• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Sabe que eu nem tinha me dado conta das semelhanças com Star Wars????? Talvez pq eu não seja tão ligada na série hehuehuee... mas agora que li aqui, fica gritante.
Já a semelhança com o mundo de Tolkien eh sem comentários. Cópia descarada, só que fraquinha. To tentando ler Eldest mas tá dificil, livro sem graça.... -_-

Mas tenho que concordar com alguns aí em cima que colocaram a respeito das crianças e coisa e tal... com certeza recomendo antes ler Paolini do que ficar em frente a uma TV vendo desenho japonês....
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Pessoal, sou novo no fórum(na verdade entrei para responder esse tópico)
mas acho que vocês estão exagerando muito. Eu li os 3 livros e olhando por cima a história (principalmente do primeiro) da para se achar que é um star wars medieval, mas não é.
O autor colocou vários elementos unicos e muito bons na história dele, deu uma profundidade muito boa.
No segundo o no terceiro livro ele mostra os personagens dele com um dilema humano muito forte, pela questão de seus inimigos, na grande maioria, não escolheram lutar contra eles, foram obrigados a lutar.
Ele retrata os elfos de um jeito muito "comum" e ao mesmo tempo bem diferente, assim como a magia.
Claro que tem influencias de outras obras, mas é impossível criar algo que não lembre nada que ja foi escrito.
Mas opinião é que nem *, o Tarik ,por exemplo, é um dos que mais criticam, mas ele disse que o primeiro livro do Argus era mais ou menos bom, eu ja achei argus um lixo que me fez perder um tempo da minha vida que nunca mais voltara. Esse, na minha opnião, é um escritor muito sem imaginação.
É isso ai.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Bom respodendo aos dois ultimos posts:

Primeiramente: Existem sim animes muito bons e provavelmente melhores ( não estou falando se são mais populares ou não, alguns dos melhores não são muito conhecidos e a maioria dos populares é fraca ) que a obra do Paolini, de qualquer forma vale dar uma chance ao Japão. :lol:

Bom, sinceramente? Orlando Paes Filho não é um bom escritor, não tem tanta imaginação mas o primeiro livro consegue até ser interessante. Não é nada perto de Tolkien mas é um livro com uma ambientação atraente e com alguns acontecimentos nem tão previsiveis de história. Conseguiu prender minha atenção. Porém como eu o li a muitos anos talvez eu não esteja sendo justo e ele não seja tão bom assim.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Bem, li os dois primeiros e vou ler esse. Mas só pra saber o que acontece mesmo, não gosto de ficar sem saber o fim de uma história.
Mas muito pouca expectativa pra esse livro...


Mas se eu não me engano o Paolini resolveu escrever um quarto livro, para que o terceiro não fosse extenso demais. Ou ele mudou de idéia de novo?

Quanto aos dois primeiros livros eles são medíocres no sentido literal da palavra, nem terríveis e nem uma maravilha, mas com algumas passagens muito bem construídas. Média 6,0, aprovados mas sem louvor
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Ele vai publicar um quarto livro, existem muitas pontas soltas que ele precisa amarrar e se terminasse no terceiro ia ser muito corrido.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Mas é fraquinho...

Parei de ler o Eldest, de tão chato e previsível que estava. Nunca tinha interrompido uma leitura, mas simplesmente vi que não valia a pena perder mais tempo.

Tudo bem, ele é novo etc...mas que se dane. Não vou ler só porque ele pode ser um grande escritor. Atualmente, ele é fraco, sem graça, sem criaividade e só tem uma boa escrita pois seu pai editor com certeza fez um bom trabalho.

