um ponto ):


    Axo q Eru naum tinha um inimigo Realemnte declarado...

    Sauron de jeito nenhum, afinal Sauron nunca revelou odio pelo Poderoso
    Melkor... talvez... mas levando em consideraçaum q Eru estava num nivel bem mais alto q Melkor (tanto q Melkor era um pekeno “pedaço” de Eru)me parece improvavel q Melkor “ligasse” para Eru, Melkor odiava sim todas as criações de Eru, mas axo q soh isso...
    O Caos primordial... naum sei se a relaçao de inimigo pode ser traçada quando nem sabemos ao certo o q seria esse tal Caos Primordial... sabemos q em determinada époco, eh provavel q esse mesmo caos tenha ajudado Melkor destriur Valinor e roubar as Silmarills... mas ateh ai... naum se pode dizer q era um inimigo de Eru.
    Por essas e outras, axo q Eru realemente tinha ( e tem ) o controle de tudo (mas tudo mesmo) e naum tinha inimigos...
     
  2. Tá, e daí?

    Isso não é coisa que se poste, não tem o que se discutir sobre isso!
     
  3. The Man T.

    The Man T. Usuário

    após ler isso, pergunto: ...e?
    Qualquer um pode perceber facilmente q Eru é como Deus na Bíblia. Tolkien era bem religioso, e essa ligaçao ja foi bastante discutida aki.
     
  4. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    bom, talvez alguem se opusesse ao q eu escrevi

    mas keria mesmo era umas confirmações... coisa q vcs (maleducadamente) taum fazendo... mas o mundo eh cheuio de gente chata mesmo...
     
  5. The Man T.

    The Man T. Usuário

    eu nao estou sendo mal educado, desculpe se te ofendi. Mas vc postou um afirmaçao óbvia, sem estimular a discussão.
    P.S.: A sua assintura q tá mal educada...
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Vocês me fazem rir :mrgreen:
    É cada coisa que me aparece (não estou rindo do tópico não, mas da bringuinha entre vocês)
     
  7. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Melkor não odiava as criações de Eru.

    Ele só as invejava, pois desejava ser seu Senhor, mas nunca pôde.

    E Melkor não odiava Eru. De todos os Ainur, Melkor era o mais parecido com Eru que qualquer outro. Mas pelo seu desdém de dominar, ele acabou decaindo, e se tornou aquilo que conhecemos.
     
  8. liteeliniel

    liteeliniel Usuário

    Claro que ele não tinha nenhum inimigo, ele criou tudo! :tsc:
     
  9. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Concordo com a Liteeliniel, Eru não tinha porque ter inimigos! Principalmente porque ninguém podia com alguem que afundava ilhas enormes em segundos :roll:
     
  10. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    isso levanta uma outra questão q já foi discutida no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ... será q eru era realmentre bom... afinal, se melkor veio dele e era mau, entaum o mau naum deveria ter se originado em eru???? eu acho q sim.....
     
  11. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Eu entendo assim, como muitos outros....Eru era o bom, o perfeito. Morgoth não era ruim, mas era o mais longe possivel do que Eru queria, portanto...
    Eru/Bem <----------------------------------------------------------> Longe de Eru/Mal
    Além disso, não era a intenção original de Eru que Melkor se tornasse mau. Melkor invejou Eru, e foi se afastando dele cada vez mais.
    Agora, talvez Eru colocou todo o seu lado ruim em Melkor, sei lá....é muito complicado discutir isso.
     
  12. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    mas se melkor sentia inveja, entaum foi eru q criou a inveja, já q melkor vinha de eru...
     
  13. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    Eru era tudu
    naum apenas coisas boas...
    se eu naum estivesse com meu dedo indicador quebrado.. ateh escreveria mais sobre isso, coisa q tem relação com a biblia.... mas caso ainda haja curiosidade em 10 dias, posto sem problemas
     
  14. =Bregalad=

    =Bregalad= Usuário

    Saudações Entescas.

    Eru era perfeito (já que afinal de contas Ele é o criador de Arda), mas isso não faz dele BOM. Creio que para ele ser perfeito, Eru deveria englobar TODOS os aspectos da criação, inclusive o Mal. Já que se ele fosse perfeito e somente bondoso, isso levantaria a questão: "como Eru criou algo que ele não conhecia?" Por isso é de minha opinião que Eru, deve estar situado acima dos conceitos de Bem e Mal, já que estas são criações dele, assim como todo o resto. E eu acredito que era intenção de Eru que Melkor sentisse inveja de sua criação e se voltasse pro "Mal", como está implícito no AINULINDALË, onde todas as vezes em que Melkor tentou espalhar discórdia e se apoderar do tema da música Eru usava desta mesma discórdia para criar um novo tema. No final das contas Eru usou Melkor como ferramenta na criação de Arda.

    Concordo com o Dark Elf, Eru é o criador de Arda, acima do bem e do mal. Creio que se fosse possível traçar uma analogia com a Bíblia, Eru seria comparável ao Deus do Antigo Testamento, que se enfurecia e punia os Israelitas quando eles pecavam, punha a fé de seus fiéis à prova (vide o caso de Jó), e matava os inimigos de Israel com pilares de fogo. Não que Eru tenha feito tudo, já que ele também tem muito do Deus do Novo Testamento, mais tolerante com os pecadores e amoroso, mas mesmo assim ele afundou Númenor, com Homens do Rei e Fiéis que não escaparam a tempo juntos!

    Namarië
    =Bregalad=
     
  15. Galadriel

    Galadriel Meditando

    VIAGEM

    Pensem assim para acompanhar meu raciocínio:

    Temos um círculo e traçamos seu diâmetro. Em uma extremidade temos o Bem, e na outra - oposta - temos o Mal.
    O que é Bem e o que é Mal vai depender do seu ponto de vista e do seu referencial, já que são dois lados da mesma moeda.

    Eru criou esse círculo, logo, ele está acima dele. É como se tivéssemos dois conjuntos, e um fosse contido no outro, (Bem/Mal estão contidos em Eru), mas NÃO são Eru. Eru não é o Bem e não é o Mal.

    Dessa forma, Eru pôde gerar tanto entes bons e maus, não sendo ele mesmo nem bom nem mal.

    Logo, Morgoth pode ser o mais parecido com Eru e pode ser classificado como "mau" e isso não implicar que Eru seja também mau.

    E como Bem e Mal são lados da mesma moeda, todo bem pode ser transformado em mal, e todo mal pode ser transformado em bem, e dessa forma Eru usava Morgoth, fazendo-o instrumento da criação de Arda.

    Ah, sim! Não diria que Eru era perfeito, pois isso remete à idéia de apenas qualidades positivas. Diria que Eru era inteiro.

    __________________________
    :: Altáriel, achando que está ouvindo Pink Floyd demais ultimamente... ::
     
  16. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    pra mim, a maior prova de q o mal existia em eru é o seguinte trecho do silma:

    está bem claro nesse trecho q nada podia ser criado sem ter sido antes imaginado e idealizado por eru, inclusive o mal.
     
  17. =Bregalad=

    =Bregalad= Usuário

    Sim, era essa a definição que estava procurando. Define exatamente o que Eru É. Mas você não concorda comigo que, ao ser Inteiro, Eru é a expressão máxima de Perfeição? Um ser pode ser perfeito e não necessariamente 'bom' ou 'mau'. Ele simplesmete É. Cabe à seus pobres filhos (mortais e imortais) quebrar a cabeça para tentar defini-lo!!
    Só extrapolando um pouco essa discussão para o mundo real: Filósofos e Teólogos de todas as partes do mundo e de várias épocas tentam definir o que é Deus. E algum teve sucesso até agora??? Acho que não. :mrgreen:
     
  18. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eru tinha o controle de tudo...Bem e Mal.Aí entra a questão do livre arbítrio.todos os seres são livres para seguirem o caminho que desejarem.Melkor escolheu o dele;agora, creio que Eru realmente passou a usar Melkor como marionete após as decisões dele.
    O Mal pode não ser uma força "verdadeira" como o Bem, mas apenas a falta deste, da mesma forma que as trevas são a falta de luz.De todos os Ainur, Melkor foi o que ficou com a menor "parcela' do Bem, e talvez o fato de ele ser o mais parecido com Eru, possa estar não na questão Bem/Mal, mas no fato de Melkor querer também ser um criador (deu pra entender?).
    Resumindo...Eru controla tudo?Sim, mas somos livres para decidirmos nosso caminho.Porém, seja qual for o caminho seguido, Eru evitará ao máximo fazer intervenções, deixando tudo fluir naturalmente.Afinal, mesmo a situação mais ínfima de todas, já foi prevista por Eru.
     
  19. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    Com tudo isso q foi postado, suponho eu q Eru Usava Melkor para testar a "boa vontade" de kem praticava o bem....

    Soh mais uma coisa... ( q talvez ja tenha sido discutida )

    Onde Ungoliant entra nessa historia de bem e mal :?: :?:

    afinal, ela ajudou a "despedaçar" Valinor
     
  20. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Aí, eu acho que a gente não deve entrar na discussão do livre-arbítrio aqui porque ela é enorme e já tem um tópico que discute isso.
    Mas quanto ao mal, eu acho que ele não é tão concreto assim, para mim é simplesmente um nome dado a ações contra Eru, resultante do ódio de Melkor que por injeva e frustração de não poder ser criador destrói e macula a obra de seu mestre.
    :twisted:
     

Compartilhar