1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos são vegetarianos?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skylink, 27 Ago 2002.

  1. Skylink

    Skylink Squirrle!

    :?: :?: :?:
     
  2. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Acho que são frugívoros, pois eles sabem que até os vegetais são seres conscientes.
     
  3. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Bom, eles são onívoros como os humanos, mas provalvemente tem preferência de comer plantas e frutas a matar seres vivos.Mas eu acho que não tem nada que os impeça de comer carne.
     
  4. Olwë

    Olwë Usuário

    Beren (que não era elfo, mas humano) tornou-se vegetariano.
    Os elfos comiam carne sim. Até os Vala caçavam (vide Oröme), mas nesse caso não sei se caçavam apenas monstros ou se caçavam para comer também.

    No capítulo "De Beleriand e seus reinos" do Silmarillion tem uma passagem interessante sobre o assunto:

    Ora, como ao sul de Beleriand Oriental ficava o amável vale do Gelion, amado tanto pelos elfos como pelo próprio Ulmo, fica claro que os noldor não caçavam monstros naquela região. Suponho, portanto, que caçavam para comer.

    E quanto a eles (os elfos) serem amiguinhos da natureza, acho que isso é mais um esteriótipo dos rpgs. Elfos usavam recursos naturais de uma maneira quase tão agressiva quanto os humanos. Precisavam de madeira para barcos e construções. Tanto é assim que Fangorn mantinha vigilância em suas fronteiras, permitindo que elfos vizitassem a sua floresta, mas não deixando que habitassem nela.

    Na minha opinião, os únicos seres pensantes que viviam em total harmonia com o meio ambiente (sendo, inclusive, vegetarianos) eram os ents.
     
  5. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Concordo com vc que os unicos seres q viviam em harmonia com a natureza eram os Ents....mas eles não eram vegetarianos. Eles eram como as arvores so q concientes logo sua forma de nutrição seria como as arvores atraves de agua e do sol....

    Qto aos elfos, acredito q eles eram como os humanos podiam comer tanto carne como frutas e vegetais.
     
  6. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Ué?Os Ents não era vegetarianos. Eles bebiam a água que passava dentro de Fangorn (que com certeza não era água normal) e tomavam os famsoso banhos de sol. Acho que eles são mais plantas do que animais...
     
  7. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    naum vejo porque os elfos seriam vegetarianos. comer carne naum é uma agrassão à natureza, é algo totalmente natural. leões comem carne e ninguém estranha, pq humanos e elfos não??
     
  8. Gildor

    Gildor Usuário

    O post do Olwë resume bem esse assunto, compartilho dessas mesmas opiniões :)

    E só um besteirol básico: Ents vegetarianos não constituiria uma espécie de canibalismo? :mrgreen:
     
  9. Guilbor

    Guilbor Old Man

    No caso não seria vegetalismo Gildor?...... :obiggreen:
     
  10. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Bom, sobre a caça eu só queria fazer mais um adendo.
    Os elfos não caçavam só por necessidade de se alimentar não.

    Lembram dos anões da linhagem de Mîm (os anões mais baixinhos)? Eles eram caçados friamente e sem motivos pelos elfos que defendiam as fronteiras tanto de Doriath como de Nargothrond.

    Aliás esse é um dos inúmeros motivos da inimizade dos anões com os elfos.
     
  11. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Também podemos citar Celegorm, que saia para caçar com Oromë. Acho que eles não caçavam por comida, mas por diversão.
     
  12. Olwë

    Olwë Usuário

    Os ents alimentavam-se de luz :!:
    Pensei um pouco mais sobre a coisa do meu ent vegetariano...
    Vejam bem:
    Quando Merry e Pippin se alimentaram com bebida-de-ent ficaram bem nutridos, e poderiam ter sobrevivido sem comer nada sólido, se fosse necessário. Mas por quanto tempo? Lembrem-se que, logo que tiveram oportunidade (em Orthanc), fizeram uma boa refeição sólida, pois reclamavam que apesar de a bebida-de-ent sustentar (e fazer os cabelos crescerem loucamente) ficava faltando alguma coisa...
    Levante-se, assim, a hipótese de que os ents não sobreviviam apenas com a bebida-de-ent. Talvez eles também fizessem fotossíntese... Realmente eles tomavam longos banhos de sol, precisavam molhar as raízes (pés), e (o que me parece mais curioso) Fongorn menciona que alguns ents vão se tornando arvorescos com o passar do tempo, assim como certas árvores vão ficando entescas.
    Arrisco supor (podem jogar pedras em mim se quiserem) que aquela coisa faltando que os hobbits perceberam ao se alimentar com bebida-de-ent era complementada na dieta deles por uma real fotossíntese, à maneira das árvores. Dessa maneira, seria possível a um ent sobreviver sem bebida-de-ent, mas isso o tornaria progressivamente mais e mais arvoresco.
    Agora, o que era a bebida-de-ent?
    Pode-se acreditar que o principal ingrediente era a água (até porque tinha gosto da água do rio que cruzava Fangorn), mas o que a tornava brilhante? O que havia naqueles jarros (um de conteúdo verde e outro amarelo) que Fangorn misturou para fazer a bebida-de-ent?
    De certa forma aqueles jarros me fazem lembrar dos tonéis de Varda, onde ela guardava o orvalho de Telperion e a chuva de Laurelin... Como Yvanna criou tanto as Árvores (Telperion e Laurelin) quanto os ents, é possível que exista alguma conexão... Nesse caso, devemos dar atenção ao fato de que Fangorn faz um tipo de mágica com a água dos seus jarros, antes de bebê-la e oferecê-la aos convidados hobbits. Imagino que naquele momento ele estivesse fazendo algo parecido com o a luz das Árvores...
    Chamo a atenção para o fato de que, na mitologia de Tolkien, o sol é um fruto de Laurelin. Portanto, tomar banho de sol é rigorosamente equivalente a alimentar-se da luz das Árvores criadas por Yvanna em Valinor. Dessa maneira, os ents poderiam tomar sol (alimentar-se com a luz de Laurelin) ou fazer eles próprios uma pequena luz-de-árvore: a bebida-de-ent.
    Portanto, o que os ents comiam? Eles se alimentavam de luz (da luz do sol) como todas as árvores e criaturas de Yvanna, o que quer dizer que faziam um tipo de fotossíntese. Mas a luz do sol, nada mais é do que um fruto de uma das Árvores de Valinor (Laurelin) :!:
     
  13. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    conordo com o que vc disse de os ents se alimentarem de luz do sol. mas quanto a merry e peppin, eles sentiam falta de algo sólido apenas pq tinham o costume de comer algo sólido, assim como sam sentia falta de "comida de verdade", apesar da nutrição que os lembas forneciam.
     
  14. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Porque será então que os elfos de Ossiriand reclamaram do fato de o povo de Bëor derrubar árvores e caçar animais?
     
  15. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Parabens Olwe era justamente isso q eu quis dizer so q rezumidamente mas vc captou a ideia........ :P
    E o Barlach esta corretissimo os hobbits poderiam sim sobreviver com a bebida-ent o fato era apenas q els não estavam acostumados a ficar sem algo solido
     
  16. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Provalvelmente pq eles derrubavam as arvores indiscriminadamente sem motivos como tbm caçavam por prazer mas desperdiçavam a caça por não fazerem proveito dela.........

    A diferença esta no fato de o uso por parte dos elfos não ser indiscriminado dos recursos naturais, mas eles tbm abusavam desses recursos
     
  17. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Bom, eu duvido que os ents conseguissem criar uma luz para colocar nas águas, pois nem os maiar fazia isso, apenas e únicamente Varda.
    Talvez os ents absorvessem a luz do sol e a transferisem para a água que bebiam....assim, o ent que não se alimentasse dessa água acabaria se tornando um huorn.
    Mas eu também acho que os ents podiams e tornar huorns e arvorescos quando quisessem...
     
  18. Olwë

    Olwë Usuário

    Esse negócio de elfo vegetariano me deixou tão intrigado que eu abri um outro tópico (o sobre a cadeia alimentar) para cercar a questão por outra perspectiva...
    Nele, o Elrond meio-elfo percebeu uma coisa que tinha me escapado inteiramente: os ents não podem viver exclusivamente de luz porque precisam de carbono, nitrogênio e um monte de outras coisas que os animais conseguem das plantas (e outros animais) e as plantas conseguem dos animais (e outras plantas), através de suas raízes. Tudo integra um ciclo da vida...
    Aí está: como os ents não ficavam enraizados eles obtinham coisas como carbono e nitrogênio da água (e nessa hipótese seriam hidropônicos :lol: )
     
  19. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Provavelmente ja q eles tinham q se banhar nos rios........
    O propio Barbarvore deixa os hobbits um momento e vai se banhar....e bem provavel q seja mesmo atraves da agua q eles obtivessem o complemento para interagir com a luz do sol e se alimentarem
     
  20. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    por mais que isso esteja certo, não acho que se deva levar as coisas pro lado científico, porque, pra começar, não existiriam ents.
     

Compartilhar