E não tenho nenhum interesse em terminar Eldest, nem de começar a ler o terceiro, quarto, quinto....
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Gente eu estava interessada em ler Eragon, mas... todo mundo falando mal... Desisti!
Mas pelo menos Paollini teve uma boa influência...Acho que só lhe falta a experiência mesmo...
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Somos duas Kika... desisti com todas as minhas forças depois de tantas críticas.....
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Pois é Indily...Mas ainda tenho uma pequena chama de curiosidade...é que gostei um pouco do filme...Quem sabe ñ leio um dia?
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Bom, sobre a história do ciclo da herança eu conheci primeira mente com o filme, na primeira vez que eu o vi ate achei legal mas depois...
Então descobri(eu juro q não sabia) que o fileme era basedo em um livro, como eu gosto de ler os livro dos filmes, fui procurar, o primeiro livro gostei, achei bem interessante, li bem rápido, porém o segundo tá dificil, a historia não me chama a atenção é meio parada, mas ainda terminarei o livro e lerei os outro.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Acho que não devemos desistir de ler as coisas porque simplesmente num fórum disseram que é absurdamente ruim.Acho que também há um toque de imaginação no ímpeto de Paolini, frases que podem ser levadas à profunda confabulação, descrição de cenários que possam ser úteis para seções de RPG, ou pelo menos para haver uma base; palavras novas que podem ser atribuidas com a leitura do livro; novas formas de nomeclatura que chamam a atenção.E essa questão pode ser levada à sério; o Rio Anora, é um bonito nome, que me agradou.Eldest também é, Brisingr mais ainda.Acho que os nomes de Tolkien foram bons, como Lothlórien, Numenór, acho eles bonitos, mas o de Paolini também tem certa qualidade, estilo, e isso é agradável de se pronunciar e conseqüentemente prazeroso de se ter em mãos.
Não estou dizendo que Paolini não copiou nem se influenciou em Tolkien.Acho que a ênfase do tópico é essa e não há como discordar; o império, os nomes, a fantasia, os dragões, os cavaleiros, enfim, tudo discutido.Só gostaria de dizer que tudo tem seu estilo, sua peculiaridade.
Obviamente esses fatos são subjetivos e subjazem ao que eu penso, e espero que saibam :P
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Acabei de ler o Brisingr ontem.

Dá para perceber que o estilo dele melhorou MUITO desde Eragon, mas ele ainda tem muito a aprender... Principalmente nas cenas de ação. Paolini acaba perdendo a velocidade ao descrever excessivamente o que ocorre em combate.

Fora isso, ele até que é criativo. O universo que ele criou tem regras razoáveis.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Acabei Eragon hoje, uma leitura bem rapida, o livro é bem legal, alias de ter muitas semelhanças com outras obras, estou louco para ler Eldest.

Antes de comprar o livro Eragon, eu ouvi muitas criticas sobre o livro, mesmo assim comprei, e achei ótimo.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Acho que eu sou o terceiro que só veio a postar no forum por causa desse tópico =p

Bem, várias pessoas aqui criticaram Eragon com todas as suas fibras. Mas me respondam uma coisa, como vocês conseguem comparar um cara que além de ter uma carga de conhecimento de anos de estudo sobre várias coisas e que criou seu mundo e sua história em muito tempo com alguém novo?
Tolkien é, realmente, muitas vezes melhor que Paolini, mas isso não quer dizer que este não tenha imaginação. A história pode ter semelhança com Star Wars (não havia reparado, ainda não me veio a oportunidade de ver os filmes) mas ainda há a possibilidade de Paolini nem mesmo ter percebido isso. E se ele também não viu os filmes. Mesmo que tenha se baseado nessa história ele deu detalhes e outros elementos muito bons. Sua explicação de magia e sobre os dragões e elfos não é a mesma que temos aos montes, são trabalhadas em diferentes ângulos o que confere uma diversidade com tudo o que vemos.
Sobre o fato do mundo ser pequeno, primeiro ele é diferente do nosso. Outros continentes podem estar a uma distância muito grande de Alagaësia e nenhum ainda teve tecnologia para chegar até lá. Não se pode divagar muito sobre esse assunto. Concordo que seja pequeno, mas isso não deveria ser,e não é um obstáculo.
A série vai terminar com Eragon matando Galbatorix (muito provavelmente) e pronto. Alguns fatos finais fim do reinado do mal. Até mesmo Senhor dos Anéis terminou de um jeito bom para os personagens. Isso não muda (uma pena, por isso que eu leio Stephen King, as pessoas morrem direito lá).
Mas acho que Paolini poderia ter aproveitado alguns personagens mais um pouco. Não falo mais para não revelar muito, mas todos já sabem que gente importante morre (o próprio autor falou -.-).

E para quem falou que não leria depois das críticas a única coisa que tenho a dizer é que são tolas as pessoas que fazem isso, pois podem perder a chance de conhecer algo que agrade muito seus próprios gostos. Dá pra ler as sinopses por aí, se gostarem, leiam, se não, não leiam. Mas não decidam isso porque alguém em um forum falou bem ou mal.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Acabei hoje de ler Brisingr. Não há dúvidas que houve uma evolução na capacidade narrativa de Paolini. Com certerza esse é o melhor livro dos três.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Li ERAGON, o número 1, e gostei bastante, apesar de achar aquele prólogo e os dez primeiros capítulos bem chatinhos. E que semelhanças, hein????
Arya = Arwen!
E aquele Brom??? -- É o Gandalf purinho, plagio escarrado.

Sinto muito cara, mas Brom é o plágio escarrado do Obi-wan, não do Gandalf

Meu Brisngr já chegou, daqui a umas semanas eu leio. Doido para criticar. :lol:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu gosto muito do Paolini, adorei a trilogia, terminei de ler o Brisinger semana passada...
é notável as influências de Tolkien, lógico, mas o mundo criado pelo Paolini é bem menos rico, o que não quer dizer que não o seja, eu acho que ele deve continuar escrevendo nesse ambiente mítico como faz Bernard Cornwell que já fez várias séries de livros basicamente dando foco aos épicos reis e cavaleiros, ou talvez até faça como a J.K.Rowling e faça mais livros da saga de éragon e safira...
Seja o que for, eu espero é que ele continue escrevendo, porque ele é muito bom nisso e deixe muitas estórias de suceso para nós, assim como Tolkien...
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

*ressurgindo das cinzas (ou de um semestre puxado da facul...hehe)*

Sempre gosto de postar nesses tópicos que discutem as influências de Tolkien em outros autores!

Bem, sou uma adoradora de Tolkien e de toda a sua obra, no quesito fantasia os melhores livros que li são dele. Também li Paolini (só li o primeiro, tenho o segundo mas dei prioridade a outros livros), vi o filme e tal, não me tornei fã...

Críticas à parte que já foram praticamente esgotadas aos livros de Paolini e com as quais a maioria eu concordo plenamente, vale lembrar algo que comumente é esquecido pelos que criticam e pelos que defendem.
O que esquecem é que é praticamente impossível não ser influenciado por Tolkien e SW (no caso), são obras geniais e mesmo que alguém ache que não é está em muitos lugares, mesmo pra quem não vê os filmes ou não leu os livros (que com certeza não é o caso do Paolini).
O que quero dizer é que não vejo motivos pra julgar a qualidade da obra do Paolini baseado na quantidade de influências ou como alguns chamam, plágios, tudo o que "criamos" possui alguma influência, Tolkien foi influenciado por diversas coisas, assim como todos os que consideramos gênios. Porém existem gênios, "criadores" de conceitos "novos", mas na verdade eles também não passam de "plageadores" de algo que já existe, apenas com a grande diferença no que se inspiram e como se influenciam pelas coisas. Talvez tenha ficado confuso o que eu quis dizer, mas para entender tentem pensar nos pintores renomados, Monet por exemplo, ele é considerado um gênio pois pintou como nunca pintaram antes, mas ele criou isso??? não...ele apenas imitou a realidade, a pintura já conhecida, com uma visão inovadora, um ângulo, uma visão que já existia, mas que ninguém ou muito poucos souberam olhar dessa forma.

Tendo isso em mente eu faço minhas críticas ao Paolini (que com certeza não é um gênio, mas que poderia ser um melhor escritor) pelo conteúdo de suas histórias, pelo modo de sua narração, pela forma de suas personagens. Na minha opnião traz um enredo previsível, com um clímax marcado, de personagens enigmaticamente conhecidas. Uma história fraca, no mesmo sentido de como suco de uva parece fraco ao paladar dos apreciadores de vinho... No entanto não ruim como vinagre...:D


P.s. pq eu me empolgo e escrevo demais!:blah:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Estava chateado com as injustiças que estavam sendo cometidas neste topico (plagio é coisa séria), mas este ultimo post foi brilhante...parabens a nossa colega.
Ainda assim, acho que apreciei a leitura dos três volumes mais que a carissima Primula. Resumindo: Eldest ficou lento demais e Brisingr é o mais bem escrito dos três, mesmo que não seja digno de ocupar nenhuma lista dos 10 mais vendidos. Certamente este não está entre os primeiros autores que a gente pensa na hora de indicar algo àqueles que desejamos trazer para o universo das páginas, no entanto se tivesse que jogar no lixo os livros do Paolini, teria muita porcaria voando antes, se é que me entendem.

PS: Muito triste essas pessoas que desistem de ler um livro baseado naquilo que lê em foruns, gosto é algo muito pessoal. Quem lê não pode ter preconceito.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu vi o filme e achei super sem sal, um bom tempo depois, na falta de algo pra ler eu começei a ler o primeiro livro, q deixa o filme no lixo praticamente..
o segundo livro foi uma TORTURA ate chegar nos ultimos capitulos q empolgaram, e ai logo saiu o brisingr, que obviamente esta mto melhor.. o terceiro livro na verdade foi o unico que valeu a pena mesmo, e espero mto pelo quarto pq odeio deixar uma historia no meio >.<
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo