1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos e Anões, pq a intriga?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por >> Yavanna <<, 28 Set 2004.

  1. >> Yavanna <<

    >> Yavanna << Usuário

    Uma dúvida simples, qual o motivo de os elfos e anões se odiarem tanto na época da Guerra do Anel?
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O motivo é velho, Tatá. Durante a 1ª Era, o Rei Élfico Thingol, de Menegroth, pediu aos Anões das Montanhas Azuis para que engastassem a Silmaril que estava em sua posse (e fora tomada de Morgoth por sua filha Lúthien e seu genro Beren), em um colar, o Nauglamir.
    Com o término do trabalho, os Anões ficaram tão maravilhados com o resultado que reivindicaram o Nauglamir, alegando que este fora feito pelos Anões para o Rei Finrod, de Nargothrond, e, como este estava morto e Nargothrond destruída, o colar deveria retornar para aqueles que o forjaram.
    O Nauglamir havia sido resgatado das ruínas de Nargothrond por Húrin, e ele o entregou a Thingol, e Thingol é claro, passou a se considerar seu dono, não aceitando dar a jóia (que agora tinha uma Silmaril engastada) aos Anões.
    Aconteceu então dos Anões matarem Thingol, e disso resultou não só a richa milenar, mas também uma batalha contra os Anões das Montanhas Azuis naquela época. Inclusive, os Ents auxiliaram a derrotá-los na ocasião.

    Mas vale lembrar que durante a Segunda Era os Noldor mantinham relações comerciais com os Anões de Moria (tanto que o Portão Oeste de Moria diz que Narvi, o Anão, fez as portas, e Celebrimbor as encantou).
     
  3. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Uma outra razão também poderia ser a mágoa que os anões sempre sentiriam dos elfos por estes serem filhos legítimos de Illúvatar, e eles serem apenas filhos adotivos. Acho que por esse fato os anões e elfos nunca se dariam muito bem, mas isso é so conjectura...
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Acho que não, Cësárin. Na verdade acho que os Anões tinham era orgulho de serem Filhos de Aulë, e sabiam que somente pela graça de Ilúvatar eles deixaram de ser "marionetes" e passaram a ter o livre-arbítrio. Além disso, os contatos entre os Elfos e os Anões das Montanhas Azuis na 1ª Era parecem ter sido tranqüilos até antes do fato envolvendo Thingol e o Nauglamír.
    Portanto, creio que a razão seja mesmo a citada por mim no segundo post do tópico.
     
  5. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Bom... esse fato que ocorreu com Nauglamir e serviu de estopin para uma richa milenar já estava "escrito" a muito tempo pelo proprio Iluvatar quando, ao dar um fëa para os anões disse a Aulë que seus filhos de criação e seus filhos adotivos iriam muitas vezes ter desavenças.

    O que aconteceu a eles não foi nada mais que o resultado de um destino a muito pre-definido.
     
  6. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Isso Ilúvatar pôde vislumbrar; isso não quer dizer que ele determinou e pré-definiu isso. Isso faz dele um tirano, não um criador.


    Vale lembrar que o próprio povo de Thingol, em Doriath, mantinha relações comerciais com os anões de Nogrod e Belegost, nas Montanhas Azuis. A rixa erais antiga entre o povo de Thingol e os anões pequenos, dos quais Mîm eram dito ser o último.
     
  7. >> Yavanna <<

    >> Yavanna << Usuário

    Acho q preciso ler o Silma urgente!!! :mrgreen:

    Valeu aí povo!
     
  8. meerah_vanya

    meerah_vanya Usuário

    Sabe um livro legal para tirar um montão de dúvidas?
    O mundo mágico do Senhor dos anéis, de Davis Colbert...

    Não é uma brastemp, mas é bem legalzinho para ficar por cima de umas curiosidades, e tirar aquelas dúvidas que você acha que são meio bobas, de iniciantes - sem nenhum preconceito!!!!
     
  9. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Aproveito o tópico para fazer uma suposição:

    Se Glóin estava na comitiva de Thorin, e o pai de Legolas é o rei da floresta das Trevas. Logo, quando os dois se encontraram Legolas provavelmente odiou Glóin, assim como todos os anões. Quem diria que um dia Legolas e Gimli, o filho de Gloin, iam ser melhores amigos... vamos lá, ainda há esperança... :D
     
  10. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Pode ter sido aquela coisa toda que Gimli sentiu por Galadriel... isso deve ter sido talvez alguma espécie de "elo" entre os dois, já que ela era muito importante tanto pra um quanto pra outro...

    E o caso de Mîm com o Nauglámir (e o Húrin)? Tinha mais a ver com homens, mas ele também não era assim tão bem quisto pelos elfos, não?
     
  11. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O povo do Mîm era um outro tipo de anões, Itarillë. Eram os Anões-pequenos. Segundo constya nO Silmarillion, o povo de Mîm fora banido ainda nos Dias Antigos das grandes cidades dos Anões no Leste, e muito antes do retorno de Morgoth, eles caminharam para o Leste e chegaram em Beleriand, omde, com o tempo, foram diminuindo em estatura e na arte da forja, passando a levar uma vida furtiva. Antes dos Anões de Belegost e Nogrod chegarem a Beleriand e fundarem as duas cidades, os Elfos não tinham conhecimento da origem dos Anões-pequenos, e os caçavam e matavam.
    Os Anões-pequenos então tinham ódio dos Elfos, principalmente dos Exilados (os queis eles julgavam terem roubado suas terras quando chegaram na Terra-Média) por esses motivos.

    Acho que não havia ódio pelos Humanos por parte de Mîm e seu povo (pelo menos não tanto quanto pelos Elfos). Afinal, olha só o que Mîm diz a Túrin:
    "Mîm será seu amigo, senhor. A princípio em pensei que você fosse um Elfo, pela sua fala e sua voz; mas se você é um Homem, está melhor. Mîm não ama os Elfos."

    É bom lembrar também que os Anões da comitiva de Thorin sentiam apatia pelos Elfos também pelo ocorrido durante a tentativa de atravessar a Floresta das Trevas, quando foram capturados e aprisionados. Gimli também devia sentir um pouco de raiva dos Elfos pelo que fizeram a seu pai e os companheiros dele, portanto.
     
  12. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Mas bem que depois eles acabaram tendo divergÊncias! :mrgreen:

    Nauglámir realmente deu o que falar...

    [viajada_legal] Será que, por ser de estatura ainda menor, o povo de Mîm não era alguma espécie de parente dos hobbits? :mrgreen: [/viajada_legal]

    EDITNão levem a frase acima a sério, ela foi escrita num momento de total insanidade de minha parte...

    :mrgreen:
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não, Itarillë, pois o povo de Mîm era de Anões que acabaram diminuindo em estatura. Os hobbits eram um ramo dos Humanos, talvez um ramo deles que também diminuiu em estatura, ou ainda um ramo que desde o princípio foram pequenos.
    Independente disso, é claro pelas informações que os Anões-pequenos eram Anões mesmo, nada aparentados aos Hobbits.
     
  14. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Eu falei pra não levar a sério, aquilo era zueira! :mrgreen:
     
  15. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eu sei, mas sou chato e resolvi comentar. :dente:
     
  16. thunderbreaker

    thunderbreaker Usuário

Compartilhar