(a maioria dos números que uso são estimativas encontradas pela net e por deduções pessoais das obras)
Eu acho que sobreestimam o poder de Isengard, tal como Saruman também o fazia! Ele pensou ter criado um exército de Elite, com grandes e fortes Uruk Hai, apoiados pela infantaria e cavalaria ligeira dos Terrapardenses
roll
e pelos seus Wargs montados, mas na realidade, esse seu exército de 10 mil soldados foi "segurado" pelos 2 mil homens de Helm's Deep e derrotado pelo milhar que chegou com Gandalf, com a ajuda dos Huorns!
Rohan esteve, na maioria da batalha, numa proporção de 1 para 5! Afinal seria Isengard assim tão forte? Eu acho que a fortaleza em si, junto com Orthanc, eram fortes e poderosas, e com 10 mil soldados poderia aguentar durante longos cercos, mas contra Mordor seria devastada! Mordor tinha grandes forças consigo e sofreria grandes perdas, mas isso não seria nada de ameaçador para o seu poderio, enquanto que Isengard seria tomada! Não esqueçam que depois de Pelennor, Sauron tinha um exército semelhante atrás dos seus portões!
Acho que Dol Guldur não conseguiria Derrotar Minas Tirith, pois eu considero que o poderio disperso por Dol Guldur na Guerra do Anel foi semelhante ao que foi lançado contra Minas Tirith, com a diferença do primeiro ter sido lançado para Thranduil, Celeborn e talvez para apoiar os Orientais que atacavam Erebor e Dale. Minas Tirith aguentaria se tivesse novamente, os reforços do Sul e de Rohan.
Lórien por seu lado, seria derrotada! Os Elfos de Lothórien não eram, ao contrário do que os filmes dão a parecer, um povo com armaduras pesadas, como os antigos Noldor! O próprio Thranduil foi obrigado a voltar com um terço das forças do seu pai depois da Guerra da Última Aliança, porque sofreram pesadas baixas, em parte devido ao seu fraco armamento (armaduras). Estes Elfos de Lórien seriam de grande valia em lutas como as de Ithilen, furtivas e de "bate-e-foge"! Em grandes combates abertos com prolongados cercos, eles acabariam por ceder e Lórien cairia.
O Poder de Galadriel era grande, mas não invencível! Ela conseguiria inspirar os seus Elfos para defenderem a cidade até morrerem, mas não acredito que existissem mais Elfos em Caras Galadhon do que Homens de Gondor em Minas Tirith.
Creio que quem diz isso é Gandalf e é durante a sua viagem com Pippin para Minas Tirith! E o que ele queria dizer, penso, era que o Rei dos Bruxos não conseguiria atacar Saruman ou Orthanc, e não ocupar o círculo de Isengard com os seus orcs. Acho que Gandalf falava de um aprisionamento na hora.
Quais são as tuas fontes? Deixo aqui o link de um tópico em que a discussão partiu nessa direcção e em que eu próprio participei. Lê com atenção e reflecte sobre esses números! Se quiseres continuar lá essa discussão particular, faz favor! =)
Concordo com o que o Siegfried falou. A guerra não é feita de números, mas os números podem decidir muito!
(Já agora, Siegfried tá voltando às raízes do seu nome falando "muy" ou tá sendo só um pouco "gay"?)
Espero não assassinar o tópico com o meu post!