Esse assunto se propagou, heheh...
Sim gosto dOs Simpsons. Isso me classifica como não-imparcial.
Antes mesmo de saber da estória completa, como vários artigos descreveram, comentei com um bom amigo (daqueles que você fala a verdade, mesmo que seja para perder a amizade) que assistiu: esses macacos, e floresta amazônica etc.. na verdade a crítica é bem mais profunda.
Vamos voltar no tempo... nos primeiros episódios, as origens dOs Simpsons.
Meu personagem preferidos é Homer. Nele vejo o máximo da crítica de Groening sobre o americano médio e o "sonho americano".
Homer não é mau. É burro de dar raiva, mas não é mau. Ele é o tipo de cara legal, mas que não tem consciência do que acontece no mundo, e não sabe votar (muito parecido conosco, na verdade! E se pensar bem, quantos de nós aqui deste fórum não tem essa "preguiça"?)
Agora o que ele faz mesmo? Ah, ele é funcionário de uma usina nuclear, toma conta do reator...
DEUS NOS SOCORRA! Então uma instalação de segurança máxima cujo mal funcionamento não gera apenas um breakout, mas pode comprometer todo o planeta (Chernobyl) está nas mãos de um cara que fica comendo rosquinhas no trabalho???
xxxxxxxx
Agora vamos ao nosso episódio tão famigerado. Não vou repetir o que já falaram aos montes. Mas analisar textos que andei lendo.
Uol Teen: "Lisa é "culpada" pelos pais por fazer várias ligações telefônicas para o Brasil com o objetivo de ajudar um menino de rua, Ronaldo, que desapareceu e deixou Lisa sem notícias. Toda a família de Homer embarca, então, para o Rio de Janeiro para encontar o garoto."
Como disseram, tal quadro não é difícil de acontecer. Quantas vezes eu não fui atender a porta e uma moça de perua vinha recolher roupas para ajudar na creche. E depois via essas roupas sendo vendidas em um brechó, mas que não sabia de nada de creche nenhuma.
Mas a crítica não pára no Brasil. A crítica é em cima de Lisa também. Sim em Lisa a certinha, a menina preocupada com o mundo. Ela tenta fazer o bem, mas no final, como muitos americanos, ela acha que dando dinheiro-esmola vai ajudar algum órfão (lembre-se do Título do episódio).
Também ele ataca a ignorância dos americanos: o nome Ronaldinho foi proposital, pois até então seriam Miguelitos e Manuelitos na cabeça dos americanos. E se não fosse o futebol, continuariam a pensar assim.
"o garoto Ronaldo agradece a Lisa, numa fita de vídeo"
E não pessoalmente. E isso parece bastar, pois depois Lisa fica ocupada com o sequestro do pai. Note a discrepância: ela vem até o Brasil e se contenta com uma fita que podia ser enviada até sua casa? Nada mais é do que "desencargo de consciência" ela vir ver com seus próprios olhos, mas que na realidade não faz um questionamento mais profundo.
Para um cara que tem tamanho senso crítico como Groening, os macacos não são piada de mau gosto. Na verdade, eu vejo "macacos" o tempo todo pela rua, e vocês também: gente ignorante que empurra para entrar no trem na hora do rush, que joga cascas de banana pelas ruas, que acha graça de você querer dar sermão que isso provoca enchentes, etc.. Nesse ponto eu fico do lado de Lisa: querer ser o certinho é considerado trouxa e eu fico puta da vida quando tiram sarro por querer fazer o certo.
Não apenas isso: os macacos reforçam uma segunda idéia que vem com o sequestro...
"Homer Simpson é sequestrado à mão armada por um taxista carioca, em cujo táxi há uma placa na porta em que se lê "táxi clandestino" (ah, se todos os táxis clandestinos fossem óbvios assim...)."
"Os sequestradores levam o pai de Bart direto para a floresta Amazônica, de barco, e o deixam preso numa cabana. Todo mundo sabe que o Rio fica bem longe do Amazonas, mas e daí?"
Respondendo ao autor do texto bem humorado: daí que o crime parece ser bem mais organizado que o governo, polícia ou qualquer outra instituição no Brasil, para ter como ir de um lado a outro do país.
Lembrem-se que existem sim, quadrilhas importadas das nossas fronteiras. Que muitas frentes revolucionárias espalhada pela Colômbia, Peru, etc.. vem até o São Paulo, Rio para sequestrar endinheirados.
"Aliás, no Brasil respira-se sexo, segundo o episódio."
Imagem que foi vendida para todo gringo vir ao Brasil e aproveitar a indústria do sexo. Que envolve crianças também diga-se de passagem.
"programa infantil...Qualquer semelhança com Xuxa e similares não é mera coincidência."
Em um artigo muito bom que li em
www.antiglobo.com, o autor dizia algo óbvio mas que só no Brasil ninguém leva a sério: a Xuxa fez o desfavor de destruir toda uma geração, que hoje serve para povoar Big Bosta Brasil com respostas do tipo "a capital do Brasil não é Buenos Aires" como fazem os gringos. Ou seja, duplamente a indústria do sexo oprime as crianças, faz com que elas queiram crescer/sexualizar o mais rápido possível, sem ensinar que a vida de adulta não é mole, e que depois não dá mais para voltar para trás.
Vou terminar com um último comentário
"Os sequestradores abrem a valise do resgate com notas de R$ 5 e R$ 10. Um deles vê as notas roxas e rosadas e diz: 'Nosso dinheiro é mesmo gay'."
Quantas vezes mudamos de moeda? E mesmo depois que a moeda ficou estável, quantas versões de moedas passaram por suas mãos. E as notas de dez reais?
Quanta vezes o governo vem com informativos dizendo que não temos inflação, enquanto o poder aquisitivo vai pras cucuias? E para distrair fica fazendo malabarismos. "pão e circo"
Não acho que possamos ver um desenho como Simpsons de forma inocente. Matt Groening é um dos caras que mais faz críticas contundentes e reais que eu já vi na minha vida. E tudo através de desenho, uma mídia que pretende alcançar os jovens (e talvez salvá-los do processo de emburrecimento), mostrar o quão imbecis eles próprios são de tal maneira que não sabem "por que o resto do mundo nos odeia?" (frase dita depois do WTC por muitos deles... mas que Ray Bradbury profetisou em Fahrenheit 451, em 1966!)
Enfim, Os Simpsons e Matt Groening me surpreendem a cada dia. Como pode um americano saber mais da realidade do Brasil que o próprio povo que aqui vive???