Me desculpem se já existir um tópico desses, eu procurei e não achei.
No texto O Diálogo de Manwë e Eru lemos o seguinte trecho:
Pelo tom do texto de um modo geral podemos ver que o plano original de Eru era deixar os elfos na Terra-média, e que ele não parece ter gostado muito da ideia dos Valar de tirá-los de lá.
Agora vamos ver um trecho do capítulo III do Silmarillion, Da chegada dos elfos e do cativeiro de Melkor:
O que aconteceria se os elfos ficassem na Terra-média de acordo com o plano original de Eru, preparando a Terra para a vonda dos Homens? Que desgraças seriam evitadas? Como seria a guerra contra Melkor?
No texto O Diálogo de Manwë e Eru lemos o seguinte trecho:
Eru respondeu: “Não dei aos Valar o governo de Arda, e o poder sobre todas as substâncias desta, para modelá-la por suas vontades sob Minha vontade? Não sejam relutantes nestas coisas. Com relação aos meus Primogênitos, não removeste grandes números deles para Aman da Terra-média onde eu os coloquei?”
Manwë respondeu: “Isto nós fizemos, por medo de Melcor, e com boa intenção, e não sem apreensão".
Pelo tom do texto de um modo geral podemos ver que o plano original de Eru era deixar os elfos na Terra-média, e que ele não parece ter gostado muito da ideia dos Valar de tirá-los de lá.
Agora vamos ver um trecho do capítulo III do Silmarillion, Da chegada dos elfos e do cativeiro de Melkor:
Ao final, portanto, os Valar convocaram os Quendi a vir a Valinor, para ali se reunirem aos pés dos Poderes à luz das Árvores, para sempre; e Mandos rompeu seu silêncio, dizendo: -E assim está determinado. - Dessa convocação, ocorreram muitas desgraças.
O que aconteceria se os elfos ficassem na Terra-média de acordo com o plano original de Eru, preparando a Terra para a vonda dos Homens? Que desgraças seriam evitadas? Como seria a guerra contra Melkor?