• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon, Eldest e Brisingr... a que ponto Paolini foi influenciado por Tolkien?

Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

:think:
Hum... Só pra saber...
Quando eu li Eragon, olhando o mapa, os nomes dos lugares me pareceu uma coisa meio Frankenstein, quero dizer, pedaços de nomes do SdA com Harry Potter...alguém mais teve essa impressão???

Não é uma crítica ao guri, longe disso, mas se existe um motivo que me afastou da idéia de escrever algo no campo da literatura fantástica foi justo o fato de saber que não tenho maturidade literária p/ isso (pelo menos por hora). Mesmo que não exista uma obra realmente original pq todo autor é antes mais nada um leitor, e daí as várias ligações que podemos fazer entre obras diversas, acho que os autores poderiam nos poupar de sua imaturidade técnica.
Não que não seja interessante ver a mudança existente na escrita entre as obras como a de Helena para Quincas Borba, mas é que um fã deveria ser mais exigente consigo mesmo mais do que qualquer outro autor é. Alguém, que muito provavelmente leu Tolkien e Rowling, forçando um pouco a barra pq Harry Potter é literatura infanto-juvenil e não literatura fantástica como o SdA, deveria ser bem mais autocrítico do que ele foi.
Repito: não que o livro seja ruim. Mas definitivamente não foi uma grande contribuição a essa área. Segundo um Comparatista que estudei na cadeira de Literatura Comparada, quando um autor lê determinada obra e depois escreve sobre a influência desta pode acontecer duas coisas: ou o autor digeriu bem a obra e consegue construir a partir da matéria que foi assimilada ou, na minha humilde opinião o que aconteceu em Eragon, ele não conseguiu digerir a obra completamente e então encontramos pedaços visíveis do texto, ou dos textos, base.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

:think:
Hum... Só pra saber...
Quando eu li Eragon, olhando o mapa, os nomes dos lugares me pareceu uma coisa meio Frankenstein, quero dizer, pedaços de nomes do SdA com Harry Potter...alguém mais teve essa impressão???

:lol:
é, pior que parece mesmo! xD
os desenhos tbm são perecidos com os de SDA x)
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

E sobre o filme do Eragon, realmente é terrível. Tive náuseas ao terminar de ver.


Concordo com você Vala, tenho o livro e assiti o filme. Não gostei tanto do livro pois achei que era uma imitação muito grande e explícita do SDA e não queria traí-lo de modo algum.

Mas no filme, tive a mesma reação, não recomendo.


:lol:
é, pior que parece mesmo! xD
os desenhos tbm são perecidos com os de SDA x)

Percebi a mesma coisa e fiquei horrorizada também.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

É por isso que eu sempre gosto de ler livros e não ver filmes.Às vezes as adaptações cinematográficas ajuda
m à ilustrar o livro, a compreendê-lo melhor em certas partes com descrições vagas ou algo do gênero: mas sempre gostei de ter uma interpretação própria.Mesmo o filme de Jackson, bem feito, não levo muito a sério, pois é mais legal (sob o meu ponto de vista) só ler as coisas.Isso também acontece com Eragon: putz, o filme é horrível; em certos aspectos.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Sinceramente, o filme poderia ser bem melhor..a parte que ele passa no deserto com o outro lá..Murtagh?! esqueci o nome.. -_-' ...mas, enfim, deram pouca atençao ao outro, que em Eldest começa a ter uma grande importância..agora, se tiverem coragem para fazere filme do Eldest , eu quero ver como vão consertar isso.. ;/
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Concordo.Grande parte das filmagens não sai fiel ao livro.Mas isso é comum, e faz parte. (é uma adaptação..)
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

é, pior que parece mesmo! xD
os desenhos tbm são perecidos com os de SDA x)
[/I

Achei os desenhos de paolini mais parecidos com os mapas de CS Lewis em suas Crônicas de Nárnia!!!!
E gostei do livro3, apesar de achar q aqele lance dos Eldunarí bem parecidinho c as Horcruxes de JK Rowling, em HP 6e7.
Vcs não concordam?? Só não é uma coisa maligna, como as Horcruxes de Voldemort são.
Comentem sobre isso.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

é, pior que parece mesmo! xD
os desenhos tbm são perecidos com os de SDA x)
[/I

Achei os desenhos de paolini mais parecidos com os mapas de CS Lewis em suas Crônicas de Nárnia!!!!
E gostei do livro3, apesar de achar q aqele lance dos Eldunarí bem parecidinho c as Horcruxes de JK Rowling, em HP 6e7.
Vcs não concordam?? Só não é uma coisa maligna, como as Horcruxes de Voldemort são.
Comentem sobre isso.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Tou relutando em terminar de ler Eldest, faz mais de sete meses .. Pdf dá preguiça mesmo, até que é bom, e lógico que é só uma imitação barata de SdA .. Mas vale a pena ler!! :grinlove:
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

é, pior que parece mesmo! xD
os desenhos tbm são perecidos com os de SDA x) [/I

Achei os desenhos de paolini mais parecidos com os mapas de CS Lewis em suas Crônicas de Nárnia!!!!
E gostei do livro3, apesar de achar q aqele lance dos Eldunarí bem parecidinho c as Horcruxes de JK Rowling, em HP 6e7.
Vcs não concordam?? Só não é uma coisa maligna, como as Horcruxes de Voldemort são.
Comentem sobre isso.


Eu acho que não. As Horcruxes são magia negra da pior espécie e esses eldunari fazem parte da natureza intrínseca dos dragões e lendo com atenção o primeiro e o segundo livro da pra fazer que essa é uma idéia que acompanha o Paolini desde o começo.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

To com uma preguiça maligna de terminar a trilogia -__-,eu só li Eragon uihsauihauihs,mas sei oq acontece nos outros livros xD

Ahh..legalzinho é,mas claro,a fonte toda é SDA,não tinha como ser diferente,pena que o filme não ficou bom...as mudanças foram terriveis ç.ç *isso pq diminuiram o Murtagh (droga,esqueci como escrve xD) no filme ç.ç*
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Concordo que em algumas horas as semelhanças a obra de Tolkien, e até mesmo cópias é inegável...

Mais ainda assim não o condeno, ele tinha 15 anos e precisava de alguma base para escrever seu livro.

Confesso que ainda não li o último livro que saiu, parei depois de terminar de ler Eldest, mais tenho que admitir, que depois de ver o filme não estou com a mínima vontade de ler esse livro..
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Se Paolini não se inspirou em Tolkien eu sou orc aqui vão algumas semelhanças:

Paolini---------------------Tolkien

Furnost-------------------Fornost
Eragon--------------------Aragorn
Gil-ead--------------------Gil-Galad
Montanhas Beor-----------Deor(rei de rohan entre 2736 e 2798)
Beirland-------------------Beleriand


Isto são algumas que eu encontrei no mapa do livro de eragon.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Realmente ele fez muita copia de Tolkien xD, mas eu gostie do livro mesmo assim xD. Mas quando eu paro pra pensar nessas coisas me da um medo de escrever qualquer coisa pq sinto que acabo copiando Tolkien de alguma forma :X. Sei lá, eu gosto muito das ideias dele e tem coisas que simplesmente quero que apareçam em uma história minha por que gosto muito da ideia, mas é coisa dele so que alterado por mim xD. Tem até uma história que to fazendo de amor que quando eu parei pra pensar me lembra uma mistura do pai de Luthien com a Maiar, junto com a história de Beren e Luthien, mas minha maior inspiração mesmo foram coisas da minha vida, mas nao deixaram de ser parecidos. Acho que hoje em dia fica cada vez mais dificil se ter uma ideia original, talvez seja eu mesmo que nao consigo com tanta facilidade, mas que ta dificil tá, então nao culpo o Paolini xD
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Paolini tem uma história interessante (sua própria história de vida)... era adepto de Homescholling (educação em casa), um exemplo de que o sistema educacional (coletivo e obrigatório) é o único tipo de formação existente...
Gosto das obras dele... acho sim que foi influenciado por Tolkien e não vejo mal nisso, muito pelo contrário... e diferente do que muitos afirmam, não tenta copiar - nem de longe! Ele possui um estilo próprio sim!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Eu sou o ultimo de um grupo de super guerreiros da justiça que foram traídos por um deles, sou filho do traídor discipulo do mentor da revolução. Meus pais adotivos são mortos pelo cruel império não muito tempo depois de que eu descubrisse que eu era o ultimo desses guerreiros. Encontro um mentor que posteriormente explica que foi mentor do meu pai e que era um desses guerreiros... e vai indo.

As semelhanças são absurdas... se eu fosse o George Lucas processava.

GEORGE LUCAS TINHA GHOSTWRITER!!! Paolini, não!
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Bom...Nessa obra só falta os Hobbits, então! <?xml:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" /><v:shapetype id=_x0000_t75 stroked="f" filled="f" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" o:preferrelative="t" o:spt="75" coordsize="21600,21600"><v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke><v:formulas><v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f><v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f><v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f><v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f><v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f><v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f><v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f><v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f><v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f><v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f><v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f><v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f></v:formulas><v:path o:connecttype="rect" gradientshapeok="t" o:extrusionok="f"></v:path><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:lock aspectratio="t" v:ext="edit"></o:lock></v:shapetype><v:shape id=_x0000_i1025 style="WIDTH: 11.25pt; HEIGHT: 11.25pt" alt="0" type="#_x0000_t75"><v:imagedata o:href="http://forum.valinor.com.br/images/smilies/icon_lol_2.gif" src="file:///C:\DOCUME~1\ADMINI~1\CONFIG~1\Temp\msohtml1\01\clip_image001.gif"></v:imagedata></v:shape><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
É bastante claro que o autor teve muitas influências,passando de Star Wars e Harry Potter e também bastante claro que os elementos de sua história são exageradamente baseados em Tolkien.Essas influências me fazem dizer que o livro não é lá excepcional,mas não vou considerá-lo um lixo,pois sei que há piores do que isso.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Vejamos,apesar de se influenciar nas línguas de Tolkien,o autor criou várias outras linguas e para quem tentou criar uma lingua, como eu,sabe o quanto é difícil,essa atividade (tem que pensar nas regras gramaticais,verbos,substantivos,ETC.)<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
E mais difícil ainda é criar um mundo diferente e criar culturas diferentes, essas coisas.Claro,que Tolkien tem um mundo mais complexo,mas,acho que o livro Eragon é um bom começo de Paolinni na literatura e ele pode melhorar.Recomendo que,se quiser ver o livro,leia sem muita pretensão.<o:p></o:p>
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Realmente,o Paolini plagiou muita coisa do Tolkien..sda é 10 vezes melhor,mas a trilogia do paolini ficou até bonzinha...ele era jovem,e tinha que se basear em alguma coisa.o filme dá nauseas ¬¬
Mas ás vezes dá raiva quando eu leio algumas cópias do Eragon. x.x

Plágios de Paolini.

>Eragon - Aragorn
>Lago Ardwen - Arwen
>Montanhas Beor - no livro o paolini diz que esse nome é por causa dos ursos que vivem lá, chamados de BEORNS ¬¬
>Furnost- Fornost
>Gil'ead - Gil Galad
>Rei Angrenost - Angrenost ( isengard )
>Farthen Dur- Erebor (um reino de anões numa montanha cheia de túneis.)
>Melian ( Cidade de eragon ) - Melian ( maia)
>Elfos que moram em construções que parecem árvores - Lórien
>Hadarac - Harad
>Terras a leste são desconhecidas.
>Helgrind," uma grande formação de rocha negra..o que será isso em sda né?
>elfos TAMBÉM vieram do oeste.
E muitos outros..são tantos que dá até preguiça de escrever.
 
Última edição:
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Realmente,o Paolini plagiou muita coisa do Tolkien..sda é 10 vezes melhor,mas a trilogia do paolini ficou até bonzinha...ele era jovem,e tinha que se basear em alguma coisa.o filme dá nauseas ¬¬
Mas ás vezes dá raiva quando eu leio algumas cópias do Eragon. x.x


Pra mim A Triologia do Paolini, que agora é O Ciclo, foi uma grande fan-fic. Boa por sinal. Isso é que eu penso, ai isso explica o tanto de coisa parecida :lol:.

Agora um traço legal que achei de diferença (ate onde eu li, da obra dos dois autores) é na questão dos dragões, no do Tolkine são ferozes, mal,..etc. E no do Christopher tem exceções ja que o dragão escolhe o dono ai dai vai. Cresce com o seu cavaleiro pegando um pouco da personalidade. se é bom fica bom se é mal fica mal. Isso é só uma coisinha que achei interessante.
 
Re: Eragon, Eldest e Brisingr...

Ah, e no caso dos Beorns, acho que podemos dar um desconto pq afinal Biörn quer dizer realmente Urso e tambem é escrito como Beorn.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo