• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2002

Isil disse:
E como entraria, se só com o risco do Lula se tornar presidente já deu problema...
É me pedir para ser ingênuo se quer que eu acredite que o mercado está a bagunça que está por medo do Lula. Em outras eleições, o Lula tinha um discurso bem mais radical que o atual, de meter muito mais medo no mercado, e da mesma forma que hoje, liderava as pesquisas. Nem por isso o mercado estava este samba do criolo doido.

Pegue um jornal e abra no caderno de economia. Você vai ver que os E.U.A estão com sinais de recessão, que as bolsas de valores em todo o mundo estão operando em baixa e que a discussão é muito mais séria do que medo do possível próximo presidente do Brasil. ;)

Provavelmente você vai perguntar: Por que é que todo mundo tá dizendo isso? Eu repondo. Não é todo mundo que está dizendo isso, apenas a ínfima parcela que não quer o Lula na presidência. Só que esta pequena parcela detém em suas mãos as principais vias de comunicação.
 
Quisito disse:
O Brasil melhorou muito nos últimos 8 anos.
Primeiro dado: O 1% mais rico da sociedade tem mais do que os 50% mais pobres. Se diminuiu a faixa da população que vive abaixo da linha de miséria, os ricos estão mais ricos ainda e a economia cresceu apenas um pouco é fácil concluir que que o que ocorreu na verdade é que a faixa que corresponde à classe média está menor e mais pobre.

Responda-me uma coisa , Quisito, quem é mais rico: um trabalhador que anda de ônibus, paga aluguel, tem três filhos e mulher para sustentar e no fim do mês tem de fazer milagres para não criar dívidas e só mesmo por milagre não está endividado. Ou um sujeito que vive numa mansão própria, tem treze carros importados, viaja para onde quer, só que sua dívida supera em muito seu patrimônio e sua capacidade de ganhar dinheiro?

O problema atual do Brasil, em parte, é esse. FHC até fez coisas boas, nem conseguiram provar que ele é corrupto ou ladrão e tal, mas a dívida que ele está deixando hoje vai colocar o Brasil numa situação de virtual falência. O plano real deu certo ao custo de privatizações e de uma aposta de crescimento econômico, só que não há quase mais nada a ser privatizado e estamos numa posição de cheque, pois o crescimento estacionou. Votar no Serra é apostar que o plano real vair dar certo sem ter o dinheiro das privatizações para sustentá-lo. De onde se teria mais dinheiro para fazê-lo continuar a dar certo, de investimento estrangeiro ou de empréstimos junto ao FMI. O primeiro caso não vai acontecer, pois até os E.U.A dão sinais de recessão, resta-nos o segundo. Só que se continuarmos a pegar dinheiro no FMI sem criarmos meios de pagá-lo, em breve a dívida vai ser tão grande que não haverá forma nem de pagar os juros. :wink:
 
As denuncias de suposta corrupcao do governo podem ateh ser verdade. Nao duvido nada. Mas isso nao implica que o Serra eh corruto. Se sim, pelo menos entao o Lula eh tao corrupto quanto toda a prefeitura de Santo Andre, alem de alguns petistas como o Greenhalg. Se voce acha que a morte do Celso Daniel nao foi crime politico esta enganado. E esta enganado tb se acha que foi a oposicao que o matou.....

Voce eh contra o plano Real entao. Acho que temos visoes diferentes da economia brasileira. E eh impossivel dizer quem esta certo, pelo menos agora. Eu jah expliquei pq as medidas economicas do Serra fazem sentido e tem tudo para arrumar o pais sem comprometer a estabilidade. Vc nao concorda e tudo bem.

Pelo menos vc ta fazendo sua escolha com consciencia politica e economica. Mas eu posso te garantir que a maioria esmagadora dos eleitores do Ciro nao tem ideia do que estao fazendo. Como jah disse, se der Lula e Ciro no segundo turno, nao tenha duvida nenhuma que vou fazer de tudo pra evitar que aquele bandido seja presidente.
 
Vocês viram ontem no Jornal da Globo a entrevista com o Lula que a Ana Paula perguntou a ele sobre esse negócio de não ter curso superior e ele respondeu que era formado na "Universidade do Povo Brasileiro"! :lol: Ele só falou mersa ontem e se irritou em várias partes...
 
Não gosto do espaço que o Jornal da Globo está dando aos candidatos.
Primeiro: não há debate entre os candidatos.
Segundo: as perguntas são tendenciosas, não abordam propostas, em sua maioria, apenas tratam das picuínhas.
Terceiro: já sabemos qual é o candidato da globo.
Quarto: o histórico da Globo em cobertura política já a descredenciou a tratar do assunto. Esta não foi a primeira e nem será a última vez que ela faz campanha em um espaço jornalístico.
 
Ungoliant disse:
Voce eh contra o plano Real entao. Acho que temos visoes diferentes da economia brasileira. E eh impossivel dizer quem esta certo, pelo menos agora. Eu jah expliquei pq as medidas economicas do Serra fazem sentido e tem tudo para arrumar o pais sem comprometer a estabilidade. Vc nao concorda e tudo bem.

Não sou totalmente contra o plano Real, pois vejo vantagens e desvantagens, alguns prós e alguns contra. O que me incomoda é a postura passiva que o atual grupo que está no gverno está tomando. O FMI e os E.U.A veêm em FHC e na sua equipe um grupo previsível, que já se tornou fácil de manipular e condusir. Há gente competente no governo, inclusive o Serra, ele até puderia dar um bom presidente em outra época, mas, na minha opinião, o momento exige mudança. O atual governo é como uma sala fechada com ar-condicionado e várias pessoas fumando, o ambiente está viciado. E não é só este problema de relação do governo com o capital esterior, mas as suas relções com o congresso e com o senado estão desgastadas. Há projetos de lei que só estão parados por motivos de briga do congresso com o governo. Hoje a bancada governista é menor do que a dá oposição (e oposição hoje em dia é realmente algo bem difícil de se definir, há até deputados do próprio PSDB que já se consideram oposição), com isso nada anda.

Acho que o próximo presidente deve ser alguém capaz de negociar. Vai ser necessária muita negociação para que o Brasil consiga se desvencilhar das dívidas. O problema com a chapa governista é que os que a compõe não estão mais em posição de negociar. Eles já estão desgastados. Acho que este é o momento ideal para uma mudança no poder executivo do nosso Brasil, pois apesar da crise mundial, a economia do Brasil é sólida e suporta a mudança. Este é um mérito do atual governo. Mas é essencial mudar para que não percamos o poder de negociação.

Qualquer presidente que venha a asumir é capaz de reunir uma equipe econômica capacitada a dar continuidade ao que já foi implementado. Não excluo ninguém dessa lista. O fator determinante da nossa escolha, na minha opinião, deverá a capacidade de renegociar as dívidas. Não estou propondo moratórias ou simplesmente parar de pagar, estou dizendo que gente nova, com idéias diferentes e sem os "vícios" da equipe do nosso atual presidente, será muito mais eficaz no trabalho de rediscutir as dívidas e no de aprovar os projetos necessários às reformas fiscais.
 
Vilya disse:
Qualquer presidente que venha a asumir é capaz de reunir uma equipe econômica capacitada a dar continuidade ao que já foi implementado. Não excluo ninguém dessa lista. O fator determinante da nossa escolha, na minha opinião, deverá a capacidade de renegociar as dívidas. Não estou propondo moratórias ou simplesmente parar de pagar, estou dizendo que gente nova, com idéias diferentes e sem os "vícios" da equipe do nosso atual presidente, será muito mais eficaz no trabalho de rediscutir as dívidas e no de aprovar os projetos necessários às reformas fiscais.
Concordo... mas uma coisa é certa: com tanta meta a ser cumprida pelo Fundo, que mudança o próximo presidente vai poder fazer além dá situação atual? Meta de superávit primaário, meta de inflação, meta de gasto... pra mim isso tá parecendo: "muda o presidente mas não mexa em nada!!!"
Outra coisa que eu acho vagaroso é essa reforma fiscal que o FHC prometeu faz muito, muito tempo e até agora nada! Gente, ele é o presidente que mais teve condições de fazer isso, pois ele tem maioria no Congresso!! Acho difícil, na minha opinião, o próximo presidente ter tantos aliados assim no Congresso pra realizar a reforma fiscal... mas a esperança é a última que morre e vamos ver quanto tempo irá demorar pra sair isso....
 
É me pedir para ser ingênuo se quer que eu acredite que o mercado está a bagunça que está por medo do Lula.
Não, é por causa de uma crise mundial mesmo, que faz com que investidores internacionais e nacionais retirem seu dinheiro de paises emergentes (Brasil ex..) para locais mais seguros. Declarações como de Ciro fazem o mercado ter mais medo ainda, Lula agora abraçou o FMI tambem... Isso acalmou o mercado hehe.

Não é todo mundo que está dizendo isso, apenas a ínfima parcela que não quer o Lula na presidência.
Nananinanão. Quem tá falando isso é que tem dinheiro investido ou dividas (em dolar ou não). Por acaso você ouviu que a cota a ser retirada da poupança de TODO mundo vai aumentar?? Se ocorrer algum problema adivinha a conta de quem vai ser confiscada pelo bem do pais. Deixa eu ver... o ultimo que fez isso foi o Collor né heheheh (desculpa não resisti...)

Primeiro dado: O 1% mais rico da sociedade tem mais do que os 50% mais pobres.
Huuiiiaaaa. O buraco é mais embaixo. Mais um dado, NUNCA em NENHUM governo DEMOCRÁTICO a faixa diminuiu. Não pensem que sou rico, longe disso, tudo que tenho foi eu mesmo que comprei, estou sendo realista

Uma coisa que eu odeio por exemplo é a "venda" de votos através de planos de cesta básica (que não ajuda ninguem de verdade, e acaba sendo cortado em 6 messes). Estamos numa nova fase ou forma de trabalho e emprego. É chato falar assim más.... Não existe mais estabilidade no emprego hoje em dia, as pessoas tem que se especializar, fazer mais cursos, e se preparam para mudar de emprego(pelo amor de Deus, não estou falando que o povo não tem emprego por incopetencia). Isto é em nível mundial, não é só aqui. Se alguem pensa em trabalhar e depois se aposentar (a não ser que seja funcionário público) você vai morrer de fome. E não é APENAS por causa de má administração..., más porque a faixa de população ativa e pagante DIMINUIU e daqui a pouco vai ser menor que a população que recebe aposentadoria. Isto também é no mundo inteiro, e a não ser que esse sistema mude, provavelmente muitos de nós vamos ver aposentadoria realmente quebrada.

Nossa, hoje eu to revoltado hehe, más sabe como é, sexta feira.. cliente chato..., to precisando de um chop 8)
 
LordofFire disse:
Isto também é no mundo inteiro, e a não ser que esse sistema mude, provavelmente muitos de nós vamos ver aposentadoria realmente quebrada.
Exatamente, é primordial que se altere o sistema, ou que ao menos que o sistema seja melhorado e readaptado a um modelo que se encaixe na economia atual.

O que venho tentando defender desde o início não é a cadidatura de um candidato específico, mas mudança e renovação. Se FHC em dois mandatos não avançou quase nada na questão da reforma fiscal, e não faltou oportunidade para isso, é porque não teve interesse de fazê-lo ou porque não conseguiu negociar com o congresso que esta reforma fosse concretizada. Analisando ambas hipóteses, concluo que FHC e sua equipe já estão passados, com a validade vencida e se continuarem no poder vão acabar mofando :x (desculpe o tom agressivo. :oops: )

Bom, vou repetir mais uma vez, não é que o Serra não pudesse ser um bom presidente em outras épocas, mas o momento pede por mudanças. :wink:
 
Na verdade,acredito na imparcialidade, pois ,vejam...durante todo esse processo eleitoral surgiram e sumiram,subiram e desceram candidatos a todo momento e percebi que realmente não importa o quão importante eles aparentam.Não acredito que nenhum deles tenha um podre e acho ruim o modo como criticam uns aos outros,aumenta mais a hipocresia!
Além disso,sabemos que ao entrar no congresso qualquer um deles fará parte de um sistema corrupto e é aí que entra meu interesse e foi daí que tirei meu critério para votar...portanto,concerteza ganhará meu voto aquele que driblará (ou pelo menos tentará) tudo isso e mudará a situação do país, mais radicalmente e com urgência!
Ao meu ver os programas de governo são imprevisíveis,mas já tão na frente os partidos de esquerda! e depois do debate...acho que vai ser Lula!
 
Alguém assistiu ao debate de ontem na Band? Foi entre os candidatos à vice-presidência da República.
Eu gostei, foi a primeira vez que vemos um debate deste tipo. A princípio pensei que era alguma manobra política para alavancar alguma candidatura, mas se era, não surtiu o efeito desejado. Aliás, dentre todos os vices, o que mais se afastou do que foi apresentado no debate passado foi o do Ciro. O vice do Garotinho estava visivelmente nervoso. A vice do Serra parecia preparada para responder a qualquer ataque, mas a estratégia dos outros candidatos foi a de elogiá-la pelo trabalho feito na câmara e ela deu até sinais de constrangimento. O vice do Lula tentou apenas manter-se alheio às polêmicas e repetiu o discurso apresentado no debate passado.
Não sei se este debate vai gerar alguma grande reviravolta, na minha opinião, o Serra sobe, o Garotinho e o Ciro caem e o Lula não deve apresentar grande variação nas próximas pesquisas.

De qualquer forma, eu não assisti aos dois últimos blocos e não sei exatamete qual foi o desfecho, alguém que tennha visto poderia postar o que achou...
 
Vilya disse:
Não sei se este debate vai gerar alguma grande reviravolta, na minha opinião, o Serra sobe, o Garotinho e o Ciro caem e o Lula não deve apresentar grande variação nas próximas pesquisas.
Não é que eu acabei acertando nas previsões (como se fosse muito difícil :roll: ). Agora, com a propaganda eleitoral gratuita na TV, acho que vão acabar rolando mais discussões por aqui...
O que vocês tem achado do que estão vendo na televisão?
 
Eu acho que agora, com a aproximação da hora H, e com a caída do Ciro, ele vai tentar de qualquer jeito reagir... Como o Lula já tá garantido no 2º turno a outra vaga fica entre ele e o Serra, que tá com um put*** aparato na propaganda dele, talvez o Serra acabe indo junto com o Lula na disputa.
Resta saber quem apoiará quem na próxima etapa :roll:
 
Não sei até aonde vai a birrinha do ACM com o PSDB, mas na minha opinião o que vai decidir a eleição é o apoio do PFL.
Lula tem 35% de votos garantidos em qualquer eleição e com isso está garantido no segundo turno sempre que este acontecer.
Serra e Ciro estão disputando a outra vaga, mas se eles se atacarem demais, pode ser que a vaga sobre para o Garotinho.
A favor de Ciro, em termos de imagem, temos a Patrícia Pilar (não é sacanagem, ela rende muito voto para ele) e o PFL, que mesmo sendo o partido mais conservador do país, é uma das maiores forças, fora o ACM que é rei da Bahia. Contra, tem o seu vice, Paulinho da força sindical que tem um discurso muito mais radical do que a maioria dos eleitores gosta e que está até as orelhas de processos criminais (realmente não entendo a escolha deste nome para vice), ainda o fato que Ciro participou do governo da ditadura, sendo apoiador do golpe em 64, fora o ACM que tem um retrospecto muito ruim pelo Brasil a fora.
A favor de Serra temos o discurso de continuidade, suas reformas enquanto ministro da saúde, sua vice, Rita Camata, parlamentar irretocável e elogiada por qualquer outro político, fora a montanha de dinheiro que está a sua disposição para a campanha eleitoral. Contra, temos principalmente a insatisfação da população com relação à acomodação e ao espírito de "já-está-bom" que se instaurou no governo, a excessiva subordinação aos interesses do capital financeiro e a incapacidade do governo de combater a especulação. Há ainda o registro de que Serra tem muitos adversários políticos e o PSDB está desgastado, ou seja, de todos os candidatos, Serra é o que menos terá apoio e possibilidade de negociar. Se Serra for eleito, dificilmente serão renegociadas as metas com o FMI e a dívida do Brasil vai continuar crescendo como no governo de FHC. Um país endividado fica a mercê dos credores, com as mão atadas e sem a possibilidade de caminhar com os próprios pés.
 
Eu estou torcendo para que o Ciro Gomes vá pro segundo turno com o Lula, pois aí o PSDB e o PMDB (na verdade a metade do PMDB que ainda não apóia o Lula) passariam a apoiar o petista, além do PSB de Garotinho, do PSTU e de outros partidos "nanicos".

No entanto, um segundo turno com José Serra traria de volta o apoio de aliados históricos do PT, que são PDT e PPS, o que não seria nada mal também.
 
Eu duvido muito que o Garotinho consiga ultrapassar tanto o Serra quanto o Ciro...
E outra, segundo pesquisa do Uol, 1/5 dos votos do Ciro é por causa da Patrícia Pillar 8O ....
O que o Olórin falou tb é certo: conheço muita gente que vai votar no Ciro pra ele ir pro segundo turno e depois votar no Lula pq este último, é quase certo ter o apoio do Serra/FHC...
 
Tisf disse:
O que o Olórin falou tb é certo: conheço muita gente que vai votar no Ciro pra ele ir pro segundo turno e depois votar no Lula pq este último, é quase certo ter o apoio do Serra/FHC...

Isso é verdade, Tisf? 8O
Nossa, nunca pensei que os eleitores pudessem pensar uma estratégia assim... Estou admirado com isso!
 
Sim, sim, aqui na faculdade tavam falando sobre isso....
Mas acho que o país tá tão endividado e com tanta dificuldade em rolar a dívida, que é melhor nem o Lulua ganhar, pq se o país quebrar por causa da estrondosa dívida interna que esse governo deixou, vão virar e falar: tá vendo, olha o que o petista fez.... :?
 
Pra quem não sabe, hoje vai ter outro debate pra presidente!!
Será dessa vez na Record, ás 21:20h e será apresentado pelo Boris Casoy...
Bom, é isso :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo