• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Não recomendo a série de Paolini... sem dúvida uma das piores, mais cansativas e mais plagiadoras que eu já li.


Q isso...tu realmente se traumatizou lendo os livros, eim....
Particularmente eu gostei bastante...não o comparo com SDA pois para mim são muito diferentes. Mas to achando mto boa a série...soh acho q falta mta história ainda pra apenas um livro.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Olha, eu não sou grande fã da série, mas algum dia eu espero que o pessoal aprenda a diferenciar influência de plágio.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Olha, eu não sou grande fã da série, mas algum dia eu espero que o pessoal aprenda a diferenciar influência de plágio.

Concordo completamente com suas palavras.

Falou pouco mais falou bonito!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Se o filme for interessante, o livro supera as expectativas, porque possui mais detalhes, informações, diálogos. Expande os horizontes e as possibilidades.
Se o filme for ruím, você pode baixar e conferir se o livro é ruím também.

Ta... coneguiram me convencer :roll:




Olha, eu não sou grande fã da série, mas algum dia eu espero que o pessoal aprenda a diferenciar influência de plágio
Também concordo... influência é uma coisa, plágio é outra bem diferente!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Também concordo... influência é uma coisa, plágio é outra bem diferente!


Post Original de Gui.
Não recomendo a série de Paolini... sem dúvida uma das piores, mais cansativas e mais plagiadoras que eu já li.

Não se estressa, O Gui não gostou,uma epoca a gente fico de bola de ping-pong aqui,vendo se era plágio ou influência.
Mas nele não desce,são opções.
:lol:
Mas no fim a gente ficou bem como amigos...hahahaha
Nao..não deu briga com nossas cimitarras,nossas armaduras não saíram do armário...Somos pacíficos!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Olha, eu não sou grande fã da série, mas algum dia eu espero que o pessoal aprenda a diferenciar influência de plágio

Digo a mesma coisa, Éomer.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

É que existem definições bem especificadas para plágio e influência, inclusive legais. E eu acho que é desse tipo de pressuposto que nós temos que partir quando discutimos qualquer coisa. Senão saímos do terreno do argumento e entramos no da teimosia. Mas enfim, não discutamos por causa disso.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu concordo com o Éomer. Paolini recebeu uma influência enorme de Tolkien, disso não há dúvida. Mas daí a plágio é algo muito grande. Plágio é algo que chupa os detalhes da outra história, coisa que não vemos em Eragon. Não vejo semelhança da história com nenhum dos livros de Tolkien. A maior semelhança é no ambiente de um modo geral. Aliás, se Paolini tivesse mesmo plagiado alguém, estaria com um baita processo nas costas (afinal, é uma série bem famosa), coisa que não está (que eu tenha conhecimento).

Enfim, acho que a gente tem que ter muito cuidado, mesmo ao falar das influências. Já tão dizendo por aí que "Eragon" vem de "Aragorn". São essas coisas que eu acho muito nadavê. Parece um colega meu que perguntou uma vez se "Varsóvia" vinha de Getúlio "Vargas".

A série de Paolini não é nada que se diga "nossa, que coisa original e revolucionária na história da fantasia", mas daí a chamá-la de plágio é um passo grande demais.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

A série de Paolini não é nada que se diga "nossa, que coisa original e revolucionária na história da fantasia", mas daí a chamá-la de plágio é um passo grande demais.

Um passo grande demais para trás eu diria.

Mas se mesmo depois de discutir o cara não quer mudar de idéia, não tem o que fazer, deixa ele oras.

Voltando ao conteúdo do livro, eu odiei aquela parte que o Eragon e a Arya estão acampando e o Paolini "dá um jeitinho" de homenagear o Dr.Manhattan do Watchmen. Quase parei de ler ali por ódio mortal ao autor. :lol:
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Um passo grande demais para trás eu diria.
Eu também. Pra mim plágio é algo mais como o caso de um russo, que escreveu sobre uma menina órfã que tem poderes mágicos, uma estranha cicatriz no rosto e que luta contra um inimigo terrível, cujo nome não pode ser pronunciado. J. K. Rowling entrou com um processo contra o russo.

De jeito que são rigorosos, a Tolkie Estate não iria deixar passar um "plágio" desses. Eragon se parece com Tolkien mais no "clima" da obra, mas nao na história em si. Parece mais com Star Wars, mas não chega a ser plágio.

Voltando ao conteúdo do livro, eu odiei aquela parte que o Eragon e a Arya estão acampando e o Paolino "dá um jeitinho" de homenagear o Dr.Manhattan do Watchmen. Quase parei de ler ali por ódio mortal ao autor. :lol:
Não lembro dessa parte! Meu livro preferido é Eragon. A parte da evolução da Saphira é ótima! (nem vou entrar naquele TOSCO "Eu sou Saphira" do filme.:roll:) Acho que Paolini enrolou um pouco nos outros dois, ficaram meio estranhos.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

O plágio de Paolini, no enredo, é de Star Wars, não de Eragon.

Tolkien é nos nomes.

E tem alguns nomes que são IGUAIS aos de Tolkien, e outros que tem uma semelhança tão grande que seja a ser suspeito.

 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

A semelhança de Eragon com Star Wars é basicamente: alguém traiu uma ordem antiga e depois de muitos anos uma pessoa dessa ordem tem que restaurá-la. Essas semelhanças contêm elementos comuns à praticamente todas as histórias. Temos o sábio que ajuda o mocinho, o vilão (que muitas vezes é um traidor), a missão do mocinho de reverter os males do vilão, etc.

Plágio, segundo o Aurélio, é "assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)". Por aí podemos ver que só há plágio quando há muita semelhança, nos detalhes. Quando só o escopo geral da obra que é parecido, é influência. É isso que acontece com Paolini: os detalhes são muito diferentes de Star Wars. Ele pega um tema semelhante ao de Star Wars e dá uma nova cara a ele.

Quanto aos nomes: se eu pego um nome e coloco em minha obra, desde que em contexto completamente diferente da obra original, não podemos caracterizar plágio (a não ser que a cópia se repita muitas vezes). O único caso de nome copiado que eu lembro em Eragon, é uma vila que se chama Melian. Eu posso pegar um nome criado por alguém, modificá-lo e colocá-lo na minha obra. Quando eu o modifiquei (desde que seja uma modificação relativamente grande, claro), o nome passa a ser obra minha, mas derivada de uma outra obra.

Lewis, por exemplo, colocou em um de seus livros o nome Numinor (veio de Númenor mesmo). Não foi plágio. Tolkien não se importou.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

E a estória do filho que combate o pai (o que alías NÃO é o caso de ERAGON, vide o 3º livro) seja do lado do bem ou do mal é recorrente na literatura e na mitologia, ocidental ou oriental, desde que o mundo é mundo. E até no maior best-seller da história, a Bíblia, esse tema de certa forma é explorado. Dizer que, por causa de ter usado um tema também presente em SW, o livro é um plágio é exagero.

Que não é um bom livro é um fato. Eu desanimei no segundo e segui na leitura por que não gosto de interromper uma estória sem saber o final.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Uma das únicas coisas que não descem para mim nos livros de Paolini,são exatamente os nomes.
Tudo bem,a história tem suas camdas inéditas,aventuras e detalhes únicos.Porem,os nomes,esses sim acabam.
São em demasiado,quase copiados de Tolkien.Até mesmo na língua original dos ELFOS,que ele cria varias palavras,são muito semelhantes,até demais.:think:
Não digo que ele tenha copiado,plagiado ou o que for.Digo que a influência que ele tem das obras de Tokien e também das aventuras de SW são grandes,mas ele deveria ter quebrado essa barreira antes.(ao menos tentado)

É como fazer um mangá,se eu não parar de pensar em Sakura Card Captor,meu mangá vai ficar igual (plágio) inconscientemente.*FATO*
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Os nomes são escrachados mas são poucos, como Beor (que aliás nem é um nome próprio, mas o nome de uma tribo de elfos e de uma cadeia de montanhas), Melian, que é o nome de uma vila e alguns poucos mais, mas em compensação há palavras derivadas do latim como pude ver, como ignasia e argetlam e palavras totalmente novas.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Os nomes são escrachados mas são poucos, como Beor (que aliás nem é um nome próprio, mas o nome de uma tribo de elfos e de uma cadeia de montanhas), Melian, que é o nome de uma vila e alguns poucos mais, mas em compensação há palavras derivadas do latim como pude ver, como ignasia e argetlam e palavras totalmente novas.
Pois é, alguns nomes dá pra ver que ele retirou de Tolkien. Mas usou em contextos novos. A partir daí fica mais difícil caracterizar plágio. Dá pra citar nomes assim em várias obras, e praticamente nunhuma é plágio da outra. Mesmo Tolkien pegaria alguns assim, provavelmente, se ele não gostasse tanto de criar nomes. Ver também o exemplo de Numinor que eu citei acima.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

O nome "Gandalf" mesmo é originalmente de um anão do Völuspá.

Porque ninguém diz que Tolkien cometeu plágio então?
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

O nome "Gandalf" mesmo é originalmente de um anão do Völuspá.

Porque ninguém diz que Tolkien cometeu plágio então?
Não é só da Gandalf, mas praticamente todos os nomes dos anões das obras tolkienianas foram retirados do Völuspá.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

O nome "Gandalf" mesmo é originalmente de um anão do Völuspá.

Porque ninguém diz que Tolkien cometeu plágio então?
É aquela velha estória, esse tipo de coisa só é usado como argumento quando serve para embasar nosso ponto de vista. Eu acho, por exemplo, que Luthien usando os cabelos para fugir da torre é copia da estória da Rapunzel, mas como para mim tudo que o Mestre Tolkien escreveu é perfeito eu prefiro me calar a respeito desse assunto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo