• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É o arco e flecha uma arma nobre???

pensando bem...alguém bem treinado(a) poderia usar um arco, mas, com um pouco de treino todo o tipo de ciatura poderia usar um arco...
 
Uma arma de produção em série pode ser avaliada pelo valor em combate das tropas regulares que a utilizam, armas só tem valor individual de batalha se for um embate de pequeno porte, aí neste caso, um homem inteligente e hábil, pode vencer em uma luta singular um espadachim forte mas pouco astuto. Uma arma não pode ser julgada somente observando quem a carrega, mas sim pela relatividade de seu sucesso em relação aos seus objetivos, nas mãos de qualquer pessoa que tenha algum treinamento basico no manejo da mesma.
 
Um mestre archeiro mongol levava 5 anos para fabricar e temperar um arco compósito da melhor qualidade, (feito com chifre e tendões, em um processo que requería 1 ou 2 horas de trabalho diário em cada arco produzido em tais processos). Um longbow levava alguns meses para ser fabricado, pois tinha uma curvatura bem menor. Mas requeria madeira de tipo específico, para fabricar um bom arco, só um mestre archeiro poderia fazê-lo, assim como éra necessário 2 a 5 anos de treinamento para um arqueiro adquirir uma pontaria suficiente para usar um arco em batalha ou autodefesa, com boa eficácia. Na realidade sería mais fácil, (com o devido conhecimento da técnica, claro), fabricar uma besta ou balestra, (arco de propulsão mecânica), do que um arco compósito, longbow, ou mesmo arco simples, embora a cadência de disparo de tal arma fosse mais lenta em relação aos arcos.

Cara, ótima explicação, parabéns! :clap:

Não tinha a mínima idéia que demorar tanto assim para fabricar arcos de qualidade. Fiquei realmente impressionada!

Só uma pergunta: o que seria um longbow? :think:
 
Um "arco longo", my bunny, literalmente. Invetado pelos galeses durante meados da Baixa Idade Média, e muito utilizado pelos ingleses subsequentemente, em especial durante a chamada Guerra dos Cem Anos. Tinha entre 1,80m e 2,00m de comprimento de uma extremidade até a outra, e além disto éra feito com materiais específicos, obtendo-se o dobro de alcance de um arco comum...
 
Última edição:
Cara, realmente um arco poderoso, hein? 2,00m de comprimento não é fácil de carregar.

Valeu pela explicação, Lobo. :joinha:
 
Ele éra mais fino, e geralmente transportado com a mão a altura do peito, ficando metade de sua envergadura para cima da cabeça do arqueiro. Para disparar com ele, apontava-se o instrumento para cima, para disparar com ele a média ou curta distância, o arqueiro ajoelhava sobre o joelho esquerdo.
 
caramba 8-O
retiro tudo que eu disse sobre achar que
um arco era mais fácil de fazer :lol:
boa explicação Lobo Nobre..
 
retiro tudo que eu disse sobre achar que
um arco era mais fácil de fazer

Pra falar a verdade, nenhuma arma é fácil de fazer. Espadas, do que eu saiba, demoraram mais do que isso pra fabricar.

E nessa conversa de se arco é "nobre" ou não, o arco longo seria o menos nobre. :lol: Na Batalha de Agincourt esse arco foi uma coisa absurda, completamente apelativo.
 
Na minha humilde opinião o arco e flecha é sim uma arma "nobre". Só que como os colegas muito bem citaram o conceito de nobre sob que perspectiva? Nobreza no sentido medieval? Nobreza no sentido Tolkien? No sentido de coragem? Daí já levamos para vááááárias vertentes possíveis.

Tentando objetivar digo: o arco e flecha foi usado por grandes generais e guerreiros; é uma arma com vários tipos de qualidade e fabricação - como muito bem explanou o Lobo Nobre -, ela preza a concentração, a destreza, a prescisão e dá uma puxada para a inteligência.
Não podemos dizer que ela não é nobre pois na batalha X ela foi usada de um "modo apelante". Desta maneira, podemos dizer que massacrar povoados desarmados com lanças, espadas e o que seja também é covardia/apelação; ou que, executar a manobra investidas/retiradas com sua cavalaria pesada sucessivamente, até o inimigo ficar destroçado, e só depois partir para o embate direto também não é tão nobre assim.

Portanto, este "nobreza" é relativíssimo para mim e assim deixo minha opinião!

Acho que é isto que tenho para dizer, no more!
 
Última edição:
Acho que a arma é nobre ou não pelo fim que lhe é dado... por exemplo: uma lança de um Orc qualquer não é nada comparada com Aiglos, a lança de Gil Galad. A indole do guerreiro que a impunha é que vai determinar se a arma é nobre ou não.
quanto a arma por si só, ou pelo modo como se usa, acredito que todas as armas medievais sejam nobres, e mesmo o arco, que usa-se a distancia, da ao alvo, de uma certa forma, uma chance de defesa, e é um tanto dificil usar um arco num embate corpo a corpo. Acredito que somente as armas de fogo, não possuem honra nenhuma, elas não requerem nenhum esforço ou treinamento para seu uso, qualquer um pode apertar um gatilho... pode-se matar uma pessoa como se mata uma barata, e isso não é digno.
 
Última edição:
O arco enquanto arma, (não "um" determinado arco especial, que tenha pertencido a alguém nobre, mas o arco em sí enquanto arma de uma forma geral), é nobre para algumas culturas, e desprezível para outras... Os gregos antigos o depreciavam. Mas se um guerreiro nobre tiver que utilizar um cutelo como arma, isto não fará do cutelo uma arma nobre... Nobreza e eficácia não são a mesma coisa... E algumas armas de fogo são consideradas nobres...
 
Eu considero arco e flecha algo uma das armas mais tradicionais, senão a mais tradicional que existe.

Mas quanto a ser nobre talvez não porque nunca foi exclusiva de uma determinada classe social.
 
A arma mais tradicional que já existiu é a lança, pois foi usada, (com inúmeras modificações ao longo da história), desde a Idade da Pedra, até o início do séc. XX. (Durante a Primeira Guerra Mundial, ainda se usava regimentos de lanceiros a cavalo).
 
Legal. Viva os lanceiros. não sei se estou certo, mas creio eu, que a lança é uma das armas de menor custo de produção, talvez por isso era muito usada. Não tenho certeza, mas Lobo Nobre deve saber mais sobre isso...

Quanto ao arco, se o que estamos discutindo é eficácia, mantenho minha opinião de que a longa e media distancia o arco é uma arma exelente, e poucas se comparam a ele nisso, mas, num embate corpo a corpo, deixa o arqueiro um tanto quanto sem devesa.

Aaaah, ja ia me esquecendo... que arma de fogo é nobre? Seria o Arcabuz ou um fuzil a pistão?
 
Última edição:
Sem dúvida! Talvez eu me deixe fascinar em excesso por essa arte que é o Arco-e-Flecha, mas desde pequeno aprecio essa arte, que é arma de guerra, esporte, lazer, e mais um monte de outras utilidades. O arco-e-flecha é universal. Do cupido grego aos índios, passando pelos soldados chineses, essa é uma das armas mais graciosas que a engenhosidade humana concebeu
 
Sobre ser Justo ou não ... Nossa não existe guerras justas afinal toda guerra é uma ignorancia seja de ambos os lados ou de um deles. Não existe duelos de arcos existe ? Alguém fica na mira do outro enquanto este mesmo mira no oponente e ambos soltam as flechas na contagem regressiva ? Agora se você quer honra olhe para os Samurais, eles tinham honra até d+
 
Digo apenas que não eh uma arma de honra apesar de ser uma das minhas preferidas já que um bom arqueiro não dará chance a seu inimigo de se defender.:" enquant a primeira flecha atingia o alvo a terceira já deixava o arco"
Bernad cornwell"a busca do graal.
 
Vejo que assim, como já bem explanado e ilustrado por Lobo Nobre, e já mencionado, a "nobreza", no sentido de valor conferido à arma, varia de um povo a outro, de um contexto a outro, de um momento histórico a outro.
Sendo assim, apesar do deleite conteúdista do tópico, a questão da "nobreza" direcionou seu eixo para fora do contexto. Alguns discutem eficiência, outros o que seria justo ou não, e alguns ainda a preferência pura e simplesmente.
Como já dito, o arco é nobre, por exemplo, para os mongóis que o apreciam e lhe conferem valor, e não é nobre para espartanos pois eles o depreciam e não lhe conferem valor.
A questão de ser justo, ou não, creio que caberia mais a análise da tática de guerra usada no momento da batalha, e não simplesmente à uma arma.
A questão de preferência, como opinião pessoal, indifere.
A questão do uso ser fácil, e a fabricação simples, não procede, sendo que como praticante de arqueiria, no século XXI, tenho de discordar. Balizar-se num referencial, como tempo de forjadura de uma espada, e de confecção de um arco, seria até mesmo válido, porém não se encaixa no contexto do tópico nem mesmo da forma mais holística possível.
 
A questão do uso ser fácil, e a fabricação simples, não procede, sendo que como praticante de arqueiria, no século XXI, tenho de discordar. Balizar-se num referencial, como tempo de forjadura de uma espada, e de confecção de um arco, seria até mesmo válido, porém não se encaixa no contexto do tópico nem mesmo da forma mais holística possível.
Mas Arácano, você já deve ter percebido, como participante assíduo e antigo do fórum, que aqui aprendemos mais do que propomos inicialmente em nossas discussões.
Começamos falando sobre um ponto e terminamos nas equações de uma reta!:cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo